Lodir 08/08/2010Um dos melhores que já li!Confesso que a princípio subestimei esse livro: parecia mais um livro com uma história de auto-ajuda, que elogiava muito a imagem de uma empresa e que parecia mais uma estratégia de marketing da mesma. Na hora pensei: "será que eles não pagaram para alguém escrever esse livro?". Depois da leitura, acredito que não. Mais do que isso: esse livro é um dos melhores que já li, e trás uma excelente história, muito bem escrita, e que nos deixa várias lições.
A história, como você já deve ter lido na sinopse, fala se um homem de 64 anos que perde tudo: a família (depois de um divórcio), o emprego de publicitário, a saúde (quando descobre que está com um tumor) e ganha um livro vindo de uma relação extra-conjugal. Com tantos problemas e um filho para criar, sem contar com o apoio de ninguém, ele se vê desempregado e endividado, já que não consegue mais empregos. No fundo do poço, sua vida começa a mudar quando ele está tomando café em uma cafeteria da Starbucks em Nova York, e a gerente lhe oferece um emprego. Envergonhado por precisar aceitar, já que trabalhou a vida toda como diretor em uma empresa, ele começa no novo emprego desanimado. Aos poucos, no entanto, vai descobrindo que aquele emprego comum com colegas que são pessoas simples podem fazê-lo mais feliz do que era, e salvar sua vida.
É difícil descrever a sensação que o livro causa. Mesmo tendo apenas 190 páginas, o autor consegue descrever muito bem sua história. Ele conta como era o seu dia-a-dia como um atendente inexperiente de 60 anos trabalhando com jovens, dando atenção para diversos detalhes de seu trabalho diário, que, ao contrário do que possa parecer, não é uma leitura cansativa. Ele relata todas as dificuldades que teve, desde aprender a tratar os clientes até a relação com seus colegas de trabalho, mostrando como teve de limpar banheiros e outras coisas do tipo. No livro, o autor ainda nos conta um pouco de seus passado, intercalando com sua vida na Starbucks, para que nós possamos conhecer um pouco mais de sua história. Ainda que algum desses detalhes de seu passado sejam desnecessários (como a corrida dele com touros), são importantes para o autor, que deseja mostrar quem ele era antes da Starbucks.
O livro é, ainda, um excelente livros para quem se interessa por administração de empresas, como pessoas que estão na chefia de empresas ou que trabalhando com RH, porque é um maravilhoso relato de um comum ambiente de trabalho. Quem gosta desses temas adorará esse livro, pois ele mostra como um clima organizacional na empresa é importante e pode tornar o trabalho dos funcionários algo mais agradável, e até mesmo mudar sua vida, com todos tornando-se sua família. Michael nos passa, durante todo o livro, como um cultura onde todos os funcionários se tratam com respeito pode ser maravilhosa.
Um exemplo é quando ele nos conta que na sua loja, nunca ninguém mandava alguém fazer algo, e sempre "pedia um favor". Quando via do chefe, obviamente os funcionários sabiam que se tratava de uma ordem, mas a forma como ela era dada tornava o trabalho mais cativante.
É muito recomendado para quem trabalha na gestão de pessoas e equipes. Mas também para todos que querem ler um livro com uma excelente história de vida e que deixará incríveis lições.