São José

São José Alexis Lépicier

Resenhas - São José

MrsMon 01/06/2023

É um livro maravilhoso.
É um aprofundamento sobre a vida de São José durante todo o período da igreja, com análises de alguns santos e doutores, sobre tudo oq São José representou e representa para os católicos. Podemos dizer que é um estudo completo sobre esse patrono, que tanto auxiliou e auxilia a igreja. Com certeza, voltarei muitas vezes, para tirar maior proveito desse tesouro.

dgdn 07/04/2024

Profundo e impressionante
S. José foi justificado no ventre de sua mãe? Era um nazireu? Tinha visão beatífica durante sua vida? Por que casou com Nossa Senhoras? Foi um casamento em sentido estrito? Nossa Senhora tinha a obrigação de obedecê-lo? Sua glória nos céus é superior ao dos anjos e santos?

Isso e muito mais será respondido ao leitor desse tratado teológico do Cardeal Lépicier. Adaptação para o povo de sua obra mais aprofundada sobre S. José, o livro goza de profunda Teologia, nenhum conceito é utilizado sem ser previamente definido, nem nenhuma tese é defendida sem algum embasamento nas Escrituras e na tradição.

Por isso, algumas coisas tomadas por verdades nos livros comuns de piedade são submetidas a um escrutínio severo a fim de perquirir se de fato se sustentam por si sós.

Já outros privilégios ignorados e mesmo surpreendentes são defendidos em favor do Santo, o que torna o fim da obra muito mais saboroso do que seu início.

Dividida em três partes, o leitor terá uma obra completa que analisa as relações de S. José com Deus, o Verbo Encarnado e a Ssma. Virgem Maria, para depois aprender suas diversas perfeições, de corpo e de alma, e concluir com as relações do santo patriarca com a Igreja de Cristo, do seu patrocínio para com Ela e do culto que é devido a Ele.

O livro é interessante para quem procura um aprofundamento mais especulativo e teológico para S. José. Embora tenha por matéria um apelo piedoso, é um livro um pouco árido, mas bem completo para quem tiver esse interesse mais teológico do que de piedade popular.