Mau Começo Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: Mau Começo

Mateus 28/06/2010

Há muito e muito tempo, desde criança, tenho vontade de ler a coleção Desventuras em Série. Lembro quando havia uma livraria perto de minha casa, e eu ficava namorando os 13 livros da série, imaginando quando chegaria o dia em que eu colocaria minhas mãos nesses pequenos e encantadores livros. Fiquei muito tempo querendo ler, mas depois, esqueci deles. Quando encontrei-os novamente, minha memória foi a mil. Não poderia deixar de comprar. E assim, sem pestanejar, comprei logo o primeiro volume da coleção Desventuras em Série.

Lemony Snicket com certeza é o gênio do estilo cômico-dramático. Seu jeito de escrever é diferente de todos os outros autores que já li, ao mesmo tempo que nos emociona, nos faz rir. Se em um momento você se entristece por acompanhar alguma desgraça na vida dos Boudeleir, no momento seguinte irá rir e muito dos devaneios, ironias e piadas de Snicket.

Acompanhar a família Boudeleir foi indescritível, foi como se eu fizesse parte dela. Violet, com com sua grande capacidade de criar invenções. Klaus, com sua grande fome de livros e conhecimento (foi o personagem com que mais me identifiquei). Sunny, a pequena Boudeleir, com seus pequenos dentes afiados dispostos a morder tudo. E eu estava ali no meio, lendo tudo minuciosamente. Era parte da família, era parte da história.

Por mais que tente entender como uma história tão simples assim me fascinou tanto, não consigo. Mas talvez seja essa a explicação: a grande simplicidade da história é seu ponto forte. Talvez se o livro tivesse mais fantasia, mais terror, mais comédia, não seria tão bom. Seu jeito de mostrar o dia-a-dia da família é incrível. Possui personagens marcantes, desenrolar surpreendente. Tudo na medida certa. Para quem não leu, aí vai a dica: vale muito a pena ler.
Isa 23/07/2010minha estante
UAU! Sua escrição foi muito boa e que envolvimento com o livro , hein. Valeu a dica. Eu simplesmente amei o livro .

Lia 07/03/2012minha estante
Tens razão! A simplicidade do livro é encantadora! Agora vou ler a sala dos répteis!!!

Milena Karla - Mika 04/04/2012minha estante
Nunca consigo começar a comentar alguma resenha sua sem colocar "nossa" no início! Sempre fico com vontade de ler todas as resenhas de livros que você gostou (menos os de terror), e assim está sendo com Desventuras em Série, livros com comédia são os melhores!

Mateus 18/04/2012minha estante
Desventuras em Série é uma série tão engraçado e comovente, com tantos sentimentos se debatendo ao mesmo tempo, que seria difícil não escrever uma resenha como esta. Obrigado pessoal!

Prisch 21/05/2012minha estante
Oh! Quero ler tbm! Antes já queria, mas depois d ler essa resenha calorosa quero + ainda! Q legal q vc conseguiu matar o desejo guardado desde tua infância! ^^

Caroline Lima 19/09/2012minha estante
Nossa! Acabei de decidir: vou comprar. =]

Violetanne 15/11/2012minha estante
minha história com Desventuras é assim também! os namorei por muito tempo, até que consegui comprar a caixa com os 13 e não me arrependo, nunca! são os livros da minha vida (:

LOPE 13/02/2014minha estante
também gostei do livro mas não acho tão engraçado o que o autor escreveu , bom... na verdade na maioria das vezes eu não entendia e pulava essas partes que não incorporavam a historia

jeehloureiro 18/02/2014minha estante
Muito boa mesmo a resenha.. acabei de ler e já fiquei com vontade de comprar a coleção toda!

Tivri 18/01/2016minha estante
contastes a minha história, aí! =D

Thiago 23/12/2017minha estante
Ótima descrição! Ele consegue incitar quem lê a pensar sobre questões profundas de um jeito simples, tragicômico que oscila entre o absurdo e lastimável rs
A série do Netflix até que está conseguindo traduzir até agora esse universo (embora eu o tenha imaginado um pouco mais sóbrio e frio). É uma ótima série. Parabéns pela análise

Lívia 27/06/2020minha estante
Eu estou lendo esse livro, mas não gostei muito, ele é muito triste e chato,mas eu vou dar uma chance para ele, quando crescer mais.

Lívia 27/06/2020minha estante
Na verdade eu também assisti a série toda, também acho que isso me atrapalhou,porque eu já sabia o que ia acontecer

Márcia 06/08/2010

Uma surpresa bastante agradável.
Comecei esse livro apenas por curiosidade. Não me interessava muito pela história. Tinha um pouco de medo que fosse infantil demais também, então não comprei nem o primeiro e comecei a ler em e-book mesmo.Me Surpreendi!
O livro é show! Tem um toque trágico que o próprio autor anuncia e parece adorar.
Tem as aventuras e desventuras das crianças que são por si só encantadoras.
O texto é simplesmente perfeito! Lemony dá explicações ao que se refere uma palavra mais "diferente(?)" no texto, o que deveria deixar a coisa chata, mas acontece o contrário, algumas dessas explicações em determinadas situações da trama chegam a serem cômicas.
O livro é muito bom! Pretendo terminar a série de qualquer maneira.
As aventuras das desventuras dos irmãos órfãos são ótimas opções para pessoas de qualquer idade. De criancinhas mesmo até adultos.

Dani Tiemi 15/12/2009minha estante
Eu estou louca para ler esta série! =0)

KamillaBarcelos 25/12/2009minha estante
Eu também só li um livro da série, mas gostei mto.

O autor é irônico e divertido. Adorei!

Tiago 02/02/2010minha estante
Tbm estou louco para ler essa série. Mas não encontro em nenhuma livraria.

Rafa 20/03/2010minha estante
Concordo plenamente com tudo!!! Li o primeiro livro aos 12 anos e até hoje não consegui terminar toda a série, mas pretendo! Adoro os orfãos principalmente a Sunny.Ela é um encanto!

Bianca Boonen 18/04/2010minha estante
Já li toda a série... E adorei!! Recomendo super :D

gab 02/04/2020

Melhor saga infantil
Relendo já com 21 anos na cara e essa saga nunca perde a magia e a graça.

Andreia Santana 16/10/2011

Agora vocês já sabem de onde vem Violet B.
Desventuras em Série são treze volumes, mas tão gostosos de ler que a gente nem percebe. Conta a história dos irmãos Baudelaire (Violet, uma inventora de 14 anos; Klaus, um leitor compulsivo de 12, e Sunny, um bebê para lá de precoce) e todas as dificuldades que eles precisam enfrentar após a morte misteriosa dos pais.

Fugindo do pérfido Conde Olaf e esbarrando em tipos caricatos mas que representam um pouco de todo tipo de gente que há no mundo, os Baudelaire amadurecem a cada livro, tentando descobrir o que aconteceu com seus pais e com a fortuna da família.

O livro, embora tenha todo tipo de situação nonsense que se pode imaginar e em certas passagens dê a impressão de que o autor perdeu o fio da meada, é autodescoberta das boas. Ninguém que embarca com os irmãos nessa viagem no decorrer dos 13 livros continua tendo a mesma visão de mundo ao final da jornada.

A brincadeira, sim, Desventuras em Série é uma grande brincadeira com as tragédias da vida (a começar pelo título e pela apresentação da série: as desditas das três crianças mais azaradas do mundo), começa com o próprio autor. Lemony Snicket é um misterioso narrador-personagem, mas é também o alter ego do escritor e roteirista Daniel Handler. Autor, personagem e narrador se confundem de propósito, como a nos lembrar de que cotidianamente estamos desempenhando papeis os mais diversos e que muitas vezes nos perdemos na encenação. Se perder inclusive faz parte do espetáculo.

Os conceitos de certo, errado, verdade, mentira, o que é ser mocinho e o que representa ser vilão nos tempos de hoje mostram que para sobreviver a este mundo cão é preciso ser maleável, mas não abrir mão de uma ética pessoal que sirva de guia mesmo nas situações mais tenebrosas. O livro não é politicamente incorreto, mas também não é moralista, é só a realidade conflituosa da alma humana travestida em brincadeira de criança. Não faltam elementos mórbidos e escatológicos, não faltam lágrimas e principalmente, apesar do título, sobra muito otimismo!

Duda 23/07/2020

Mau Começo
Perfeito!! Amei demais a leitura, bem leve, fluida, de modo que atiça a imaginação. Já conhecia a história, porém só o início, e mesmo assim valeu muito a pena ler, me deixou com vontade e interesse de saber o que acontece em todo o resto e o desfecho.

Riptideisa 12/04/2020

Adorei, a escrita é leve e apresenta a pronúncia do nome dos personagens

raffiudes 06/08/2020

Vontade de abraçar os Baudelaire.
Conde Olaf é um ser desprezível e, juntamente com ele, o senhor Poe que mais se preocupa com a fortuna das crianças do que com elas próprias. Livro muito legal, recomendo.
Ana 06/08/2020minha estante
Recomendo todos os livros de Desventuras em Série! Muito bons!

Nicole 24/02/2020

Amei demais
Achei muito parecido com o filme.
Carol Mayara 24/02/2020minha estante
Meninaaaa, eu pretendo ler a série toda primeiro,para depois ver o filme e a série da Netflix, mas já fico feliz em saber que é parecido rsrsrs ;)

Nicole 25/02/2020minha estante
Eu amei mais o filme do que a série é irei ler a série toda.

juliarfs 04/08/2020

ótimo primeiro livro, apresentou muito bem os personagens, e que raiva do conde olaf aaaaaa
.d.e.i.s.e. 04/08/2020minha estante
Queroooo ler

juliarfs 04/08/2020minha estante
eu amei, a série é bem fiel ao livro, e a leitura é rapidinhaa

Jonas (@castelodepaginas) 15/06/2020

Mau Começo
Fiz a resenha no meu blog, por favor acessem, se inscrevam

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/desventuras-em-serie.html

Júlia Brito B. 21/09/2020

Amei...
Eu gostei da história vendo o filme, quando lançou a série me apaixonei e resolvi comprar os livros. Esse é o primeiro livro, são 13, e é um livro maravilhoso, escrita fácil e que prende o leitor, uma história tanto para crianças quanto para adultos. O livro trás uma história inovadora, nunca tinha lido nada parecido, e se você procura uma aventura, com reviravoltas surpreendentes, essa série de livros é ideal.

Joy Dotta 17/10/2020

Mal Começo, título que aqui significa "um começo promissor"
O primeiro livro de Desventuras em Série ao contrário do que o título sugere é um início muito bom para a jornada dos Órfãos Baudelaire.

Lemony Snicket é o mestre do tragicômico, isto é o mestre da mescla em tragédia e comédia em um livro simples escrito para um público infantojuvenil. Mal Começo é a introdução perfeita ao universo de Desventuras em Série e me encantou de diversas formas.

Neste livro conhecemos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire, Conde Olaf e muitos outros personagens que se destacam por terem características e habilidades muito específicas. Embora os personagens não tenham um alto grau de complexidade eles são encantadores e fáceis de se relacionar. Durante a leitura me vi bastante apegada a cada um dos personagens e torci por eles do início ao fim.

O enredo é bastante simples mas o verdadeiro mérito da obra está na maneira como a história é contada. O narrador, Lemony, faz intervenções com curiosidades e referências a obras e a personalidades famosas, o que me fez buscar mais sobre cada um dos nomes mencionados e prestar atenção nas entrelinhas. O contraste entre a simplicidade do enredo e a sutileza dos detalhes colocados pelo autor criam uma atmosfera única para a história, tornando a mesma difícil de classificar. Não sei bem quando e onde se passa Mau Começo, também não sei se qual o gênero exato do livro mas a verdade é que isso pouco importa. O brilho do livro está no absurdo, os adultos são absurdos, as habilidades das crianças são absurdas, os acontecimentos são mais absurdos ainda e isso torna o livro diferente por mais comum que seja.

Enfim, Mau Começo é um prato cheio pra quem gosta de uma boa fantasia com toque de humor e que seja fã de livros infantujuvenis!

ellenray 09/04/2020

Primeiro de 13, simplesmente apaixonada na saga

Anny Campos 26/02/2020

Comecei a ler a série finalmente. Amei o volume 1, agora quero o resto da série. Foi bem adaptado pela Netflix e o conde Olaf do Jim Carrey não sai da cabeça mesmo enquanto lia o livro kkkkk