Dicas da imensidão

Dicas da imensidão Margaret Atwood

Resenhas - Dicas da Imensidão

Andreia Santana 13/09/2022

Quando Margaret visita Alice
Margaret Atwood flerta com o estilo de sua conterrânea Alice Munro nas 10 histórias que compõem Dicas da Imensidão (Rocco, 2017). E não é pouca coisa comparar as duas autoras canadenses que dissecam o feminino com tanta maestria. Os contos de Margaret, nesse livro, visitam a prosa intensa e ao mesmo tempo serena de Alice Munro, que costura destinos de mulheres diferentes fio a fio, entrelaçando-as em uma cumplicidade que só quem vive as mesmas experiências é capaz de compartilhar.

Relações frustradas, o medo da morte, a crueldade do mundo com as mulheres em geral e, especificamente, com as que se permitem envelhecer; os perrengues no mercado de trabalho, a violência física e psicológica, o assédio de cada dia, os maridos e amantes infantilizados em uma sociedade que insiste em referir-se aos homens de meia idade como ‘meninos’. Os percalços para chegar ao topo da carreira só para colher o ressentimento de antigos chefes ou colegas, a sempre complexa maternidade, ser a mesma e ser a outra, construir-se sólida, forte, determinada e audaciosa em meio aos estereótipos e negações que constituem as muitas identidades femininas. Os dramas de família, as chegadas e partidas, gente que deixou marcas e quem se foi sem ser notado, os amores e amizades que sobreviveram a terremotos e traições, mas nem sempre ou sem deixar sequelas, nesse último caso.

Os 10 contos de Dicas da Imensidão – e um deles é justamente o que nomeia o livro - traçam um mapa acidentado e remendado que conduz cada leitor a uma catarse individual e coletiva. Falando especificamente das leitoras, é como acolher a si mesma e às outras em um grande abraço coletivo: Sim, tenho irmãs. Minha dor é a sua. Também já fui ingênua assim, me perdoei e perdoo você, querida mulher que inicia sua jornada de reconstrução, seja na adolescência ou na maturidade. Vá em frente, no fim do caminho haverá outras à sua espera.

Mundialmente famosa depois do sucesso de O conto da aia e autora também dos fabulosos Vulgo Grace e A odisseia de Penélope e da fenomenal trilogia distópica Maddadam (Orix e Craig, O ano do dilúvio e Maddadão), Margaret Atwood não precisa provar para ninguém que é uma das romancistas mais criativas e brilhantes em atividade. Mas, para quem não conhece a verve contista da autora, Dicas da Imensidão é um cartão de visitas padrão cinco estrelas...

O exemplar que eu li:
Margart Atwood virou uma obsessão desde que assisti Vulgo Grace, a minissérie da Netflix inspirada no romance homônimo da autora, que tratei de comprar e devorar. Comecei a buscar seus livros e construí um pequeno acervo do qual Dicas da Imensidão é uma das aquisições mais recentes. A edição que tenho é da Rocco, editora que publica Atwood no Brasil, lançada aqui em 2017.

Dela, também já li A odisseia de Penélope, o já citado Vulgo Grace e a trilogia Maddadão, todos do meu altar particular da "seita Atwoodiana"; e O conto da aia, da biblioteca de minha irmã, que vive sendo citada, pois é minha fornecedora assídua de livros.

Já comprados e na fila de leitura estão ainda: Semente de Bruxa, O assassino cego, A vida depois do homem, Os testamentos (a continuação de O Conto da aia) e O ovo do Barba Azul (esse também é de contos).

Sendo cobiçados para breve (assim que os boletos permitirem): O projeto Decamerão (antologia que reúne vários contistas e foi organizado por Atwood, traz contos sobre a pandemia) e os recém-lançados O coração é o último a morrer e Colchão de pedras (esse reúne contos sombrios!), porque a Rocco não tem piedade de quem trabalha para comprar livros...

Ficha Técnica:
Dicas da Imensidão
Autora: Margaret Atwood
Tradução: Ana Deiró
Editora: Rocco (2017)
240 páginas
*R$ 18,89 (livro físico, Amazon) e R$ 13,22 (e-book, Kindle)
*Pesquisa em 13/09/2022

site: https://mardehistorias.wordpress.com/

Gabriela Paulino 30/12/2021

Depois da minha experiência maravilhosa com O conto da aia queria muito ler mais da obra de Margaret Atwood e a premissa dessa coletânea de contos me chamou a atenção. Apesar de serem boas histórias eu confesso que esperava mais, minhas expectativas estavam altíssimas e acabaram não sendo satisfeitas. Vale a pena ler, mas não é sensacional. Destaque para os contos "Bola de cabelo", Ísis na escuridão" e "Homem do brejo".

Thais.Carvalho 07/01/2022

Uma coletânea de contos envolvendo personagens bastante diferentes, mas que se passam geralmente no Canadá. Focado em histórias que envolvem o feminino e questões contemporâneas.
DANILÃO1505 09/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Caroline 22/03/2021

Incompleto
Definitivamente não gostei. Tinha uma promessa de histórias com protagonistas femininas fortes mas o que eu achei foi uma bagunça. Alguns contos são ruins do início ao fim, outros começam muito bons e você se empolga mas a autora parece não terminar a história, não é um final com suspense, fica sem final mesmo, sem sentido. Li outros dois livros excelentes dessa autora e tinha uma expectativa por esse livro, mas infelizmente foi pesaroso ler ele até o fim.

Sabrine 26/09/2021

Delicado e sutil
A grande maioria dos contos é boa, alguns poucos são meio chatinhos... Ainda assim, todos são escritos com a mesma competência e perfeição com a qual Margaret Atwood escreve tudo.

Isis Tomie 05/04/2017

Crônicas pro dia a dia
Quando li o sumário fiquei bem curiosa com Ísis na escuridão. Apesar de ter o nome “Ísis” no título, esse não foi o que me chamou atenção não! Todos os textos tem suas particularidades, o que me chamou mais atenção foi Morte por paisagem (na qual uma menina desaparece sem deixar rastros e isso fica na cabeça de sua amiga por anos).

Todas as histórias tem como pano de fundo alguma região do Canadá. As personagens possuem sempre características físicas semelhantes, mesmo que a autora não as descreva com tanta intensidade.

Há uma pegada feminista sutil em todos os textos que dá aquele conforto no coração! Vemos mulheres corajosas, decididas e dispostas a enfrentar os machismos do dia a dia.

A leitura é bem fluida em todos os textos e uma característica comum na narrativa são as divisões entre presente, passado e futuro. A autora faz uma distinção das passagens históricas, deixando um quê de mistério em cada parte que se completam no final. Tem histórias que deixam uma dúvida do que poderia ter acontecido, não há um desfecho concreto e outras que você entende algo do começo só ao final da leitura. E toda essa dinâmica que prende você a história!

Dicas da Imensidão é voltado mais para um público adulto ou pessoas que já viveram ou conviveram situações diversas. Claramente, são textos que se lidos por alguém mais jovem, não irá entender logo o que as personagens viveram ou o contexto.

Poderia dizer a história de cada narrativa, mas acho que perde a graça! Os temas variam bastante, temos: amor, ilusão, filhos, maternidade, paixão, carreira, amantes, amizades, trabalho, família, aborto, morte… Cada uma aborda um ou mais temas, sempre deixando uma reflexão ao leitor.

E claro, por serem narrativas distintas, é um livro que pode ser lido em qualquer ordem! =)

Fiquei tão fascinada com a escrita de Atwood que estou a procura de outros livros dela!

site: https://www.elefantevoador.com/2017/02/28/dicas-da-imensidao-margaret-atwood-resenha/
vic 30/07/2017minha estante
undefined

@APassional 26/02/2017

* Resenha por: Elis Culceag * Arquivo Passional
"Dicas da Imensidão" é uma coletânea de dez contos. Ao longo da leitura, podemos perceber a diferença entre o que os homens pensam das mulheres e o que elas pensam sobre si mesmas, e vice-versa. Por vezes, testemunhamos o poder latente existente nas personagens femininas, força esta que pode ser utilizada, ou não.​ Desejos e frustrações, curiosidade e desinteresse, expectativa e realidade; diversas facetas humanas são demonstradas nas histórias, numa imensidão de sentimentos e sensações. ​Boa parte dos contos tem o final triste ou amargo, mas fica claro que retratam momentos determinantes na vida dos personagens, que na maioria das vezes ​eles tem o poder de mudar e dar a volta por cima, mas a questão principal é: estariam dispostos? Sem dúvida, uma leitura que incomoda um pouco e nos faz pensar.

Confira a resenha completa no blog Arquivo Passional.

site: http://www.arquivopassional.com/2017/02/resenha-dicas-da-imensidao.html

Laura2508 08/02/2022

Esse livro é diferente de todos que li até agora da autora. Acho que as melhores criações dela foram narrações extensas, como o Conto da Aia e Oryx e Crake. Por isso, como a obra é fragmentada em várias histórias e em alguns casos carece de um encaixe melhor, não atribui todas as estrelas ?

O foco são sempre as mulheres, gosto disso, em vários aspectos cotidianos e são atemporais, ou seja, eu não saberia dizer se é atual ou aconteceu há muito tempo.
O bom é que são rápidas para ler e cada uma traz uma mensagem por trás, mas é necessário ler com calma e vontade, caso não, torna-se apenas uma leitura para distração.

Meu favoritos: ?O homem do brejo? e ?Morte por paisagem?

lays.azevedo.94 27/09/2022

É um livro de contos, mas os contos são estranhos na minha opinião, não tem MT sentido, eu fiquei meio sem entender o que ela estava falando em casa um deles.

Acredito que a ideia era falar das mulheres em cada um deles,as ficou muito estranho, sem sentido. Infelizmente não gostei, e eu amei o livro dessa msm autora, então fiquei triste por nter.gostado desse.

Elizangela 07/04/2023

Várias nuances
Histórias que moldam vidas. São realidades inquietantes que Margaret Atwood narra para nos apresentar uma fauna humana diversa e banal. Histórias rotineiras de mulheres na busca por suas individualidades e seus desejos.

Rê Lima 24/02/2021

É bem diferente de tudo que eu já tinha lido da autora. Em comum, só as protagonistas e suas questões! Bem interessante!

Flavia Braga 27/03/2018

Margaret Atwood e sua genialidade
O livro apresenta 10 narrativas sobre mulheres, nas mais variadas fases da vida: conquistas, frustações, como vivem e como se relacionam com elas mesmas, com as pessoas e com o mundo.
São apresentadas mulheres completamente diferentes, mas que se aproximam em vários momentos da sua imensidão.
Cada conto é um incômodo, um desencontro.
Cada conto apresenta uma dica para a imensidão da alma feminina.
Paula 28/03/2018minha estante
Interessante. Fiquei curiosa pra conhecer.

Paula 28/03/2018minha estante
Interessante. Fiquei curiosa pra conhecer.

Flavia Braga 28/03/2018minha estante
É muito bom Paula. Super recomendo.

May 26/04/2021

Finalmente terminei esse livro de contos que sempre ao fim de um conto me pegava tento crises existenciais, olhando pro teto, pensando ?realmente tá acontecendo o que eu entendi??. Ao decorrer dos anos sempre me pego pensando em algum conto específico e sempre tive receio de terminar por isso, sempre fico sentindo no final que preciso de mais páginas, que aquele final precisava de mais detalhes e acho que essa seja a intenção a autora, nos fazer sempre preencher as lacunas dos finais.