Amor e Amizade

Resenhas - Amor e Amizade & outras histórias

1 | 2 | 3 | 4

Erica 04/07/2021

Primeiros textos de Jane
Uma pequena piadista de 15 anos, aqui srta. Austen claramente faz críticas as frivolidades da sociedade na época cim muito humor. As situações em muito beiram o absurdo e me vi rindo em várias passagens. Se não gosta de ler histórias sem final talvez não lhe agrade, pois aqui são pequenos recortes de situações diversas, e tudo em formato de carta.

Luisa.Beatriz 29/07/2020

Jane Austen é sempre um prazer de ler, mas essa leitura foi bem diferente das outras obras da autora. Eu gostei!

Poliana McCartney 30/07/2020

Muito "amor" para meu gosto!
O livro tem umas sacadas interessantes mas no geral, não gostei muito. É interessante quando você pensa na época em que foi escrito e encará-lo como uma sátira, um certo deboche. Se assim não for, é muito desmaio, muito "só quero casar"... O conto que mais gostei, o "As Três Irmãs" é inacabado. Ficou gosto de quero mais, para saber como se desenrolaria o casamento da protagonista que aceitou o esposo para "triunfar" sobre irmãs e vizinhas... Nesse nível! Enfim, tem muito mimimi de romance. Foi o meu primeiro contato com a autora, espero que os "clássicos" sejam bem melhores.

Pri 08/10/2020

Se você nunca leu nenhum livro da Jane Austen, não comece por este!
JA escreveu as histórias deste livro quando era bem jovem, então elas são bem diferentes dos romances pelos quais ela ficou famosa. Estranhei bastante no início, pela mudança de estilo, tom da história e pelo formato. As personagens diziam e faziam coisas tão absurdas, que era difícil de acreditar que poderia existir alguém daquele jeito. Talvez de fato não exista, já que a intenção da autora era fazer piada de alguns grupos da sociedade da época. Tem que ler o livro com esse objetivo em mente, porque daí conseguimos entrar na história.
Eu acho que encarar essas histórias como experimentos, testes, também ajuda na leitura. Volta e meia aparecia uma personagem com o mesmo nome ou sobrenome de um dos romances, com vários traços da personalidade parecidos com a correspondente do romance e isso me fazia pensar que JA estava desenhando seus personagens. Na minha cabeça, todos os personagens dos romances e dessas pequenas histórias fazem parte do mesmo universo. Meu espírito fanfiqueiro gostaria de ler sobre uma reunião deles. Seria divertido.
Depois de me acostumar com a ideia de que as histórias são sátiras, críticas, piadas, e sabendo que muitas delas eram lidas em voz alta pra família Austen, comecei a visualizar exatamente esta cena: Janinha, adolescente, lendo pra família, encenando as falas com voz afetada e gestos extravagantes - exatamente como eu imagino os personagens fazendo - e toda a família caindo na gargalhada a cada fala. Consegue imaginar essa cena? Fazendo isso, a leitura ficou muito mais fluida e agradável.
Infelizmente, há ainda quem ache que as histórias escritas pela JA são romances românticos. Pra mim, este livro é mais um exemplo de que essas pessoas estão enganadas. Há muito humor, sátira, sarcasmo, crítica (nem sempre do tipo que gostamos) em Jane Austen e se não lermos os livros dela sob essa perspectiva, não captaremos nem metade da essência deles.

Gabi 23/11/2020

Adorável
Uma obra totalmente fora do padrão Jane, maravilhosa, leve e bem humorada. Com certeza uma das minhas preferidas

Luciana 19/12/2020

Cartas
Diversas histórias contadas através de cartas. O livro As três irmãs é um romance inacabado.

Gabi 01/01/2021

Não tinha escolha melhor para primeira leitura do ano do que minha autora favorita, Jane Austen. Esse é o único livro dela que eu ainda não tinha lido, e agora estou triste por saber que não tenho mais obras dela para ler e me apaixonar. Amor e Amizade nos entrega bastante da Jane irônica e bem humorada, me lembrou bastante a sensação de ler A Abadia de Northanger e me divertir com o humor da Jane. Esse é o livro dela que dá pra ler mais rápido, tanto por ser curtinho quanto por ser mais simples de entender do que os romances da autora, que normalmente demoram um pouco mais pra gente entender e se envolver na história. Apesar disso, ainda recomendo pra quem já conheço o estilo de escrita dela. Amei ler mais um pouquinho de Jane, uma pena que as obras dela sejam tão poucas, porque eu leria qualquer coisa escrita por ela.

Isadora.Nascimento 20/01/2021

Adorável e engraçado
Ri por demais! Que escrita açucarada e dramática hahahha me garantiu boas risadas, especialmente a última carta, do jovem ardentemente apaixonado. Histórias cheias de ironia e romantismo, uma leitura agradável para passar o tempo, gostei bastante!

Mandy 03/03/2021

Paródia romântica
O livro é composto por histórias feitas por uma Jane Austen jovem, sendo algumas não finalizadas. É um um livro muito divertido, possuindo uma crítica/paródia ao estilo romântico, e seus desmaios, em voga na época.

Manu 20/03/2021

Amor e amizade e outras histórias é um compilado dos primeiros escritos de Jane Austen. Apesar de crus e incompletos, é possível ver a atmosfera irônica e cômica que marcou todos seus romances mais famosos.
Ainda assim, este livro tem algumas particularidades muito interessantes. Primeiro que todos as histórias deste livro são epistolares.
Amor e amizade é uma história bem diferente das escritas por Austen, conta a história de uma mulher com muitas desaventuras desde que se casou (ao contrário dos romances que sempre acabam quando chega o casamento).
As três irmãs é uma história bem ácida e que crítica fortemente colocar o materialismo e o conforto acima do amor.
Por fim, há uma coletânea de cartas fictícias que contam pequenos causos cômicos.
O livro, como toda obra de Austen, é engraçado e leve de ler, além é claro, de trazer personagens femininas únicas e com uma grande personalidade.

Juh 28/03/2021

Amor e amizade.
Bem diferente dos outros livros dela é claro. O livro é relatado através de troca de cartas de diferentes personagens.
Aqui Jane era adolescente e já percebemos o tom de crítica da escrita dela.
Eu amo o tom de humor sutil que ela coloca nos relatos.
Para quem é fã, sou suspeita para falar. ?
Eu sempre amo Jane Austen.?

Bina 30/04/2021

É...
Um livro ok. Parece histórias que a autora não terminou de escrever. Todas com finais trágicos ou até mesmo sem final. Não recomendo a leitura.

Lobinha Sincera 07/06/2021

Inicialmente estive frustrada com as primeiras historias do livro, mas logo com as ultimas me peguei novamente cheia de admiração pela escritora

delicadas.leituras 19/01/2018

Ingênua e maldosa
Se trata das impressões da personagem Laura (uma protagonista de atitudes e estratégias um tanto descabidas) a respeito das pessoas que a cercam e dos acontecimentos de sua vida, tendo um olhar ao mesmo tempo ingênuo e maldoso. No que se refere aos constantes desmaios da amiga Sophia a autora dá um ar cômico que nem nos apercebemos da fatalidade. A história é contada através de cartas de Laura já madura a uma jovem o que parece-nos bastante interessante. Mas não é de forma alguma um romance de destaque de Jane Austen, até porque, em detrimento do tema, a autora era ainda muito jovem quando escreveu essa história. Cito ainda que neste volume temos também "As três irmãs", e "Uma coletânea de cartas". Vale muito a leitura.

1 | 2 | 3 | 4