Platão

Platão E. A. Dal Maschio

Resenhas - Platão

brendaflleal 08/11/2022

Eu fiquei assustada, pois comprei o livro crendo que seria apenas sobre Platão, mas o autor do livro começa a dar alguns pitacos bem loucos. Em síntese, o livro parece um resumo do Wikipedia mais trabalhado, preciso analisar alguns pontos ainda, mas não recomendaria, exceto para usá-lo em algum trabalho de escola.

Cosmonauta 27/07/2022

Não se deve honrar um homem acima da verdade
"Platão representa um marco na história da filosofia ... é o pensador que, pela amplitude de temáticas tratadas e das questões equacionadas nas respectivas obras, delimita, pela primeira vez, todos ou quase todos os âmbitos que definem o intuito da filosofia. Platão é o pai fundador."

"O segundo motivo que faz de Platão um marco na história da filosofia é a influência determinante que o seu pensamento teve no desenvolvimento posterior da própria filosofia."

Tradução de Filipa Velosa

Lukedo 26/01/2021

Horrível. O livro é bom (tendo várias referências históricas interessantes) até o autor decidir começar a dar suas opiniões pessoais sobre a filosofia platônica. Fala uma merda atrás da outra. Esse é pra passar longe.

Ane Vasconcel 18/07/2019

Onde está a verdade?
Segundo os pensamentos do considerado fundador da filosofia, Platão, no pensar e prosseguir com o investigar, "A verdade está em outro lugar". Esse livro expõe os pensamentos (doutrinas), vida e obras do filósofo Platão, bem como algumas críticas do autor do volume.
Pude me aprofundar e conhecer um pouco mais sobre a teorias das ideias (ou das formas) que, para muitos, pode não ter relevância de sentido, mas, para a minha perspectiva, em algumas questões, houve coerências, e, mais ainda sobre o que se refere à alma. Para Platão, o entendimento (conhecimento) humano só é possível porque a alma que habita o corpo já o obtinha antes de chegar ao corpo terreno, ou seja, tudo que é considerado conhecimento já era conhecido e estava apenas adormecido. "O Mito de Er" esclarece esse discurso de Platão sobre as questões do corpo e da alma, em alguns pontos é possível identificar forte relação com outros “pensamentos” religiosos, mas, em tese, deve-se estudar as ideias do filósofo sem as algemas dogmáticas e sem as preferências de doutrinas para melhor apreciar o pensamento platonista.