Amor e Amizade

Resenhas - Amor e Amizade & outras histórias

1 | 2 | 3 | 4

Dayse.Ariane 18/05/2022

Boas risadas e lições
Foi meu primeiro contato com a obra escrita da célebre escritora Jane Austen. Gostei? Sim! Achei que o livro seria bom (pelo tanto que já ouvi gente falando) , mas ao meu ver não foi dos melhores da vida, foi um livro normal. Talvez isto seja porque é uma obra imatura , escrita na sua adolescência. Mas por este livro já nota-se o talento e genialidade da Jane Austen. Não escolhi esta obra por acaso, escolhi mesmo por ser uma de início de jornada , para depois poder degustar as melhoras obras da autora. Me senti curiosa e instigada a ler mais obras da Jane Austen.
O livro trata de três estórias que tratam de conflitos da sociedade na qual ela vivia, a autora traz bom humor e claro, críticas. Me trouxe boas risadas e reflexões. Gostei e recomendo!

ray 22/07/2020

Prova de que a Jane tinha um senso de humor incrível. Fico maravilhada que ela escreveu essa obra em forma de cartas na adolescência. Com certeza Jane era uma mulher muito além de seu tempo, com um olhar crítico sobre a sociedade de sua época e com um dom maravilhoso para a escrita. Minha favorita, sem dúvidas ??

Fabricy 24/09/2021

Gênio desde sempre!
Fui simplesmente arrebatada!

Fiquei apaixonada pela Jane jovem! Historiadores afirmam que os textos foram escritos para divertir a família, quando ela tinha seus 17 anos!

Jane Austen já tinha uma visão crítica da vida, do pensamento e das regras da sociedade inglesa da época, principalmente com relação à posição das mulheres.

Amei o prefácio do livro!
"Jane Austen não foi inflamada ou inspirada, ou sequer levada a ser um gênio; ela simplesmente era um gênio."

Realmente ela era singular! Vale muito a pena a leitura!

Luisa.Beatriz 29/07/2020

Jane Austen é sempre um prazer de ler, mas essa leitura foi bem diferente das outras obras da autora. Eu gostei!

Amanda 14/03/2018

Não leia este livro esperando a mesma Jane Austen que escreveu Orgulho e Preconceito, porque ela está só nas entrelinhas das histórias nesse livro. Esses contos foram escritos na sua juventude, então encontramos uma Austen muito mais "rebelde", que escreve com ainda mais desprezo da aristocracia inglesa da época do que em suas obras mais conhecidas. E, por isso mesmo, esses contos da sua juventude nos fazem rir bem mais. No início, pode parecer difícil se acostumar a essa escrita tão diferente, mas no decorrer da leitura entramos no ritmo.

Em amor e amizade é contada, por meio de cartas, a dramática história de Laura e todos os seus desmaios. Os desmaios são tão frequentes que você precisa prestar atenção, pois corre o risco de perdê-los na narrativa de seus infortúnios.

Em As três irmãs, acompanhamos, por meio de cartas novamente, a terrivel situação em que se encontra a Srta. Stanhope. Ela enfrenta o dilema de aceitar ou não o pedido de casamento de um homem a quem despreza com todas as forças, ou suportar que uma de suas irmãs mais novas case-se antes dela.

Em Uma coletânea de cartas, Jane Austen prova que só precisa escrever uma carta aleatória para nos encantar, nos fazer rir e nos mostrar o porquê de ela ser conhecida até hoje como uma das maiores escritoras desse mundão.

site: www.instagram.com/lerpravivermais

Giulia Bendassoli 11/12/2021

poemas

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 07/07/2020

A última leitura da Jane Austen! Finalmente finalizando o meu conhecimento dessa autora, que é incrível.

Nesse livro pocket, temos Amor e Amizade, As Três Irmãs e Uma Coletânea de Cartas.

Vamos começar a falar do primeiro, que também foi a primeira história apresentada.

Amor e Amizade é um conto em formato epistolar (de cartas), que nos apresenta Laura, uma moça que se casa com um herdeiro de baronete e a partir disso vive várias… aventuras, por assim dizer.

Como foi o trabalho de uma Jane mais jovem, dá para perceber uma diferença na escrita, que foi aprimorada com o tempo. Há muito mais ironia, é uma sátira na maior literalidade do termo. Alguns elementos dessa ironia até me incomodaram, como a repetição exacerbada de “ai de mim!”, “ai de nós” e similares.

É realmente bem diferente dos outros trabalhos que li dela. Também é bem divertido, com situações tão loucas que chegam perto de serem inacreditáveis, haha. Tudo de ruim acontece com Laura! E com as pessoas que estão em volta dela! É uma loucura mesmo, haha.

Em alguns pontos me pareceu confuso, mas dá pra ler rapidinho, acredito que eu tenha lido em uma questão de 45 minutos, mais ou menos.

De qualquer forma, a crítica social, como em todas as outras obras de Austen, é bem palpável. Ela sempre é ácida, mas eu diria que aqui ela se superou. Muito afrontosa com a aristocracia inglesa, mostrando o pior lado deles.

Já As Três Irmãs, foi meu favorito dos três. Nessa novela, nós acompanhamos três irmãs (logicamente né, hahaha), com um empasse: a mais velha, Mary, foi pedida em casamento pelo Sr. Watts, sendo que ela o odeia. Mas se não for ela, será uma das irmãs.

Também é tudo contado por meio de cartas e aqui a hipocrisia fica ainda mais palpável, especialmente por parte da Mary haha. Infelizmente não temos o desfecho, porque é um romance inacabado, mas eu gostaria muito de vê-lo, porque era promissor, sem dúvidas. Com aquela acidez típica e já citada de Jane e com uma dinâmica bem legal entre a família Stanhope.

É envolvente, intrigante e, mesmo sem um final, tem uma moral perceptível ali. Prendeu-me bem mais que Amor e Amizade, talvez por ser menos confuso.

Quanto a Uma Coletânea de Cartas, outro inacabado, eu gostei do início, mas depois de um tempo foi-se enfiando tantos personagens, tantas tramas, que me pareceu enfadonho, para falar verdade.

Depois de certo ponto parei de absorver as coisas e lia só por ler mesmo. Tem aquela coisa que já citei aqui no blog algumas vezes: isso de escrever cartas/diário e a pessoa lembrar de cada palavra dita. Eu perdoei nos dois primeiros contos, mas nesse… Uma pessoa lembrar de uma declaração falada com tanta precisão realmente não me convence. Ou eu que tenho uma memória realmente muito ruim, ou esses personagens que tem uma capacidade sobre-humana de lembrar palavras.

Mas enfim.. Todas essas três obras mostram uma Jane Austen ainda jovem, escrevendo seus primeiros trabalhos e com bem menos filtro do que em suas obras mais conhecidas. Não diria que você precisa ler, mas quem quer conhecer mais da autora, é uma leitura essencial, quem não tem esse interesse, nem faça muita questão.

site: https://meowbookblog.com/2020/07/06/resenha-amor-e-amizade-outras-historias-de-jane-austen/

Cris.Aguiar 07/01/2023

Divertido
Primeiro livro publicado de Austen, descobrimos uma escritora não só habilidosa em contar histórias, mas em observar a sociedade em sua volta. A arte de ironizar de maneira sarcástica e ainda assim elegante e atrevida, faz dessa história uma diversão.
Austen tem um dom.

Se quer uma leitura leve e rápida, deleitem-se.

RECOMENDO!

Clube de Leitura SLV: janeiro 2023

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/

dronningdeb 25/03/2023

Eu ri muito!
Um livro curtinho. Você nem percebe as páginas passarem, além de dar boas risadas do começo ao fim.

Dizem que ela escreveu os textos contidos no livro aos dezessete anos e é uma sátira sobre a fábula da mulher que desmaia.

Aline 30/06/2020

É muito interessante ler escritos da juventude de uma grande escritora. Conseguimos perceber pitadas de seu estilo dissolvidas em arroubos.
O livro em sí é divertido possuindo uma veia cômica que não vemos nas obras maduras de Austen.

Jeniffer 19/07/2020

Mais uma excelente obra da autora, recheada com um cômico tom irônico, provando sua genialidade na mais tenra idade.

Poliana McCartney 30/07/2020

Muito "amor" para meu gosto!
O livro tem umas sacadas interessantes mas no geral, não gostei muito. É interessante quando você pensa na época em que foi escrito e encará-lo como uma sátira, um certo deboche. Se assim não for, é muito desmaio, muito "só quero casar"... O conto que mais gostei, o "As Três Irmãs" é inacabado. Ficou gosto de quero mais, para saber como se desenrolaria o casamento da protagonista que aceitou o esposo para "triunfar" sobre irmãs e vizinhas... Nesse nível! Enfim, tem muito mimimi de romance. Foi o meu primeiro contato com a autora, espero que os "clássicos" sejam bem melhores.

Manu 20/03/2021

Amor e amizade e outras histórias é um compilado dos primeiros escritos de Jane Austen. Apesar de crus e incompletos, é possível ver a atmosfera irônica e cômica que marcou todos seus romances mais famosos.
Ainda assim, este livro tem algumas particularidades muito interessantes. Primeiro que todos as histórias deste livro são epistolares.
Amor e amizade é uma história bem diferente das escritas por Austen, conta a história de uma mulher com muitas desaventuras desde que se casou (ao contrário dos romances que sempre acabam quando chega o casamento).
As três irmãs é uma história bem ácida e que crítica fortemente colocar o materialismo e o conforto acima do amor.
Por fim, há uma coletânea de cartas fictícias que contam pequenos causos cômicos.
O livro, como toda obra de Austen, é engraçado e leve de ler, além é claro, de trazer personagens femininas únicas e com uma grande personalidade.

Edsonia 13/03/2020

Irônico e engraçado
O livro é divertido, tem um tom jovem. As personagens são exageradas, fazem absurdos. São três escritos curtos, em formato epistolar, leves, engraçados e carregados de ironia.

1 | 2 | 3 | 4