O Livro dos Cinco Anéis

O Livro dos Cinco Anéis Miyamoto Musashi

Resenhas - O Livro dos Cinco Anéis

Andre.28 21/04/2020

A Arte do Guerreiro Japonês
Se você deseja aprender técnicas de luta samurai, ou compreende que a história é feita de arquétipos da vida real, com atmosferas distintas, e quer aprender técnicas de sobrevivência em batalhas com espada (ou na vida quem sabe), O Livro dos Cinco Anéis de Miyamoto Musashi é o livro indica. Escrito em 1645 esse livro é um retrato da sociedade japonesa do final do século XVI e Inicio do século XVII. Nascido em 1580 no Japão, Miyamoto Musashi viveu um período inédito até então no Japão, com a centralização do poder na mão de um grupo político, grandes expurgos, convulsões sociais que abalaram as estruturas políticas “quase feudais” do país, e classes sociais muito bem dividas em uma estrutura social rígida formavam o panorama da época.

Miyamoto foi um grande guerreiro samurai com fama em sua época, muito embora se saiba que no final do século XVI os próprios samurais foram expurgados com a acessão do shogunato Tokugawa e a perca do poder dos “feudos locais” e aparelhamento do imperador, que passou apenas ter poder simbólico. O relato de Miyamoto representa os aspectos da vida de um samurai que anda errante (ronin) Quando os grandes exércitos provinciais foram gradualmente desmantelados, muitos samurais passaram a vagar pelo país, desempregados pela era de paz que se iniciava. Ainda havia alguns samurais junto aos Tokugawa e aos senhores provinciais, porém em pequena quantidade. As hordas de samurais sem ter o que fazer se viram de um momento para o outro, numa sociedade regida inteiramente pelas antigas regras de cavalheirismo e fidalguia que lhes eram tão caras, mas onde, ao mesmo tempo, não havia mais lugar para guerreiros. Os samurais tornaram-se, assim, uma classe invertida, mantendo vivos os antigos ideais de conduta pela devoção às artes militares, com um fervor que só os japoneses são capazes. Foi a essa época que floresceu o Kendô. Kendô, ou o Caminho da Espada, sempre fora sinônimo de nobreza no Japão.

O livro prega técnicas de luta através do método da escola de esgrima Ichi. O método pelo qual o autor se expressa se chama “Caminho da Estratégia” que fará com que o guerreiro seja guiado ao “Espírito Verdadeiro”. Dividido em cinco livros (anéis) esse livro mostra através dos conceitos de Terra, Água, Fogo, Tradição (vento) e Nada toda uma gama de técnicas de luta com espadas samurais. A intenção é treinar muito para “Conhecer o Momento”, avaliar as situações com calma e determinação, estudar o inimigo nos mínimos movimentos e detalhes, e aplicar a melhor estratégia para vencer seu oponente de batalha.

Em termos linguísticos o livro não trás grandes coisas. há uma grande repetição de palavras, frases como: “aprenda isto” ou “fique atento isso”, não ajudam muito o livro a ter atrativos. Em termos literários esse livro se encaixa na ideia de interpretação que você dá. É tipo uma “Arte da Guerra” japonesa que pode (e é) ser utilizado em ambientes corporativos como instrumento para entender e montar técnicas de trabalho, ou entender o mercado competitivo. É bem difícil categorizar esse tipo de narrativa. Ler ou não ler? Acho que cabe o leitor medir a situação. Obviamente o livro é recheado de vícios de linguagem de época, mas tem seu valor se não olharmos literalmente. Há sempre novas interpretações, e que eu saiba não somos parte de uma sociedade samurai (rsrsrs).
Priscilla 14/10/2022minha estante
Alguém me ensina como abrir o livro eu não tô conseguindo

Priscilla 14/10/2022minha estante
Tem que esperar?

Douglas 06/11/2013

O Livro dos Cinco Anéis
Se você for um samurai que deseja passar todos os seus inimigos no fio da espada, este livro é para você!
Caso você seja um cidadão comum (como eu, por exemplo), vá adotar um animal abandonado, que você vai ajudar o mundo a ser um lugar melhor.

Antes que você me acuse de estar achincalhando o livro, permita-me explicar porque eu fiz a afirmação acima:
Basicamente, este é um livro de combate. Ensina você a usar uma espada e atacar seu adversário. Nada além disso.

Ai você vai me dizer: "Mas Douglas, o livro traz muitos ensinamentos".
Sim, ele traz ensinamentos, mas, basicamente, os ensinamentos são estes:
* Quanto mais você praticar, melhor vai ficar;
* Para ser bom, é preciso dominar técnicas e leis;
* Você deve aperfeiçoar-se em suas atividades;
* Ferramentas são inúteis se você não souber usá-las;
* Você deve manter-se calmo em qualquer circunstância;
* Você deve estar pronto para qualquer situação crítica da sua vida.
E ai eu pergunto: Quem não sabe isso??

E ai você vai insistir:
"Mas Douglas, na 'orelha' do livro, diz que este é um livro para empresários que ambicionam vencer!"
Hã?? Vencer o que? Uma luta? Uma briga?
Cuidado com o processo por agressão!

Enfim, "O livro dos cinco anéis" é um clássico! Um livro para você ter em sua estante, porque, com certeza, este livro vai valorizar a sua estante.
Mas quem disse que clássicos são, necessariamente, livros bons. Tem muito clássico por ai que é inferior a livros "não clássicos". É o caso deste livro.
Enfim, leia apenas por curiosidade, não espere muito dele, pois ele não é um livro contemporâneo.

É claro que isto é apenas a minha opinião sobre o livro. Você pode ler e gostar. Achar ele um livro de cabeceira. Ótimo. Seja feliz!

Um abraço e meu respeito a todos.
tiago.matos.123 18/12/2014minha estante
Kk, exatamente o que achei dele. ler seu resumo é muito mais prático do que ler o livro todo.

Douglas 18/12/2014minha estante
Pois é, Tiago, eu vi muita gente dizendo que acha esse livro um livro de cabeceira.
Eu respeito a opinião de cada um, mas eu não li nada neste livro que eu já não soubesse, por isso achei a leitura arrastada.
Ao contrário, por exemplo, de O Príncipe de Maquiavel (que eu julgo excelente) O Livro dos Cinco Anéis não me proporcionou nada de bom, infelizmente.

Um abraço.

Ulisses 17/12/2015minha estante
kkkkkk adorei sua resenha

Julie de Pádua Romão 20/01/2016minha estante
Muito boa tua resenha, agora entendi o livro... kkkk credo ! Senti-me muito burra ao lê-lo, não entendi nada.

Fernando.Augusto 24/08/2016minha estante
É a diferença essencial de quem pratica boxe e kenjutsu. Você simplesmente não entende o caminho da espada porque limitou seus horizontes a apenas o livro. Diferente da cultura ocidental, tão ávida para consumir conhecimento pré-mastigado estilo "passo-a-passo", a cultura oriental é uma busca individual e solitária. Livros como este são apenas inspirações para serem completadas com práticas físicas e meditação. Senão meu caro, você realmente não vai entender nada.

Ibraim 15/10/2016minha estante
Boa colocação, más existe uma arte que é arte de esquivar, a arte de desarmar, que esta implícito no conteúdo desse livro, concordo com você sobre a questão da violência principalmente quando usamos o conteúdo desse aprendizado para desarmar certas intenções de algumas pessoas, compreende?!

Amanda.Llompart 07/01/2017minha estante
kkkkkkk estava querendo ler, mas dei muita risada sobre sua crítica. Obrigada ^^

Jonas 14/09/2017minha estante
Esse livro foi criado para alimentar o espírito samurai, porém ele também pode ensinar sobre a vida em si. Esse livro mostra no capítulo Terra que devemos buscar aprender e solidificarmos a nós mesmo e ser fortes como a terra(resumindo muito). No capitulo água, que devemos saber nos flexibilizar, nos tornar o que necessário quando preciso.
Não quer dizer que só por ser um livro criado para objetivos militares, só possa ser usado para isso.

Joao.Vitor 03/10/2018minha estante
Concordo com o Fernando Augusto, mas alem de ter mais entendimento no assunto é presiso alguem para guialo[vamos assim dizer] para ler esse livro!!

Emanuel.Dantas 07/02/2020minha estante
Você é pouco ou quase nada para alguém considerar sua opinião.

augusto.defragacardoso 16/01/2022

História de um Samurai
É um texto do século XVII, mas que contém ideias interessantes para quem se dedica a pensar sobre a estratégia, nas diferentes esferas da vida. Boa parte do texto fala do treinamento da arte do samurai, e da escola de utilização de duas espadas, a longa e a curta, que ele defendia como a mais eficaz. Como o autor era budista, ele traz elementos dessa sabedoria na obra.

Reccanello 17/02/2021

Estratégia e disciplina
Um "homem santo", um guerreiro fenomenal, um espadachim fantástico, mas um escritor não tão bom assim; cheio de repetições e partes bastante enfadonhas, os ensinamentos do livro (voltados quase que exclusivamente à arte da espada longa, mas, segundo o autor, utilizáveis na guerra campal e na vida cotidiana) podem ser resumidos como segue: quanto mais se pratica algo, melhor se fica nesse algo; para ser bom é preciso dominar técnicas e leis; o aperfeiçoamento deve ser constante; ferramentas são inúteis se você não as souber utilizar; mantenha a calma em qualquer circunstância; mantenha-se pronto para enfrentar qualquer situação crítica, seja na luta ou na vida diária. É necessário refletir muito sobre o assunto.
...
A edição bilíngue da Conrad é linda, com imagens de Hokusai espalhadas por toda a obra, e a carta introdutória de Shihan Gosho Motoharu (atual guardião das técnicas criadas por Musashi) é um show a parte.
...
Vale como registro histórico de uma época em que os samurais dominavam.

site: https://www.instagram.com/p/CUs8pvcAJfI/

Suzy 24/08/2020

Honra nas duas mãos
Para além de uma obra sobre táticas de batalha e estratégia, Miyamoto Musashi nos traz um apanhado sobre as escolas de luta do Japão e sobre os treinamentos dos nossos amados samurais, Musashi representa um ídolo, um herói entre a classe dos guerreiros do Bushido e, para além disso, carrega a alcunha de maior guerreiro existente, vencendo duelos com seu método distinto. Nesse livro temos os fundamentos de seu modo de batalha, as críticas a outras escolas, como deve-se se portar em uma disputa e, ainda, temos um pouco do caráter dos samurais. Acredito que seja uma obra de fundamental importancia para se entender o Japão das artes marciais e da cultura do equilíbrio.

Tai 26/03/2021

Estratégico
Um livro de cabeceira para quem ambiciona vencer, nos negócios e na vida! O autor desenha os princípios do pensamento estratégico e sua aplicação em qualquer combate, além de refletir sobre o caminho do guerreiro na busca pela sabedoria.

Thiaguinho 13/12/2023

Chato
O livro seria ótimo para um samurai, mas não o sou. Assim, o livro é cansativo, possuindo poucas partes que dá pra fazer analogias com o dia dia

Roberto 31/08/2021

Miyamoto Musashi foi um dos maiores espadachins japoneses do período Edo. Outrora samurai, tornou-se ronin (guerreiro errante) após a morte de seu senhor, membro do clã Toyotomi, cuja família foi derrotada numa guerra contra o clã Tokugawa. Dedicou sua vida ao ensino do kenjutsu (esgrima japonesa), tendo desenvolvido sua própria escola da arte marcial, a Niten Ichi Ryu ou a Escola dos Dois Céus ou das Duas Espadas.

O Livro dos Cinco Anéis é um compêndio de artes marciais escrito pelo autor, que tentou sintetizar os princípios de sua escola nos cinco escritos que intitulou Manuscrito da Terra, Manuscrito da Água, Manuscrito do Fogo, Manuscrito do Vento e Manuscrito do Vazio. Nesses manuscritos, Musashi adota uma postura bastante direta e prática em seu ensino, tratando das principais maneiras de se empunhar uma espada, das movimentações durante uma luta, dos golpes à serem desferidos, das estratégias e das táticas de combate individual e em grupo.

Apesar de ser um texto sobre artes marciais, o Livro dos Cinco Anéis é muito utilizado no empreendedorismo, devido a alguns dos princípios que traz, tais como: a prática constante das nossas aptidões, visando ao aperfeiçoamento de nossas habilidades; a busca pela superação dos adversários; o planejamento das nossas ações; a divisão de tarefas de acordo com nossas especialidades; a necessidade de termos um olhar ampliado sobre as diversas situações e de nos adaptarmos a elas; a vantagem que tiramos ao entender a ação dos adversários e de considerá-las nas nossas ações; dentre outros.

Como sou fã de cultura pop japonesa desde minha adolescência, período em que comecei a praticar karate, a leitura do livro foi muito interessante. Acredito que ele agradará também àqueles que admiram os produtos culturais da Terra do Sol Nascente.

Thiago 26/10/2022

O que é um samurai?
"Entre a força e a técnica, vence a técnica.Se a força e a técnica forem iguais , vence o espírito."

Wesley.Sancho 12/07/2020

Estratégia
A temática do livro é referente a estratégia para ser vitorioso, o livro tem seus pontos altos e baixos, não gostei tanto quanto a Arte da Guerra, mas tem seu valor e ensinamentos.

Paula.Cacilhas 12/01/2021

Ele ensina os mandamentos da arte militar. Existem alguns ensinamentos que dão para relacionar, mas a maior parte é direcionado para quem pratica a luta com espadas.

Bruno 14/02/2011

Ciência militar apurada
Miyamoto Musashi norteou sua vida em primazia pelos detalhes, caráter, e profundo conhecimento das artes marciais.

Se eternizou por nunca ter perdido um combate sequer como samurai.
Foi excelente na arte da flexibilidade e precisão ao se deparar com uma peleja.

Sinceramente, cada página desta obra exige reflexão, interiorização e assídua prática, para a absorção dos conceitos.

Uma das mensagens do livro é que vencer o inimigo primeiro na sua mente, e posteriormente desmoraliza-lo de tal maneira, que ele perceba que não há maneiras de atingí-lo, muito menos pensar numa revanche, realmente é um grande ensinamento da arte militar.

É um livro que o faz sentir-se mais.

Incrível!

Daniel Teles 17/09/2020

Muito interessante
Devemos ler esse livro nas entrelinhas, porque é assim que você descobre o seu valor.
Nos dias de hoje, os ensinamentos deste livros são mais usados no âmbito profissional, e para alguns casos no lado pessoal também.
Coisas importantes que eu aprendi:

- Conhecimento e estratégia são muito importantes na nossa vida;

- A importância dos estudos e da perseverança;

- Saber aprender de tudo um pouco;

- Cabe a quem lidera conhecer a qualidade de alguém e delegar a melhor função para esta pessoa.

É um livro de cabeceira para todos.

Felipe 22/09/2021

Vácuo
O título da resenha é a minha dúvida do livro que ainda não compreendi, mas que devo treinar muito para entender esse 5° elemento que é a fusão dos 4 elementos terra, água, vento, fogo o entendimento de todos esses conhecimentos juntos é a compreensão do tudo no vazio, tendo o conhecimento completo no espaço do vácuo. Seguimos nessa compreensão