Lágrimas Agrestes

Lágrimas Agrestes Letícia Sardenberg

Resenhas - Lágrimas Agrestes

Sidney 27/09/2023

A história é boa, consegue prender e tem um final surpreendente. Além disso a autora consegue falar de situações pesadas de forma leve. Só não gostei de alguns esteriótipos (linguagem e costumes) que mais parecem novela da Globo que a vida real da população nordestina.

CuraLeitura 09/01/2018

Resenha do blog CuraLeitura
Lágrimas Agrestes é um livro forte que retrata a vida de Damiana desde a infância sofrida. Órfã de mãe e abandonada pelo pai alcoólatra, é ela quem cuida da recém-nascida Ritinha, sua irmã por quem cria apego maternal. Entretanto, as circunstâncias da vida as separa e seu maior sonho é reunir-se novamente com sua amada irmã e ser adotada pela nova família dela.

Quem nunca ouviu falar das dificuldades de uma vida num orfanato que atire a primeira pedra. Em Lágrimas Agrestes vemos de perto a fome, a miséria e o abandono que acompanham Damiana desde que se entende por gente. É angustiante ler e saber que, infelizmente, existem milhões de Damianas pelo mundo.

Sua vida nos orfanatos não foi nada fácil, mas a esperança de reencontrar a irmã foi quem a manteve viva e perseverante.

O livro é pequeno e foi lido em uma tarde. A narrativa é tão real, tão vívida, que tive a impressão de que o livro realmente foi escrito pela Damiana, ou que a autora passou por tudo aquilo.

Apesar de pequeno e de ter poucas falas, temos uma descrição impecável de cenários, sotaques e sensações. Um livro que te prende desde as primeiras frases e muitíssimo bem escrito.

Quero deixar aqui algumas observações quanto aos sotaques da estória: eu sou do interior da Bahia e o meu Estado tem inúmeros sotaques, com misturas de diversas regiões. Aqueles sotaques vistos nas novelas representam apenas a região metropolitana. No resto do estado temos um pouco de mineiro, de goiano, de pernambucano, tudo misturado ao nosso próprio modo de falar. Mainha, painho, oxe.. São expressões que compõem os nossos diálogos e isso é bem mostrado no livro. Tanto que eu pensei que a autora fosse baiana ou nordestina. Rsrs

A capa do livro é bem condizente com o conteúdo e, ao meu gosto, muito bonita. Como li o ebook, ele não tem diagramação. Já disse que o livro é muito bem escrito, não só pela estória, mas por não conter (eu pelo menos não encontrei) erros gramaticais. A escrita da autora é leve e fluida, e o livro muito gostoso de ler, o que proporcionou uma leitura ainda mais rápida.

Lágrimas Agrestes é um livro que deve ser lido por todos aqueles que têm curiosidade de "ver" de perto o sofrimento de crianças pobres, famintas e abandonadas. Tão sem expectativa de vida que é impossível não se compadecer e se emocionar por suas situações.

Eu não consideraria o final do livro feliz, apesar de não ter sido triste. É agridoce. Eu torço pra que as Damianas da vida tenham um final feliz de verdade, com muito amor, afeto, conquistas e uma família.

site: www.curaleitura.com.br

Ler Com Amor 05/04/2017

Lágrimas Agrestes
Livro: Lágrimas Agrestes
Autora: @letisardenberg
Aonde encontrar: @amazonbrasil

O livro conta a historia de uma menina órfã, ela morava em orfanato esquecido, no meio do sertão e amava ler.
Haviam duas pessoas que cuidavam do orfanato, a senhora Mãos de ferro que fazia tudo e o Diretor, Senhor Alceu.
Ela foi pro orfanato quando tinha sete. Anos e sua irma Ritinha alguns meses. Antes de ir para o orfanato ela morava com sua mãe, pai, irmão e tios, mas quando sua irmã Ritinha nasceu, o pais mandou os tios embora da casa e eles sumiram.. Pouco tempo depois sua mãe morreu, logo após veio a morte de seu irmão e ela assistiu tudo, tudo aquilo doía muito para uma menina daquela idade.
Com os acontecimentos da vida, ela teve que amadurecer cedo para cuidar de sua irmã.
Um belo dia, a sua tia Sirlene no qual fazia de sua vida um inferno, a puxou pelo braço, a tacou dentro de uma caminhonete e foi ai que ela começou a morar no Orfanato Criança Feliz.
Quando completou seus 10 anos atingiu o limite de idade do orfanato e teve que ser transferida para o orfanato João de Deus.
Em seu novo lar bem rápido ela fez amizades, e logo após muita coisa mudou, ainda estou impressionada com algumas coisas haha.
Super recomendo o livro, ele é simplesmente MA-RA-VI-LHO-SO!!

site: https://www.instagram.com/p/BRit5e_lGEO/?taken-by=ler_com_amor&hl=pt-br

Suzane | @memoriasdeumaleitora 31/01/2017

No final do ano passado a autora Leticia Sardenberg entrou em contato comigo me apresentando seu trabalho e formamos uma linda parceria com direito a muitos livros (aguardem os próximos episódios dessa história, hehe). E o primeiro livro da autora que eu li foi Lágrimas Agrestes!

O livro conta a história de Damiana, uma criança que mora num orfanato no sertão da Bahia após a pobreza e a miséria desfazer sua família fazendo a morte levar alguns e a falta de afeto levar outros.

Damiana foi abandonada junto com sua irmã mais nova, Ritinha, por seu pai na casa de sua tia que não tem o menos carinho por elas, pelo contrário, no auge dos seus 7 anos de idade Damiana é obrigada a cuidar da casa e da irmã de apenas 1 ano, passando fome e sendo mal tratada pela única parente que tem por perto!

Certo dia nossa pequena protagonista se vê largada com sua irmã no Orfanato Criança Feliz, até que uma família vinda do sul do Brasil resolve adotar um bebê e se interessa por Ritinha. Damiana se vê desolada, afinal ela sempre cuidou de sua irmã e ela era a única família que lhe restava. A vida no orfanato se tornou ainda mais solitária e triste, os administradores do local eram tiranos que não tornavam sua vida mais feliz, a pobreza ainda rondava sua vida e a saudade de Ritinha era cada vez maior.

Aos dez anos Damiana precisa ir embora do Orfanato Criança Feliz e seu novo destino é o Orfanato João de Deus. Lá é onde Damiana aprende o significado de amizade, ao conhecer Luciana e Francisca ela consegue sorrir novamente, porém nada a fazia se esquecer da dor de estar longe de Ritinha, e com a ajuda de suas novas amigas ela decide ir atrás de sua irmã na esperança de a família que a adotou adotá-la também! Será que seu plano dará certo e Damiana finalmente terá uma família feliz?

O livro é extremamente tocante, triste e realista. Confesso que me identifiquei muito com o linguajar, afinal sou baiana e o vocabulário nordestino é a pura recordação da minha infância, achei super gostoso ler a inocência e simplicidade de Damiana. O jeito que a autora escreve é pura poesia, não tem definição melhor, é como se estivesse lendo um poeta do sertão descrevendo sua vida sofrida mas cheia de esperança.

A minha única reclamação é o livro ser curto e os acontecimentos serem rápidos, queria conhecer Damiana ainda mais a fundo, afinal ela conquistou meu coração e me fez desejar que a vida fosse mais gentil com quem já apanhou tanto. Apesar de todo sofrimento com abandono, preconceito e abuso, Damiana é muito forte e inteligente que adora uma boa biblioteca. Eu recomendo muito pra todos que querem fugir das mesmas histórias que andam sendo publicadas, pra quem deseja uma história forte e ao mesmo tempo singela, uma leitura autêntica que te faz ter mais compaixão e desejar abraçar e consolar a pena Damiana!

site: http://www.memoriasdeumaleitora.com.br/2017/01/resenha-lagrimas-agrestes-leticia.html

Coração de Leitora 24/01/2017

Resenha no blog Coração de Leitora
Sabe quando você termina de ler um livro e fica extremamente sem palavras?
Essa pessoa sou eu!
E a história é essa, ao qual hoje vou lhes apresentar.

Uma garota de família pobre, que vive uma vida repleta de miséria irá roubar seu coração, assim como ela roubou o meu. Damiana nos mostra sua tão sofrida trajetória ao longo de sua vida.
Desde pequena ela sofrera com a fome, com as perdas e a falta de amor. Ela sabia que sua jornada junto com sua pequena irmã seria difícil. E (sobre)viver a isso também.

Ao longo livro me envolvi com muita empatia as tamanhas tristezas e feridas da pobre garota. Damiana apesar de ser uma personagem de um livro, ela com certeza descreve a vida de várias crianças que têm uma vida difícil e bastante precária no sertão.
Várias vezes eu senti um aperto no peito em pensar como isso é inteiramente real e isso me doeu bastante. E nessas várias vezes, eu queria mesmo é poder abraçá-la, por em meus braços e enchê-la de amor! Ahh como eu queria...

Mas não pense que você irá só ver a pequena Damiana. Ao longo do livro ela mostra como sua vida está no decorrer das passagens de tempo e como sofrida ela continua sendo. Ela demonstra certa maturidade de tanto ser calejada. Mas apesar de tanta tristeza, no fundo sabemos que um fio de esperança existe em seu coração.

“Os repetidos abalos sísmicos ocorridos na minha alma me ensinaram que nossos restos são reaproveitáveis. A cada estremecimento, surgia uma nova versão um pouco mais árida (e resistente) de mim. (...)”

E eu vou acrescentar a vocês que a autora me envolveu com sua escrita do início ao fim. E o sotaque regionalista de Damiana não me atrapalhou em nada na minha leitura, só me encheu de amor. Em vários momentos ela me tirou umas risadas com seu jeitinho de falar.
Apesar do livro ter um poucas páginas, ele é inteiramente tocante, envolvente e muito bem escrito. Me fez refletir bastante!
Damiana com certeza já tem um lugar no meu coração.

site: blogcoracaodeleitora.blogspot.com.br

Dayane 09/01/2017

[Resenha] Lágrimas Agrestes - Letícia Sardenberg
Quando li a sinopse desse livro, confesso que fiquei na dúvida sobre o que esperar. Prometendo um livro narrado com os trejeitos linguísticos regionais do nordeste, tive medo de me sentir perdida durante a leitura pelo linguajar usado ou acabar não me envolvendo por causa disso mas qual foi a minha surpresa ao precisar virar apenas algumas páginas pra me ver completamente presa a história de Damiana e a todos os sofrimentos e dores que marcaram o seu caminho. Vividamente com o passar de cada página fui sendo telespectadora ao mesmo tempo em que compartilhei todos os espinhos que perfuraram a carne de Damiana e que, a muito custo, conseguiram não ferir sua alma.

"As semanas se ajuntaram, fiaram meses, e os meses se entrelaçaram na enorme teia do tempo, sem que eu notasse. Aos doze anos, eu já somava cicatrizes que muitos adultos não tinham, nem jamais teriam."

Embora o livro narre as várias lágrimas que Damiana derramou naquele solo impiedoso, pequenas alegrias também são entrelaçadas nessa rede de memórias que geram uma esperança que alcança o leitor; a esperança de que mesmo quando a vida teima em nos colocar no chão haverão sempre aqueles momentos que preencherão nossa alma com a certeza de que tudo isso aqui vale a pena.

"Ainda posso ouvir no silêncio meu, que há uma infinidade de seres para além das estrelas. Todos unidos, inclusive eu e você que me lê, por uma corrente universal de amor e sofrimento."

Com uma escrita intensa embora singela, narrando os sofrimentos pelo olhar de uma menina que desde cedo experimentou o que há de pior no mundo - o desprezo, o abandono, o preconceito e o abuso - Lágrimas Agrestes nos proporciona uma leitura na qual mergulhamos profundamente e na qual derramamos todo nosso coração em torcida para que o mundo pare de ferir Damiana, essa personagem com a qual é impossível não se envolver.

Com sua escrita Leticia finalmente me fez perder o trauma desse tipo de narrativa regionalista; trauma esse vindo dos tempos de escola em que era obrigada a ler livros nacionais - aliás, obrigada Lê! haha' - além me dar uma história que atravessei a madrugada lendo e a qual certamente me marcou de um jeito que poucas conseguem fazer.
Enfim, se você quer uma história que, em poucas páginas, realmente te toque e te faça refletir... Lágrimas Agrestes é o seu livro!

site: http://letraseternasdayane.blogspot.com.br/2017/01/resenha-lagrimas-agrestes-leticia.html