A ilha perdida

A ilha perdida Phyllis A. Whitney

Resenhas - A ilha perdida

Claire Scorzi 25/11/2018

O Gótico Moderno de Phyllis A. Whitney
Dentro do seu gênero próprio - aquilo a que a autora mesma gostava de chamar "suspense romântico" - A Ilha Perdida cumpre seu papel. A trama com seus característicos aqui está: segredos do passado, propriedade sombria, compartimentos secretos, mulheres fatais como antagonistas das heroínas, episódios perturbadores e estranhos - sim.
E Phyllis Whitney apresenta essas marcas com sua costumeira técnica competente, os parágrafos longos, descritivos, que acrescentam camadas à narrativa e constroem habilmente a atmosfera do gótico - o que eu prefiro chamar de "gótico moderno".
Temos as usuais inimigas da protagonista - em Whitney, frequentemente mais de uma, sendo a segunda "rival" figura oculta, disfarçada - seu disfarce só revelado no final da história, criando assim suspense e choque adequados.
Não é o melhor da autora, mas relendo tenho de reconhecer: sua trama básica, com elementos de melodrama, de dramalhão mesmo, são bem colocados e jamais descambam para o lacrimogêneo: esta não era a sua falha. Como sempre, esta parece-me estar na caracterização do interesse romântico da heroína (não dá pra chamar aquilo de herói). Contudo, como exemplar do gótico moderno, é exemplar digno.