A Dieta Espiritual Allan Percy

Resenhas -

Duda 28/02/2020

208 páginas
Em A Dieta Espiritual, você encontrará um guia com obetivos semanais relacionados a 24 temas como: estresse, procrastinação, medo, apatia, pessimismo... Este é o terceiro livro que leio do autor, mas o primeiro que me decepcionou. Diferentemente de outros títulos que geralmente trazem apenas uma referência ou outra, esse me pareceu mais uma coletânea de outros autores do que um guia. Senti somente a presença de sua fala em um comentário ou outro e no fim dos capítulos, onde ele traz uma breve 'receita' para a semana; ao meu ver perdeu um pouco da sua autenticidade. Referente ao conteúdo, acho que se alguém seguir a ideia do autor de ler um capítulo por semana, talvez funcione, pois no fim a intenção é válida.

Suely.Fernandes 07/05/2022

Dieta citada...
Pelo título do livro, pensei que fosse um tema mais profundo e focado da espiritualidade. Mas reproduz ideias de vários outros autores e seus livros, com menções de suas obras sobre diversos hábitos e comportamentos do dia a dia.
Trás muito pouco o ponto de vista do autor.
As dicas no final dos capítulos deixam a desejar também. Esperava mais deste livro...

HelenaRiva 25/03/2021

Esperava bem mais
Já tinha lido um livro de Allan Percy e gostei demais, super indiquei (Nietzsche para estressados)! Mas este me decepcionou, parece mais uma coletânea, um pout pourri de vários autores (inúmeras menções à obra de Dale Carnegie). Pouquíssimo material autoral. Me lembra aqueles trabalhos acadêmicos em que estamos com preguiça de executar, aí usamos e abusamos do famoso ?ctrl c + ctrl v? hehe
Possui alguns (poucos) insights, por isso as estrelas. Mas tenho minhas dúvidas se vale a leitura.

Sissy 20/11/2021

A Dieta Espiritual
Recentemente, comecei a ler livros que fogem ao meu perfil , esse é um deles , eu particularmente gostei o livro possuí 24 capítulos, dentre eles, o autor aborda temas como preocupação, estresse, ansiedade, entre outros. Vale a pena uma leitura.

Cíntia 09/07/2020

Livro bom, faz vc refletir atitudes erradas que vc toma na sua vida e nem percebe.

Pati Setter 18/01/2022

Uma síntese de vários clássicos para o auto conhecimento
Em suma o escritor não desenvolve uma ideia própria sobre o tema. Mas separa em tópicos pontos a serem meditados para se levar uma vida mais feliz e leve.
É muito leve e interessante para compilar algumas sugestões de livros a se ler, pois cita vários em cada capítulo fazendo referência ao tópico.
Levanta muitos temas porém não inova em sua escrita, mas sugiro como uma alternativa e se buscar livros para leitura dentro do auto conhecimento.

Dri F. @viagenscomlivros 14/06/2018

Gosto muito desse autor pelos livros sobre frases de pensadores que ele escreveu, como Shakespeare para apaixonados e os outros sobre Einstein, Nitzsche e demais. Li alguns e gostei demais.

Então esperava bastante desse, até porque a premissa do livro é muito legal.
O livro fala sobre varios sentimentos ou sensações que vivemos, como medo, ciúmes, irá, apego, procrastinação, dificuldade em dizer não e muitos outros temas. Embora as ideias sobre todos esses temas sejam bem articuladas o que me fez desgostar um pouco foi que os textos na verdade são apanhados de varios outros autores.
Por exemplo no capítulo do medo, varias pesquisas, livros e artigos de outros autores são citados, mas sem aprofundar a opinião do próprio autor sobre o tópico. Em alguns momentos achei confuso.

A mim, deu a impressão de que estava lendo uma espécie de bibliografia com mais detalhes, mas que se eu realmente quisesse saber mais sobre determinado tema valeria mais a pena ir direto à fonte citada.

Para saber mais visite o Instagram e conheça as outras resenhas e dicas de leitura @viajecomlivros

Mi 30/07/2021

Super aplicável
Mas tem dieta mesmo nesse livro?
É o que as pessoas costumam me perguntar.
Tem dieta sim, mas não é sobre questão alimentar.
O livro ele ressalta várias temas de emoções que estão presente na nossa vivência e que nos fazem mal.
A dieta aqui é sobre a gente melhorar nossa postura em relação a essas emoções, deixar determinadas atitudes de lado e assumir outras de forma positiva, melhorando nossa mente, espírito e, consequentemente, o corpo físico.
Temas como medo, dispersão , teimosia, preocupação, dentre outros, estão presentes no livro. Ao final de cada tema, um dever de casa. Vale a pena a leitura.

Patricia1194 28/05/2022

Se alto avaliar
É um livro que traz 24 reflexões de algo que carrega o nosso dia. Buscar estratégias para amenizar esse sentimento de rancor, impaciência, apego entre outros.
É um livro para ler aos poucos, sem pressa e realizar uma autoavaliação.

Marceli.Machado 21/04/2020

Um convite à reflexão
O livro nos faz um convite ao autoconhecimento e à reflexão. Alguns capítulos foram demasiadamente esclarecedores.

Gabriele 15/05/2022

Para ser lido semanalmente
"Dieta" no título do livro tem relação com aquilo que queremos eliminar, mas não no sentido corporal e sim no sentido espiritual.

"Não é o nosso peso corporal, mas o peso das emoções negativas que carregamos nos ombros".

Ou seja, tudo aquilo que nos torna pesados emocionalmente.

São 24 emoções negativas que o livro aborda, com contextos acerca desses padrões e o quão destrutivo isso pode ser em nossas vidas.

O propósito é ler o livro em 24 semanas e ao fim de cada capítulo tem uns exercícios para praticar de acordo com aquela emoção. Eu precisei de um pouco mais de tempo, porque acabou não se tornando tão interessante fazer as práticas propostas, a minha intenção foi absorver mais a parte teórica sobre as emoções tão presentes em nossa vida.

Algumas dessas emoções negativas citadas: Inveja, Estresse, Rigidez, Comparações, Medo, Procrastinação, Rancor, Pessimismo, Perfeccionismo, Impaciência, Apatia além das outras.

Deise.Maria 21/02/2023

Uma boa proposta porém..
O Allan ele tinha sim uma boa proposta com este livro , porém não foi bem fundamentada.eu achava que o livro fosse voltado para a espiritualidade mas não .O livro traz a ideia de se trabalhar durante 24 semanas em cima de hábitos negativos que a acarretam peso e malefícios, dos quais alguns são, preocupação, medo, ego, procrastinacao , desejo , apego, a dificuldade de dizer não, ódio, rancor , obsessao pela opinião alheia , inveja e ciúmes, perfeccionismo, impaciência,estresse, julgamento e críticas, preconceitos e hostilidade, rigidez ( me identifiquei nesse capítulo),apatia, disperao, ficar preso no passado etc. O capítulo começa com um exemplo, em seguida defini o que são esses hábitos e traz informações que o autor coletou de outros autores, aí é onde está o X da questão ,o leitor não ver nada de cunho do Allan Percy , todas as instruções, fuças conselhos são de outras obras, inclusive ele citou ao menos 3 livros que eu já li , que são busca do sentido da vida de Victor Francklin, Mindset e Os 4 compromissos .Enfim não vi a identidade, as ideias do Allan na verdade só citações de outros autores o que deixou o livro ruim nesse aspecto porém acredito que o livro foi útil e me ajudou a ver diversos pontos importantes sobre a proposta da dieta no caso Estabelecer metas durante a semana para lidar com esses hábitos , nada de diferente que eu já faço.

Le_deleitura 06/10/2023

O livro é um copilado de temas que leva, a reflexão. Alguns você irá se identificar mais outros menos; o importante é o conteúdo de esclarecimento que o livro traz de diversas fontes que geram insights interessantes e condutas construtivas. Uma leitura rápida e fácil de se fazer.
*O autor aborda de forma clara, os hábitos que devemos abandonar para sermos pessoas mais positivas, assim como, explica o porquê.

No meu perfil do Instagram ( @le_deleitura ) posto mais sobre minhas leituras.