Um Livro de Cinco Anéis

Um Livro de Cinco Anéis Miyamoto Musashi

Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis

Danilo 23/03/2022

O Livro dos Cinco Anéis
Musashi é considerado o maior samurai que já existiu, criando um estilo único e interpretando o código samurai a sua maneira, cria sua escola militar e, neste livro ele coloca os fundamentos desta escola, e também fala sobre suas vantagens e as desvantagens das outras escolas, e diz muito sobre a arte militar.

costa151 14/03/2022

Um bom livro histórico
Vendo pelo lado da época em que o livro foi escrito e pelo conteúdo que ele traz, é um bom livro quando olhado com a lente histórica de entender como pensava o maior samurai que já existiu.
Decepcionou um pouco por fazer parte de um box de estratégia e não ser muito rico em ?ensinamentos? que poderiam ser trazidos para a atualidade. Ainda assim vale a leitura.

Dilson Vargas Peixoto 11/03/2022

Todo conhecimento é válido
Li o livro na expectativa de saber um pouco de estratégia na vida conforme a propaganda que se faz dele, mas me decepcionei. Talvez precise ler duas, três ou mais vezes para entender o livro como "algo para se seguir no cotidiano". Talvez a "estratégia de vida" esteja na interpretação de alguns leitores. Afinal, cada indivíduo pode interpretar de um jeito ao seu bel-prazer.
Entretanto, o mais interessante desse livro é que ENTENDI AS POSES DOS COMBATES E GESTOS dos personagens nos animes. Tudo faz sentido agora. Se usa as estratégias de Musashi nas lutas, nas cenas de ação dos animes, no modo de ser dos indivíduos. Por causa disso, por entender melhor o que tanto gosto, dei 3 estrelas para a obra. Também, recebeu essa avaliação por seu sentido histórico e de conhecimento da cultura japonesa.

Erivaldo21 05/03/2022

Técnicas de samurai
Miyamoto Musashi foi um grande guerreiro espadachim do Japão. Ele, inicialmente, se dedicou ao treinamento exaustivamente na arte da luta samurai, depois, se voltou mais para o espírito. No fim da sua vida, se dedicou mais ao estudo e outras artes como: escrita, pintura, poesia. Fundou uma escola de luta samurai que utiliza duas espadas.

Musashi escreve em sua obra, técnicas de luta que um samurai deve aprender. O livro não é fácil de ser entendido, se o leitor quiser técnicas para os negócios terá de se esforçar um pouco para entendê-las. É voltado para a arte da luta, por isso, relata posições, comportamentos, regras, instrumentos de luta.

Mas, o famoso samurai, também, compreende, que o mais importante não é somente a prática, o espírito importa tanto quanto, por isso, ele vai escrever, também, como encontrar a perfeita arte que envolve tanto o corpo como o espírito. É pesado para quem não está acostumado com descrições de técnicas e mostra traços da cultura da época.

Giovani.Santana 19/02/2022

Mergulho no pensamento samurai
Com muitas tecnicalidades que só fazem sentido as pessoas da época, mas também muita filosofia e disciplina de quem se interessa no caminho da espada. Leitura que não chega a ser densa, mas não é leve pra quem não está acostumado a autores mais antigos.

Babi Oliveira 18/02/2022

As táticas dos samurais vão muito além de vencer na Guerra.
Um livro totalmente voltado a ensinar táticas para lutar na guerra e na vida, onde você pode aplicar tudo o que aprende em seu dia a dia.

Fiz a leitura de forma rápida.

? Boa leitura amigo leitor

Matheus 16/02/2022

Bom demais
O livro é até bem pequeno sendo por volta de umas 100 páginas,os livros tem vários significados q podem ser usados não só para negócios como para o dia a dia

Vini 01/02/2022

Até que é bom
Eu esperava mais do livro, porém ele conta um pouco sobre a história de Musashi, além de mostrar suas anotações com explicações no roda pé que ajudam bastante. Vale a pena.

Carol Rubim 01/02/2022

Gorin no Sho
Se você não está interessado em estratégias militares deveria ler mesmo assim, ajuda como lidar com a vida e seus obstáculos, só basta interpretar da maneira correta. Recomendo!

Edu 26/01/2022

Musashi
Já não começou bem pra mim no prefácio, achei muito ruim e repetitivo, além de querer vender outro livro do escritor do prefácio, sempre colocando ?esses pontos se encontram mais desenvolvidos no nosso livro??.

Mas chegando na parte que interessa, o livro é muito chato e confuso, até por ser escrito pelo Musashi em seu leito de morte.

Aprendi a história dele, a única coisa que absorvi de bom desse livro, o resto vai ser irrelevante para mim, como posicionar os pés em um combate de katana, ou o que fazer para cortar as mãos do oponente se ele investir com a guarda X.

Enfim senti que não absorvi ou aprendi nada com esse livro, além da historia de vida do autor, não acrescentou em nada.

augusto.defragacardoso 16/01/2022

História de um Samurai
É um texto do século XVII, mas que contém ideias interessantes para quem se dedica a pensar sobre a estratégia, nas diferentes esferas da vida. Boa parte do texto fala do treinamento da arte do samurai, e da escola de utilização de duas espadas, a longa e a curta, que ele defendia como a mais eficaz. Como o autor era budista, ele traz elementos dessa sabedoria na obra.

Luiz.Guilherme 10/01/2022

O maior Ronin de todos.
Vale a pena a leitura, apesar das advertências do tradutor quanto a dificuldade em conseguir trazer uma perfeita veracidade no conteúdo, creio que, ainda assim, Musashi conseguiu transmitir sua mensagem. Aconselho, assim como o tradutor, ler o cap V, antes de ler os outros capítulos e depois, para encerrar a leitura.

Thiago.Moretti 26/12/2021

O livro dos cinco anéis foi escrito pelo maior espadachim de todos os tempos, Miyamoto Musashi. O texto em si é quase um guia detalhado de técnicas para o caminho do guerreiro, mas além de suas habilidades guerreiras incomparáveis, Musashi se dedicou as artes como pintura, filosofia e escrita com o passar do tempo, provando que um guerreiro completo é inteligente, sensível e deve pensar sobre suas ações dentro e fora da luta.
Leitura obrigatória para quem é do mundo das artes marciais e recomendada aqueles que gostaram de obras como A arte da guerra de Sun Tzu
Samuel.Barbosa 01/01/2022minha estante
Bom demais