Mau Começo

Mau Começo Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: Mau Começo

Mateus 28/06/2010

Há muito e muito tempo, desde criança, tenho vontade de ler a coleção Desventuras em Série. Lembro quando havia uma livraria perto de minha casa, e eu ficava namorando os 13 livros da série, imaginando quando chegaria o dia em que eu colocaria minhas mãos nesses pequenos e encantadores livros. Fiquei muito tempo querendo ler, mas depois, esqueci deles. Quando encontrei-os novamente, minha memória foi a mil. Não poderia deixar de comprar. E assim, sem pestanejar, comprei logo o primeiro volume da coleção Desventuras em Série.

Lemony Snicket com certeza é o gênio do estilo cômico-dramático. Seu jeito de escrever é diferente de todos os outros autores que já li, ao mesmo tempo que nos emociona, nos faz rir. Se em um momento você se entristece por acompanhar alguma desgraça na vida dos Boudeleir, no momento seguinte irá rir e muito dos devaneios, ironias e piadas de Snicket.

Acompanhar a família Boudeleir foi indescritível, foi como se eu fizesse parte dela. Violet, com com sua grande capacidade de criar invenções. Klaus, com sua grande fome de livros e conhecimento (foi o personagem com que mais me identifiquei). Sunny, a pequena Boudeleir, com seus pequenos dentes afiados dispostos a morder tudo. E eu estava ali no meio, lendo tudo minuciosamente. Era parte da família, era parte da história.

Por mais que tente entender como uma história tão simples assim me fascinou tanto, não consigo. Mas talvez seja essa a explicação: a grande simplicidade da história é seu ponto forte. Talvez se o livro tivesse mais fantasia, mais terror, mais comédia, não seria tão bom. Seu jeito de mostrar o dia-a-dia da família é incrível. Possui personagens marcantes, desenrolar surpreendente. Tudo na medida certa. Para quem não leu, aí vai a dica: vale muito a pena ler.
Isa 23/07/2010minha estante
UAU! Sua escrição foi muito boa e que envolvimento com o livro , hein. Valeu a dica. Eu simplesmente amei o livro .

Lia 07/03/2012minha estante
Tens razão! A simplicidade do livro é encantadora! Agora vou ler a sala dos répteis!!!

Milena Karla - Mika 04/04/2012minha estante
Nunca consigo começar a comentar alguma resenha sua sem colocar "nossa" no início! Sempre fico com vontade de ler todas as resenhas de livros que você gostou (menos os de terror), e assim está sendo com Desventuras em Série, livros com comédia são os melhores!

Mateus 18/04/2012minha estante
Desventuras em Série é uma série tão engraçado e comovente, com tantos sentimentos se debatendo ao mesmo tempo, que seria difícil não escrever uma resenha como esta. Obrigado pessoal!

Prisch 21/05/2012minha estante
Oh! Quero ler tbm! Antes já queria, mas depois d ler essa resenha calorosa quero + ainda! Q legal q vc conseguiu matar o desejo guardado desde tua infância! ^^

Caroline Lima 19/09/2012minha estante
Nossa! Acabei de decidir: vou comprar. =]

Violetanne 15/11/2012minha estante
minha história com Desventuras é assim também! os namorei por muito tempo, até que consegui comprar a caixa com os 13 e não me arrependo, nunca! são os livros da minha vida (:

andre350 13/02/2014minha estante
também gostei do livro mas não acho tão engraçado o que o autor escreveu , bom... na verdade na maioria das vezes eu não entendia e pulava essas partes que não incorporavam a historia

Jé Loureiro 18/02/2014minha estante
Muito boa mesmo a resenha.. acabei de ler e já fiquei com vontade de comprar a coleção toda!

Tivri 18/01/2016minha estante
contastes a minha história, aí! =D

Thiago 23/12/2017minha estante
Ótima descrição! Ele consegue incitar quem lê a pensar sobre questões profundas de um jeito simples, tragicômico que oscila entre o absurdo e lastimável rs
A série do Netflix até que está conseguindo traduzir até agora esse universo (embora eu o tenha imaginado um pouco mais sóbrio e frio). É uma ótima série. Parabéns pela análise

Lívia 27/06/2020minha estante
Eu estou lendo esse livro, mas não gostei muito, ele é muito triste e chato,mas eu vou dar uma chance para ele, quando crescer mais.

Lívia 27/06/2020minha estante
Na verdade eu também assisti a série toda, também acho que isso me atrapalhou,porque eu já sabia o que ia acontecer

Pereira 02/12/2020minha estante
Estou relendo a saga na quarentena,e estou amando novamente

Lala 12/08/2021minha estante
Eu amei o livro! Ele fez coisas que n esperava que iria fazer, me surpeendeu

gabrielleabr_ 01/02/2022minha estante
Mateus, compartilho da mesma vontade que você compartilhou 12 anos atrás. Cá estou eu, com 22 anos de idade, lendo pela primeira vez. Nunca é tarde para uma boa e intrigante história.

Juju 10/02/2022minha estante
Qual é a idade que vc indicaria para ler este livro

Mateus 11/02/2022minha estante
Ei, Júlia! Considero que os livros de Desventuras em Série podem ser lidos por todas as idades, mas acho que podem ser melhor aproveitados na infância e adolescência.

Elisa 25/02/2022minha estante
Leia este livro é extremamente bom.

Juju 25/02/2022minha estante
Mateus, muito obrigado ?

Juju 25/02/2022minha estante
Outra coisa, o Mateus é inteligente mesmo pois nem citei meu nome real ele mesmo assim acertou de primeira kkkk realmente muito bom

JosA 28/05/2022minha estante
Resenha à altura dessa série de livros. Cincordo com tudo que vc disse.

Ketleen.Almeida 03/09/2022minha estante
O livro é ótimo, como o próprio narrador fala quase nenhum dos momentos da histórias do Baudelaire são felizes, mas a história é o ótima

Fernanda 27/12/2022minha estante
SUPER RECOMENDOOOO

Fernanda 03/01/2023minha estante
Melhor livro da vida eu acho

Lucas 12/01/2023minha estante
Eu amo a série vejo des que tenho 5 anos mas o livro o muito ingual a série ??

Jenine0 22/03/2024minha estante
A história deste livro é realmente muito boa

Vinicius39 23/03/2024minha estante
É um livro relativamente muito bom!A escrita é Boa é o enredo tbm

your best american girl 29/06/2021

mais uma povo
Tempo:
{ } É bem fluido
{X } se vc tiver na vibe vc acaba rápido
{ } vai mas com esforço
{ } não
{ } so acabei pra aumentar meu número de página

Personagem:
{ } raso como piscina de bolinha de festa de aniversário
{ } raso ao bastante pra acordar uma pessoa
{ } eh, da pro gasto
{ X} deu pra adivinhar casa de Hogwarts, MBTI, pai olimpiano do personagem
{ } o autor tem mais de uma personalidade e cada uma delas virou um personagem

Compreensão:
{ X} da pra só passar o olho pela página e entender tudo
{ } é bem de boa
{ } nn da pra ler com a TV ligada
{ } precisa de consulta pra entender
{ } perdeu um parágrafo nn entende mais a história

Partes desnecessárias:
{X} tudo nessa obra de arte é perfeito
{ } nn reparei em nada nn
{ } eh, tem umas coisas qq nn precisavam ser mencionadas
{ } só faltou o autor descrever o cocô do personagem
{ } 80% do livro poderia ser tirado e nn afetaria nada na história

Personagens secundários
{ } os personagens secundários nunca aparecem, até esqueci o nome deles
{ } os outros personagens tinham mto potencial e teriam lindas histórias e aparições mas parece qq o autor esqueceu deles
{ X} é, da pro gasto
{ } aparecem bastante
{ } nn sei diferenciar mais qm é o principal

Plot:
{ } previsível e mal desenvolvido, um vidente de esquina teria falado algo melhor
{ } é ruim
{ } achei original pelo menos
{ X} eu acertei mas era um plot bom
{ } muito bom, eu realmente nn esperava
{ } GENTE OQ QQ FOI ISSO???????? COMO ASSIM??????

Emoções:
{ } nn tive nada, esse livro é igual comida de hipertenso
{ } quase nn senti nada
{ X} é bom, tá num meio termo
{ } me fez olhar pro teto e nn saber mais oq fazer da vida
{ } o mesmo qq o de cima, só qq chorando horrores

Universo:
{ } reino padrão de fantasia
{ } tem mais coisa qq o reino padrão de fantasia
{X } gostei
{} Mto bem desenvolvido
{ } nn da pra acreditar qq esse mundo nn existe
Vic 29/06/2021minha estante
Amei o modo de avaliar kkkkk

larigilmore 29/06/2021minha estante
nossa eu amei seu jeito de fazer resenha, vou até seguir

Isa 29/06/2021minha estante
Que trabalhoso amg. Sjsuehjsbsishs

larissa 29/06/2021minha estante
eu amei isso q vc fez amg

Luísa 29/06/2021minha estante
amei

JuStifler 07/11/2023minha estante
Amei o seu modo de avaliar, vou usar tbm!
Parabéns!!!

Lucas 07/02/2016

LEGAL
Sempre quis ler essa série (por conta do filme, e acabei me dando conta que o livro é 1000 vezes melhor que o bendito filme) e gostei muito do primeiro livro.

Coitado dos órfãos, vão passar tantas outras aventuras nem tanto agradáveis assim.
Ansioso pelos outros livros.
Bom, mas não gostei mto

Lucas 08/02/2016minha estante
Eu adorei e to ansioso pra ler os outros

Carol 08/02/2016minha estante
Eu li como obrigatório para a escola, então acho que perdeu um pouco a graça XD

Lucas 08/02/2016minha estante
kkkkkkk que chato

Poise hahahah

blackivory 10/02/2024

Err
Me emprestaram esse livro e eu não esperava muito também. achei ok. um bom livro pra sair da ressaca, da pra ler em um dia e a leitura é fluída, mas eu não gostei muito da escrita do livro, achei demasiado explicativa, coisas óbvias que só aumentaram frases sem necessidades. pode ser que tenha sido por ser para um público mais jovem, eu não sei, mas tirando isso, é um ótimo livro com uma história que prende um pouco.
Lucius.Quagmire 21/03/2024minha estante

blackivory 22/03/2024minha estante
meia boca

Mari 09/02/2023

Revoltante!!
Mesmo ele avisando no início e ao decorrer da história, de que não é uma história com final feliz, tu mesmo assim se pega revoltado por tudo dar errado aos órfãos.
Os pobi não tiveram um minuto de paz, sempre algo dando errado para eles. Muitas partes me despertaram gatilhos e me deixaram chocada com tamanha atrocidade.
O conde Olaf é um vilão tremendamente bem construído, tu realmente fica com ódio do personagem, ele é medíocre, perverso, horrível, e tudo de ruim que se pode imaginar.
No fim foi uma leitura rápida e muito boa, talvez continue a série para ver se os irmão Baudelaire vão ter algum refresco na vida kkkkkkk.
Yuri148 19/02/2023minha estante
essa serie de livros deve ser incrível, só vi a serie da netflix ainda

Mari 19/02/2023minha estante
O livro é muito bom, leitura simples e rápida

Yuri148 19/02/2023minha estante
O problema é que são muitos livros

Mari 19/02/2023minha estante
Realmente é um problema

Vihh 18/08/2021

Série
Eu terminei a série achei o final péssimo e me senti na obrigação de ler a saga porque assim eu mereço um final daquele ? Depois de tantas temporadas fugindo e sofrendo o que que acontece com eles no final ? NADA tudo bem que a música de abertura me avisou mas mesmo assim. O livro em até bom não é algo que eu leria de novo, mas é dahorinha
Luað 18/08/2021minha estante
Má notícia. Eu odiei o final da saga

Vihh 18/08/2021minha estante
Aiii não sério mano pq ?

Vihh 18/08/2021minha estante
De qualquer forma obrigado pelo spoiler. Eu adoro recebê-los porque aí eu não me decepciono no final

Luað 18/08/2021minha estante
Eu ñ vi a série, mas pelo o q ouvi dizer o final tem mais respostas do q no livro

Tatah 19/02/2017

Na real um ótimo começo
Algo que parece esquecido no mundo da literatura atual é o ESTILO da escrita. Parece que o foco do universo está apenas na maneira que as histórias progridem com o plot; mas ninguém mais parece se importar com a as escolhas do autor para dar a atmosfera dentro de sua própria escrita. Não importa mais se são frases longas ou curtas, se há rimas ou ironias... só importa aonde tudo vai chegar.

E é por isso que Harry Potter infelizmente fez mais sucesso nesse mundo que um livro tão digno quanto esse.

Não levem a mal: a construção de universo e de personagens da J. K. Rowling é algo a se admirar sim... mas sua escrita - PARA MIM - dá até um nervoso. Eu não consegui passar do primeiro livro (do qual posso comentar). Que posso dizer, eu admiro a forma. E a escrita dela é simplista, direta, sem imaginação. Está ali apenas como um obrigatório veículo para registrar indiferentemente a vida daqueles personagens, sem ligação qualquer com os conceitos da história - assim como praticamente todos os autores atualmente.

Já Daniel Handler - o cara por trás de Lemony Snicket - teve até a preocupação de criar um alter-ego para contar sua narrativa. Quase como um Fernando Pessoa - Álvaro de Campos, Handler constrói esse autor extremamente pessimista para contar uma história que é essencialmente depressiva. E sabendo de toda a negatividade dos personagens, plots e até conceitos da narrativa, vai procurar dentro do estilo de sua escrita ferramentas para contrapor tanta tragédia. E aí Lemony Snicket é muito inteligentemente irônico, sarcástico e até bobo sem sair do próprio personagem.

Por mais que o foco seja a história desses órfãos desafortunados a ligação entre esses personagens e o interesse do autor em de certa forma ensinar as crianças e jovens que venham a ler o livro em lerem mais, terem personalidade e lutarem por seus interesses é muito bem feita. Ele não subestima o jovem leitor, pelo contrário; ele incita ideias revolucionárias e mostra como é bom se identificar com aqueles órfãos.

É isso que também me deixa muito mais feliz com esse livro que com os Harry Potter. Todos os personagens aqui tem agência e não são colocados como mártires intocáveis que devemos admirar e entender tanto sofrimento. Mesmo que sintam medos, mesmo que sofram e até pensem em desistir, nunca lemos de maneira não irônica o quanto temos que aplaudir o coitadismo da situação. No começo de Harry Potter são páginas e páginas, capítulos sobre o quanto o sofrimento de Harry é sim a sofrência derradeira - e ele um personagem que nada faz, e a narradora querendo que você embarque no entendimento dessa falta de agência como algo padrão e inevitável, sem qualquer outra possibilidade.

Enfim, há ainda as cerejas no bolo da quebra de estereótipos, como finalmente uma jovem garota que é vista apenas como "bonita" por toda a sociedade ser no fundo uma engenheira (profissão que é só vista como masculina); um garoto que gosta de ler e usa óculos ser o único a ter a bravura de enfrentar o terrível inimigo (sendo que personagens assim são colocados sempre como fracotes); e uma bebê, que tem o estigma da fofura e beleza ser colocada como pequena mas com muita personalidade e até truculência, já que sua principal característica é morder tudo.

Há espaço para todo tipo de livro ter sucesso nesse mundo, e eu fico muito feliz que Harry Potter tenha explodido desta maneira e feito tanta gente começar a ler. Mas não tem como eu, pessoalmente, ficar ressentida que uma obra como essas, que tem o mesmo público alvo e saiu nas mesmas épocas tenha sido quase deixado de lado quando tem tanto potencial, tantas cores e tantas outras coisas para jovens leitores se espelharem e admirarem. Tsc.
Aymee2 19/02/2017minha estante
Concordo com sua resenha.Embora eu tente evitar comparações Desventuras em Série tem seu mérito sim.Leia os outros, você vai gostar ;)
Os adultos da história são os mais incompetentes possíveis, hahahaha

Tatah 19/02/2017minha estante
Len, eu vou ler os outros do Desventuras com toda certeza (já até comecei o segundo), e os de Harry Potter estão na lista eterna que precisa andar... quem sabe um dia? huhu
E adoro os adultos burros. Era tudo que eu, quando criança, gostaria de ver num livro. XD

Natália Tomazeli 20/02/2017minha estante
Adorei a tua resenha! Lembro que na minha época "infanto-juvenil", li esta série inteirinha enquanto estava todo mundo lendo Harry Potter, mas no fim nunca parei para fazer esta reflexão, apesar de amar toda essa ironia do autor e esse jeito de instigar a curiosidade do leitor (também diga-se de passagem, acabei nunca pegando para ler os livros do Harry Potter naquela época e também nunca mais, uma mini vergonha rsrs). Enfim, fiquei mais velha e mesmo assim acho esta obra sensacional até hoje, acho que sempre acharei, e releria tudo de novo com todo o prazer do mundo.

Tatah 21/02/2017minha estante
NatAlia.Tomazeli, não se sinta mal! Eu também perdi o trem pra Hogwarts e não li os Harry Potter junto da modinha. Fui pegar só velha, e ficou beeeem mais difícil de gostar... meu estilo com certeza está com os Baudelaire e não com o bruxinho. huhu

Sil 16/01/2017

Mau começo
Mas para mim foi um bom começo: gostei tanto que quero comprar toda a série.
Dadá 16/01/2017minha estante
Não faça isso. Não tem um final feliz. Vá ler outra coisa. Não se torture. Começa com um Mau Começo e termina com o (Pior) Fim. rsrsrs

Sil 16/01/2017minha estante
Kkkkkkkk poxaa...parece mesmo ser muito triste...mas eu gostei taaantoo

Dadá 16/01/2017minha estante
kkkkk
Isso que é gostar de sofrer! rsrs

Sil 16/01/2017minha estante
Kkkkkkk pior que ano passado eu li muitos livros tristes mesmo. Acho que é fase so kkkkk

biathomas 10/10/2021

Li em algumas horas
Ganhei o livro de aniversário e li em algumas horas.
O tamanho do livro em si é bem pequeno, o que facilita a leitura, o tamanho da letra e o espaçamento na pág tb fazem a leitura fluir. A escrita é bem simples, todas as palavras ?difíceis? tem seu significado.
Eu adorei muitooo o livro, pretendo ver a série
Soph 10/10/2021minha estante
Caraca leu rapidooo parabens

Larissa 10/10/2021minha estante
Sou doida pra ler ?

biathomas 11/10/2021minha estante
@Soph akakakaka obgggg mas é mtooooo rapido de ler

biathomas 11/10/2021minha estante
@Larissa leiaaaaaa é mto bommmm

maria. 10/05/2021

Resenha- Mau Começo
Gostei muito do livro, apesar de ele ser bem pequeno te prende do início ao fim. Li tudo em um dia e quando terminei já queria o segundo. Eu começei a ler por causa de série, que eu gosto muito. Assim como sempre acontece em qualquer adaptação algumas coisas mudaram do livro para a séries, mas coisas pequenas, que não mudam em nada a história. Lendo o livro eu me senti acompanhando de perto os Boudelaire como se eu estivesse lá com eles. Com certeza recomendo :)
Isa Laviola 10/05/2021minha estante
Ainda bem que você assistiu a série porque só da pra entender toda a saga literária se você assistiu à série e vice versa

maria. 10/05/2021minha estante
entendi, o primeiro eu achei tranquilo, daria para entender, mas o resto eu ainda não li então bom saber :)

Isa Laviola 10/05/2021minha estante
Se você tiver paciência de reassistir a série, eu fui lendo o livro e assistindo os episódios respectivos. Daí o universo ficou bem completinho

maria. 10/05/2021minha estante
aaa eu fiz isso, terminei o primeiro e fui assistir os dois episódios

expressodoslivros9 23/02/2022

Só tristeza?
Releitura dessa jornada que tanto amo. Aparentemente é um livro leve, juvenil e de leitura fácil. Mas trata de tantos assuntos sérios, é tristeza em cima de tristeza? Enfim, eu amo.
Ana Luiza 23/02/2022minha estante
EU AMOOO!! Já li quatro livros até agora e estou muito ansiosa para continuar a saga! ?

expressodoslivros9 23/02/2022minha estante
Amiga, a história é maravilhosa. Eu amo. ?

Ana Luiza 23/02/2022minha estante
SIMMM!!

Ingrid Micthell 18/06/2016

Hello leitores! Tudo bem com vocês? Gente antes de começar quero pedir mil desculpas, á todos! Minha vida tem sido muito corrida, portanto não tem me sobrado tempo para nada! Sei que muitos de vocês devem ter percebido que anda meio sumida, mas juro pra vocês que não é minha culpa HAHAHAHA confesso que não sei dizer quando as coisas vão melhorar me sinto muito triste por saber que não tenho tido a oportunidade de continua, freqüentemente acompanhando o trabalho de vocês, mas contem sempre comigo de qualquer forma e obrigada pelo carinho J~ adeus desabafo.

Bom, alguns dias atrás foram divulgados algumas fotos da serie que será reproduzida na Netflix! Aproveitei para fazer algumas pesquisas sobre essas três adoráveis crianças, pelo que entendi, os livros segue a mesma linha de Harry Potter resumindo não pensei nem duas vezes!!!

Em o mau começo, o primeiro livro da serie de treze livros, somos apresentados os irmãos Baudelaire: Violet, a mais velha, tem quatorze anos de idade, sua principal característica se resume em inventar coisas, Klaus, doze anos, um garotinho adorável e gentil que passa a maior parte do tempo lendo inúmeros livros, Sunny tem apenas um ano e meio balbucia algumas palavras e adora morde coisas.

Lemony narra á estória desde o inicio de forma poética que prende o leitor. Durante um passeio na praia os irmãos Baudelaire são surpreendidos por uma terrível noticia! A mansão onde moravam havia sido incendiada e seus pais estavam mortos. O Sr. Poe, banqueiro da família especificou que testamento exige que: As crianças sejam entregues a um parente mais próximo, para que possam viver nas melhores condições, “a fortuna não será usada de forma alguma, até Violet atingir a maior idade”.

O conde Olaf e único parente vivem, e primo em quarto grau, um homem desprezível que vive em uma mansão deplorável, com quadros estranhos e vários olhos pintados, restavam apenas uma cama para três irmãos e mingau de aveia no café da amanhã. Olaf será capaz de tudo para colocar as mãos na fortuna dos Baudelaire.

Preciso confessar que, o que me conquistou durante a leitura foi á falta de sorte dos irmãos Baudelaire, tudo parecia perfeitamente real mesmo com algumas características infiltradas na estória, na maioria das vezes os autores tentam encontrar meios de fazer com que tudo de certo, mas na vida real não é assim! Lemony deixa claro desde o inicio que se você esta a procura de um final feliz, no fim desta estória e melhor que você feche o livro.

Estou completamente apaixonada por esse trio

site: http://resenhaatual.blogspot.com.br/2016/05/lendo-desventuras-em-serie-1-mau-comeco.html
tah 25/06/2016minha estante
oi td bem?
onde vc achou pra comprar? quero mt ler

Ingrid Micthell 06/07/2016minha estante
Olá flor, desculpa a demora! Na livraria leitura, mas na amazon também tem, é o melhor site de comprar :)

tah 27/07/2016minha estante
ahh muitoo obrigada (:

Diego Lima 01/05/2022

O livro é uma introdução sobre o universo, os personagens e suas motivações. Nele conhecemos os irmãos Blaudelaire, onde logo nas primeiras páginas já perdem os pais, se tornando órfãos e herdeiros de uma grande fortuna.

Algo bastante interessante é saber das habilidades especiais de cada Blaudelaire: uma é inventora de máquinas, outro um leitor capaz de ter um vasto conhecimento e a caçula tem uma mordida potente - espero vê-la com mais ações nos próximos livros.

O livro é infanto juvenil, bem básico na sua estrutura, justamente visando introduzir jovens leitores ao mundo do imaginário, todavia, é uma história a qual pode prender leitores de outras faixas etárias pelo entretenimento e o teor cômico do autor. Vale a pena conhecer um pouco mais dessa série.
Thami Zambrano 01/05/2022minha estante
Relendo agora, dez anos depois, acho tudo tão triste ? Kkkkkk

Selma 06/05/2022minha estante
Li os 3 primeiros e pretendo retomar em breve a leitura dos demais da série.

Klaus Costa 17/05/2022minha estante
Comecei a ler ele

AnaJu76 03/03/2022

"O fato de não compreendermos uma coisa não significa que ela seja menos real"

Os Baudelaire já tiveram um começo trágico, e a partir daqui é só ladeira abaixo?

Já assisti a série e gostei muito, tanto que eu quis ler os livros também, a série tá tendo uma adaptação muito boa, porque quase tudo tá igual. Como é bom relembrar essa história?
Gabriel1610 03/03/2022minha estante
O segundo muda bastante da metade pro final, mas leva aos mesmos pontos

Maria 04/03/2022minha estante
Tbm to lendo por causa da série, os 2 primeiros episódios ao menos foi impecáveis em relação ao livros

AnaJu76 04/03/2022minha estante
Nss sim, que adaptação boa

Sarah 20/01/2017

Resenha no blog Sincerando.com, escrita por Sarah Sindorf
Acredito que esse livro não precise de muitas apresentações, mas vamos lá. Ele foi publicado como "Mau começo" aqui no Brasil, pela Companhia das Letras, e conta a história de três órfãos, Violet, Klaus e Sunny, que num incêndio horrível perdem os pais e a casa onde moravam, tendo que ir morar com um parente distante e desconhecido, o Conde Olaf. Como o próprio nome da série diz (Desventuras em Série), a história dos três não é nada feliz.

Os três irmãos são muito apegados e muito inteligentes. Violet é uma jovem e brilhante inventora, Klaus absorve tudo o que lê e é muito perspicaz e a pequena Sunny, como toda criança de colo, adora morder tudo o que vê. Como esperado, o baque de perder tudo em um dia é grande, mas tudo piora quando caem na guarda do Conde Olaf, um homem perverso, e vão morar na sua casa suja e caótica, com uma única cama para os três.

Os adultos no geral me irritaram bastante no livro, uma vez que não parecem dar muito importância ao que as crianças tem a dizer (infelizmente vemos muito disso na nossa sociedade também), o que as expõem ainda mais a riscos que poderiam ser evitados. Mas, de forma geral, gostei da construção dos personagens e espero rever alguns deles nos próximos livros da série.

Essa foi uma releitura, eu comprei o box completo (são 13 livros) tanto em inglês quanto em português, e li a tradução brasileira em 2014. Na época eu não gostei muito do livro e confesso que as várias explicações de vocábulos me irritaram bastante. Já tinha assistido ao filme e acabava comparando os dois e preferindo a adaptação.

Dois anos depois, peguei a edição na língua original, e foi como ler outro livro. Ainda é difícil separar o livro do filme, mas as explicações fizeram mais sentido, já que não tenho tanto vocabulário em inglês e até desconhecia algumas das palavras. De alguma maneira a leitura pareceu fluir melhor também e eu me envolvi mais na história, tendo mais vontade de continuar a série.

Estou curiosa para saber das aventuras que os irmãos ainda vão viver e não vou contar muito mais do enredo porque no final, é um livro pequeno. Gostei bastante das ilustrações e da qualidade das duas edições, mas preferia que a edição original não tivesse as folhas com corte irregular, pois as pontas de algumas páginas amassaram enquanto eu fazia a leitura. A edição brasileira é em capa mole, enquanto a edição em inglês é hardcover e nas duas edições cada volume tem uma cor de lombada diferente.

Vou acompanhar as desventuras dos irmãos e espero continuar gostando da série!

site: http://www.sincerando.com/2017/01/the-bad-beginning.html
Shelly Migoto 20/01/2017minha estante
Gostei da resenha ! Pretendo ler em breve.

Sarah 21/01/2017minha estante
Obrigada! :D

Sarah 21/01/2017minha estante
Obrigada! Depois comenta o que achou :)