ETHERNYT II

ETHERNYT II Márson Alquati

Resenhas - Ethernyt - Sob o Domínio das Sombras

Peter Menegat 23/02/2014

Magnífico!
Da primeira a última palavra!
Bem escrito e com o enredo envolvente que nos leva para dentro da história.
Além dos fatos históricos relatados de maneira extraordinária e os lugares tal e qual são realmente.
Com uma boa pitada de bom humor, muita ação e aventura.
Uma história completa do começo ao fim!
RECOMENDADÍSSIMO!

Abração meu irmão de escrita
Márson Alquati :D

Carlos 12/10/2013

A história do primeiro capítulo, que já era interessante, fica ainda melhor com essa continuação.
O cuidado editorial parece ter aumentado.

Carol Mancini 21/10/2011

E a aventura continua.
Este é o segundo livro da saga “Ethernyt” do gaúcho Márson Alquati, que já considero um entre meus autores favoritos, sem medo de ser exagerada ou demagoga.
Porém, prometi a mim mesma (e inclusive ao autor) dar minha opinião sincera a respeito de sua obra. Aqui no blog já fiz a resenha para o volume um da trilogia, Ethernyt: A Guerra dos Anjos e fiquei incrivelmente empolgada com a leitura que logo adquiri o segundo e pretendo enveredar no próximo em breve.
Mas vamos antes à algumas características que se mostravam no primeiro e que continuam neste.
Os personagens são muito carismáticos, fortes, de personalidade distintas, e que eu costumo caracterizar como “personagens tipo”, onde cada um tem um elemento principal (ou dois) de sua personalidade que o destaca e o individualiza dos demais. Porém, são personagens que não sofrem mudanças interiores com o decorrer do tempo. Mudando de posturas talvez, mas nada na sua personalidade é realmente alterado. Isto, inclusive, é bastante utilizado em filmes de ação que exigem muito mais dos acontecimentos para sua trama, do que da evolução do ser humano. Essa forma de construção pode dar muito errado, criando “pessoas” vazias para seus enredos, ou, como é o caso de “Ethernyt”, dar super certo, pois a velocidade dos acontecimentos não nos permitiriam mergulhar profundamente em todos eles, e porque eles foram forjados de tal maneira e precisão, que tornam-se palpáveis e logo nos apegamos a eles.
Outra coisa que me chamou atenção no livro anterior e que aqui continua é o cuidado histórico, geográfica, e técnico que permeiam a obra o tempo todo. Pois as aventuras que rapidamente se seguem no enredo viajam o mundo com os personagens, e a própria história da humanidade é reescrita a partir da “verdade” que vem à tona com a existência de anjos e demônios. No quesito geográfico vai desde passagens detalhadas por rodovias, cidades inteiras, lugares inóspitos, ou grande pontos de turismo com um cuidado inclusive arquitetônico na descrição. E na parte técnica, é que tanto os armamentos bélicos, os carros, aeronaves e tudo o mais, parecem ter saído de uma verdadeira enciclopédia trazendo incrível veracidade à obra. E toda essa pesquisa, é um sinal do quão empenhado o autor foi ao escrever essa trilogia que de comum, não tem nada.
Aqui, anjos e demônios, não são nada do que toda a mitologia e literatura fantástica já sonhou criar, e para garantir a originalidade e grandiosidade da obra, estamos às voltas também com extraterrestres, tecnologias muito avançadas, e conspiração, muita conspiração que, nesse volume dois, alcança toda a humanidade.
Na sequência dos dois volumes, Márson Alquati, vai do micro ao macro, das dúvidas e desafios de meia duzia de personagens para a catástrofe global, do medo do futuro para o caos personificado.
Confesso que sempre que um livro de fantasia mexe com toda a humanidade, me deixa com um pé atrás, pois a tarefa de narrar acontecimentos em todo o mundo com perfeição e nitidez é trabalhosa, árdua e pode deixar muitos furos, mas este autor não teve medo. E a tarefa foi cumprida muito bem.
Como pontos negativos do livro, há apenas detalhes. Primeiro que no último terço do livro, o autor usou repetidamente a frase “ato continuo” para expressar reações seguidas umas das outras. Não que seja algo grave, mas trava a leitura um pouco. Um detalhe que a revisão deixou passar. E em segundo lugar é que Márson tem o costume de colocar certos personagens fazendo piadas uns dos outros em vários momentos, inclusive nos de maior tensão. O que caiu muito bem no volume um, não ficou tão bom aqui. Pois em momentos de incrível apreensão e dificuldade essas piadas quebram a imersão e são “uma forçada de barra”. Fica uma dica: permita que as situação de peso ganhem mais veracidade e abertura quando elas se apresentarem, a trama leve é muito interessante, principalmente para um livro de 444 páginas de desbravamento e adrenalina, mas a densidade também faz parte. Que foi algo que ele conseguiu acertar no final, permitindo essa atmosfera mais carregada.
Agora, especificamente sobre o volume dois.
O começo do livro segue o estilo caça ao tesouro, seguindo pistas, armadilhas, e emboscadas, porém, essa parte logo passa, e vamos diretamente para as reais batalhas entre protagonistas e antagonistas, que aumentam de gravidade e dificuldade constantemente.
Um truque muito legal usado no livro, é que os lugares que são desbravados agora são muito mais antigos e encantadores que no primeiro livro, desde cidades de antigos povos que mudaram a humanidade para sempre, até lendas que poderia ser totalmente avessas ao dueto “anjos e demônios”. E a precisão dos detalhes foram tão bem colocados que começo a estudar uma viajem para um certo templo na América Central (quando o dinheiro me permitir claro).
Aqui também, o inimigo se mostra muito mais esperto, mais poderoso, e começamos a entender seus motivos e reais intenções, porém, os anjos não ficam atrás e um verdadeiro oceano de novidades são trazidas à tona da mais profunda possibilidade.
Outra coisa que senti um pouco de falta no volume um foi de romance, aqui ele vem à tona, pequeno, frágil, mas suficiente. Aquele tempero que torna muito melhor o sabor do que se degusta.
E dentre toda essa mistura de referências e nacionalidades, a verossimilhança salta à olhos vistos quando o grande clímax em fim, se inicia. Chefes de estado entram na dinâmica do livro junto com a maior organização global que reúne interesses de vários povos.
Surpresas não param de acontecer, e todo cenário riquíssimo ganha nossa mente, e desligá-la da aventura tornasse penoso. É um livro grande, e pelo número de aventuras e segredos e mistérios e batalhas pode cansar o público, mas recomendo, continue a leitura, pois nas próximas páginas, a magia sempre volta com força total.
Agora, Ethernyt, não tem medo de causar polêmica, tocando em quesitos religiosos, desde católicos, evangélicos (um pouco menos) e pagãs, colocando tudo no mesmo pote de misticismo, incredulidade e, por incrível que pareça, do próprio poder da fé. Pois, se no primeiro volume a criação da própria raça humana passa por uma releitura, tudo em que acreditamos ou não, assim como todas as organizações religiosas, aqui passam pela mesma tela e tinta que transformam tudo em um novo quadro, muito mais sombrio e fantástico.
Para quem gosta de uma boa aventura, com personagens encantadores, bom humor, criatividade e pesquisa em grau extremamente elevado e feito com muito zelo, eu recomendo.
E caso, o volume dois chegue em suas mãos antes do um, e a curiosidade for muito grande, pode ler, que o autor sempre explica o que se passou. Mas, se você leu o primeiro e ainda não leu o segundo, não espere mais.

Dica. Professores de história e geografia do ensino médio poderiam usar esse livro com seus alunos para lhes despertar o interesse e aguçar a vontade de pesquisa, além de incentivar a leitura com um livro que pode ganhar fácil o público adolescente com mais de 15 anos, mesmo sendo uma obra bastante adulta.

Eu fico muito feliz, por ter o meu autografado. Márson Alquati, é sem dúvida, um grande autor de ficção.

M. Scheibler 15/09/2011

Mantendo o excelente nível do primeiro volume, esse livro nos mostra a batalha entre demônios e anjos em busca do domínio de nosso planeta. Com descrições de armamentos, monumentos e outras coisas, o livro nos coloca dentro da trama muito facilmente, pois parece que os objetos descritos estão ao nosso alcance.

O autor faz analogias que, em um certo momento, nos faz crer que tudo aquilo realmente faz parte da história da humanidade. Como exemplo, a questão do congelamento do continente antártico por parte dos anjos, feito propositadamente em um lugar que antes era um paraíso. Ou ainda, a citação de que os dinossauros viveram há apenas uns milhares de anos e foram extintos também pelos anjos, pois não havia espaço para ambos no planeta. A ideia de que viveram há milhões de anos foi forjada. Essas e outras citações, com explicações muito coerentes e por que não dizer aceitáveis, deixam a trama ainda mais complexa.

Parabéns mais uma vez ao Márson Alquati !!! Basta agora eu ler o livro final da trilogia e verificar o desfecho dessa história sensacional !!!

Mania de Ler 17/03/2011

Ethernyt - Sob o Dominio das Sombras
Anjos e demônios existem e estão prestes a destruir a Terra na batalha definitiva entre o bem e o mal...
A contagem regressiva para o Fim dos Tempos foi iniciada e não pode mais se contida...
Seis meses após a Batalha da Fortaleza da Montanha onde muitos anjos e demônios sucumbiram, os Guerreiros da Luz descansam enquanto aguardam os próximos passos de Lúcifer, que após o final da batalha não deu ais sinal de vida.
Porem tudo muda quando por um golpe do destino Lúcifer descobre a localização do verdadeiro Cofre da Morte.
Os escolhidos da Profecia, juntamente com os Anjos cruzam o planeta de ponta a ponta na tentativa de deter Lúcifer. Todavia algo sai errado e Lúcifer e seus demônios se apossam do temível “Vírus D”, dando inicio ao profetizado Armagedon.
O poder do Vírus D é muito pior do que nossos heróis poderiam supor e Lúcifer passa a destruir as maiores metrópoles européias. Arrasando as cidades e dizimando suas populações.
O cronômetro está correndo rumo ao momento da batalha final. Segundo a profecia, metade dos humanos estará ao lado de Lúcifer e a outra metade ao lado dos Anjos e dos Escolhidos da Profecia.
Lúcifer já está pronto para a batalha e tem vários humanos dominados pelo medo e pelo torpor ao seu lado, enquanto isso Thomas e seus amigos correm contra o tempo para prepararem os humanos que lutarão ao lado do bem.
Muita ação, suspense e aventuras em uma história repleta de temas polêmicos que vão desde a origem do homem, os grandes mistérios da antiguidade e o advento das religiões, até a existência de vida extraterrena, culminando em uma visão sombria sobre o destino da humanidade.
Não poderia imaginar quanta saudades sentia dos personagens de Ethernyt. Foi uma delicia reencontrar Thomas, Desirée, Barrabás, Leon,Duke, Sara, Gabriel e os outros anjos. Porem minha felicidade dura pouco. Lúcifer se apossou do Vírus D e para conseguir isso diversas vidas queridas foram ceifadas.
Márson não poupou ninguém. E logo nas primeiras páginas me encontrei com lágrimas nos olhos pelos amigos queridos que me foram roubados, despertando em mim a sede por vingança.
O livro é muito intenso. Sons, cores sabores, cheiros, é impossível ficar indiferente. O passado, presente e futuro se misturam de forma espetacular e você o tempo todo acaba repensando tudo o que sabe ou pensa saber sobre os grandes mistérios da vida.
Dos povos Maias, as pirâmides do Egito, a cidade perdida de Atlântida e a origem da vida humana. Será que realmente conhecemos a verdade sobre esses temas?
O final foi intenso, mistérios, sombrio e doido demais. Não foi possível conter as lagrimas e desejar imensamente que fosse um engano ou um engodo.
Eu Amei, recomendo e estou louca para ler Ethernyt O Destino dos Escolhidos.
Usando uma frase da grande amiga Ale (LaSorciere) PARE TUDO E VÁ LER AGORA.

danilo_barbosa 02/03/2011

A batalha final acaba de começar
No primeiro volume da trilogia Ethernyt, Marson Aqualti nos mostrou uma versão completamente inovadora dos anjos como havíamos conhecido. Agora, no segundo volume desta trilogia, ele decidiu ser ainda mais ousado e mudou o mundo e as religiões como conhecemos. Neste segundo volume da trilogia chamado, Sob o Domínio das Sombras (Giz Editorial, 448 páginas), posso declarar, sem sombra de dúvidas que é o mais sombrio dos dois livros. Ele começa seis meses após os fatos narrados no primeiro volume da saga e as coisas não ocorrem muito bem. Por mais que os nossos guerreiros da Luz tentam manter para si o controle do mortal vírus D, Lúcifer consegue o controle e dá início ao temido apocalipse, dizimando 1/3 da humanidade. E, a partir daí, todos os nossos personagens queridos se entrelaçam rumo à batalha final pelo futuro da humanidade. Anjos e humanos se confrontam por todo o mundo e nós, os homens, caminhamos de ambos os lados, escolhendo os nossos destinos.
A trama do livro se desenvolve com a mesma forma do primeiro livro, só que desta vez as explicações dos anjos sobre a história da humanidade vão além... O autor conseguiu, com muita inteligência, destruir todos os mitos emocionais e religiosos da humanidade, tirando tudo que é superior e divino da raça humana. Isto para alguns pode chocar, mas para mim foi um golpe de mestre, onde ele não deixa um ponto sem nó, pois foi um dos poucos autores que na fantasia, destruiu a prepotência humana em golpes ferozes e mordazes e, ao mesmo tempo, vangloria aquilo que temos de melhor ou pior nos sentimentos. Afinal, não é a capacidade de racionalizar os mesmos que nos torna diferente dos outros animais. Muitas reviravoltas acompanham os nossos personagens nesta aventura. Thomas e os guerreiros da Luz continuam com a corda toda e Sarah, a frágil mulher chamada de O Iluminado, tem o respeito e destaque que merece na obra.

Veja resenha completa no Literatura de Cabeça:

ThIaGoMF 11/08/2010

Esplêndido!!
E mais uma vez o autor nos presenteia com um excelente livro.
Uma estória muito bem contada e extremamente envolvente.
Ele consegue nos colocar dentro da trama, como se fossemos personagem também.
Enfim...
Já falaram tudo nas outras resenhas. Não é necessário me prolongar mais.

Parabéns ao Márson Alquati!
E que a última e decisiva continuação não demore a chegar!

RECOMENDO!!

Sinval Yamoreto 08/08/2010

Resenha
Uma sequência de altíssimo nível. "Sob o Domínio das Sombras" começa seis meses após a fatídica Batalha da Fortaleza da Montanha. Este livro marca o início do Armagedon. Se o primeiro nos conta a história dos anjos e da humanidade, neste somos apresentados à origem dos demônios. A ação, a aventura, o suspense, o humor e o mistério ficam ainda mais refinados. Nota-se uma evolução na escrita do Márson, que se revela ainda mais criativo neste segundo livro.

Razões para lermos "Sob o Domínio das Sombras":

1 - Os cenários são, a exemplo do primeiro livro, eximiamente bem descritos. Da Áustria, ao México. Da Inglaterra ao Egito somos conduzidos numa jornada épica pelos quatro cantos da Terra. Destaque para as passagens dos nossos heróis pelas ruínas arqueológicas de Chichen Itza e pelas pirâmides do Egito. Fico admirado com o amplo conhecimento demonstrado pelo autor no que tange às culturas desses povos tão fascinantes. Tanto a excursão pelo sítio arqueológico maia como a visita ao interior da Grande Pirâmide do Egito são verdadeiras aulas de História.

2 - A fantástica e nada convencional explicação do autor para a criação das religiões como forma de domínio sobre a humanidade pelos anjos é, talvez, a parte mais ousada e polêmica deste segundo livro. Só por ela já vale a pena a leitura.

3 - Outra sacada de mestre do autor foi a forma com que se dá o início do Armagedon: a destruição das grandes metrópoles européias e a aniquilação de milhões de pessoas, os campos de concentração e de extermínio concebidos pelos demônios (alusões aos campos nazistas da segunda guerra mundial), a reação da ONU, a formação da resistência e o domínio de Lúcifer sobre a Terra, selando o fim do mundo como conhecemos hoje. Achei fantástica a parte em que os anjos se revelam à humanidade ao invadirem uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.

4 - Também gostei muito das explicações sobre as origens dos demônios e do nosso planeta, do termo "demon", do número da besta (666), do congelamento da Antártida e da extinção dos dinossauros. Muito original e criativo.

5 - Os enigmas são um espetáculo a parte. Eles foram aprimorados a ponto até de termos um código criptográfico todo em latim.

6 - As cenas de ação são ainda mais explosivas que as do primeiro livro. Especial destaque para a fuga dos guerreiros da luz de Londres após a destruição da cidade, a batalha em Cancún, a retaliação das tropas da ONU aos demônios sediados em Londres (de tirar o fôlego).

7 - Os diálogos são inteligentes e muito bem conduzidos, tornando o texto mais leve e contundente. Inclusive, fiquei abismado com o conhecimento linguístico demonstrado pelo autor. Em determinados momentos temos diálogos em alemão, hebraico, francês e outros idiomas que não lembro agora.

8 - Para finalizar, o humor continua dando leveza à trama, inevitavelmente mais sombria do que no livro anterior. Desta vez ele fica nas mãos de Duke, Thomas e Leon. O Márson não deixa a peteca cair, conseguindo manter nesta sequência o mesmo equilíbrio e eloquência narrativa de "A Guerra dos Anjos".

Enfim, "Sob o Domínio das Sombras" é o livro do meio perfeito para dar continuidade a uma Trilogia do nível da Trilogia Ethernyt. Um livro divertido, instrutivo, polêmico, angustiante e revelador que vale a pena ser lido e relido várias vezes.

Peter Menegat 05/08/2010

Magnífico!
Da primeira a última palavra!
Bem escrito e com o enredo envolvente que nos leva para dentro da história.
Com uma boa pitada de bom humor, muita ação e aventura.
Uma história completa do começo ao fim!
RECOMENDADÍSSIMO!

Abração meu irmão de escrita
Márson Alquati :D

CRIS BORDIGNON 19/07/2010

Uma continuação perfeita!
Empolgante sequência do excelente A Guerra dos Anjos, este livro tem tudo para se tornar um best seller!
A guerra entre os anjos e demônios ganha ares mais sombrios, atingindo patamares jamais imaginados numa trama recheada de ação, aventura e suspense.
Como no anterior, resolvi destacar as memoráveis cenas de ação, escritas com maestria por este grande escritor nacional, permeadas com incríveis batalhas. E também a passagem onde os cientistas revelam como aconteceu a extinção dos dinossauros, o congelamento da Antártida e a história da Atlântida. Não sei como um autor consegue juntar tantos elementos interessantes em uma única história sem perder o foco ou torná-la enfadonha. Ethernyt - Sob o Domínio das Sombras é um grande livro que merece destaque dentro da literatura fantástica nacional. RECOMENADÍSSIMO!

prandi 07/06/2010

Após a empolgante batalha na Fortaleza da Montanha (volume 1), tudo parece tranquilo, mas eis que o terrível Lúcifer, tendo sobrevivido à referida batalha, descobre o paradeiro de uma das chaves do Cofre da Morte, onde se oculta o terrível vírus D, elemento fundamental para tornar seu exército demoníaco praticamente invencível. A partir daí, ele arquiteta um plano para sequestrar "O Iluminado" e se apossar da chave, disposto a tudo, sem a menor hesitação ante o sangue que será derramado na execução de seu projeto de dominar o mundo.

Na “trincheira” oposta, lutando para evitar que o terrível Vírus D caia nas mãos de Lúcifer e seus seguidores, os Guerreiros da Luz, irmandade composta por anjos de carne e osso e seres humanos escolhidos, enfrentam perigos e enigmas numa corrida desesperada para salvar a humanidade.

A aventura é bem divertida, com muita ação, suspense e humor, principalmente através da participação do brasileiro Thomas e do americano Duke. O ponto polêmico do livro é a nova versão para o surgimento das religiões e para inúmeros fatos da História de nosso planeta.

Acho impressionante a facilidade com que Márson Alquati cria e desenvolve situações de tensão e perigo, em geral incrementadas com um toque de humor, tudo sempre bem concatenado com o enredo.

Estou certo de que a sequência de Ethernyt, a Guerra dos Anjos virá consolidar o sucesso dessa empolgante saga, em que humanos, anjos e demônios de carne e osso preparam estratégias e lutam em batalhas de tirar o fôlego para decidir se o planeta, ou o que restar dele, ficará sob o domínio do Bem ou do Mal.

Leitura de entretenimento mais do que recomendada!

Estevan 11/04/2010

E a grande batalha continua...
"Sob o domínio das Sombras", eis as impiedosas garras dos Demons subjugando a humanidade. O obra Ethernyt inicia sua fase sombria com estilo. Lucifer extende suas forças pelo globo terrestre. Homens e Anjos organizam um recuo estratégico numa base de treinamentos, preparando um exército ciclópico para a batalha final. Neste segundo volume também temos uma fascinante revelação, a de que os Anjos não são tão angelicais quanto pareciam, pois responderam a um ataque dos Demons com muito mais crueldade do que estes costumavam infligir, no passado remoto, ainda no planeta Ethernyt. A campanha de Lúcifer baseia-se num prósito de vingança, ou de justiça? Vamos aguardar o tão esperado desfecho.
Amigo Márson, agora acho que torço pelos Demons, (sic)!!