O Livro do Cinema Globo Livros

Resenhas - O Livro do Cinema

Lucas Lobo 28/01/2024

Sétima arte
Caso você queira uma leitura para entretenimento esse é o livro ideal, uma leitura fácil e bem divertida.

Aqui podemos conhecer vários filmes que fizeram história no cinema, conhecemos diretores e atores que foram de grande importância para a sétima arte.

Após a leitura é sempre bom ver alguns dos filmes que são mencionados.
Minhas dicas de filme: "0 sétimo selo, Cidade de Deus
Deus e o diabo na terra do sol, 0 poderoso Chefão."

Furabolo 28/08/2023

Um deleite para cinéfilos
Claro que qualquer livro que tente elencar as obras mais relevantes de uma arte centenária vai falhar em algum aspecto sob a ótica de cada leitor. Você provavelmente acrescentaria ou retiraria um aqui e outro acolá, porque os critérios do leitor vão filtrar sob a própria métrica o que é mais relevante ou menos, seja técnica ou emocionalmente.
Mas sejamos justos, desconsiderando tais variáveis pessoais e dadas as limitações que esse universo impõe a uma obra que seria fatalmente restringida a seu número de páginas, temos aqui um trabalho excelente dos autores.
Não vai se abitolar em Hollywood, mas, embora não se negue sua importância, pra ser honesto, o cinema ocidental tem maior atenção aqui.
Quando essa regra se flexiona, a linha cronológica que guia a história do cinema neste livro faz os devidos desvios das obra anglófonas sempre que precisa reconhecer a contribuição estrangeira em pontos-chave em que se subverteu, evoluiu ou revolucionou paradigmas até então estabelecidos. Nesses momentos, são exaltadas obras brasileiras, russas, espanholas, argentinas, suecas, etc.
Ótimo livro pra quem gosta de curiosidades de bastidores, referências entre obras relacionadas, indicações de pérolas perdidas e muita (Muita!) informação aleatória! (no melhor dos sentidos)

João Martins 22/07/2023

O Livro do Cinema
O livro é incrível! É claro, que nele não há um aprofundamento sobre a história do cinema, que é gigantesca, mas há pontos imprescindíveis que os autores fizeram questão de destacar.

Toda a estética visual do livro é linda, cheia de pôsteres dos filmes, infográficos, cores e a linguagem é de fácil entendimento. Não fica uma leitura maçante.

Apesar de logo no início ser dito que, muitas pessoas que lessem o livro, sentiriam faltas de muitos filmes, e outras se perguntassem: "por que esse filme está aqui?" eu senti falta de muitos que não foram citados e outros que, na minha opinião, mereciam um destaque maior, como: Avatar, Titanic, Psicose, O Exorcista, De Volta Para o Futuro, Laranja Mecânica, Missão Impossível, Indiana Jones, 007 etc.

Enfim, adorei conhecer sobre informações, diretores e filmes que eu não conhecia, e claro, aproveitei para adicionar muitos na minha watchlist do Letterboxd. Pretendo assisti-los em breve.

Nathy Lestriz 12/04/2023

Incrível
Como uma super fã de filmes, esse livro me agradou por contar um pouco mais sobre diversos trabalhos audiovisuais que até eu não conhecia. Muitos dos filmes são clássicos e baseados em livros ou peças de teatro, revelando grandes importantes nomes como Charlie Chaplin. Vale ressaltar que o cinema é como uma junção do teatro com a fotografia, duas expressões artísticas que realizando o cinema, foi possível evoluir em criar mais filmes conforme a sua época em recursos tecnológicos, além de também expressá-los metaforicamente acontecimentos históricos que marcaram a humanidade. Para se ter uma noção de data, o cinema surgiu em 1902, ou seja, 121 anos ( contando com a data de publicação da resenha ).
Claro que um livro que contém 352 páginas não é uma enciclopédia do cinema, longe disso. Na minha opinião, 70% é muito focado em trabalhos feitos por europeus ou norte americanos, e 30% conseguimos observar trabalhos com latinos americanos e asiáticos. Hoje em dia, estamos em um constante processo de dar espaços a outros artistas e produções fora do ponto de vista euro centrado. Se esse livro fosse atualizado, poderia incluir alguns filmes brasileiros que foram um sucesso de bilheteria e que envolveram seus espectadores.
Por fim, penso em criar um quadro apenas com livros que inspiraram filmes, podendo falar seus bastidores e curiosidades também. Mas isso está apenas no papel, vamos ver na hora da prática.

Até mais!

Flavio.Gabriel 23/02/2023

Um plano geral
Eu esperava um pouco mais, o livro trás uma série de filmes desconexos entre si e apesar de montar uma cronologia, ele não se aprofunda nessa idéia e nem dá referências entre obras antigas e novas entre si de forma mais didática. Ainda assim, o conteúdo e os textos sobre os filmes são bons, com uma leitura rápida e agradável.

Lulis 02/11/2022

Livro do cinema
O livro trás sobre a história do cinema e sua evolução conforme o tempo, trata sobre diversos filmes e de alguns diretores de cena e roteiristas!!
Que livro incrível!! Agora a meta é ver todos os filmes que o livro fala sobre!!?

Yasmin.Cade 24/10/2022

Ótima jornada pelos clássicos que inspiraram as telonas
A proposta do livro é bem simples e objetiva: apresentar os principais filmes que marcaram a história do cinema, baseando-se nas inovações temáticas, técnicas e narrativas que inspiram até hoje as produções da sétima arte.

E o livro consegue entregar bem isso. As obras são apresentadas de maneira bastante explicativa, com uma boa construção de conteúdo e um fluxo que funciona bem. Havia um risco muito grande de se tornar um livro cansativo e enfadonho, mas isso não acontece.

A leitura é interessante, engajadora e divertida. Para quem quer entender melhor sobre as obras que mais serviram de inspiração para os grandes diretores e realizadores de cinema, este livro é perfeito.

renancordeiroa 16/04/2022

Muito bom pois traz informações extras e relevantes sobre um filme que acabamos de ver. Outro fator que me agradou é que cita praticamente cinemas de todo o mundo, russo, japonês, brasileiro e etc. Não fica só bitolado em hollywood.

Laurasp 07/11/2021

Obrigada por mostrar como tenho pouca cultura. Preciso assistir mais filmes, urgente. Além de precisar pesquisar mais sobre a produção e direção.

Raul Limma 09/08/2021

Vale a pena.
Assisti todas as principais indicações e conheci ótimos clássicos e clássicos insuportáveis que já constam nos piores filmes que já vi haha
Quem quer entender que a academia e a crítica valorizam mesmo politica, e que no fim premiações, por exemplo, é mais politica que qualquer outra coisa, acho um bom início.

Nenhuma lista é perfeita, mas o livro comete um erro escabroso de não citar O Exorcista. O filme é um dos principais de toda a arte, o maior do gênero e foi um fenômeno cultural. Tirando isso, ele é bem descente nas escolhas e leva o leitor a entender a estrada do cinema. Vale a pena.

Camilly 07/06/2021

Uma bela lista de filmes históricos
O livro trás uma coletânea de filmes fazendo um espécie de resumo e pontos importantes em sua cinematográfica.
Ele tem uma linguagem clara e de facílima compreensão. Trás consigo diversas imagens sobre filmes atemporais numa espécie de linha do tempo. É muito bem divido e entrega o que o leitor espera.
Particularmente eu vi alguns pontos negativos, porém eles não se sobressaem em relação aos positivos. Eles são:
. Uns capítulos te prendem mas em outros não e acaba sendo uma leitura um tanto quanto arrastada;
. Eu acredito que poderiam ter trocado determinados filmes por outros, senti muita falta de grandes clássicos que só foram lembrados nas entrelinhas;
. O modo como os parágrafos são espaçados e postos me deixou um pouco confusa quanto a descrição das imagens.

Falando de modo geral, é um ótimo livro para quem busca descobrir novos filmes e saberem sua importância, mas não é o único que você precisa ter para entender cinema.

Kimlandel 06/04/2021

Uma viagem através dos clássicos!
A história do cinema contada através de suas mais grandiosas obras! O livros nos introduz aos grandes filmes que marcaram época, aos grandes e revolucionários Diretores e aos principais movimentos cinematográficos. Um bom livro para quem quer aprender mais sobre cinema ou apenas acrescentar bons filmes à sua lista!

Fau 19/02/2021

O Livro do Cinema
Para quem gosta de cinema, este livro é super interessante, porque traz ?dicas? de filmes que você pode colocar na sua listinha e mostra uma visão diferente acerca do crescimento e desenvolvimento da indústria do cinema ao longo dos anos. E isso tudo de forma leve e com linguagem acessível a todos. Eu, particularmente, aprendi bastante com esta leitura, e já tenho uma maratona de filmes para assistir!

melanieteles 11/11/2020

O livro é visualmente muito bonito e traz alguns dos principais filmes da história. Faltaram inúmeros filmes importantes, mas como isso é muito subjetivo não poderia ser diferente.

Fernandohorse 20/06/2020

Livro de consulta
Alguns dos principais filmes da história, com detalhes e informações muito interessantes. Ótimo livro de consulta.