Adolf #05

Adolf #05 Osamu Tezuka

Resenhas - Adolf - Vol. 5

Jaqueline 10/09/2022

Ficou faltando algo
Depois de um volume anterior muito bom, criei expectativas altíssimas para o mangá de encerramento. Fui, entretanto, surpreendida com uma qualidade diferente: histórias sem encerramento, personagens esquecidos ou que mudaram radicalmente, um final apressado e uma transição desnecessária da 2ª guerra mundial para outro conflito armado.
Ao ler o posfácio do Osamu Tezuka, fica evidente que o próprio autor identifica alguns desses pontos como partes que ele gostaria de ter desenvolvido melhor.

De forma geral, tive uma experiência de leitura interessante, mas alguns aspectos (principalmente as violências sofridas pelas mulheres) foram bem incômodos para mim. Além disso, Adolf é um daqueles mangás que você não consegue ter um personagem preferido porque ou eles são muito secundários, ou eles simplesmente te decepcionam de forma muito contundente (como foi o Camil para mim). Por outro lado, considero como um dos maiores méritos da obra o retrato da transformação de alguns dos personagens com a intensificação das guerras.

Polyanne 15/03/2011

Sensacional!!!
Contos narrados durante a segunda guerra mundial de fato podem gerar uma variedade imensa de dramas e aventuras por exemplo; porém Tezuka simplesmente foi brilhante nessas 5 edições de "Adolf".
Esse último volume compartilha com o anterior os melhores momentos de toda a saga dos 3 Adolf e de Soge. Muito dramaaa, muita tristeza e momentos chocantes são mostrados de uma maneira muito realista. Adorei tudo...a trama, as conspirações, e principalmente os dramas pessoais de cada personagem.
No final, o autor declara que gostaria de ter trabalhado melhor o final de alguns personagens, as mulheres entre outras coisas, mas teve que terminar antes e que por isso o trabalho não foi "brilhante". Bom, eu discordo, de fato algumas coisas que o ator citou podia sim terem sido mais trabalhadas...Mas, francamente NEM SENTI FALTA!
FANTÁSTICO!
Ka 25/12/2013minha estante
Valeu a dica e a resenha, Polyanne. Irei ler.

Pablitxo 17/11/2018

O fim dos Adolfs
Finalizando a leitura dessa série histórica e fictícia, mas ao mesmo tempo real, dos dois amigos que compartilham o mesmo nome, mas ideologias desiguais. A forma trágica de como os caminhos foram divergindo para Adolf Kaufmann e Adolf Camil, antes melhores amigos, marcou a narrativa deste derradeiro volume.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A volta de Kaufmann, já adulto, a Kobe concluiu o ciclo da sua história, que começou ainda criança nessa mesma cidade. É notável a mudança de comportamento dele, seja com Camil, seja com Elisa, a judia alemã que ele ajudou a fugir das garras do nazismo. Ao mesmo tempo, é mostrado os horrores da guerra no Japão e a derrocada de Hitler na Alemanha.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
“Esta foi a história de três homens, todos chamados Adolf. Cada um deles trilhou um caminho diferente, mas estavam todos ligados pelo fio do destino”.