The End

The End Lemony Snicket

Resenhas - The End

Riquelmo.Avelar 06/03/2024

Não é O FIM, apenas um MAU COMEÇO.
Deixei as outras resenhas dos últimos livros um pouco mais curtas porque quis concentrar mais informação nessa resenha do último livro. Foi uma grata surpresa conhecer essa série de livros ainda na infância após assistir o filme. Depois de muitos anos capengando para ler a série resolvi lê-la em inglês para treinar uma nova língua e foi um processo incrível, a escrita do Lemony Snicket (Daniel Handler) é completamente fora de série (Principalmente na linguagem original), o universo criado e os mistérios apresentados são riquíssimos, os livros em alguns momentos realmente acabam se tornando repetitivos, mas eu acredito que a criatividade na forma que o autor escreve a trama e o amadurecer dos Baudelaires a cada livro que passa compensa essa pequena falha. Quanto ao livro final eu acredito que foi um livro muito interessante que respondeu várias de minhas dúvidas e deixou outras mais, pois como dito no livro esse não é realmente o fim, é apenas uma história que ainda está no meio e para mim os Baudelaires seguiram lutando contra as injustiças e buscando o último lugar seguro. Recomendo também a leitura do livro "The Beatrice Letters" (Podem ser encontradas traduções de fãs) e outras obras do Lemony Snicket relacionadas ao universo de Desventuras em Série. Até logo Baudelaires, não é O FIM, apenas um MAU COMEÇO.

Beatriz Kath 14/01/2024

The End
"- We just want to be safe.
- Nowhere in the world is safe - Count Olaf said.
- Not with you around - Violet agreed.
- I'm no worse than anyone else - Count Olaf said."

Como consequência do que acontece no fim do volume anterior, os três Baudelaire acabam tornando-se náufragos em uma ilha, à qual chegaram juntamente do conde Olaf.

"Even though we're shipwrecked, we’re still in the same boat."

É muito irônico e engraçado ver como o fato de estarem nessa situação, isolados do resto da cidade, das instituições policiais, bancárias e de justiça faz com que nenhum deles - nem o conde Olaf nem os Baudelaire - consigam alcançar seus objetivos. Já que não há ninguém que possa julgar e prender Olaf por seus crimes, mas também ninguém que possa conceder a ele a fortuna dos Baudelaire.

Depois de um tempo, eles descobrem que há pessoas vivendo na ilha, e aos poucos as crianças vão percebendo que aquele lugar está muito mais relacionado à história deles, de seus pais e de todos os mistérios que permeiam sua família do que poderiam imaginar.

O livro foi uma leitura bem divertida, além de trazer algumas reflexões muito interessantes sobre o bem e o mal, abusos de autoridade e manipulação, sempre com o uso de várias metáforas e analogias, além do tom irônico e característico do narrador.

Esse encerramento não trás respostas para todos os mistérios que foram levantados ao longo da série mas, ainda assim, achei bastante satisfatório e condizente com o que já vinha sendo construído até aqui.

Nati 27/06/2023

E o fim chega ao fim!
Sim, esse o fim da história dos irmãos Baudelaire no livro "A Series of Unfortunate Events".

E o fim do fim... Me impressionou!

Acompanhei a série de livro do começo ao fim então eu posso dizer que eu realmente não esperava que o fim tivesse esse fim!

Em "The End" ("O Fim") Violet, Klaus e Sunny estão em sua última desventura em série... E eles descobrem muitos segredos como ainda escondem muitos ao fim do fim!

A série é bem interessante e as histórias são bem contadas, você não precisa ter lido necessariamente todos para entender, pode ler só o último por exemplo...

Mas eu acho que não precisavam ter feito o último livro tão grande... Apesar de ele ter 13 capítulos como os outros livros, o último da série é o maior de todos (no sentido de que tem mais páginas) e não sei, em alguns momentos da história achei que o autor estava mais "enrolando" do que desenvolvendo a história.

Mas super recomendo a leitura é uma história bem envolvente de se acompanhar!

maria 12/11/2022

preciso ler os outros livros!!
eu adorei! eu demorei um tempo pra ler mas foi pq eu tive que fazer pausas? o livro é muito bom, personagens interessantes e apesar de n ter lido os outros eu consegui entender a história(msm assim ainda quero os outros). muito bom! minhas resenhas são smp um lixo mas taí?

Aninha Schimidt 27/09/2021

O fim de uma jornada desafortunada
Enfim chegamos ao fim do fim, que estava no fim do Fim. E parecia que o autor não queria terminar a história, porque ele a estendeu até não ter como prolongar mais. O humor está afiado como sempre, mas a repetição torna tudo super cansativo. Pulei muitos parágrafos e não fez diferença alguma para a história, e isso não é porque já sabia o que acontecia pela Netflix, até porque a série trabalhou os pontos muito melhor do que o livro. Admito que 20 anos não é o público alvo dessa série, porém li os primeiros livros com 18 e lembro-me de ter adorado. Inclusive, fiquei postergando 2 anos para terminar a série exatamente porque depois de um tempo tudo começa a se tornar um ciclo interminável de informações jogadas e nenhuma resposta. Portanto, bem mediano.

joao.antoni0 21/07/2020

The end of The End
Calm down folks, there's no spoiler here. This is the end of my last review for this series. Of course, this journey has taken me thirteen books and, by now, I do feel like closer to the Baudelaire siblings than ever. I also feel relieved to finally confirm the countless requests not to read this book made by the author and of the schism my both pessimist and hopeless sides had been enduring. Frankly, one of the most pleasing moments was the way Handler educates us whilst telling the story. Above all, the most important lesson learned, besides the loads of alphabetical spices, metaphorical expressions and fancy vocabulary, is that one's life will never be easy and this world can be a treacherous place to live, but in medias res, we have to face and survive it.

Laura Nely | @lauranely_ 05/04/2020

Só eu que não gostei do final?

Naty 29/07/2017

Um livro que me levantou mais perguntas que respostas e me fez pensar: Perdi alguma coisa?
Esse livro se passa numa ilha. E, sendo bem honesta, eu não tenho muito para falar desse livro. Acho que o escritor fez, realmente, algo muito diferente do costumeiro, o que é bom, mas ruim também.
Tudo que acontece não me levou muito bem a um fim. É o the end of the end, but not the end of my dobts. Não existem muitas respostas conclusivas e a última figura do livro é super intrigante.
Isso não é bem uma resenha. Não sei nem o que é. Esse livro me deu vontade de recomeçar tudo do zero e tentar investigar a verdade por contra própria. Ele não nos dá respostas. Ele nos dá ?????????????????????????
Sim, mais perguntas. O fim é meio melancólico, meio estranho, meio ???????
E essa é a minha resenha.
Talvez, um dia, caso eu releia os livros, eu consiga desvendar mais os mistérios e ter uma maior ideia do que o autor quis dizer. Falar que é uma série perdida seria falar betseira, mas falar que é uma série concluída também seria. Acho que tem coias, nessa série, que são ?????? (Você que tem que responder.
O mundo é uma dúvida que leva a outra, uma das coisas que consegui captar. Além da maldade estar, de certa forma, em cada um de nós e a balança entre a atitude boa e má ser tênue.
Espero um dia entender melhor e é só. Enfim conclui. Treze livros, um desafio. Foi bom conhecer e acompanhar os passos dos Baudelaire. Agora, é minha hora de dizer tchau.