Lost Boy

Lost Boy Christina Henry

Resenhas - Lost Boy

Fláv 25/11/2021

"E Peter nunca quis ser comum."
Antes de qualquer coisa: a imersão. É preciso ressaltar o quão bem Christina Henry nos insere dentro de sua narrativa, dentro dos dilemas e conflitos criados a partir dos personagens, dentro do ambiente paisagístico que é a Ilha.
Dito isso, podemos prosseguir com uma interessante visão inicial de Jamie em relação ao Peter, ao grupo de meninos. A relação entre ele e o Peter é obviamente a mais interessante, ainda que as ações reais do garoto voador nos obrigue a ponderar logo no início se devemos mesmo concordar com as conclusões de Jamie.
Por muitos capítulos eu me vi questionando Jamie e sua "obsessão" silenciosa ao mesmo tempo que tentava entender a natureza real do Peter e buscar a verdadeira motivação por trás de suas ações.
Conforme a autora vai seguindo e inserindo (ao mesmo tempo que tira) alguns personagens, a narrativa cresce e é impossível tirar os olhos das páginas, surgindo uma necessidade insana de descobrir o desfecho pois uma coisa leva a outra nos acontecimentos, é como a metáfora do efeito borboleta; causas e consequências.
O final do livro tem muita ação e é onde tudo começa a fazer sentido em comparação a história do Peter Pan que conhecemos, onde entendemos porque o Gancho é o Gancho e como ele mesmo diz: "É tudo culpa do Peter".
Uma das melhores leituras do ano com certeza, apesar de todo o sofrimento que o livro causa no decorrer dos capítulos - resultado do apego aos personagens e ao passado/presente -, foi uma leitura muito rica em vários sentidos e me fez sentir falta de mais quando acabou.

Littiumpills 26/04/2022

PETER LIES
Eu fui com muita expectativa ler esse livro, a sinopse ja me deixou intrigada e as recomendações mais ainda e felizmente eu não me decepcionei em nada

Lost Boys conta uma versão muito mais obscura, violenta e intrigante da história que nós ja conhecemos de maneira tão crivel em relação a história original que eu acho que nunca vou conseguir olhar Peter Pan da mesma maneira.

O ritmo e a escrita me agradaram muito também, a história deixa um pouco de mistério até o final e embora nós possamos imaginar o que realmente esteja acontecendo fica difícil ter uma ideia clara, o que me deixava ainda mais animada para terminar.
matos 01/12/2022minha estante
oi, vc leu o livro em inglês??

Li sim!!

matos 01/12/2022minha estante
eu tava tentando achar em português mas não consegui descobrir se tinha a tradução qksnwks comprou pela amazon??

Littiumpills 01/12/2022minha estante
Até onde eu sei não tem nenhum livro dessa autora no brasil. Eu comprei o fisico em inglês pela amazon mesmo, mas tem no kindle tbm

matos 01/12/2022minha estante
okaaay, muito obrigada!!! sua resenha ficou muito boa

Littiumpills 01/12/2022minha estante
Muito obrigada! Eu recomendo muito esse livro é fácil um dos meua favoritos do ano

vou tentar ler!!!

Rosana - @tudoquemotiva 27/12/2018

Peter Pan como você nunca viu
"Lost boy" vai apresentar um reconto da história do Peter Pan que tanto conhecemos, porém vai nos dar o ponto de visto do Capitão Gancho. Mas não apenas isso, o livro vai nos levar à ilha do Peter Pan (Neverland) com todas as outras crianças que foram levadas para lá. O ponto de vista principal é de uma das crianças perdidas que Peter levou, o Jamie.

Jamie então, vai narrar com todo o amor no coração, o quão Peter foi bom em salvá-lo. Afinal, ele foi o primeiro a ser levado para o mundo novo, cheio de diversão, aventuras, brincadeiras e sem preocupação alguma. Jamei se tornou o braço direito de Peter, apoiando em tudo o que for preciso, lutando e brincando ao seu lado, e também tomando conta das outras crianças que foram juntando-se à eles com o tempo.

Nem tudo são flores e alegrias em Neverland, também encontra-se crocodilos, piratas, doenças e batalhas. Ser jovem para sempre é diferente de ser imortal e muitos dos jovens não percebiam isso, eram inconsequentes e, no final das contas, Jamie também era o responsável por enterrar essas crianças.

Ao contrário do que parece, com os anos, Jamie foi percebendo que algo estava diferente com ele. Ele começou a pensar mais nas consequencias de suas ações, a pensar mais na idade que ele realmente deveria ter. Tudo isso juntando com o fato de Peter não se importar nem um pouco com ninguém da ilha, além dele mesmo e -talvez- Jamie.

“All children grow up, or they die, or both. All children, except one.” (Todas as crianças crescem ou morrem, ou dois. Todas elas, exceto uma).

Em um dos inconsequentes atos de Peter, ele trás para Neverland, um menino que é jovem demais para estar ali, que tinha o amor de sua família, ele não era um "desajustado". Jamie passa a se sentir responsável por ele e, com isso, enfrentando e sentindo a fúria - e inveja - de Peter. Levando à todos da ilha para um caminho sem volta, uma batalha que está longe de terminar.

Acho que eu nunca tinha lido nenhum reconto do Peter Pan, na verdade, não conheço muito da verdadeira história dele, mas esse livro vai apresentar uma versão bem mais sombria da história e bem mais sangrenta também. Mas não apenas isso, apesar de ter seus momentos violentos, a história também tem seu lado significativo e mais carinhoso, digamos.

“They all thought they were special, but only I was. I was first and none of them could take that from me. I was first and best and last and always.” (Todos eles pensavam ser especiais, mas apenas eu era. Eu fui o primeiro e nenhum deles poderiam tirar isso de mim)

Jamie é o protetor das crianças e o líder quando Peter não está por perto. E Jamie só se tornar quem ele é, quando ele descobre a real identidade de Peter e isso, meus amigos, é apresentado de uma forma muito boa. O twist é interessante e a forma que a autora trabalhou todo o processo é de chocar qualquer um. O livro não ter uma versão romantizada de Peter Pan, então não espere por isso quando ler.

Com certeza é um livro que me fez querer ler mais recontos e querer ler mais da autora. Nem sempre finais felizes são os melhores e toda história tem dois lados. "Lost Boy" vai mostrar essa outra versão. Ah, não pense que é um livro sangrento, longe disso, as cenas de morte não são descritivas ao ponto de te fazer embrulhar o estomâgo. As cenas estão ali, as mortes acontecem, mas também o carinho e a forma que o Jamie trata as mortes fazem a diferença. Recomedo demais a leitura se vocês tiverem a chance de ler algo da autora, façam sem medo.

site: http://www.tudoquemotiva.com/2018/12/livro-lost-boy-true-story-of-captain.html

Luiza Helena (@balaiodebabados) 28/07/2017

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
*ARC recebida através do Netgalley em troca de uma opinião honesta*

Se tem um personagem que eu nunca gostei desde pequena é do Peter Pan. Esse babado de querer ser sempre criança nunca colou comigo. Creio que se deve ao fato que o que eu mais queria quando criança era ser gente grande (Atualmente, tem dias que penso o quão iludida eu era).

Em Lost Boy, temos uma releitura de Peter Pan, contada pelo seu eterno nêmesis, Capitão Gancho. Mas nem sempre foi assim. Antes de se tornar o maior inimigo de Peter, Capitão Gancho era um menino chamado Jamie, o primeiro Menino Perdido que Peter escolheu e seu melhor amigo.

"Peter vai dizer que sou vilão, que eu o enganei, que nunca fui seu amigo.
Mas já falei. Peter mente.
Isso foi o que realmente aconteceu.*"

Ao longo da história, Jamie vai conhecendo a verdadeira personalidade de Peter: super psicopata, que não se importa com ninguém a não ser com ele mesmo. Ao ver esse outro lado de Peter, por boa parte Jamie fica em conflito com sua lealdade. Por ter sido o primeiro menino que Peter levou para a Terra do Nunca, Jamie via nele mais um amigo; via como sua família. Como Peter sempre dizia: Jamie era o mais especial.

"Eu tinha estado com Peter por mais tempo do que eu estive no Outro Lugar, mais do que eu poderia contar, de qualquer maneira. As estações não passaram aqui e os dias não tinham significado. Eu estaria aqui para sempre. Eu nunca cresceria*"

Gostei muito como Christina desenvolveu essa mudança de sentimentos de Jamie para com Peter. Imagina como seria se a pessoa que você mais ama no mundo começasse a mostrar a verdadeira face e essa face é a de um psicopata? Esse amor que havia entre Peter e Jamie não era nada do tipo carnal, na minha opinião. Esse amor que Jamie sentia por Peter é aquele amor que se sente por um amigo super querido. (Eu vi assim, mas vi reviews que interpretaram esse amor de outra maneira. Então vai de quem lê)

"Uma vez eu era jovem e jovem para sempre e sempre, até eu não era mais.
Uma vez que amei um menino chamado Peter Pan*"

Jamie é um protagonista que é difícil você não simpatizar com ele. Quando ele começa a perceber que Peter não está nem aí se os meninos estão vivos ou não, Jamie toma esse papel de "pai" para si e faz de tudo para proteger os meninos das "brincadeiras" de Peter. Já fica aquela dorzinha no coração por saber qual será o futuro de Jamie, apesar de ter sido interessante ver como um garoto doce e preocupado com seus amigos se transformou no temível Capitão Gancho.

"Peter precisava ser o herói, então alguém precisava ser vilão*"

Os personagens secundários são formados pelos Meninos Perdidos de Peter. Alguns tem mais destaques como Sally e Charlie por motivos deles estarem ligados a essa mudança de sentimento de Jamie. Apesar deles não terem sido bastante aprofundados, como Jamie foi, suas participações não deixam a desejar.

Se você está imaginado que seja uma releitura fofinha, bem... esse não é seu livro. Achei bem ousado da autora colocar algumas cenas um tanto violentas que envolvam as crianças. Nada muito gráfico e super descritivo, mas o suficiente para ilustrar os acontecimentos. Com isso, ela atingiu seu propósito de mostrar que a diversão que Peter tanto prometeu aos meninos estava envolvida no que ele tinha em mente para essas crianças. Ou seja, no fim das contas, só importava a diversão que Peter tinha.

"(Peter) nos convidou para lá, nos prometeu que seríamos jovens e felizes para sempre. Então nós eramos. A menos que adoecêssemos, ou morrêssemos, ou se fossemos levados pelos piratas.*"

Como falei no começo, nunca fui fã de Peter Pan e só aumentou depois que o personagem apareceu em Once Upon A Time. Em vários momentos, achei a personalidade dos dois bem parecidas.

Os últimos capítulos são de tirar o fôlego e aumentar o ódio pelo Peter Pan. Em certas partes fiquei com o coração na mão e com vontade de colocar todo mundo num potinho para proteger das maldades dessa criança maluca. São nesses capítulos que o futuro de Jamie é decidido. É bem perceptível a mudança do comportamento dele se comparado com os capítulos iniciais. O final foi de partir o coração.

"Peter queria que eu continuasse um menino, mas Peter, no fim das contas, que me fez um homem.*"

Lost Boy é uma releitura um tanto sangrenta do menino que não queria crescer, contada pelo seu arqui-inimigo, que uma vez foi seu melhor amigo.

* Traduções feitas por mim

Leia mais resenhas em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/

site: https://balaiodebabados.blogspot.com.br/2017/07/resenha-191-lost-boy.html

Carolina 14/01/2018

Sombrio e maravilhoso
"Uma vez eu era jovem, jovem para todo sempre, até que não era mais. Uma vez eu amei um menino chamado Peter Pan.
Peter irá lhe dizer que essa história não é verdade, mas Peter mente. Eu o amei, todos nós o amamos, mas ele mente, pois Peter quer sempre ser aquele sol brilhante em volta do qual todos nós orbitamos. Ele fará qualquer coisa para ser esse sol.
Peter vai dizer que sou um vilão, que fui injusto com ele, que nunca fui seu amigo.
Mas eu já disse. O Peter mente.
Isso foi o que realmente aconteceu".

Lost Boy é um reconto de Peter Pan. Mas um reconto da história antes de Wendy, antes de tudo o que conhecemos (ou achamos conhecer). Lost Boy conta a história do primeiro menino que o Peter pegou. Seu único amigo: Jamie.

Jamie e Peter viveram muitas aventuras juntos e foram amigos sem envelhecer por mais de um século. Jamie nem se lembrava mais de sua vida no outro mundo, se ele teve ou não uma família, uma mãe. Ele só lembrava da ilha, de Peter e dos meninos perdidos.

Jamie cuidava dos meninos, pois Peter nunca se preocupou muito com essas coisas. Peter era como uma criança inconsequente, mimada e sem noção de certo ou errado, fazendo com que ele fosse até mesmo um pouco cruel, como se a vida daqueles meninos realmente não importasse para ele. Então muitos meninos passaram pela ilha, com a promessa de se divertirem e serem jovens para sempre, mas eventualmente ficando doentes ou morrendo nas mãos dos seres fantásticos e terríveis que habitam a Terra do Nunca.

E com o passar do tempo, isso começou a incomodar o Jamie. E esse incômodo e questionamento fez com ele começasse a ver o Peter de outra forma e, eventualmente começar a crescer, até que ele se torna um personagem que achávamos que conhecíamos muito bem: o capitão James Gancho.

Lost Boy é uma história da qual nós meio que já sabemos o final. É contada pelos olhos de Jamie e Peter é o vilão. Mas conhecemos a história de Wendy, então sabemos que, em algum ponto, Jamie irá crescer, que ele irá se tornar o Capitão Gancho, que ele irá perder a mão, que irá ficar para sempre preso na Terra do Nunca, que o Peter vai continuar pegando mais crianças... Já sabemos de tudo isso, mas não sabemos COMO tudo chegou a esse ponto. E nessa história o Peter ser o vilão e você saber disso faz com que tudo seja ainda pior. A sensação de tristeza enquanto você lê é ainda maior. Você tem esperança de que tudo seja diferente, mas sabe que não vai ser.

Esse livro é maravilhoso! Traz questionamentos muito interessantes sobre o que significa crescer e se é realmente bom ser criança para sempre. Recomendo a todos. Christina Henry se superou novamente com esse livro. Realmente recomendo.

"Era isso, me perguntei, o que significava ser um adulto? Você sempre sente o peso das coisas sobre você, suas preocupações te pressionando como um fardo do qual você nunca consegue se livrar? Não me admira o Peter poder voar. Ele não tinha preocupações para o prenderem ao chão".

"Não era natural que meninos permanecessem meninos para sempre. Nós devíamos crescer e ter nossos próprios meninos, e então ensiná-los a ser homens".

Resenha com spoilers: https://www.goodreads.com/review/show/2232435608

Pixie 26/11/2021

Incrível
Esse livro é perfeito para quem gosta de histórias de piratas e fantasia, você fica preso no livro do começo ao fim, sempre querendo saber o que vem depois.
Sempre amei a história do Pan, desde pequenininha, e essa versão da história traz muita clareza do que aconteceu antes da história que todos nós conhecemos.
Realmente, um dos melhores livros que já li na vida!

day 22/02/2023

Começar essa leitura fez eu perceber o quanto estava com saudade da escrita da Christina. Não tinha duvidas que ia ser um bom livro, mas o carinho que me despertou em relação aos personagens me surpreendeu. Sim, eu sabia que eles seriam bem construídos, mesmo assim a forma que me apaixonei pelo Jamie, pelo Charlie e alguns dos meninos perdidos, não tem nem como explicar, foi tão natural? Poucos capítulos tinham se passado e eu já estava completamente conquistada.
Senti a dor do Jamie conforme ele foi percebendo a verdade sobre o Peter, conforme o luto, que já era carregado pelo meu menino, foi se tornando mais presente e mais intenso e o medo constante dele em relação ao Charlie só fez com que eu quisesse poder abraçar os dois e proteger de todo o mal.
Eu sabia o que esperar do final, mas mesmo assim estou muito triste com ele k, não estou bem e já chorei bastante, mas, para a surpresa de ninguém, virou um dos meus favoritos.

Giully 06/02/2023

"Se eu sou um vilão, é porque Peter me transformou em um, porque Peter precisa ser o sol que brilha em torno do qual o mundo gira. Peter precisava ser um herói, então alguém precisava ser um vilão."

Peter Pan não foi uma história chave da minha infância e eu nunca me importei muito, até que descobri versões alternativas e recontos da história que me atraíam bem mais do que a história original ou a da Disney. E todas essas versões tinham Gancho como protagonista e Peter como vilão. E com certeza, entre todas elas, Lost Boy foi minha favorita. Mostra uma versão da Terra do Nunca - e de Peter Pan - que poderia muito bem ser uma história de terror para crianças.

Sempre vou torcer por você, Jamie. E agora que vejo que tudo foi realmente culpa de Peter, nenhuma versão dele será capaz de me convencer do contrário

Resenha completa disponível em: http://letrasechocolatequente.blogspot.com/2023/02/lost-boy-true-story-of-captain-hook.html