Uma Longa Jornada Para Casa

Uma Longa Jornada Para Casa Saroo Brierley

Resenhas - Uma Longa Jornada Para Casa

1 | 2 | 3 | 4

Claudia 31/10/2020

Esse é um dos livros mais lindos que já li... nos faz pensar sobre muitas coisas que enfrentamos, para inevitavelmente, chegar aonde estamos. Todo sofrimento, dor e desesperança - tudo faz parte do nosso caminho. Como Saroo, também não acredito em religião, mas essa história me comoveu. Claro que, como ele mesmo aponta, ele foi uma criança sortuda que conseguiu sair daquelas ruas, e as outras crianças enfrentaram um destino muito pior do que o dele. Quantos jovens em situação de vulnerabilidade na Índia são assassinados, traficados ou entram na prostituição? É muito mais do que nós sabemos, e o mais preocupante disso: é uma situação totalmente ignorada, e até mesmo, comum. O programa de adoções tem que ser muito mais valorizado também.

Aline 12/01/2022

Dolorosa realidade das crianças pobres indianas
Incrível história de um menino muito pobre da Índia que se perdeu do seu irmão mais velho aos 5 anos e perambulou pelas ruas de Kolkata (Calcutá) até ser acolhido num abrigo e ser adotado por um casal Australiano. Mais de 20 anos depois, com a ajuda do Google Earth e do Facebook ele reencontra sua família. Em muitos momentos do livro me questionei como o autor poderia se recordar de tantos detalhes da infância. Mas ainda que algumas lacunas tenham sido preenchidas com um pouco de ficção, a leitura do livro vale muito, não só pela história e narrativa muito boas, mas para conhecermos a vulnerabilidade gritante das crianças pobres da Índia.

"Em 1987 a população da Austrália era de dezessete milhões de habitantes, enquanto na Índia, naquele mesmo ano, cerca de quatorze milhões de crianças morreram de fome ou acometidos por doenças."

Mari 15/03/2017

"Queria poder mudar o passado."
Uma Longa Jornada Para Casa chegou de surpresa para mim e não demorou muito para que, depois de pensar "lerei apenas as primeiras páginas", eu me visse envolvida com a história e começasse de fato a leitura. Aqui conheceremos a vida de Saroo Brierley, o autor do livro. Ele compartilha com os leitores todos acontecimentos de sua vida desde que tinha cinco anos, quando se perdeu do irmão mais velho em uma estação de trem na Índia. Sem saber seu sobrenome e muito menos o nome de sua cidade, Saroo acaba em uma casa de adoção e ganha uma nova família: um casal australiano. Após se mudar para um país completamente novo e precisar se adaptar a uma nova cultura e um novo idioma, Saroo pode estar confuso, porém é confortado pelo amor e carinho dos novos pais. De qualquer forma, nada consegue a pagar de sua mente uma pergunta que se mantém presente em sua vida ao longo dos anos: como sua família indiana teria reagido ao seu desaparecimento?

"Eu estava perdido." p. 34

Saroo é muito sincero em suas palavras. Ele compartilha toda sua jornada sem medo, mesmo sabendo que as pessoas poderão julgar suas decisões, se importa apenas em mostrar a verdade que viveu e enfrentou. Um lado negativo da narrativa em primeira pessoa é que ela pode se tornar maçante facilmente e, infelizmente, isso chega a acontecer em Um Longa Jornada Para Casa. Acompanhar os caminhos percorridos pelo autor é importante, entretanto existem momentos em que a leitura precisa de uma pausa por conta da narrativa. Contudo, isso não atrapalha no entendimento da história nem a torna menos tocante.

"Que opção eu tinha, além de seguir em frente." p. 43

Uma das coisas mais admiráveis nesse livro é, sem dúvidas, a coragem de Saroo. Ele nos mostra cada motivo, compartilha cada sentimento, expõe cada dúvida e não tem medo. Por vezes, mesmo em histórias reais, alguns "e se" são inevitáveis, todavia isso não acontece aqui. Temos a certeza, de que tudo aconteceu por um motivo e, seja ele qual for, devemos aceitá-lo.

Ao nos aproximarmos do final, a leitura começa a ficar ainda mais prazerosa por já conhecermos o início e o meio da trajetória de Saroo. Conhecemos suas declarações honestas, seus desejos ingênuos e seu caminho real. Por isso, a possibilidade de reencontrar a família indiana nos deixa mais envolvidos e empolgados, de modo que a sensação é de estarmos fazendo parte de cada cena narrada. É como se, ao longo da leitura, fôssemos nos familiarizando com o autor e simplesmente acompanhar suas palavras diretas já não é o suficiente. Queremos fazer parte daquilo.

Uma Longa Jornada Para Casa traz a emocionante e verdadeira história de Saroo Brierley, um homem que precisou ter muita garra para seguir em frente e seguir seus princípios. Este é um livro sobre família, escolhas e oportunidades. É sobre os caminhos que percorremos ao longo dos anos e o que devemos guardar. Indico muito para quem gosta de histórias reais que te acrescentam algo e que lembram o valor da vida.

site: http://www.magialiteraria.net/2017/02/resenha-uma-longa-jornada-para-casa.html

@bookytimes 15/04/2020

Uma jornada para casa
Uma história que vai falar sobre construção e busca de identidade. Nestas páginas o autor, Saroo Brierley, conta sua própria história, de quando era um menino de 5 anos e se perde de seu irmão ao dormir em um dos trens da estação de Burhanpur, na India. Ao acordar, o menino se encontra, sem ter consciência disso pela idade que tem, em uma das maiores cidades do mundo: Calcutá.
A partir daí o garoto passa por uma série de desventuras que culminam em sua adoção por um casal de Australianos, que dão todo apoio, educação, recursos e amor, para que ele possa se tornar um homem de bem, como outro qualquer.
Já adulto, quando conhece a plataforma ?Google Earth?, Saroo passa a fazer pesquisas constantes com base em suas vagas memórias de imagens da infância e do dia em que se perdeu da família.
Lion é uma história que fala da conexão de mãe e filho e sobre a necessidade que o ser humano tem de saber sobre sua origem para que possa continuar a jornada da vida. O livro ainda consegue mostrar um pouco das dificuldades de vida na India e um pouco de suas crenças e costumes. É um livro real e que provoca um sentimento grande de empatia pelo herói real da narrativa.
Trecho: "Queria poder mudar o passado." Quer ler mais resenhas ? Acesse @bookytimes no insta!

Mada 07/04/2020

A narrativa conta situações reais e, até mesmo, corriqueiras ocorridas na Índia. Uma história forte, cheia de reviravoltas e, embora angustiante em alguns momentos, contada de maneira doce e cheia de esperança.
Lindo!! Chorei em vários trechos da leitura...

Ana Ponce 04/01/2023

UOU...
Me interessei pelo livro após acompanhar a premiação do Oscar, pois a adaptação foi indicada em 6 categorias, quando li a sinopse da obra achei bem interessante.
Eu gostei da leitura, achei uma experiência bem enriquecedora, conhecer um pouco mais da vida na Índia, embora seja chocante determinados pontos. Principalmente quando trazemos para a nossa realidade, e percebemos o quão próximos estamos dessa situação: na Índia é comum crianças passarem dias longe de casa, no Brasil passar dias não é comum, mas horas sim, algumas crianças passam o dia na casa do vizinho, de um conhecido e os responsáveis não se dão o trabalho de ir ver o que elas estão fazendo, seja devido a sobrecarga de trabalho ou falta de cuidados mesmo.

Mas nem tudo são flores, a narrativa tem alguns problemas – alguns pontos ficaram truncados, não sei se foi questão de escrita, já que Saroo não é um escritor, ou se foi questão de tradução. No final do livro temos algumas fotos de sua viagem de volta à Índia, o que achei muito interessante.
O livro foi adaptado para o cinema. O filme foi dirigido por Garth Davis, e foi indicado a quatro Globos de Ouro. O longa é protagonizado por Dev Patel, Jamal Malik de “Quem Quer Ser um Milionário?”; David Wenham, Faramir de “O Senhor dos Anéis”; e tem ainda Nicole Kidman e Rooney Mara no elenco. Fica aqui a recomendação. Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima.

Gaby 10/04/2021

A história é emocionante. O que mais me impactou foi ele ter conseguido guardar a memória dos lugares por vários anos.
A "vida" costuma ser muito dura com os pobres, é muito triste saber que várias famílias vivem nessa situação de extrema pobreza.
A leitura é bem fluída, porém os capítulos depois do reencontro poderiam ter sido enxugados, acabou sendo cansativo e isso me fez diminuir a nota dada.

Gisele 20/06/2022

Livro: Uma longa jornada para casa
ma longa jornada para casa conta a história real de Saroo Brierley. Um jovem indiano que se perdeu aos 5 anos de idade de seu irmão. Ele embarcou em um trem que o fez atravessar a índia. Sem saber ao certo o nome da sua cidade de origem e nem o seu próprio sobrenome, ele foi obrigado a sobreviver sozinho nas ruas de Calcutá. Ele ficou perambulando por dias pela estação de trem, na esperança de encontrar ajuda de algum adulto para que encontrasse seu caminho de volta para casa. Durante muitos dias ninguém o notou. Ele sobreviveu comendo restos de comida que encontrava no chão ou tentava mendigar por comida á vendedores próximos da estação, na maioria das vezes era enxotado dali sem conseguir alimentar-se.
Por fim ele é levado à uma agência de adoção e após 5 meses ele é adotado por um casal australiano. Com a nova família ele é muito amado e passa a ter uma nova realidade muito confortável com oportunidades que jamais teria com as condições precárias de extrema pobreza que vivia na Índia com sua família de origem.
Com o passar dos anos mesmo que se sinta agradecido pela oportunidade que seus pais adotivos lhe proporcionaram, Saroo sentia um enorme vazio devido a lacuna que o seu passado havia deixado.
Vinte e cinco anos após o dia fatídico se perdeu do caminho de casa, Saroo passa a procurar o caminho de volta através da ferramenta Google Eart como quem busca uma agulha no palheiro.
Ele procura esclarecer algumas circunstâncias do seu passado para entender quem realmente ele era e então conseguir seguir seu caminho em frente. Uma longa jornada para casa é uma história emocionante sobre sobrevivência, determinação e superação.
Ela nos mostra também a importância de jamais abandonarmos a esperança daquilo que tanto buscamos e acreditamos.

Livro: Uma longa jornada para casa
Autor: Saroo Brierley
Editora: Record
N° de páginas: 223

site: https://afagodemae.blogspot.com/2022/02/livro-uma-longa-jornada-para-casa.html

AndressaSrta.LerLivros 30/12/2022

"Para saber quem somos, é preciso saber de onde viemos"
Saroo (5 anos), morava na Índia com sua mãe Kamla e seus irmãos Guddu, Kallu e Shekila em um compartimento de 3m². O pai os abandonou e eles eram muito pobres, tendo que fazer trabalhos pesados para ganhar muito pouco ou mendigar por comida.
Seus irmãos mais velhos, Guddu e Kallu, tinham cerca de 10 anos e eram, de certa forma, os responsáveis por complementarem a renda familiar e trazer comida para casa.
Um dia Guddu saiu para trabalhar e Saroo quis ir com o irmão mais velho. Eles foram para a estação de trem e ali, naquele momento, a vida de Saroo mudou para sempre.
Ele acordou e não viu mais seu irmão. Resolveu pegar um trem tentando voltar para casa. Muito jovem, muito pobre e sem instrução, ele não sabia dizer com exatidão de onde tinha vindo e ninguém parecia saber de onde ele estava falando.
Ele foi parar em Calcutá e lá passou por grandes desafios. Foi mandado para uma instituição e depois para um lar de adoção, onde um casal natural da Austrália o adotou.
Vinte e cinco anos se passaram e Saroo queria saber de onde tinha vindo. Queria saber se ainda encontraria sua família biológica.
O Google Earth e o Facebook foram cruciais nessa longa jornada para casa.

Aline 03/01/2022

Para saber quem somos é preciso saber de onde viemos
Incrível história, contada com detalhes muito além do filme! Sendo momentos até mesmo engraçados em meio a tanta euforia e tristeza. Incrível um menino de apenas 5 anos , ter gravado tantos detalhes... Onde fez encontrar sua família biológica depois de 25 anos.

Vanessa Daflon 14/08/2022

Relato angustiante
Era pra ser uma leitura despretensiosa, mas foi um misto de sentimentos desde a angústia a um agradecimento a bondade que ainda existe. O sofrimento, medo e perigos que Saroo teve na sua jornada foi sentido em cada página. É uma história comovente e, pra mim, foi transformadora. Super recomendo.

Duda 20/03/2023

Uma Longa Jornada Para Casa
Eu li esse livro todo com a expectativa do Saroo finalmente reencontrar o lar dele mesmo que isso acabasse abalando algumas relações dele, mas eu não sei se gostei tanto do formado de autobiografia dele, é fácil de ler mas a história em si não é uma história que eu leria no meu tempo livre, por ser mais uma autobiografia, um estilo que eu não gosto muito

Zaila 20/02/2017

Magnífico
Desde as primeiras páginas esse livro me arrancou muitas lágrimas de sofrimento por toda aquela vida de abandono e pobreza em que a família de Saroo passava, ali na cidade de Ganesh Talai, na Índia.
Saroo era o terceiro irmão de quatro filhos. Guddu era o filho mais velho, seguido por Kallu, Saroo e Skekila. Foram abandonados pelo pai, que arrumou outra esposa e foi morar com ela, o que fez piorar, em muito, a crítica situação que sua família se encontrava.
A mãe, muito trabalhadeira, carregava pedras na cabeça em construção civil, se ausentando por dias, até mesmo semanas, de casa e dos filhos pequenos.
Os mais velhos, para ajudar a complementar a "renda" da família, saíam em busca de moedas caídas nas estações do trem ou resto de comidas em lixo, Saroo muitas vezes pedia esmolas, enquanto ficava sozinho com a irmã caçula. Eles aprenderam a se virar, sem pai e nem mãe por perto.
Saroo era o responsável por cuidar da sua pequena irmã Skekila (ele com 5 anos e ela com 2), ele a alimentava, vigiava e lhe higienizava - na medida do possível para uma criança tão pequena. Por vezes, Saroo e Skekila ficavam sozinhos em casa.
Certa noite, por sentir muita falta da presença do seu irmão mais velho, Saroo vai com Guddu para a estação de trem vizinha, na cidade de "Berampur", numa ida divertida entre os dois.
Ao chegarem, Saroo já está cansado e Guddu pede a Saroo que lhe espere na estação para ir até a cidade. Enquanto espera, já arrependido de ter ido, deita nos bancos da estação e dorme. Quando Saroo acorda, a estação está vazia e sem nenhum sinal de Guddu... E é aí que a grande angústia começa (e que angústia, diga-se de passagem).
Saroo foi um exemplo de ingenuidade para mim, foi um guerreiro e muito inteligente, um verdadeiro heroizinho nas rua de Calcutá. Conseguiu superar todas dificuldades, cada provação, medo e fome sem fim, sempre com olhos bem abertos.
A angústia que citei, no momento que Saroo se perde, é tão grande e tão avassaladora que fez meu coração se comprimir no peito, chorei muito e tive que parar a leitura diversas vezes. Me senti desesperada por aquele acontecimento, e muitos outros que vieram. Desejava está presente e ter podido ajudar aquela criança perdida numa cidade tão grande, caótica e suja. Ele diz que se sentiu invisível, que lá era só mais uma criança nas ruas, que ninguém era capaz de enxergar o desespero em seus olhos.

"Uma parte de mim já tinha se aceitado isso. Aquele desespero incrédulo de voltar para casa, que eu sentia logo que me perdi - aquela sensação de que, se o mundo não voltasse aos eixos imediatamente, eu não conseguiria sobreviver, não conseguiria sequer existir -, já desaparecera havia tempo."

Confiou em pessoas que diziam lhe ajudar, e por vezes seus instintos o ajudaram. E, quando uma pessoa verdadeiramente lhe ofereceu ajuda, sentiu que não deveria ir, mas confiou e foi aí que o destino lhe sorriu.. E eu também sorri.
Finalizo este pequeno relato, mais uma vez, com lágrimas nos olhos.
Me tocou profundamente o pequeno Saroo perdido nas ruas de Calcutá, onde descreveu tudo que passou de forma muito clara e emocionante. Foi um aprendizado.
Parabéns Saroo Brierly por nos contar sua história.
Lucy 25/02/2017minha estante
Esse livro realmente é muito emocionante, mas que alegria senti quando ele conseguiu encontrar a família na Índia. E como é importante a adoção. Nenhuma criança no mundo deveria sofrer. E o que mais me admira, é que mesmo na extrema pobreza, eles eram uma família feliz. Eles tinham amor um ao outro. O amor é o grande protagonista deste livro, assim como a coragem do pequeno Saroo.

Wanessa Maria 02/03/2017minha estante
Uau amiga!
Entendi muitos espaços não preenchidos pelo filme.
Senti cada palavra sua, verdadeiramente digno!

Fran 29/12/2023

A história de Saroo é incrível, cheia de superações e surpresas. Foi um livro que me instigou a pesquisar mais sobre a Índia, e conhecer um pouco da cultura, no entanto, eu pensei diversas vezes em abandonar o livro, pois é uma leitura muito arrastada e não prende o leitor.
No mais, é um livro rico em detalhes e conhecimentos, em especial da vida na Índia, na perspectiva de uma pessoa que vem de uma família que vive em extrema pobreza.

1 | 2 | 3 | 4