Once Upon A Time In The North

Once Upon A Time In The North Philip Pullman

Resenhas - Once Upon a Time in the North

Guilherme 05/09/2022

Ótimo
É muito bom rever o Lee e descobrir mais sobre ele e como conheceu o Iorek. É um livro bem simples, mas com uma história bem agradável. Não é nada de tão extraordinário, mas gostei de ler mais desse universo.

Marina 08/02/2022

Curtinho, mas maravilhoso. Lee e Hester são incríveis personagens, qualquer conversa entre eles esquenta meu coração e me faz rir. Iorek é ótimo tb. Todos os personagens são, sinceramente. E adorei as cartas no final!

FremenJeff 23/01/2022

Enriquecedor
Um livro que dá alguns detalhes importantes de como começou uma das amizades mais lindas da saga.

Com um texto claro e coeso, Pullman apresenta uma história fácil de ler e direto ao ponto que direciona ao enriquecimento e complexidade de cada personagem.

A primeira tem como personagens principais um jovem Lee Scoresby e sua sempre sarcástica daemon Hester. A pedido de um dos filhos, o Pullman conta os eventos que levaram o aeróstata a conhecer Iorek Byrnison, e como os dois se envolvem em uma trama política com forças poderosas do Norte gelado.

ira_rafael 08/12/2021

O livro narra o primeiro encontro de Lee Scoresby e Iorek Byrnison. É um conto rápido, com bastante ação, intriga política e uma leve menção aos acontecimentos do Norte, que resultarão na trilogia original - Fronteiras do Universo.

Apesar de interessante e envolvente, a história não acrescenta praticamente nada à saga. O foco maior é em Lee e nas suas interações com personagens rasos, estereotipados e vilanescos.

É notável que o objetivo maior desse conto é evidenciar a personalidade altruística de ambos os personagens, mas, talvez por ser tão curto, alguns detalhes não funcionam, como a própria iniciativa de Iorek em ajudar o capitão van Breda.

gabriela 02/05/2021

esse era o que eu tava mais curiosa por ser sobre qdo o lee e o iorek se conhecem mas acabou sendo o que menos gostei kkkk achei a leitura chatinha demais sofri

gcda 27/01/2021

Como dois amigos se conheceram
O conto fala sobre como Iorek Byrninson e Lee Scoresby se conheceram, em uma manhã turbulenta numa cidadezinha do norte.
Um conto relativamente rápido e de leitura prazerosa, um bom desenvolvimento e um final adequado, deixando a gente com vontade de mais.
Phillip Pullman nos conta mais um pouco sobre o mundo fantástico de Lyra e nos deixa aproveitar mais tempo com personagens tão queridos.

Brielle 12/08/2020

Um livro muito curto, mas incrivelmente divertido. É muito bom ver um pouco mais da história do Lee e de Iorek, mostrando como eles se conheceram. A história é bem simples (e não tem necessidade de ser complicada), se resolvendo sem muitas surpresas e com bastante humor. Como eu adoro a interação entre o Lee e a Hester! Realmente adorável, ótimo para matar a saudade dos dois.

Murilo.Martouza 13/05/2020

Ai, droga!
Primeira coisa: sim, eu demorei 3 dias pra ler um conto de 100 páginas.
Eu achei que seria muito interessante conhecer o passado de um dos meus personagens favoritos da trilogia Fronteiras do Universo, mas descobri que não.
Muito diferente de "A Oxford de Lyra" e "The Collectors", "Once Upon A Time In The North" não traz quase nada de novo, além da trama em si que era desconhecida. Não temos desenvolvimento da relação Iorec e Lee (que deveria ser o foco dessa história), não temos muitas coisas claras sobre o passado do Lee, além do que basicamente já conhecíamos e ainda por cima é uma trama chata e irrelevante, só ganhando duas estrelas e meia por ainda sim ter alguns momentos de alívio cômico e expandir (de certa forma) o universo criado pelo Pullman.
Me senti assistindo um filme ruim genérico de faroeste, cheio de cenas que não levam a lugar nenhum.
Apesar disso, a escrita do Pullman continua impecável e, agora mais do que nunca, preciso iniciar a trilogia do Livro das Sombras e tirar esse conto da cabeça!

Ana 21/02/2020

Muito bom ler agora, depois do lançamento da série, porque não consigo imaginar o Lee com outro rosto que não o do lindo, perfeito, maravilhoso Lin-Manuel Miranda.

Nat 06/03/2015

Lee Scoresby tem 24 anos e acabou de ganhar seu balão em um jogo de pôquer. Voando pelo Norte, ele acaba indo parar em uma ilha chamada Novy Odense. Lá, ele e seu Damon Ester se envolvem em uma conspiração envolvendo um magnata do óleo, o corrupto candidato a prefeito e um inimigo de Lee de longa data. Sentindo que a situação em que se encontra é bastante perigosa, ele forma uma aliança com um dos ursos de armadura, Iorek Byrnisson (futuro Rei dos Ursos) para por um fim ao esquema desonesto que tem como objetivo o controle de Novy Odense.

Um livrinho bem legal de ler, uma espécie de prequel da história de Lyra Belaqua. Achei legal porque Lee é um dos personagens mais adorados da série Fronteiras do Universo, então saber mais sobre ele e ver como ele adquiriu seu balão foi interessante. O livro é pequeno, só tem 96 páginas, dá pra ler em uma hora. Adorei as ilustrações, um dos atrativos deste livro, além, é claro, do fato de ser capa dura. Infelizmente, nunca publicado em português (deveria ter sido). Gostei bastante e recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2015/03/once-upon-time-in-north-de-philip.html

Coruja 06/10/2014

Estou já faz um bom par de anos na expectativa de livro novo do Pullman no universo de Fronteiras do Universo - o muito anunciado e muito aguardado (e quase lendário considerando que o autor promete-o desde 2003...) Book of Dust. Já disse antes, mais de uma vez, que essa é uma das minhas séries de fantasia favoritas e o final dela sempre me deixou com um bolo na garganta.

Em todo caso, enquanto o Pullman não termina o livro novo, há alguns spin-offs com que se divertir, contando o volume de que vou falar hoje.

Once Upon a Time in the North conta a história do primeiro encontro de dois dos personagens mais queridos da série: o aeronauta Lee Scoreby e o urso Iorek Byrnison, numa trama que parece uma mistura de velho oeste e documentários sobre exploração do ártico.

Não é uma história particularmente brilhante para quem não leu Fronteiras do Universo, mas é boa como curiosidade para todos os fãs da saga. É interessante descobrir como uma amizade tão pouco convencional como a de Lee e Iorek começou. Fora que é uma leitura rápida, menos de duzentas páginas em formato pequeno.

De bônus, ainda há um jogo de tabuleiro no final. Não cheguei a jogá-lo (ainda), mas é um detalhe que também diferencia o livro. Achei-o, de uma forma geral, mais interessante que A Oxford de Lyra, que foi publicado aqui no Brasil e segue o mesmo estilo de Once Upon a Time in the North.

Enfim, um bom material para quem já conhece o mundo criado por Pullman. Para os não iniciados, não vale à pena nem mesmo como introdução (ainda que o conto seja cronologicamente anterior à trilogia).

Agora toca a esperar Book of Dust...

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2014/09/para-ler-once-upon-time-on-north.html