A solução final Michael Chabon

Resenhas - A Solução Final

Geise @leiturasdageh 11/03/2024

PROJETO: Leituras do Limbo
A solução final foi o primeiro livro escolhido para dar início a um projeto idealizado pelo meu amigo Rone e eu. A ideia é ler livros que não são populares mas que sempre estão entre as promoções da Amazon.
Mas esse livro não é popular aqui, já no seu país de origem, o autor é um grande sucesso.
Michael Chabon é um escritor americano de origem judaica. Teve dois livros adaptados ao cinema. Um deles, Garotos incríveis, que tem no seu elenco Michael Douglas, Tobey Maguire, Katie Holmes, Robert Downey Jr., foi indicado ao Oscar. Ele já ganhou o Prêmio Pulitzer de Ficção e participou como roteirista e produtor executivo de alguns filmes e séries de sucesso ( Star Trek, Homem Aranha 2, Inacreditável...).

Dito isso, agora vou falar sobre minha opinião com essa leitura.
A solução final é um livro onde vai haver um assassinato e consequentemente um mistério para descobrir quem é o assassino e também onde está o papagaio. Sim! Nessa história temos uma ave como personagem principal também. Uma ave que vive repetindo uns números em alemão e convive com um menino que não fala. E todos acham que pode ser um código para algo importante. E tudo indica que foi por isso que alguém foi morto e o papagaio sumiu. E diante desse acontecimento, entra em cena um detetive, já bem velhinho, que segundo o autor é uma singela homenagem dele a um dos personagens mais conhecidos da literatura ( quem será?).
Esse livro tem uma premissa interessante e personagens interessantes, porém por ser curtinho, não tem tanta profundidade. Então é uma leitura que eu não senti uma conexão forte com nada, apesar de ter gostado da experiência.
O livro se passa durante a Segunda Guerra Mundial, mas vamos ter mais informações sobre as abelhas, do que a guerra em si. Na capa já tem um spolier que abelhas estarão presentes.

O desfecho é legal. E posso dizer que até divertido.
É uma leitura de entretenimento.
Para mim, foi nada além disso.
Gostei!

Santos 27/02/2024

A solução final
Esse livro é simplesmente maravilhoso, não tenho palavras para descrever o quanto amei, gostei e me apaixonei pela história. É um livro para aquela pessoa que quer ler um livro que tenha um mistério a ser solucionado, mas que não seja tão complicado. Vale muito a pena ler esse livro, eu tenho certeza que você vai se apegar muito nele e torcer para que não acabe nunca.
A amizade entre Linus e Bruno é maravilhosa e encantadora, tenho certeza que você vai amar eles também.

Angie *LerRelerFlorescer* 24/02/2024

Elementar meu caro Bruno ???
Que leitura gostosa!
Um livro curto, mas com uma riqueza incrível.
Fiquei apaixonada pelo velho, como sempre fico, com todo velhinho que é detetive ?
Amo personagens com esse tipo de personalidade ?
O enredo não tem nada de novo, porém é escrito tão bem, que te ganha, e te faz ler como se fosse algo inovador.
Mais uma leitura concluída e mais um novo autor com o qual, travei um novo conhecimento!
Amei cada página ??

LivroAleatorio 01/01/2024

O tagarelar de um papagaio cinza africano
Em A Solução Final, temos uma história de detetive que se passa na Inglaterra.

Nessa história acompanhamos o mistério do menino emudecido e seu papagaio que parece dizer códigos secretos, um homicídio e um desaparecimento.

Achei a narrativa um pouco cansativa e descritiva em coisas desnecessárias.

O livro traz várias frases em alemão então prepara o seu tradutor para ler junto.

Fica claro que o "velho" (o personagem não tem nome) é o detetive Sherlock Holmes já aposentado e com idade avançada.

Wanessa_Gabriela 28/10/2023

Um livro leve, bom para ressacas literárias
O livro iniciou e terminou com um ar de leveza bem gostosa, apesar de se passar durante a segunda guerra.
A escrita é boa e o mistério também é bem legal!
Há uma tentativa de assemelhar o velho detetive com Holmes, mas é leve.
Gostei das personagens como um todo e do destaque para as abelhas!

Patyys2 26/07/2023

Papagaio inteligente
Comprei esse livro por dois motivos: preço, barato demais, e sinopse. A parte que mais me chamou atenção foi o menino ser mudo e carregar o papagaio junto de si e este fala em alemão e costuma falar apenas números que ninguém conseguia decifrar o que eles significavam.

A história é muito interessante, o desenrolar dos fatos gera um suspense e a cada informação nova eu tentava descobrir quem era o culpado do crime, mas nunca imaginaria o real culpado e o final é muito lindo.

Tirei uma estrela da nota porque acho que algumas partes do livro continha informações desnecessárias para a história e eu acabava lendo no automático sem prestar tanta atenção.

Recomendo a leitura.

Rute31 25/09/2022

A solução final
Linus é uma criança, um menino alemão que caminha com um papagaio pousado em seu ombro. Ele vive com o vigário, que tem uma espécie de pensão. Até que um dos hóspedes é assassinado, e no meio disso, Bruno, o papagaio do menino, desaparece.

E embora o assassinato não cause nenhum interesse no velho que vive ali perto, criando abelhas, ele fica bem interessado em descobrir o paradeiro do pássaro.

Ler esse livro me trouxe uma sensação angustiante, uma melancolia, de pensar em um de meus personagens favoritos tão desgastado pelo tempo, que não perdoa ninguém. Imaginar o maior detetive da literatura sozinho tudo bem, nós o conhecemos assim, mas ele não está apenas sozinho aqui: está só, velho, e sobreviveu a todos os seus amigos (o que significa ter sobrevivido ao seu melhor amigo).

Essa melancolia me fez pensar no quanto personagens são importantes pra nós, mas isso é assunto pra outro dia. Gostei muito desse livro (pessoas que não curtem uma linguagem mais floreada ou haters de advérbios e adjetivos vão reclamar hahaha)

Recomendo ?

Rita Nunes 31/08/2022

Bom livro, leitura rápida... o desfecho um pouco decepcionante! Mas bem escrito, gostoso de ler. Apesar de não ser muito o meu estilo, nunca gostei de histórias de detetive.

@wesleisalgado 17/04/2022

Você sabe o nome dele
Uma curta história, bastante descompromissada e que dá para ler em uma hora.

A emulação do personagem sem nome, propositalmente, ao maior detetive de todos os tempos em um caso pós aposentadoria. Quando um papagaio pertencente a um órfão mudo desaparece, o recluso detetive criador de abelhas, intervém para a resolução do mistério.

Não há expectativas, é um livro de 100 páginas com ares de fanfic (de bom gosto), que não perde nenhum tempo e mais parece um dos os especiais de mistério da BBC.

Quando o papagaio assume como narrador, é divertido.

Bruno Malini 09/01/2022

Razoável
Razoável. Preciso aprender que livros com muitos elogios na capa tenho que ficar desconfiado. Rsrsrs

Marlonbsan 14/12/2021

A Solução Final
Em uma pequena cidade rural no sul da Inglaterra, Linus, um garoto refugiado judeu alemão, anda com um papagaio africano que não para de repetir sequências de números. As coisas mudam quando um dos moradores é assinado e o papagaio some.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos alguns personagens durante a história. A linguagem não é tão simples, utilizando-se de termos não muito usuais, formando frases sem objetividade.

A premissa do livro é boa, há uma certa ironia em todo o contexto inicial. Mas é só isso, a condução e o resto da história em si, não me agradaram. O que mais me incomodou nessa leitura foi a escrita do livro, já que há muitos floreios, utiliza-se de comparação para explicar tudo, o que faz com que a leitura perca ritmo, já que se fosse uma escrita objetiva, o livro teria, no mínimo, metade do tamanho, e olha que já é bem pequeno.

A história não conseguiu me prender e, pela forma de escrita, não conseguia me interessar para prestar mais atenção ao que era narrado, somente em alguns poucos momentos que a história era conduzida a fim de se obter uma progressão, de resto, eram digressões. E ainda os personagens não cativam.

Claro que se fosse realizar a leitura com mais calma e talvez em um outro momento, pudesse absorver um pouco mais sobre a história e o contexto, mas não funcionou para mim dessa vez.

Conteúdo literário no meu ig @marlonbsan, segue lá

Aline Silva 15/07/2021

Cadê o Bruno...
Livro curtinho que emocionou.

A amizade entre um menino e seu papagaio movimenta um vilarejo.

Quem roubaria o papagaio do menino?
Onde o Bruno foi parar?
E que significado tem os códigos que ele recita?

Essas são algumas perguntas que nos fazemos durante essa leitura e nos leva a termina-la rapidinho.