Mau Começo

Mau Começo Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: Mau Começo

Cristiane 19/02/2023

Um pouco de literatura infantojuvenil para espairecer e distrair a mente!

Um série de livros sem final feliz é o que nos aguarda!
João 19/02/2023minha estante
a cada livro que passa, a história só fica melhor. boa leitura!!

Gabriela3115 28/03/2021

Passei raiva no primeiro livro, ainda tem mais 12 dessa série para eu estressar mais (espero não ficar careca lendo).

Tem a série na Netflix e eu amo ?

xelaoloc 07/02/2022

Resumindo em 2 palavras: Cômico e trágico
Se você espera uma resenha contando sobre as maravilhosas aventuras dos Baudelaire, é melhor procurar outra resenha....

Caro ser que lê está humilde resenha neste app para quem gosta de ler -- que neste contexto significa "otári@ que sofre por personagens fictícios";

Gostaria de começar citando palavras do próprio autor, Lemony, um narrador único e incrível que começa sua amada história com o seguinte: "Se vocês se interessam por histórias com final feliz, é melhor ler algum outro livro.", prevendo e alertando o cidadão de bem que planeja começar esta aventura com o maravilhoso Mau Começo, dos futuros e diversos infortúneos -- que aqui quer dizer "desgraças", que estarão no caminho dos órfãos Baudelaire, três crianças (órfãs) incrivelmente sem sorte e que terão de lidar com o Olaf!!

As pequenas crianças perderam os pais e sua casa -- e seus ??????, em um incendio suspeito, e apartir deste momento elas estão sob o cuidado do sr. Poe até que este encontre um parente para ficar com suas guardas até a mais velha Baudelaire se tornar maior de idade e ter acesso a toda a fortuna de seus, agora e para sempre "sumidos" pais -- "mortos", caso você não entenda a arte da sutileza, mas isto não poderia ser tão simples assim.....

Ah, sim, os pobres órfãos..... Oh

Sinto muito, aparentamente ocorreu um desentendimento algumas palavras atrás, espero deixar claro que não estou me referindo ao amável e gelado boneco de neve criado por uma irmã-rainha-quesoltagelo num momento de vulnerabilidade em um filme infantil. Estou falando do Conde Olaf, o grande arqui-inimigo de crianças entre 14 anos e alguns meses de vida.

Certo, agora que o erro fora reparado posso continuar a lhes dizer sobre os infortúneos que acompanham os pobres órfãos, mas para isso são precisos exatos 13 livros para explicar toda a história; os quais estou partircularmente empolgada, significando "animada" ou "ansiosa", para me aventurar muito em breve.

"Há muitos tipos de livros no mundo, o que faz sentido, porque há muitos e muitos tipos de pessoas, e os gostos são diferentes."

Ps; Me esqueci de resaltar sobre o humor maravilhoso e a escrita envolvente de Limão. Oh, perdão novamente. "(...) o humor maravilhoso e a escrita envolvente de ??????"  este cara é um gênio -- "alguém muito esperto" , "de inteligência avançada"; mas lembre-se, ao ler sobre as infelizes vidas de Violet, Klaus e Sunny Baudelaire -- também conhecidos como "os órfãos", será por sua própria conta e risco.......... Lemony te alertou diversas vezes sobre o rumo dessa longa jornada.

Ps2; Se por um acaso você, ó ser que continua a ler esta resenha, já tiver assistido ou visto sobre a vida dos Baudelaire em alguma tela, não se aflita por saber o desfecho da aventura, ao menos o final deste tem um específico detalhe diferente do amado e agora já antigo filme. De qualquer maneira, boa sorte com o que vem a seguir -- acredite, você vai precisar.

Respeitosamente,
??? ????
Ana Coló

Márcia 06/08/2010

Uma surpresa bastante agradável.
Comecei esse livro apenas por curiosidade. Não me interessava muito pela história. Tinha um pouco de medo que fosse infantil demais também, então não comprei nem o primeiro e comecei a ler em e-book mesmo.Me Surpreendi!
O livro é show! Tem um toque trágico que o próprio autor anuncia e parece adorar.
Tem as aventuras e desventuras das crianças que são por si só encantadoras.
O texto é simplesmente perfeito! Lemony dá explicações ao que se refere uma palavra mais "diferente(?)" no texto, o que deveria deixar a coisa chata, mas acontece o contrário, algumas dessas explicações em determinadas situações da trama chegam a serem cômicas.
O livro é muito bom! Pretendo terminar a série de qualquer maneira.
As aventuras das desventuras dos irmãos órfãos são ótimas opções para pessoas de qualquer idade. De criancinhas mesmo até adultos.

Lela Tiemi 15/12/2009minha estante
Eu estou louca para ler esta série! =0)

KamillaBarcelos 25/12/2009minha estante
Eu também só li um livro da série, mas gostei mto.

O autor é irônico e divertido. Adorei!

Tiago 02/02/2010minha estante
Tbm estou louco para ler essa série. Mas não encontro em nenhuma livraria.

Rafa 20/03/2010minha estante
Concordo plenamente com tudo!!! Li o primeiro livro aos 12 anos e até hoje não consegui terminar toda a série, mas pretendo! Adoro os orfãos principalmente a Sunny.Ela é um encanto!

Bianca Boonen 18/04/2010minha estante
Já li toda a série... E adorei!! Recomendo super :D

psraissafreire 04/05/2021

O começo da desgraça dos Baudelaire
EU. AMEI. COM TODO. MEU. CORAÇÃO!

Os irmãos Violet, Klaus e Sunny Baudelaire perderam os pais em um incêndio terrível, de forma que uma série de desventuras começam em suas vidas a partir desse momento. Por causa dessa perda, eles têm que viver com seu mais novo tutor, o desprezível Conde Olaf, que fará de tudo para pôr as mãos na fortuna das crianças.

Essa história chegou até mim em 2017 por meio do seriado produzido pela Netflix. Demorei bastante tempo para ter a informação de que era baseada em livros e demorei MAIS ainda pra ler um deles, porém essa demora valeu super a pena.

Um livro curto, fácil e com um cenário que pode ser ainda mais explorado, "Mau Começo" é não só uma introdução perfeita para uma série de 13 obras, como também para novos leitores, já que a narrativa é bem instigante e dá vontade de querer saber mais e mais sobre os (infelizmente) infortúnios dos irmãos Baudelaire.

O narrador que conhecemos por Lemony Snicket tem um jeito de contar essas desventuras que me conquistou de uma forma totalmente única. Ele não se aventura juntamente com os protagonistas, mas tem um fundo de mistério que faz ele parecer um protagonista também.

E claro que eu tenho que dar destaque ao que já mencionei aqui: o mistério. Se você acha que a história é simplesmente os irmãos fugindo do vilão de tutor para tutor e fica por isso, você está enganado. Pelo que vi na série (que se mostrou MUITO, mas MUITO fiel à obra original) temos também coisas ainda mais interessantes a serem desvendadas, que vamos acompanhar com a inventora Violet, o leitor mais que excepicional Klaus e a de dentes afiados Sunny.

Mais um para meta do ano e finalizado com grande felicidade. Obrigada por ler até aqui e te vejo na próxima!

"A primeira opinião que você tem sobre qualquer coisa poder mudar com o tempo." ??

PS: se puderem também, vejam a série! Ela complementa muito bem os fatos já que vemos outras cenas que não são narradas nos livros.??
Gezebel 04/05/2021minha estante
É uma série perfeita!!!

psraissafreire 04/05/2021minha estante
Nossa, já o primeiro livro mostrou-se um favorito... E eu amo o seriado da Netflix! Estou ansiosíssima para ler os próximos ????

Karoline88 25/04/2022

e (não) foram felizes para sempre
o livro já começa contando logo que não é uma história de final feliz, então você já começa a ler ciente de que vai surtar ?

leitura bem facinha, rápida e é só o começo das Desventuras em Série?
Lucas1429 25/04/2022minha estante
a série da netflix é perfeita, talvez eu leia um dia!!

Karoline88 25/04/2022minha estante
eu nunca vi a série, mas pretendo depois que terminar de ler

Gabi.Rauber 03/08/2021

Mau Começo
Eu me arrependo horrores de ter visto a série antes de ler os livros. Eu literalmente terminei o livro em uma madrugada de tão bom que é!! Recomendo muito
Nanda544 03/08/2021minha estante
Quando eu assisti o filme nem sabia que tinha livro, o erro

vii 04/08/2021minha estante
nossaaaa eu assisti a série inteira umas 3 vezes, sem nem imaginar que tinham os livros ???

Ar_thurr 05/07/2021

Uma leitura bem flúida, o desenrolar da história passa e você nem percebe, o melhor o Narrador (Lemony snicket) interrompendo a histório por ter que sair kkkk Um história explêndida, e vc que já assistiu a série, por favor leia os livros, eu tô amando.

Wilde Green 16/01/2022minha estante
Conheci a série quando tinha 18 anos. Na época comprei o primeiro volume e o li, mas na livraria não tinha os outros. O tempo passou e eu esqueci dos livros. Então um dia, muitos anos depois, encontrei o box novinho numa livraria. Era uma edição linda, os 13, numa caixa cheia de ilustrações da série. Fiquei namorando aquele box por dias até que decidi comprar e dar de presente a minha esposa - na época ela também gostava da história. Mas minha esposa nunca leu e eu achei que também nunca leria. Mas de onde eu menos esperava veio a oportunidade de ler: meu filho, então com 10 anos, pegou o primeiro volume na nossa estante de livros e não parou mais. Seguiu pelos 13 volumes durante um ano e concluiu a série. Eu li tudo junto com ele. Foi uma experiência muito bacana. Snicket é um escritor excelente, tem uma voz narrativa única e conversa com o leitor com frequência no desenrolar da trama. O senso de humor peculiar diverte e torna a leitura leve. Meu filho gostou muito e o tem como uma referência literária. O fato de ele ter me puxado pra ler essa série com ele foi um dos maiores presentes que eu já ganhei. Um grande presente de filho pra pai.

Nieta 14/04/2021

Se você já viu a série e/ou o filme vai adorar ver as pequenas diferenças. Por exemplo: o homem com mão de gancho é BEM mais assustador do que na série ?
ju_pimenta_fernandes 14/04/2021minha estante
Concordo kkkkk

Julia.Paula 14/04/2021minha estante
Esse livro é perfeito, amo essa série ?

lindoso 24/05/2021

Começando a engatar pra algo maior
Sem dúvidas amo a Saga Desventuras em Série, mas esse primeiro volume ainda não tinha nada de tão extraordinário. Fez uma boa apresentação dos personagens que por si só além de característicos, são bem únicos.
Foi um bom começo (olha que ironia), de começar a obra. Começou com o pé direito, e da vontade de você ler os próximos.

L Soares 07/05/2022

Essa foi uma releitura. Algo que raramente faço.

O início da história dos órfãos Baudelaire. Após perder os pais em um trágico incêndio, os três irmãos desafortunados começam sua jornada de desventuras nas mãos de seu primeiro tutor.

Eu gosto muito dessa série. Que li pela primeira vez exatamente 10 atrás.

Um livro infantil com uma linguagem reagente perfeita. Ele para pra explicar conceitos e utilização de palavras ou expressões. E explica tudo de forma muito orgânica com a narrativa, sem parecer uma interrupção forçada.

Apesar de ser uma história de tragédias e com muitos atos vilanescos e sádicos. A história narrada num tom de livro infantil, criando todo um clima muito familiar.

É muito fácil ter empatia pelos três órfãos e odiar o Conde Olaf, o vilão.

E toda a tenebrosa história é conciliada com a ternura entre os irmãos.

É um livro muito bom. Que de mau começo tem só o nome, mentira, pras crianças é péssimo. Mas como série de livros é ótimo mesmo.

PS. A série da Netflix é uma adaptação muito boa de verdade, que conseguiu captar muito perfeitamente o clima e a linguagem dos livros e transportar pra tela. 2 episódios para cada livro. E um elenco muito bem escolhido, destaque para Neil Patrick Harris como o vilão.

Mano 24/08/2021

Gostei bastante, conheci os livros por causa da série, tudo muito parecido, me trouxe muitas lembranças.
Ariene1 24/08/2021minha estante
Continue