The Dark World

The Dark World L. F. Faria

Resenhas - The Dark World

Luiza Helena (@balaiodebabados) 03/07/2017

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
Imagina só: férias, um verão maroto em Londres, mas você tendo que trabalhar para juntar um dinheiro pra faculdade? Esse seria o verão de John Blake. Não eram bem seus planos, mas ele estava naquela de “aceita que dói menos”.

Como monitor no Acampamento Blue Light, logo no primeiro dia ele fez amizade com Ryan e Charlotte, que também trabalhariam como monitores no acampamento. Mas o que os três não imaginariam que algo tipo um apocalipse zumbi iria acontecer.

"Enquanto houver chances de batalha, não devemos desistir. Enquanto enfrentarmos os nossos medos iremos fazer a esperança crescer dentro de cada um de nós."

Se eu pudesse resumir o livro em uma só palavra, seria angústia. A cada página, pairava aquela dúvida se eles iriam conseguir sair dali vivos. Os acontecimentos duram em um pequeno espaço de tempo, mas olha.. Quando se está fugindo de humanos que não são mais humanos, cada segundo se torna uma eternidade.

"Existe uma diferença entre ter medo e ser o medo. Ter medo é temer aquilo que te assombra e ser o medo é se tornar tudo aquilo que sempre temeu."

Todo o cenário da história me lembrou muito The Walking Dead. Os Imortais - que são as criaturas sem almas que ficaram louconas e saem atacando todo mundo - foram muito bem caracterizados. Eu só conseguia imaginar como os zumbis de TWD ou do jogo Left 4 Dead (#sdds), ou seja, os bichinhos passavam longe de serem fofos.

Boa parte do livro, vemos John, Ryan e Charlotte brigando, matando e fugindo dos Imortais. As cenas de ações são bem descritas e de tirar o fôlego. A cada ataque dos Imortais, fiquei rezando para que nenhum deles se transformasse.

"[...] pior parte de tudo isso é que nós devemos enfrentar os nossos medos, mas não criando novos pesadelos."

O foco da história está em John, mas Charlotte e Ryan também tem seu destaque. Amei a amizade entre três, que só se fortaleceu em meio ao caos. Apesar da personalidade dos personagens não ter sido muito aprofundada, é difícil não se apegar a eles. E Luis deixa a gente com a pulga atrás da orelha por conta de algumas coisas do passado de John.

"Todos têm cicatrizes, muitas delas permanentes, mas elas não durarão para sempre se você não quiser."

E quando rola aquele alívio que tudo pode acabar bem para os nossos heróis, vem aquele final avassalador com um super gancho. Cadê a continuação nessas horas hein?

Se você está procurando uma leitura que te prenda e tire o fôlego, Escuridão é o livro certo.

Leia mais resenhas em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/

Silvana 20/08/2017

John Blake tem dezenove anos e está prestes a começar em seu primeiro trabalho. Como sempre foi fascinado por descobrir fatos históricos sobre os lugares que visitava, ele decidiu que vai estudar História na faculdade, e para ajudar com o pagamento das mensalidades, ele aceitou esse emprego de verão. Ele vai trabalhar como monitor de campistas em um acampamento chamado Blue Ligh, em Wells, uma pequena cidade à quase 190 km de Londres, cidade onde ele reside. Mas as coisas não começam nada bem. Ele tem um pesadelo horrível durante a noite, onde ele é atacado por criaturas que não são nem humanas, nem animais, e por mais que tente escapar, ele é pego e acaba se tornando uma delas. E mesmo acordado, aquela sensação ruim, de escuridão, continua com ele. E mesmo durante a viagem, ele não consegue parar de se sentir estranho e até começa a ver coisas que não existem, chegando a achar que está ficando maluco.

Mas quando ele finalmente chega em Wells, a menor cidade da Inglaterra e com ar medieval em suas construções, um alivio parece tomar conta de seu corpo e ele tem certeza de que tudo não passou apenas de um pesadelo mesmo. John fica fascinado pela cidade, mas como já está atrasado para a recepção dos funcionários, ele decide voltar para explorar a cidade assim que tiver uma folga e segue para o acampamento. Como chega atrasado, John leva uma bronca do seu chefe. Ele é designado para a cabana laranja e logo faz amizade com Charlotte Lynn, uma monitora muito bonita que chama sua atenção e também com Ryan Wils, um monitor que pela aparência mais parece um galã de novela. E descobre que esse também é o primeiro emprego dos dois e que assim como ele, eles também são de Londres. E mesmo ficando em equipes rivais no acampamento, eles acreditam que podem ser amigos. E as coisas não demoram a esquentar.

Logo após a chegada dos campistas, a disputa começa e para John que ficou com a pior equipe, os garotos mais velhos, só resta torcer para que não aconteça nada de errado. No fim do dia John está exausto e decide se afastar um pouco dos campistas para ler um pouco. Mas ele ouve um barulho e decide investigar. Quando ele procura Ryan para saber se ele ouviu algo, ele não encontra Ryan em lugar nenhum e chama Charlotte para procurar Ryan com ele. Eles encontram Ryan na floresta perto do acampamento e é quando o pesadelo que John teve a noite vira realidade. Criaturas que um dia já foram humanas surgem de todos os lados atacando o que encontram pela frente. Eles conseguem escapar e voltar para o acampamento, mas decidem não falar nada sobre o que aconteceu. Porém no dia seguinte as criaturas chegam até eles destruindo o acampamento. Somente os três sobrevivem. Sua única opção é tentar achar ajuda em Wells. O que eles nem imaginam é que Wells foi isolada e eles estão presos com milhares de criaturas sedentas por carne viva.

" — Bem vindo ao meu mundo — disse John cansadamente. — Tenho eles desde ontem. Eu tinha muito medo de certas coisas e elas se tornaram real. Tinha medo do escuro e agora estamos vivendo nele. A pior parte disso tudo, é que nós devemos enfrentar os nossos medos, mas não criando novos pesadelos.
— Existe uma diferença entre ter medo e ser o medo. Ter medo é temer aquilo que te assombra e ser o medo é tornar-se tudo àquilo que sempre temeu — disse Ryan à ele.
— E é por isso que estamos tentando fugir — disse. — Por que não queremos nos tornar um deles. "

Já falei para vocês que adoro livros com zumbis, mas que não é tão fácil encontrar livros bons com esse tema. Mas ultimamente dei sorte, os últimos dois que li, gostei bastante. Escuridão é o primeiro livro que imagino ser de uma série. E ele já começa muito eletrizante com uma lenda sendo apresentada aos leitores. Mas será que é lenda mesmo. Não dizem que toda lenda começa com uma verdade? Logo em seguida conhecemos John, nosso protagonista e ele tem um pesadelo muito estranho. Sabe aqueles sonhos que mesmo depois que você acorda, ainda parece estar nele? É assim que ele se sente. E ainda quando a coisa é boa, queremos continuar no sonho, mas no caso aqui, ele não quer nem lembrar do que sonhou. Afinal esse não é o pesadelo da muitas pessoas? Se não fosse assim não teríamos tantos filmes, séries, livros e jogos com o tema.

E o pesadelo acaba se tornando realidade. Eu já falei aqui outras vezes que se acontece algo do tipo eu morria já na primeira hora, porque sou muito mole. Mas acho que só se acontecer mesmo para a gente saber qual é a nossa reação e do que somos capaz. Será que o instinto de sobrevivência fala mais alto? E sobrevivência é a palavra aqui. A história toda é de tirar o folego, é ação o tempo todo. Eles mal sobrevivem a um ataque e já vem mais uma horda de Imortais, como eles são chamados na história. Então o livro é daqueles de tirar o folego. Se você piscar perde alguma coisa. Parecia até um filme. E os zumbis aqui não são tontos não. Eles são rápidos e dão um trabalhão para morrer. Eu achei que eles não iam conseguir hehe.

Temos três personagens principais, apesar de John ser o protagonista, mas, todos comemoram, não temos triângulo amoroso. John tem um passado na história que não foi revelado, mas teve várias insinuações e eu fiquei aqui morrendo de curiosidade para saber mais sobre isso. Agora o ponto alto do livro é como começou esse "apocalipse zumbi". Eu estou aqui me coçando para contar para vocês, mas seria um tremendo de um spoiler. Mas confesso que fiquei de boca aberta. Geralmente não temos esse tipo de explicação nos livros do gênero. E o livro termina de uma maneira que precisamos da continuação. Então só me resta recomendar o livro para quem gosta do gênero. Ele cumpre o que promete. E vou torcer para que saia logo o segundo, porque preciso de respostas.

"Isto é real. Afinal você viu o homem, você também viu o seu futuro, John. Você foi um deles. Você é deles. Você será um deles. "

site: https://blogprefacio.blogspot.com.br/2017/07/resenha-dark-world-escuridao-l-f-farias.html