Uma Longa Jornada Para Casa

Resenhas - Uma Longa Jornada Para Casa

1 | 2 | 3 | 4

Naylla.Carlins 06/04/2021

Cansativo
Uma história de começo triste, mas com um final feliz. O livro tem muitos detalhes repetidos e isso deixou a leitura cansativa.
Marlene Koch 14/12/2022minha estante
Estou no meio do livro e como gosto muito de cães, consigo ler o livro como se fosse um cachorrinho perdido ou abandonado. Um animal abandonado passa por tudo que igual: Humanos atiram pedras, são invisíveis, comem resto de alimento, se escondem de medo dos humanos, podem ser levados para algum canil, alguém pode adotar e salvar o animalzinho. Tal qual acontece com milhares de crianças em alguns países, acontece com animais no mundo todo. As histórias de sobrevivência ou não são as mesmas.

elisaarrudaa 09/10/2021

"Agora tenho duas famílias, não duas identidades."
li esse livro para a escola e achei muito interessante a jornada do autor desde criança até os dias atuais, e como a sua determinação o levou de volta para casa. por não ser um gênero que geralmente leio, não dei uma classificação muito alta, mas recomendo o livro para aqueles que querem uma prova de que a persistência e a força de vontade vão longe.

Jéssica Berton 12/02/2021

Emocionante
O filme Lion que foi indicado ao Oscar foi baseado neste livro, o filme é bem fiel ao livro, mas óbvio que o livro é muito mais completo, descritivo e informa o que aconteceu com cada personagem.

Também trás a cultura e curiosidades sobre a Índia, o quanto as crianças são negligenciadas pelas autoridades, desde pequenas são abandonadas ou órfãs e são obrigadas a se sustentar sozinhas, correndo perigo de ser estrupadas, vendidas, assassinadas e até o mercado negro do tráfico de órgãos, são poucos que conseguem ter uma sorte melhor. É de partir o coração, recomendo tanto o livro como filme, ambos são emocionantes com muita reflexão.

Fernanda.Avila 23/01/2021

Emocionante
Está longe de ser uma super obra prima de literatura e tem um texto simples e fácil, mas é sem dúvida uma das histórias mais emocionantes que eu já li.

É emocionante porque é difícil, improvável, assutadora e, sobretudo, porque é real.
A cada página eu não podia deixar de me sentir impactada com o fato de que todo esse relato aconteceu de fato, que tudo aquilo que o Saaro (autor do livro e protagonista da história) viveu no livro aos 5 anos de idade, aconteceu de verdade.

É impossível ler e não se sentir privilegiado pelo simples fato de poder ler alguma coisa, qualquer coisa. Entre todos os outros privilégios que nós temos. É impossível ler e não refletir sobre a situação desumana que muita pessoas ainda vivem mundo afora. Não há como não pensar em como muita gente reclama de barriga cheia (literalmente inclusive). Eu chorei muito lendo esse livro, ou seja, nenhuma novidade. Mas nesse livro foi aquele choro de soluçar, aquele choro cheio de sentimento mesmo.
Eu havia escolhido um outro livro para ler, mas achei que ia chorar muito e mudei de ideia. A cabei escolhendo esse. Se a ideia era não chorar, posso apenas dizer que escolhi o livro errado. Mas por outro lado, o que ele me acrescentou além das lágrimas valeu cada segundo de leitura.

Apesar da capa de filme muito feia, eu recomendo demais.

alinevianadp 17/01/2022

História real muito tocante!
"De algum modo eu me fortaleci ao provar para mim mesmo que era capaz de me virar".

Resolvi comprar o livro "Uma longa jornada para casa" (2017) após ter assistido ao filme "Lion", que conta a história real de um garotinho de 5 anos de idade que se perdeu do irmão numa estação de trem e, a partir disso, tenta reunir as informações que tem para encontrar o caminho de volta para casa (o filme é ótimo!).

Costumo gostar muito de livros que contam histórias reais. A história narrada é surpreendente e muito tocante, e o livro abre a nossa cabeça para questões muito sérias e importantes, como a questão da adoção, da pobreza, da marginalização e das crianças que se perdem de suas famílias.

O livro é narrado em primeira pessoa. Saroo conta a história de sua infância, de sua adolescência e de parte de sua vida adulta a partir do momento em que se perdeu de seu irmão. De família simples, com condições de vida precária em uma cidade indiana, Saroo e sua família tinham uma carência total de recursos, inclusive de comida. Ele e seus irmãos não frequentavam a escola, mas apesar disso se consideravam razoavelmente felizes. Sua mãe era carregadora de pedras em canteiros de obras, e trabalhava debaixo do sol forte por 6 dias na semana para receber uma parca remuneração. Aos cinco anos de idade Saroo se perde de seu irmão em uma estação ferroviária, vai parar dentro de um trem e sem querer é levado para a cidade de Calcutá. O garotinho não sabe sequer falar de onde veio... :( No início ele tem uma grande esperança de voltar para casa, mas com o passar do tempo essa esperança se converte em resignação, pois Saroo percebe que esse sonho é cada vez mais difícil de se concretizar. Todo o trajeto percorrido pelo protagonista até chegar ao desfecho da história é impressionante e muito comovente.

PS: Juro que não sei falar qual é melhor: o livro ou o filme. Gostei muito dos dois! O filme distorce um pouquinho a história real, mas é ótimo, muito comovente, e o ator que interpreta o Saroo quando criança é um fofo!!!

Para mais indicações, me acompanhe no Instagram: @alinevianadp :)

Marlene Koch 19/12/2022

Uma narrativa da história de vida de Saroo. Saroo apesar de ter medo de cães, dá para ler o livro como se fosse a história de um cãozinho perdido. Comendo restos de comida, fugindo da carrocinha (pessoas que o queriam pegar para levá-lo a um destino incerto), meninos maiores atirando pedras nele, dormindo o relento, salvo de afogamento por um mendigo e largado como se fosse um animal, enfim adotado e a história prossegue......./// a vida de milhões de pessoas podem ser descritas em livros, desde que sobrevivam para contar. Saroo sobrevivu.

Fernanda 17/08/2022

Nessa autobiografia, o indiano-australiano Saroo Brierley narra a sua jornada desde a infância pobre na India até a fase adulta.

O pequeno Saroo, terceiro de quatro filhos,  vivia na cidade de Ganesh Talai com a mãe e os irmãos, após o pai abandonar a família. A vida cheia de privações, em situação  de extrema pobreza, obrigava a mãe a se ausentar de casa por muito tempo  em busca da sobrevivência, carregando pedras em obras de construção em troca de algum dinheiro. As crianças também saíam em busca de restos de comida, moedas ou esmolas, além de cuidarem da irmã caçula, de dois anos.

Numa noite, Saroo, que estava com cinco anos, acompanhava o irmão mais velho numa viagem de trem quando adormece de tanto cansaço. Ao acordar, tenta encontrar o irmão e  acaba embarcando em um trem que atravessa o país, levando-o para Calcutá, uma das cidades mais populosas da Índia. Sem saber informar o sobrenome, o nome da mãe ou a cidade onde morava, o garoto fica vagando pelas ruas, passando por situações angustiantes, até ser resgatado e encaminhado para uma agência de adoção, como descrito na sinopse.

A longa jornada de Saroo é feita de muitos espinhos e algumas flores, de solidão e de afeto, de uma vontade de estar em casa, ainda que  *casa* esteja mais para algo que mora dentro do peito.

Impressões sobre a leitura:

A história é bastante comovente e intensa. O autor não é escritor profissional, então é preciso se soltar dos padrões estabelecidos e embarcar na história em sua essência. Não digo com isso que a escrita é ruim, apenas que é perceptível que foi  construída mais com a alma do que com a técnica de alguns escritores.

Embora sejam abordados temas tão densos, como pobreza extrema, solidão, sofrimento, adoção e laços familiares, o autor não exagera em relação à carga dramática e até consegue transmitir certa leveza na condução da trama. Gostei!

O livro inspirou o filme Lion, uma jornada para casa.
CPF1964 23/08/2022minha estante
Quase comprei este livro ontem.

CPF1964 23/08/2022minha estante
Bela Resenha. ?

Fernanda 31/08/2022minha estante
Eu gostei, mas para quem viu o filme não têm a mesma graça.

CPF1964 31/08/2022minha estante
Não vi o filme, Fernanda.

Fernanda 05/09/2022minha estante
A escrita é um pouco amadora, mas o conteúdo é bom!

CPF1964 05/09/2022minha estante
Desanimei agora ....

Luann 15/04/2021

História contada de um jeito fácil de ser lida e imaginar que uma criança de 5 anos passou por isso tudo, é surpreendente.

Sayure.Tashiro 15/01/2021

Todos irão ficar apreensivos pelo menino Saroo. Um livro de fácil leitura e vai te prender do início ao fim. Tanto o livro com o filme são ótimos.

Claudia 31/10/2020

Esse é um dos livros mais lindos que já li... nos faz pensar sobre muitas coisas que enfrentamos, para inevitavelmente, chegar aonde estamos. Todo sofrimento, dor e desesperança - tudo faz parte do nosso caminho. Como Saroo, também não acredito em religião, mas essa história me comoveu. Claro que, como ele mesmo aponta, ele foi uma criança sortuda que conseguiu sair daquelas ruas, e as outras crianças enfrentaram um destino muito pior do que o dele. Quantos jovens em situação de vulnerabilidade na Índia são assassinados, traficados ou entram na prostituição? É muito mais do que nós sabemos, e o mais preocupante disso: é uma situação totalmente ignorada, e até mesmo, comum. O programa de adoções tem que ser muito mais valorizado também.

Ana Bernardes 24/01/2021

Uma jornada e tanto com Saroo
Esse livro é a respeito da história de vida de um Rapaz chamado Saroo que daria um bom filme e realmente deu.

Amei os dois tanto o filme quanto o livro. Mas quem assistiu o filme assim como eu vai notar que há diferenças gritantes entre o livro e o filme. Os problemas que ele tem com o irmão da família adotiva dele não são relatados no livro, muito pelo contrário. O chama de irmão sempre. E outras diferenças como o emprego que ele não larga para fazer sua busca e tudo o mais, mas acho que é tudo para ficar mais dramático do que já é.

O autor claramente não é um brilhante escritor que narra em um estilo maravilhosos o livro. Mas a história e as emoções passadas são tão reais que fica uma obra maravilhosa de ser lida. Uma inspiração realmente como ele próprio esperava que fosse. Cumpriu seu propósito.

Matheus.Spinelli 17/12/2020

Me