Teledramaturgia. O Espelho da Sociedade Brasileira

Teledramaturgia. O Espelho da Sociedade Brasileira Jéfferson Balbino

Resenhas -

Gabs 16/01/2017

Resenha do livro "Teledramaturgia: o espelho da sociedade brasileira".
Esta é uma obra indispensável para aqueles que apreciam a teledramaturgia brasileira, e também para aqueles que, como eu, gostam de observar as transformações sociais a partir de enfoques artísticos, que no livro é retratado pelas novelas. A já referida obra expressa de forma contundente que a teledramaturgia brasileira é, nada menos, que o reflexo de nós mesmo, dá sociedade que à assiste e que a legitima. Levando-nos a crer que ela não se resume apenas a reprodução de valores de uma determinada época, mas contribui para evoluções históricas e quebras de tabus. O livro agregou, e em muito, para observar como a sociedade foi retardada ao longo dos tempos pela TV e seu forte caráter social. O autor fez um ótimo trabalho ao explicar de forma elucidativa como tal fenômeno ocorre, e para isso utilizou-se de quatro novelas paa exemplificar como elas, de formas diferentes, retrataram seu tempo. O livro conta, ainda, com uma linguagem bem articulada que deixa o leitor totalmente absorto pelo que está sendo apresentado, sem se tornar pedante. A obra conta, ao final, com as entrevistas com os autores das novelas analisadas, que contribuem para entender ainda mais sobre o universo da teledramaturgia brasileira, com o enfoque, agora nas perspectivas dos autores. Recomendo este livro para os amantes de novelas, para os estudiosos sobre o assunto é para os curiosos como eu.
Ricardo.Stank 30/04/2017minha estante
Leitura obrigatória pra quem é amante da Teledramaturgia, gostei muito desse livro que até vou reler ele mais vezes. Nosso amigo Jeferson expõe de uma forma clara e objetiva como a telenovela brasileira está bastante presente em nossas vidas e até no nosso dia a dia, ou seja a telenovela faz tambem parte de nossa cultura. Era um livro que eu gostaria sempre de ter e agora encontrei, depois da leitura desse livro não tenho mais vergonha em dizer que sou sim "novelista de carteirinha". Jeferson foi o nosso "porta voz". Parabéns amigo e continue com essa ousadia em escrever e Viva a nossa Teledramaturgia!!