Ó, O GLOBO!

Ó, O GLOBO! Ana Beatriz Manier

Resenhas - Ó, O GLOBO! – A História de um Biscoito

PaulaFB20 23/05/2022

Simplesmente a preciosidade do meu lindo RJ.
Não tem como você chegar na Cidade Maravilhosa e não provar esse patrimônio imaterial junto com um mate gelado. Isso é regra!
Nessa biografia sobre o biscoito paulista mais carioca conhecemos o seu passado e seus criadores, desde a pequena padoca em SP até chegarem ao RJ, passando de geração a geração, mantendo o negócio tudo em família.
Vale a pena conhecer a história.

gustavo244 31/07/2022

Aleatoriedade
Hoje me deu na telha de ler um livro bem aleatório que eu tinha em ebook e esse foi o escolhido, nunca fui pro Rio de Janeiro e também nunca comi esse famoso biscoito de polvilho. Foi uma leitura rápida e cheia de curiosidades interessantes e agora quero ir pra Copacabana pegar um sol e comer biscoito de polvilho

Lud 28/06/2021

jsilveira 05/06/2022

Poderia ter metade das páginas
Leitura cansativa, entretanto interessante. Em alguns momentos, a autora se repete bastante. Conseguiu trazer uma narrativa curiosa, tanto para os que conhecem, como para os que não conhecem o Rio de Janeiro.

ritita 22/08/2021

Nunca julgue o livro pela capa ou título.
Como é possível que eu nunca tenha ouvido falar desta delicinha de livro, que faz um ode muito bacana sobre uma unanimidade carioca?

Ana teve o imenso prazer de escrever, e eu de ler, toda a vida pregressa do querido biscoito - NÃO É BOLACHA! Tá escrito no pacote p paulista nenhum vir de gracinha - BISCOITO GLOBO!

Nos conta desde o início de sua vida nasoropa, sim, o bichinho é chique. SQN. A criação foi iniciada no Brasil por famílias de imigrantes pobres oriundos dos cafundós da Espanha, na tentativa de melhorar a vida.

Nem que me matem eu conto que nasceu nos cafundós de SP, mas os bobocas paulistas não deram-lhe muita confiança. No "descolado" Rio de Janeiro virou ícone, comidinha de praia, engarrafamentos, passatempo, brinde de festas chiques até hoje.

Narrativa cativante, que vai contando as andanças e o sucesso do amado biscoito juntamente com a história do Rio, desde que aqui chegou.

Um livro fininho que esquenta o coração dos cariocas, mas paulistas, goianos e todo mundo pode e deve ler.

Em tempo: A D O R O biscoito Globo, sem restrições;

marieqp 06/12/2023

"Ó, O GLOBO! - A História de um Biscoito" é um livro que narra a trajetória de um ícone carioca, o biscoito que se tornou uma memória gustativa para 99,9% dos habitantes do Rio de Janeiro. Com seis décadas de existência, o biscoito redondo e farelento conquistou fama em Botafogo, sendo sempre encontrado fresquinho, vestido de verde ou vermelho. Com raízes espanholas e portuguesas, mas dependente da mandioca, o biscoito revela sua preferência pelo salgado e sua amizade inseparável com o mate. Presente em diversas ocasiões, desde festas descoladas até eventos infantis, o biscoito é saudável, nutritivo e feito com muito amor e carinho, tornando-se uma figura querida e até idolatrada, embora tenha um detrator em Nova York. A narrativa destaca a personalidade única e o sucesso desse petisco carioca.

Cheiro de Livro 20/12/2017

Ó, o Globo!
Biscoito Globo é dessas iguarias que fazem parte da memória de todo carioca que algum dia foi a praia, ao Maracanã ou cruzou a Baía de Guanabara de barca. É uma das pequenas coisas que fazem parte da identidade de uma cidade. É com isso em mente que Ana Beatriz Manier escreveu “Ó, o Globo!” para contar a história desse biscoito que faz parte das lembranças de tantos de nós.

Durante as Olimpíadas Rio 2016 o New York Times criou uma treta com os cariocas ao dizer que a culinária da cidade era tão insossa como o biscoito Globo. Os cariocas se revoltaram não com o teor completo da reportagem e sim contra o ataque ao biscoito. Foi nesse cenário que eu e um amigo, enquanto comíamos um saquinho do salgado, que o biscoito Globo não é, nem entre os biscoitos e polvilho, o melhor, mas é, sem dúvida, o que carrega mais memória afetiva e esse é seu grande atrativo. É com esse conceito em mente, o do carinho pelo produto, que o livro vai contando toda a sua trajetória, desde sua criação em São Paulo, sua chegada ao Rio e sua estratégia de venda que acabou tornando-o o mais querido de todos.

Adorei saber como o biscoito chegou ao Rio e como a venda por ambulantes foi sempre a força motriz do sucesso. A leitura é rápida, simples e conta bem a história da família que comanda a produção dos biscoitos desde que eles chegaram em terras fluminenses. É dessas leituras perfeitas para levar para a praia e ler acompanhada de um mate de galão e um saquinho do Globo.

site: http://cheirodelivro.com/o-o-globo/

Tatiana 20/02/2021

Ó o Globo!
Impossível ser carioca e não conhecer biscoito Globo, o biscoito da praia, do engarrafamento, o melhor biscoito de polvilho. Não há igual. Se você não é carioca, mas já esteve nas praias do Rio certamente já ouviu falar ou já comeu aquelas rosquinhas crocantes. Os Biscoitos Globo é uma referência da cidade e conhecer sua história é aprender também sobre a história do Rio. Li o livro com nostalgia das boas memórias que nunca imaginei que um biscoito de polvilho poderia remeter de uma infância e vida na minha cidade natal. Porém o livro é mais que isso e mostra a dura vida por trás da produção desses biscoitos que se esgotam em minutos nos dias quentes de verão, os vendedores ambulantes que madrugam e sobrevivem da sua venda que veio da união, tino para comércio e talento para pães e doces de duas famílias, portuguesa e espanhola, que faz jus ao Biscoitos Globo terem se tornado patrimônio imaterial da cidade do Rio de Janeiro. ??

Angelica75 10/08/2021

Biscoito Globo na memória.
Uma biografia de uma marca icônica que, mesmo sem investir em propaganda, é sempre lembrada quando falamos de RJ ou das praias do Rio. Sim, o biscoito Globo,
onipresente mas areias praianas, é o astro desse livro.

Toda a trajetória da família que o criou, várias curiosidades (ele nasceu em SP!), o sucesso de vendas, as memórias afetivas que ele traz, a polêmica do NYT em torno do seu sabor que disseram “insosso”. Está tudo lá.

Leitura rapida e agradável. E quando as pessoas dão os seus depoimentos eu cheguei a sentir o cheiro de uma manhã na praia, caiçara que sou.

Em tempo, sou da minoria que prefere o biscoito Globo doce. =)

Iva 18/01/2022

O ícone das praias cariocas
Muito bom conhecer a história do biscoito que fez parte da minha infância e faz parte da minha vida até hoje, assim como de muitos cariocas.

E ver como é possível sobreviver de geração a geração, anos após anos e se manter fiel ao que sempre foi. Ao contrário de algumas marcas, sejam de que segmento for, que mudam com o passar do tempo (e na maioria das vezes, mudam pra pior).

Além disso, nos mostra que com persistência podemos chegar onde quisermos, não importa o que estejamos passando no momento.

Resumindo: adorei!

Marcelo1145 06/04/2022

Patrimônio do Rio de Janeiro
Além da história do biscoito mais famoso do RJ, há uma conexão com parte da história do Brasil. Uma aula de gestão, ousadia, empreendedorismo, resiliência e sorte. Legal e diferente.

Larissa @laridallabrida 08/06/2017

globooooo
E aí galerinha, tudo na boa?
Hoje estou aqui para fazer a resenha de um livro que chegou em casa cheia de mimos e detalhes.

A nossa parceira Editora Valentina enviou em primeira mão a biografia do biscoito mais famoso das praias cariocas, O Globo. Mesmo que você não more no Rio de Janeiro, é certo que já deve ter ouvido falar desse biscoito que pode ser doce ou salgado e que mata a fome dos turistas e cariocas que estão nas praias. Se liga só no capricho da Valentina para divulgar esse lançamento:
Como já falei anteriormente, o biscoito pode ser encontrado nas versões doce ou salgado, e o que difere é a cor da embalagem, verde ou vermelho, e o mais legal é que o livro tem as duas versões das capas. Adorei esse capricho.
A escritora Ana Beatriz Manier não escreveu um livro falando apenas do Globo, ela foi tentar descobrir toda a história por trás do biscoito redondinho. Logo no início ela relata que não existem muitos registros fotográficos daquela época, mas mesmo assim vai a fundo na história, tudo relatado de um jeito simples e rápido para o leitor.

A obra segue uma ordem cronológica, sempre trazendo curiosidades da época, tudo voltado é claro, para o biscoito. É maravilhoso ver o quanto a escritora conta tudo com uma felicidade contagiante, felicidade quase palpável. Narração mais do que digna, afinal ela está contando a todos a história de algo que faz parte da família carioca.

[CONTINUE LENDO NO BLOG]

site: http://www.quatrosentidos.com.br/2017/03/resenha-o-o-globo-historia-de-um.html

Gerson.Salgado 26/09/2017

Um bom exemplo!
O livro além de ser uma boa história, apresentada de modo agradável e feita com muita competência. É uma boa fonte, para mostrar como o trabalho duro pode gerar bons frutos, não é preciso grande investimentos, campanhas de marketing de valos exuberantes e nada que muito é dito hoje em dia. Bastou um bom produto, com qualidade e executando aqui que era coerente, pra se ter uma marca de peso no mercado e com tanto reconhecimento. Além de mostrar empresários que souberam falar não pra infinitas oportunidades que poderiam ser extremamente lucrativas, serviços gratuitos para a marca, só para poder manter a essência do que eles criaram.

Realmente é uma história muito interessante não só pra quem conhecer o produto desde criança (que nem eu), mas para todos que pretendem criar uma marca ou um produto de qualidade e que seja reconhecido como tal.

Flavia 19/09/2021

Indico
Leitura leve e interessante, como o biscoito Globo. Conta a história das famílias envolvidas na criação da empresa, enquanto conta a história da criação do famoso biscoito paulista com cultura carioca.