Museu do Crime

Museu do Crime Tito Prates

Resenhas - MUSEU DO CRIME

Clauclau/Eu leio sim e daí 21/08/2023

Museu do Crime
Para quem curte um bom thriller policial, recheado de acontecimentos antigos e sangrentos, Museu do Crime é o indicado da vez!
Tito Prates consegue nos conduzir por lugares diferentes, com vítimas diversas e modos estranhos, apenas mostrando alguns caminhos já conhecidos para aqueles que são curiosos. De início já me deparei com um antigo jornal que tinha uma grande circulação em São Paulo, o famoso e sangrento "Notícias Populares" , e tão conhecido por seus leitores por um apelido muito interessante "Espreme sai sangue", pois a maioria das notícias eram voltadas aos crimes que aconteciam diariamente em São Paulo. Vale ressaltar que o Museu do Crime realmente existe, esse lugar guarda documentos, fotos e objetos referente aos casos de crimes mais importantes e hediondos de São Paulo.
Esse misterioso romance policial irá apresentar um serial killer copycat, aquele que copia crimes antigos e traz a tona a forma deplorável e vil de ceifar vidas. O mais interessante é que ele deixava em suas vítimas uma assinatura inusitada, o assassino pintava a unha do pé das vítimas com esmalte na cor rosa. Será que isso queria dizer algo, ou simplesmente, seria um blefe para enganar a polícia? Através dessa pista o delegado Meireles e sua equipe terá pela frente um grande enigma. A população está amedrontada e cada minuto é precioso!

Um romance policial bem construído que me deixou absorta na trama. Um livro para quem tem estômago forte. Adorei e super indico!

Carlos Nunes 27/06/2023

Surpreendente
Tito Prates é grande admirador e conhecedor da obra da Agatha Christie e, portanto, eu esperava algo no estilo da autora. E, sim, MUSEU DO CRIME tem uma trama empolgante, inteligente, intrincada e muitos personagens mas, além de se passar no Brasil, mais precisamente São Paulo, essa história traz muito, muito sangue... Muita gente não sabe, mas em São Paulo existe o Museu da Polícia, mais conhecido como Museu do Crime, um local interessantíssimo (que, diga-se de passagem, conheci há muitos anos, totalmente por acaso, quando me perdi - literalmente - na cidade), que, entre outros assuntos pertinentes à história e às atividades da força policial, traz um setor reservado, onde estão registrados - e recriados - alguns dos mais hediondos crimes já ocorridos na cidade. E essa macabra exposição é o ponto de partida para um serial killer que se inspira nos mais horrendos casos para realizar seus crimes, mas com uma marca registrada: em cada uma das vítimas, o dedinho do pé está pintado de esmalte rosa. E o que parecia inicialmente uma série de crimes aparentemente desconexos, à medida que as investigações vão sendo realizadas, mostram que têm muito mais em comum do que aparentam.
O livro é narrados por diversas vozes, e os capítulos vão se intercalando, inicialmente sem outra conexão que não o dedinho pintado, e isso, juntamente com a grande quantidade de personagens, faz com que a leitura seja um pouco trabalhosa no início. Mas a escrita do autor é muito fluida, por vezes irônica, e o ritmo ágil da trama vais nos empolgando e deixando aquela vontade de prosseguir na leitura, tentando juntar as peças do quebra-cabeça e desvendar quem é o famigerado Assassino do Dedinho Rosa, exatamente como qualquer das melhores obras da Rainha do Crime. Recomendo - embora a crueza de algumas cenas possa incomodar leitores mais sensíveis.

Polyane.Gimenes 23/11/2022

História interessante, a leitura flui bem. Gosto do método de alterar o narrador em alguns momentos, colocando alguns capítulos do ponto de vista do assassino.

soso 09/06/2022

surpreendente
livro sensacional, movimentado do início ao fim.
não fiquei entediada hora nenhuma, e o nenhuma informação ficou jogada.
tudo muito bem explicado

Lela 07/05/2022

A premissa é ótima, mas o desenvolvimento não atingiu minhas expectativas. Achei uma narrativa com muitos personagens, alguns diálogos forçados e alguns acontecimentos um tanto enrolados demais.
Gostei da escrita do autor e da trama bem elaborada.

Bed of books - @bedofbooks 04/04/2022

Resenha Bed of Books
"Museu do Crime", de Tito Prates, é um romance policial intrigante, que conduz o leitor por uma investigação complicada e cheia de revelações.
O livro começa um pouco desconexo, mas as peças vão se encaixando aos poucos pra fazer algum sentido.
Algumas reviravoltas me fizeram prender a respiração, e o final foi inesperado!
O mote do Museu do Crime é muito interessante, deu vontade de voltar algum dia a São Paulo para conhecê-lo.
Gostei do livro, tem os ingredientes certos para um bom romance policial!

Bruna 23/03/2022

O livro é bom porém encontrei algumas coisas que não gostei tanto e me atrapalharam de entrar na história. A trama parecia mirabolante demais em alguns momentos. Achei que teve elementos demais. Certos acontecimentos são críveis mas outros pareciam exageradamente cinematográficos. Gostei do ritmo e da escrita. O autor consegue levar bem o leitor através das páginas, revelando aos poucos. Ter vários pontos de vista através de um narrador onipresente foi certeiro e contribuiu pra narrativa criar curiosidade. Porém ha alguns erros de concordância e de coerência no tempo dos fatos que atrapalham de entender o que aconteceu, quem fez o quê. Então as vezes a revelação de uma informação fica um tanto confusa e quase sempre é um personagem fazendo um resumo enorme para explicar ao invés de todas essas informações serem dadas aos poucos. Eu teria gostado muito mais se a trama fosse mais simples, menos personagens. Mas o livro não é ruim, só não me agradou tanto devido essas características.

@litera2023 06/03/2022

Pensei em abandonar
No início eu estava pensando em abandonar, porém tinha algumas partes do livro que estava me deixando muito curiosa, então, não abandonei, depois de 35% de leitura, tudo foi fazendo sentido e eu gostei da história.

Flavia1332 14/01/2022

Museu do crime...
Crimes sem explicação e sem ligação, investigação minuciosa e muita ação,assim achei que seria este livro.Infelizmente achei a história confusa e com muitos furos,e digo infelizmente pq a história tinha imenso potencial.Mas cada um deve ler e tirar suas próprias conclusões.

Beto | @beto_anderson 18/09/2021

Um bom livro, apesar de me sentir confuso às vezes
de fato foi uma leitura agradável. A história é bem amarrada, mas antes dos últimos capítulos organizarem as ideias, muita coisa ficou confusa na cabeça, isso por causa da grande quantidade de personagens que não faziam sentido algum na história. Os policiais são bastante carismáticos. Recomendo.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/

Karina Fraga 19/06/2021

Excelente
Tito Prates nos entrega um suspense policial muito bem elaborado, com uma trama intrincada, mas muito bem amarrada, sem nenhuma ponta solta. A leitura prende a atenção do início ao fim.

Beatriz.Lima 15/05/2021

Muito interessante.
Fui pega completamente de surpresa por esse livro, me confirmou que nenhum monstro fictício chega aos pés da maldade humana. Todos os crimes são baseados em fatos.

Luísa Toresan 01/05/2021

Vou começar essa resenha pela edição física do livro: eu recebi esse livro pro uma troca aqui no skoob, e não tava esperando muito. Achei que ia ser só uma edição simples. Mas me surpreendi muito. O livro veio com o marca páginas, um colante e uma imagem temática. Além disso, algumas páginas são pretas ou contém alguma arte, fazendo com que a brochura fique preto e branca.

Porém, o esforço aplicado no físico do livro faltou na edição gráfica dele. Ele contém alguns erros de edição e revisão, com algumas frases repetidas, palavras faltando letra ou acento e frases faltando palavras.

Agora essa parte já é completamente opinião minha: a edição também falhou em tirar algumas partes completamente desnecessárias do livro, como um romance que se desenvolveu rápido demais e não teve nenhuma finalidade pra história, ou cenas completamente explícitas que me deram náuseas.

O livro, em alguns momentos, traz a visão do assassino. Eu, particularmente, odiei. Eu queria pular todas essas cenas, porque me davam vontade de vomitar e quanto mais eu caminhava pela história, mais eu via que essas cenas não eram necessárias.

Enfim, foi difícil terminar o livro. Eu só terminei pela curiosidade da resolução do mistério, que eu achei bem construído.

Paulascrap 26/04/2021

Lento mais interessante.
Museu do Crime de Tito Prates. 🌟🌟🌟. 24/100.

📌 Tereza Mendonça, uma personalidade do cinema, hoje carrega o peso de ter sido fumante por toda vida, vivendo reclusa em casa presa ao oxigênio para conseguir respirar.

📌 Duas tragédias marcaram seu passado, o sequestro das filhas gêmeas Isadora e Isabela, do qual somente uma retornou e o desaparecimento de seu filho Morgan Simons no desastre de 11 de setembro em NY, ninguém imaginava que a terceira tragédia ocorreria em breve com o suposto suicido de sua filha Isadora.

📌Delegado Meirelles estava prestes a se aposentar do DHPP, no entanto a atual investigação da prostituta assassinada no motel iria adiar seus planos, principalmente por considerar que os boatos que surgiram no IML de um novo serial killer nao poderiam ser descartados e estaria colocando os moradores da capital paulista em alerta.

📌 Com sua equipe o novato Silvio o médico legista Porfirio o escrivão Xavier e Pacco irão investigar a veracidade das informações o criminoso teria deixado uma marca registrada nas vítimas o dedinho do pé pintado de rosa!

📌 Um detalhe macabro assola a investigação o serial killer estaria copiando os assassinatos expostos no museu do crime de Sâo Paulo, sendo certo que estaria longe de encerrar a série macabra de mortes.

📌Mas o que o crime ocorrido na casa da popstar Tereza Mendonça teria em comum com demais crimes? e qual seria a motivação e identidade do assassino e a ligação entre as vítimas?...

📌 No decorrer da trama as pontas vão se amarrando e fazendo sentido, os crimes são detalhados em cenas fortes de violência, nada demais para quem está acostumado com o gênero. As histórias tem muitas informações e personagens e se torna lenta em alguns pontos, uma boa leitura mas desnecessária ser tão longa, acabou se tornando cansativa, o desfecho convence mas pode ter partes previsíveis em alguns detalhes.

📌Curiosidade O museu do crime da Policia Civil de São Paulo realmente existe e retrata casos famosos como Chico Picadinho O maníaco do parque, o bandido da luz vermelha entre outros atos criminosos e reconstituição e cenas de sequestro, significado das tatuagens dos detentos e muitas outros informações