A Escalada

A Escalada David Stevenson

Resenhas -

Jeff 18/03/2024

Um livro à altura do seu tema
A Primeira Guerra Mundial é um tema que, desde a escola, tive curiosidade em buscar mais sobre e saber mais detalhes a respeito das consequências que um evento dessa magnitude trouxe para a humanidade.

Nesse primeiro volume de um total de 4, o autor buscou trazer todo o contexto histórico pré-guerra e após o estopim que deu início a tudo, especificamente os primeiros meses, que vão de junho a dezembro de 1914. Mesmo sendo incrivelmente detalhado, acredito que não tenha funcionado tanto para mim porque são detalhes (muitos detalhes, mesmo) minuciosos a respeito das táticas, dos armamentos, doa posicionamentos, dos líderes, e muito pouco sobre a influência sociopolítica, que eu esperava muito mais disso no começo e no fim do livro. Isso acabou deixando a leitura um pouco morosa e cansativa - somando o fato de que só temos 2 capítulos para o desenvolvimento de todo o livro, além da exclusão de todas as 40 páginas iniciais e as figuras da contagem de páginas e as figuras.

Apesar disso, recomendo por ser um tema de extrema importância para a nossa história e principalmente por levantar dados e questionamentos sobre a real importância e todas as perdas que uma guerra pode trazer para toda uma civilização.

Volnei 27/12/2023

As consequências
Nunca se imaginou que um conflito armado tomassem tamanhas proporções como foi o caso da Primeira guerra Isso fez com que muita coisa fosse repensada e algumas atitudes de segurança fossem tomadas . Alguns países começaram a tomar atitudes de precaução contra possíveis novos ataques A indústria da guerra sofreu um tremendo avanço em todos os sentidos produzindo armas ainda mais potentes de destruição em massa Este é um dos motivos pelo qual a segunda guerra ter matado um numero ainda maior de pessoas

Volnei 27/12/2023

O legado
O legado conta o que a guerra proporcionou em todos os sentidos a população do continente Europeu do inicio ao fim do conflito A reconstrução do que foi destruído durou de 1920 até 1929 e a partir dai o que não foi possível reconstruir foi demolido até 1945 e assim o conflito entra para a história

Volnei 05/12/2023

Esta obra aborda a guerra no período que vai da primavera de 1915 até a primavera de 1917 mostrando como a guerra se ampliou, seus objetivos e as tentativas de se negociar a paz entre os envolvidos

Juliana Tavares 16/05/2023

Mais uma vez o autor não deixou à desejar no quesito qualidade da pesquisa. O livro é, de fato, um mergulho profundo nesse evento tão marcante na história da humanidade. A leitura é por vezes pesarosa, mas vale a pena.

rafa_._cardoso 24/03/2022

1914-1918: A história da primeira guerra mundial está dividida em 4 partes: A Deflagração, A Escalada, As Consequências e O Legado.

O autor David Stevenson detalhou bem (até demais as vezes) todo o cenário, com bastante informação, mas com parágrafos um pouco longos.

Vale ressaltar também que há muitos dados, parte estatística e táticas de guerra que podem ser um pouco maçantes para quem (o que era o meu caso) estava procurando o contexto histórico e socioeconômico do conflito.

Ainda assim, é uma importante leitura para quem gostaria de entender o que levou a Europa a esse conflito.

Ladybug 20/03/2022

É um livro cuja leitura não é muito fluída, contém muitos dados especifícos, de caráter militar o que faz com que nos percamos em tantos detalhes secundários, ficando dificíl manter o ritmo da leitura.

Bruno.Santos 01/08/2021

Denso e muito informativo
É muito bom, perceber as nuances que mantiveram a guerra pelo tempo que levou, as formas de manter as populações mobilizadas e o fornecimento de suprimentos, além do financiamento per si da guerra. Muita coisa que li nem sequer tinha ideia, mas é uma boa leitura.

Tiago.Costa 12/05/2021

Cada vez que me aprofundo nessa grande obra sobre a primeira guerra mundial passo a entender os motivos que levaram muitos a perderem suas vidas. O que parece chato de início e essencial para que vc entenda o contexto dessa guerra.

Hélio 26/03/2021

A História da Primeira Guerra Mundial - David Stevenson
Volume 2 - A Escalada

Neste segundo volume o autor fala dos objetivos da guerra; Sobre as possíveis negociações de paz, todas sem sucesso porque até 1917 nenhum governo solicitou a paz, e nenhuma sondagem levou a negociações significativas.

O autor também trata das tecnologias utilizadas no conflito; da logística e táticas; do elemento humano e o moral; armamentos; da economia; guerra naval e da política dos fronts nacionais.

Nas páginas 180 e 181 Stevenson traz algumas informações relevantes sobre a grande quantidade de homens que foram mobilizados para a Guerra, e um dado curioso é a quantidade de voluntários que algumas vezes chegava a ser quase igual ao número de recrutados. Por exemplo, a Grã-Bretanha mobilizou durante a guerra 4,9 milhões de homens, sendo 2,4 milhões de voluntários que se alistaram, contra 2,5 milhões de recrutados. Esses voluntários em sua maioria eram jovens com idade mínima de 19 anos e as vezes até menos que isso.

Apesar de Stevenson elencar alguns motivos que levavam esses jovens a se alistarem voluntariamente, ficamos sem compreender o que leva alguém a enfrentar os horrores de uma guerra onde as chances de voltar com vida são mínimas.
Faço esse questionamento porque se hoje houvesse uma terceira guerra mundial, talvez não tivéssemos a mesma quantidade proporcionalmente de voluntários a que houve na primeira guerra, mas com certeza muitos jovens se alistariam voluntariamente.
Digo isso porque em 2019 quando a Venezuela estava no auge da crise econômica e política e com algumas tensões com o governo dos EUA, o governo brasileiro chegou até em falar numa possível guerra contra a Venezuela. Todos sabem que bastaria Trump ter dado ordem que o Brasil poderia ter se arriscado num conflito desnecessário.

Diante das notícias que circularam na mídia eu vi alguns jovens afirmando que se alistariam voluntariamente para derrotar os "comunistas" da Venezuela. Vejo que o ser humano não mudou tanto nos últimos cem anos, se possível continuará lutando para defender interesses de líderes autoritários e ambiciosos que não tem nenhum apreço a vida humana.

Gostei desse livro mas do que do primeiro volume, porque está dividido em 9 capítulos, a leitura é mais fluida e de mais fácil compreensão.

Albieri 16/02/2021

Guerra é Guerra.
1914 - 1918
A história da PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL
A ESCALADA - David Stevenson

Tentar entender os objetivos de uma guerra não é tão difícil quanto parece, eles usam termos as vezes difícil de se compreender e motivos esdrúxulos que só faz sentido para enganar a população.

Ao tentar compreender esses motivos, percebi que o principal o objetivo da guerra é mostrar poder, criar alianças e expandir seus territórios.

Claro que existe o capitalismo exacerbado por trás de tudo isso.

O ser humano me assombra, cria guerras para matar outros seres humanos. Os homens são obrigados a lutar um contra o outro e em uma luta que as vezes não faz nem sentido para eles.

Levando mais uma vez em consideração a leitura de Martin Gilbert, ainda acho que a escrita de Stevenson é meio embaralhada, mas tive uma compreensão melhor desse livro, do que do primeiro.

#primeiraguerramundial #livro #book #aescalada #ThehistoryoftheFirstWorldWar #DavidStevenson #minhaestante #cabeceira #amoler #instalivros #instabooks #editoranovoseculo #skoob

Duda 23/12/2020

Segundo livro da série que conta a história da primeira guerra mundial. Novamente uma linguagem bem formal e indicada pra quem já conhece a história. Eu não conheço muito bem a história, mas achei muito interessante e curiosa a leitura.

Joao.Paulo 18/08/2020

Traços - chaves
Já neste volume o autor narra os fatores centrais de como guerra se torno um acontecimento global.

CAMBARÃ 10/08/2020

Talvez pelo número reduzido de páginas para aborda algo tão amplo como a guerra o primeiro livro não me satisfez porém esse segundo, a escalada, foi muito satisfatório ao meu julgamento..