Por que estudar filosofia?

Por que estudar filosofia? João de Fernandes Teixeira
João Fernandes Texeira




Resenhas - Por que estudar filosofia?


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Cesar 29/04/2023

Por que estudar Filosofia?
A obra de Fernandes Teixeira apresenta uma bela introdução à filosofia, destacando algumas das características importantes que a define como relevante para os dias atuais, contradizendo aqueles que acham que ela está morta, como o grande cientista Steven Hawking. Além disso, Teixeira é conhecido por sua habilidade em escrever de maneira clara e acessível, tornando sua obra uma leitura agradável para todos os tipos de leitores, isto é, o livro é um convite para os leigos adentrar no mundo da reflexão filosófica.

Dito isso, o autor propõe um debate sobre os preconceitos que a filosofia tem sofrido ao longo dos séculos, especialmente em relação à sua (in)utilidade social. Durante a discussão, ele conclui que a filosofia pode não atender aos requisitos da econômica imediatista, mas com certeza tem serventia para a sociedade e defende essa tese abrangendo toda a história da filosofia, demonstrando seus significados para cada época e autor. Assim, o autor mostra como ela continua a influenciar as pessoas, inclusive em outras áreas do conhecimento, como a ciência e o senso comum.

Por outro ângulo, Fernandes aponta que um dos motivos para a perda de visibilidade da filosofia é a evolução da estrutura econômica e social que levou os filósofos a se fechar dentro dos muros universitários. Como resultado, há um abismo entre o conhecimento filosófico e seu papel social, transformando-a em clubes de intelectuais, no qual, infelizmente, o que resta para o público leigo são conhecimentos caricatos, rasos e às vezes distorcidos divulgados por alguns filósofos "pops".

Ele também que muitas questões filosóficas já foram respondidas pela ciência, mas há ainda uma vasta gama de perguntas que só podem ser respondidas pelo filosofar, como aquelas relacionadas à ética, política e religião. Contudo, é notável que os conhecimentos antes dispersos estão se reunindo para formar um saber mais completo, podendo ser observável no surgimento de novas disciplinas científicas que se mesclam cada vez mais com a filosofia.

No entanto, há diferenças entre o modo de ser do filósofo e do cientista, onde o primeiro não precisa ser tão rigoroso e não tem a necessidade de seguir métodos e regras de forma fundamentalista ou radical, já que a filosofia não tem uma definição fixa e está sempre em evolução. Desse modo, podemos afirmar que toda filosofia é fruto do seu tempo e foi criada para responder às questões de uma época específica e embora possa parecer inútil, a filosofia não é estéril, pois ela ainda influencia a vida humana e pode ter um impacto significativo na vida das pessoas, mesmo que elas não percebam.

site: https://www.somenteumfilosofo.com/post/por-que-estudar-filosofia
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR