Amor É Só Uma Palavra

Amor É Só Uma Palavra J. M. Simmel

Resenhas - Amor É Só Uma Palavra

Karina.Lila 18/02/2021

Amor é só uma palavra. Será?
Finalizei este livro esta madrugada. Antes não tivesse feito, porque tive insônia e o pouco que consegui dormir tive pesadelos!

Foi uma releitura! Na adolescência já havia lido este livro e lembro-me que fiquei muito impressionada e amei a história! Mas não me lembrava de todo o conteúdo. Realmente, é um livro inesquecível! Mas agora, mais madura, tive uma impressão bem diferente do que tinha imaginado por ter gostado tanto na adolescência! Com 15 anos eu considerei apenas que era uma linda história de amor trágica, mas agora, vi que é bem mais que isso!

É sim, uma história de amor. Mas na minha opinião, agora, com a idade que tenho, não, não é linda! É um livro cheio de exemplos de como não se deve agir nesta vida. É um livro que mostra o lado feio das pessoas e o bom caráter neste livro é escasso.

Mas é um livro apaixonante! Muito bem escrito. E chama a atenção porque começa do fim. Isso mesmo! Ele já conta o final da história no começo do livro, então você quer saber o quê aconteceu para um fim tão trágico. É cativante e prende a atenção do começo ao fim!

Só consegui encontrá-lo em loja de usados. Se tiverem oportunidade, leiam sim! Vale a pena! Mas se for muito emotiva (o), não leia o último capítulo de madrugada como eu fiz! Fica a dica!

André Vedder 08/06/2020minha estante
Li alguns livros dele na adolescência..lembro que gostava muito.

Maria 08/06/2020minha estante
Eu também gostava bastante dos livros dele, André. E os títulos? " Não matem as flores", "Deus protege os que amam" ,"Nem só de caviar vive o homem", "Até o mais amargo fim", "Todos seremos irmãos"...

André Vedder 08/06/2020minha estante
Exatamente..os títulos são incríveis!

Carol 08/02/2010

Mentes perigosas
"Amor É Só Uma Palavra" não é um livro excelente, mas ainda é bom.Conta a história de amor de Oliver e Verena, e é a força desse amor que fez com que eu me interessasse cada vez mais pelo livro.

Verena é uns 10 anos mais velha que Oliver, e durante muito tempo essa diferença de idade a assombrou.Mulher casada com homem rico que dava tudo de melhor à ela e sua filha, como poderia arriscar sua vida estável por um provável amor com um jovem que anos mais tarde poderia largá-la por uma mulher mais nova?Nisso senti muita pena de Verena!Ela era tão cínica e desacreditada na vida que não conseguia acreditar quando algo bom e especial acontecia consigo.É o que acontece com que muitos daqueles que sofrem demais...não acreditam mais no bem.

Oliver passou o livro todo em desespero por ainda estar no último ano da escola e querer dar segurança financeira à Verena.Como ele amava aquela mulher!Ou melhor, como eles se amavam!Tanto desespero chegou a me entristecer um pouco por não achar justo ver as pessoas sofrendo tanto somente por amarem e serem amadas.Essa coisa toda de amor é muito injusta às vezes.

Quem me enraivecia eram os outros personagens.Por que tanta maldade, tanto egoísmo, tanta vingança?Geraldine queria se vingar de Oliver porque ele não a amava.Hansi queria se vingar de Oliver porque ele não o amava.Manfred queria se vingar de Verena porque ela não o amava.E vingança.E tristeza.E ódio.E planos maléficos!Bem que Hansi disse, "os homens são todos uns porcos!".Todas essas pessoas que faziam maldades já tinham sofrido muito mais maldades antes por parte de outras pessoas.Será que é assim que o mundo vai progredir, com as pessoas descontando em outras todo o mal que algumas outras lhes fizeram?Esse círculo de ódio é tão deprimente!E é esse tipo de coisa que faz com que amores como o de Verena e Oliver não possam se desenvolver: o mundo com suas pessoas infelizes envenena o ambiente para esse tipo de situação.É, fui pessimista demais agora...culpa de Oliver e Verena!Todas essas pessoas me fizeram questionar se amor é mesmo só uma palavra, já que seres com atitudes tão abjetas também justificavam suas ações por meio dele.Se "amor" pode ser usado em tantos casos diferentes, pode ser que seja mesmo só uma palavra.

Enfim, é pela profundidade psicológica dos personagens que a história vale a pena.Do pequeno monstrinho Hansi ao grande banqueiro Manfred, podemos ir vendo como ficou essa geração de alemãos pós-Segunda Guerra Mundial.Um povo um tanto confuso, com uma juventude que parecia não entender a si mesma e ao que seus pais e avós apoiaram.Apesar da parte ridícula sobre Chichita, a menina brasileira que faz macumba com cigarros e bebidas nas florestas virgens do Rio de Janeiro(!), o livro ainda vale a pena!