Todos, nenhum: simplesmente humano

Todos, nenhum: simplesmente humano Jeff Garvin

Resenhas - Todos, nenhum: simplesmente humano

Miah.Kan-Po 22/04/2024

Vale a leitura!!
Riley Cavanaugh é um(a) adolescente com uma identidade de gênero fluido, que oscila entre se sentir menino, menina ou uma mistura de ambos.

Apesar das dificuldades enfrentadas em uma escola anterior, Riley tem a chance de começar de novo em um novo ambiente educacional. Tentando se misturar e evitar o escrutínio, Riley opta por uma aparência indefinida, mas ainda assim enfrenta julgamentos e rótulos.

Em busca de um refúgio, Riley cria um blog com um pseudônimo, onde expressa sentimentos e pensamentos reprimidos, e eu amei isso, porque também tenho um cantinho onde escrevo meus pensamentos e sentimentos conflitantes.

Através da história de Riley, o autor nos convida a explorar o que significa ser humano, desafiando as normas e celebrando a individualidade, abordando temas de identidade, isolamento e a busca por aceitação, tão comuns na juventude contemporânea, não é à toa que muitos jovens se identificaram com a obra e o personagem.

A princípio quero fazer um elogio ao tradutor desse livro, porque não deve ter sido fácil ocultar o gênero de Riley quando no Português o uso dos artigos masculinos e femininos são tão distintos, visto que no Inglês usa-se apenas ?the? para todos os gêneros.

Achei a representatividade presente na obra extremamente importante, mas vale ressaltar que houve alguns furos que não condizem com a comunidade LGBTQIAP+, e não cheguei a essa conclusão sozinha, pois conversei com algumas pessoas da comunidade que leram o livro e pensam como eu, além disso, eu faço parte da comunidade, então?

A narrativa é fluida, porém, em alguns momentos, tornou-se prolixa, o que me fez perder o interesse em determinadas partes. Apesar das ressalvas, pode ajudar alguns jovens que ainda estão perdidos, mas foi repetido tantas vezes que se tornou quase enfadonho. Poderia facilmente ter sido reduzido em 50-100 páginas para eliminar a repetitividade. ?
Por mais convincente que seja a mensagem, em termos de história, achei realmente a proposta do autor válida, mas foi decepcionante em alguns momentos. Acompanhamos as lutas diárias de Riley, mesmo assim há uma qualidade sinuosa na narrativa, como se não tivesse certeza do caminho que iria seguir. Claro, fiquei furiosa com a situação de Riley, mas não senti a conexão visceral que esperava sentir ao ler livros sobre assuntos pesados, talvez por causa do enredo subdesenvolvido.?
Foi um livro escrito por um homem cis, para pessoas cis, uma leitura essencial para aqueles que desejam compreender um pouco mais sobre a fluidez de gênero. O autor conseguiu atingir seu objetivo ao trazer à tona questões que muitas vezes são negligenciadas pela sociedade.?
Recomendo a leitura, se você tem curiosidade sobre a temática.

Belle_belk 02/03/2024

Livro emocionante
PERFEITO, COM CERTEZA SERA UM DOS FAVORITOS DA MINHA VIDA
Mano, a escrita do autor é tão perfeita e emocionante que não dá pra parar de ler até terminar. A forma q é retratada a disforia é tão real q eu chorei muitas vezes, só leiam isso é incrível
Além de que em nenhum momento o autor usa pronomes com a Riley é incrível, achei impressionante mesmo.
10/10 certeza

Lais666 28/02/2024

Um livro queer e muito didático
Não é um livro excepcional mas acerta no fácil o que já é muito bom.
Pra quem tá questionando seu gênero ou tem vontade de entender mais sobre identidades assim é uma boa pedida.
O livro tem momentos de agonia mas de muito cuidado e conforto também.
Ele aborda de forma não muito profunda eu diria, mas como eu disse, é bom para uma introdução leve sobre o assunto.

Fica a recomendação.

Jessica Farabotto 16/02/2024

Apenas Humanos
Que livro! Ainda digerindo tudo que li nessas páginas. Embora sendo hetero, dificilmente não me colocaria no lugar de Riley. E pensar que todos somos humanos, que iremos para o mesmo lugar no fim da vida e que estamos nessa só de passagem, me faz ver como muitos perdem tempo se preocupando e julgando as escolhas do outro. O problema maior é quando esse julgamento vira violência. O que leva uma pessoa cometer atos tão violentos devido a escolha do outro?
A questão da ansiedade nesse livro é muito importante, nos faz sentir os tensos momentos, a angústia para parar e como é complicado quando a dor é silenciosa.
O que me leva um pouco de esperança nesse livro e ver que a Riley teve sorte de ter pais compreensíveis, amigos e uma terapeuta que a ajudou.
Enfim recomendo a todos e principalmente, alerto para todos os gatilhos de saúde mental, violência física e psicológica.
E vale lembrar todos somos humanos, todos temos o direito de ser e viver como queremos. E todos vamos voltar ao pó, então não podemos perder tempo julgando, condenando ou fazendo qualquer coisa ruim contra outro ser humano.

WelcometoLA 05/02/2024

Todos, nenhum: simplesmente humano.

A/O protagonista é gênero fluído e durante a leitura eu pude me aproximar daquela realidade, que de certa forma é familiar para mim devido à minha não-bináriedade, e entender as dores, vivências, receios, alegrias, de alguém gênero fluído. Junto ao tema da fluidez de gênero foi tratado assuntos como amizade, exposição midiática, crises de ansiedade e pânico, e infelizmente, LGBTQIAP+fobia, apesar de alguns assuntos serem doídos de ler, foram expostos com maestria.

"Se estiver tendo problemas com sua identidade de gênero, ansiedade ou depressão, você não está sozinho."

Essa frase consta nas notas do autor e se vc passou por alguma das 3 situações acima, você deveria ler este livro, talvez se sinta menos sozinho.

Nanda 04/11/2023

Esclarecedor
Por ser hetero e cis costumo ter dificuldade em me conectar com as narrativas "queer". Mas nesse livro desenvolvi rapidamente empatia por Riley e fiquei muito envolvida até o fim. Adorei a leitura! Sempre tive dificuldade em compreender a fluidez de gênero e acredito que esse livro conseguiu passar a mensagem muito bem.

An@ 08/10/2023

Todos, nenhum: simplesmente humano
Eu amei esse livro, me pegou de formas que eu não esperava. Mesmo sendo de 2017 ainda tem muitas coisas que são discutidas hoje em dia. E a escrita é muito boa, adorei as partes dos posts

firstlovesmile 04/10/2023

Gênero, saúde mental e outras questões
Como uma pessoa trans, não binária e gênero fluído foi muito importante para mim ler esse livro. Ainda estou no armário e eu enfrento muitas das dificuldades de Riley/Alix e me identifico cm suas vivências e conflitos. Me surpreendi que o autor é um homem cis e soube expressar com tanta sensibilidade a vivência de pessoas não binárias, simplesmente amei este livro.

gian.anvers 24/09/2023

Cara oq eu posso falar. esse livro eh basicamente a minha vida kk uma história real sabe. ele é tudo. minha única critica seria o final que parece que o livro todo eh construído pra terminar num grande discurso e vc vira a página e ele ACABA. mas tirando isso? que livro. 9.5/10

Vivi de Assis 02/08/2023

Difícil desgrudar!
Foi uma leitura muito agradável e divertida. Do início ao fim foi difícil desgrudar do livro, a ponto de ficar até de madrugada lendo sem nem notar, tendo que me obrigar a parar de ler para ir dormir. A personagem é muito boa, demonstrando realismo, com personalidade e mentalidade condizente com a idade. A narrativa é muito bem escrita e os personagens são muito bons. Para ser um 5 estrelas só faltou um melhor desfecho para para alguns personagens e um final mais completo. Se tivesse um segundo livro, eu certamente gostaria de ler.

gothbang 07/06/2023

Sinceramente
Olha eu achei o livro meia boca ???.
Eu achei a escrita um pouco cansativa e a personagem principal extremamente irritante.

Não foi de todo ruim por que ler esse livro não me pareceu uma tortura e é até fluido, mas não é muito legal de ler.

Achei que ia me identificar com o protagonista por diversos motivos, mas senti que estava lendo esse livro tarde demais. Talvez se eu fosse mais nova e estivesse na escola vivendo tudo aquilo que era descrito eu pudesse me identificar, mas por não ser o caso, a personagem principal só me pareceu imatura e ingrata pra ser bem sincero.

ratatoloui 31/05/2023

Pqp que livro perfeito
Achei incrível como na tradução pro português cuidaram pra não usar nenhum pronome com Riley. E como uma pessoa que ainda ta tentando se entender nessa questão de gênero, me senti muito acolhido com esse livro. Fazia tempos que não chorava tanto lendo, é tudo tão real, simplismente leiam esse livro, não tem defeitos.
(e eles colocando "Changes" como música de campanha ??? )

olizin 24/05/2023

Amei, é um livro bem adolescente, mas retrata perfeitamente fluidez de gênero e ansiedade, preciso ler mais livros assim.

Anthony22 22/05/2023

Simplesmente humano
Eu simplesmente amei a forma em que Jeff G. deixou em omissão os pronomes usados com Riley, e principalmente a forma em que ficamos sem saber o sexo (designado no nascimento) em momento algum no livro de uma forma completamente leve , é possível perceber a humanidade do personagem, e não como uma coisa indefinida e sim como um ser humano q pensa e tem sentimentos como qualquer outro. Eu desenvolvi compaixão por Riley pq me sinto exatamente da mesma maneira em vários momentos, acho que eu tenho o meu próprio Solo e acho que todos deveriam ter um na vida. Ainda estou aguardando por uma Bec e uma Mike/Michelle na minha vida.