Charlotte

Charlotte David Foenkinos

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Aline 25/08/2021

Qualquer história sobre os judeus na época do nazismo é de uma tristeza terrível, e sempre me choca. Livro muito bem escrito

Cíntia 30/06/2021

"Criar uma obra é criar um mundo."
David Foenkinos foi de um sensibilidade e dedicação incríveis ao pesquisar e escrever uma biografia tão poética, cruel e linda da pintora Charlotte Salomon, que como milhões de pessoas (judeus, poloneses, prisioneiros de guerra) foi assassinada em Auschwitz.

Por favor, leiam! É uma leitura única e necessária.

Larissa.Ramos 08/05/2021

Capa é linda
Eu achei o livro muito bom , é um pesquisador contando a história dessa pintora , nossa , que sofrimento ,mas tem uma escrita muito boa , fluida ,e você não larga até descobrir o seu fim ,mesmo que na capa esteja escrito na capa que vai auschwitz

Le ;) 08/04/2023

Que livro foi esse, meus amigos!
Entre o caos do nazismo e a arte, Charlotte foi uma guerreira. Morta em Auschwitz, grávida de 5 meses. Nunca tinha ouvido falar dela e agora sou uma das suas maiores fãs. Sem dúvida, quero saber mais sobre ela. Um estilo de livro que eu não tinha lido ainda e foi uma surpresa na minha lista de leitura. Um pouco da biografia de Charlotte contada na forma de poesia. Me pegou do início ao fim.

Super recomendo!

Suely.Fernandes 01/03/2023

"É toda a minha vida!"
O autor faz uma homenagem muito honrosa à Charlotte. Uma história sombria, comovente, impactante e muito triste. Cercada pela depressão, suicídios e a guerra! Um resumo de uma vida amarga que Charlotte tentou se fazer viva em seus desenhos, principalmente retratando o amor obsessivo que viveu.
Recomendo a leitura para quem gosta de ler sobre os tempos de guerra. E sem contar dessa fascinante pintora da época!

Nivia.Oliveira 15/04/2022

Antes de ler esse livro, eu só conhecia a obra de Charlotte “Vida? Ou Teatro?” Eu não imaginava o quanto esse quadro representaria sua trágica vida! “Uma longa linhagem suicida” é inacreditável... parece uma ópera... Para enfrentar a realidade da guerra, como disse Kafka, ela “precisava de uma mão...” E foi a dela mesma, com um pincel e... música clássica para dar o tom das cores! (Singespiel) Ela se lançou na pintura para sobreviver. A pintura a afastou do desespero. Ela conta sua história nas suas obras já que “A verdadeira medida da vida é a lembrança.” (Walter Benjamim)
Tampouco tinha lido um livro com esse formato: David Foenkinos escreve um romance em formato de poesia!
Ao final da leitura, depois de um suspiro, era como se guardasse o catálogo de Charlotte Salomon quentinho, pertinho do coração!

site: https://www.instagram.com/niviadeoliver/?hl=pt-br

Clauclau/Eu leio sim e daí 20/06/2022

Charlotte - A história da pintora Charlotte Salomon, morta em Auschwitz
Temos aqui um livro biográfico, escrito pelo autor David Foenkinos, sobre a breve vida de uma grande pintora alemã-judia, Charlotte Salomon, assassinada no campo de concentração em Auschwitz (1943) aos vinte e seis anos e grávida de 5 meses, durante a Segunda Guerra Mundial. Durante a escrita o autor vai pontuando as impressões ao estar nos ambientes em que ela esteve e tentou resgatar as impressões contidas em cada lugar tocado por Charlotte. David deixa explicito no livro que toda a referência para a construção desta obra foi através da autobiografia da artista, compactadas entre suas aquarelas e textos que ela batizou de "Vida? ou Teatro?" .

Gostei de saber um pouco mais sobre essa mulher/pintora que tinha muito de garota sonhadora. Apesar de toda sua genialidade ao colorir suas obras, sua intimidade era contida, amargurada e monocromática. Uma mulher que reconheceu na pintura, uma forma de não enlouquecer e ser mais uma na estatística familiar fadada ao suicídio. Ela lutou e gritou pela vida, mesmo tendo a sua frente um mundo destruído pela intolerância, preconceito e privações de ser e estar. Uma mente brilhante que foi ceifada cedo demais.
Seria muito interessante se no decorrer do livro tivesse algumas pinturas da Charlotte para criar uma junção legal com o enredo, levando ao leitor um pouco de sua arte, assim conseguindo capturar seus sentimentos e também apresentar algumas pinturas para aqueles que até então não a conhecem.

site: https://claudialoucaporliv.wixsite.com/euleiosimedai

Mylla 10/10/2022

A história da pintora Charlotte Salomon
É uma história triste, uma história que envolvem temas importantes, que abalam a família de Charlotte.
Suicídios e guerra.
Fiquei sem palavras.

Dia de Livro - Jéssica Nogueira 05/06/2021

Indico
Uma história tocante escrita de uma maneira única. Gostei muito da forma como o autor demonstra a sua admiração pela pintora e como nos apresenta sua história.
Tocante!

Priscila (@priafonsinha) 13/02/2017

Leiam!
Charlotte Solomon, pintora judia.
Morreu em Auschwitz, grávida.
Podia ser só mais uma biografia romanceada.
Mas o autor nos escreve em verso.
Parece poesia.
De um jeito que nunca vi.
Um romance sensível.
Trágico.
Triste.
Leiam!
Leiam, pelo encanto dessa mulher.
Uma artista, que sofreu injustamente como tantos outros.
E leiam.
Pelo brilhantismo desse autor.
David Foenkinos.

Larisse 22/08/2021

"Eu era todos os personagens da minha peça. Aprendi a seguir por todos os caminhos. E assim, tornei-me eu mesma"
Nesse livro, além de acompanharmos um pouco mais de perto parte do drama que os judeus passaram na época do nazismo, acompanhamos também todos os dramas envolvendo a família da artista Charlotte Salomon.

Eu particularmente gostei, principalmente de acompanhar com mais detalhes a época da Alemanha nazista. A história da família de Charlotte é muito triste e é interessante ver como isso a afetava.

Matheus Torezani 05/05/2021

Um romance bem triste sobre a vida da artista Charlotte Salomon. Como não a conhecia, o livro me ajudou a descobrir suas obras.
Voltando ao livro.. muito intrigante e cheio de curiosidades da vida difícil desta pintora. Ela passou por muitas dificuldades no ambiente familiar e também com os terrores do nazismo. Muito comovente. Vale a pena ler.

Alessandra @talvez1livro 20/07/2021

Incrível. Pesado. Único.
Único.
Acho que se eu tivesse que escolher apenas uma palavra seria essa.
Ou talvez artístico, poético, sensível.
Talvez nenhuma dessas palavras realmente consigam expressar o que esse livro representa.

Eu nunca tinha lido nada do tipo.
É uma biografia, na qual dá pra sentir o quanto o autor admira Charlotte.

Charlotte é uma artista que viveu nos tempos da segunda guerra.
Era uma pessoa com uma história triste.
Com uma força incrível.
E com um talento sem igual.

Eu nunca tinha escutado falar sobre Charlotte Salomon, mas depois de terminar esse livro, sinto que já conheço ela.
Sinto que conheço ela através dos olhos do autor. De um jeito único.

#DLL21 Tema: Biográfico

Wesley.Andriel 15/12/2017

"É toda a minha vida". O livro da quase morte
Charlotte é um livro da vida. Um livro da arte. Um livro da vida e da arte. Um livro sobre as diferenças que não existiram entre a vida e a arte. Um livro da morte. Mas Charlotte não é só um livro. Charlotte já foi o que tinha que ser. Charlotte ainda é. E ainda está.
David Foenkinos é um artista apaixonado. Escreve Charlotte em tributo a paixão que sente pela jovem Charlotte Salomon. Que morreu nos campos de concentração. E que antes de morrer entregou sua vida a um médico. Sua vida em forma de quadros a um médico. Que cuidou de não matá-la por completo.
Mas Charlotte Salomon já nasce velha e quase morta. Tentava pintar sua vida à sua maneira. Vida que pra ela tinha o tom de um fado. Vida ou teatro? Quantas vezes essa questão vai precisar existir pra entender o que Charlotte, em plena juventude, também não soube saber? Charlotte pintava o mundo de cores que eram invisíveis à sua existência.
Do mesmo jeito que Homero fez em Odisseia, Foenkinos faz em Charlotte. Diz na primeira frase a que vem. "Charlotte aprendeu a ler o seu nome em um túmulo". Quase um lead jornalístico. Quase uma síntese. Profecia. Todo o livro e a vida da artista toma forças e proporção avassaladora já na primeira frase.
Cada nova linha funciona como um gatilho. Cada novo verso em forma de prosa é um novo disparo. E a velocidade da leitura, o fluxo viciante que conduz o leitor, é uma nova forma de aprender que quase nunca dá tempo de se recuperar do que já foi lido. A próxima linha é um novo tiro a não se escapar.
Em Charlotte, todas as formas de amor, de sofrimento, de dor, alegria e entusiasmo. Todas as formas de emoções vividas e lidas se tornaram um quase. Charlotte, em livro, quadros ou memória, continua existindo depois de sua morte.

Wesley Andriel
Anna 30/05/2021minha estante
Estou lendo agora e concordo demais com a sua análise!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5