Como a Starbucks Salvou a Minha Vida

Como a Starbucks Salvou a Minha Vida Michael Gates Gill

Resenhas - Como a Starbucks Salvou a Minha Vida

Lodir 08/08/2010

Um dos melhores que já li!
Confesso que a princípio subestimei esse livro: parecia mais um livro com uma história de auto-ajuda, que elogiava muito a imagem de uma empresa e que parecia mais uma estratégia de marketing da mesma. Na hora pensei: "será que eles não pagaram para alguém escrever esse livro?". Depois da leitura, acredito que não. Mais do que isso: esse livro é um dos melhores que já li, e trás uma excelente história, muito bem escrita, e que nos deixa várias lições.

A história, como você já deve ter lido na sinopse, fala se um homem de 64 anos que perde tudo: a família (depois de um divórcio), o emprego de publicitário, a saúde (quando descobre que está com um tumor) e ganha um livro vindo de uma relação extra-conjugal. Com tantos problemas e um filho para criar, sem contar com o apoio de ninguém, ele se vê desempregado e endividado, já que não consegue mais empregos. No fundo do poço, sua vida começa a mudar quando ele está tomando café em uma cafeteria da Starbucks em Nova York, e a gerente lhe oferece um emprego. Envergonhado por precisar aceitar, já que trabalhou a vida toda como diretor em uma empresa, ele começa no novo emprego desanimado. Aos poucos, no entanto, vai descobrindo que aquele emprego comum com colegas que são pessoas simples podem fazê-lo mais feliz do que era, e salvar sua vida.

É difícil descrever a sensação que o livro causa. Mesmo tendo apenas 190 páginas, o autor consegue descrever muito bem sua história. Ele conta como era o seu dia-a-dia como um atendente inexperiente de 60 anos trabalhando com jovens, dando atenção para diversos detalhes de seu trabalho diário, que, ao contrário do que possa parecer, não é uma leitura cansativa. Ele relata todas as dificuldades que teve, desde aprender a tratar os clientes até a relação com seus colegas de trabalho, mostrando como teve de limpar banheiros e outras coisas do tipo. No livro, o autor ainda nos conta um pouco de seus passado, intercalando com sua vida na Starbucks, para que nós possamos conhecer um pouco mais de sua história. Ainda que algum desses detalhes de seu passado sejam desnecessários (como a corrida dele com touros), são importantes para o autor, que deseja mostrar quem ele era antes da Starbucks.

O livro é, ainda, um excelente livros para quem se interessa por administração de empresas, como pessoas que estão na chefia de empresas ou que trabalhando com RH, porque é um maravilhoso relato de um comum ambiente de trabalho. Quem gosta desses temas adorará esse livro, pois ele mostra como um clima organizacional na empresa é importante e pode tornar o trabalho dos funcionários algo mais agradável, e até mesmo mudar sua vida, com todos tornando-se sua família. Michael nos passa, durante todo o livro, como um cultura onde todos os funcionários se tratam com respeito pode ser maravilhosa.

Um exemplo é quando ele nos conta que na sua loja, nunca ninguém mandava alguém fazer algo, e sempre "pedia um favor". Quando via do chefe, obviamente os funcionários sabiam que se tratava de uma ordem, mas a forma como ela era dada tornava o trabalho mais cativante.

É muito recomendado para quem trabalha na gestão de pessoas e equipes. Mas também para todos que querem ler um livro com uma excelente história de vida e que deixará incríveis lições.

Moni 15/01/2010

Historia da empresa
Adorei este livro, fala de um homem, que tinha um poder aquisitivo alto e de repente se viu sem nada, sem dinheiro, sem familia, devido a decisões erradas que tomou na vida. Quando ele conseguiu, sem querer, um emprego na starbucks ele se viu com um fio de esperança em mãos, aprendei que limpar chão é algo digno, aprendeu a valorizar o passado e o futuro e a desejar vivar mais e melhor. Recomendo.

Fernnanda.Stumbo 24/11/2013

Eu amei esse livro! Narra a história de vida real de um homem que era publicitário, até o dia que ele foi demitido, já com mais de 60 anos, não possuía muitas chances de conseguir novos bons empregos. E ele sempre ia tomar café na Starbucks, até o dia que uma funcionária virou para ele e perguntou se ele queria um trabalho. Daí, ele vai narrando seus serviços dentro da cafeteria! Eu adorei porque dá para vermos como funciona a loja e ainda como tratam seus funcionários, e a relação entre eles e os clientes, já que é o próprio personagem quem vivenciou na vida real e quem nos conta.

Biamorim 08/04/2010

Livro maravilhoso!!!!!!!!!!!! Um ensinamento de vida! Vale a pena ler!

Filyppe.Saraiva 09/09/2010

Como "Como a Starbucks Salvou a Minha Vida" salvou minha motivação.

Recomendadíssimo.

Carolina 03/06/2012

História bacana, mas às vezes me perguntava se seria possível ser tudo verdade e se não haveria um "patrocínio" da Starbucks, pois o autor passa todo o tempo elogiando a forma como a empresa lida com seus "parceiros"...De qualquer forma, vale a pena ler! Nem que seja para nos lembrar que a arrogância nos faz cegos ao que realmente importa e é capaz de nos derrubar!

Sr.F 28/10/2012

Final vago e meio decepcionante.
Gostaria de saber o que aconteceu depois.
Pedro Bastos 22/11/2013minha estante
A história dele não teve mistério ou conflito algum. O clímax foi apresentado já no primeiro capítulo do livro. O que se viu depois foi uma ação publicitária indireta a favor do Starbucks, mostrando como o ambiente de trabalho é "cor-de-rosa". Teria sido muito mais interessante ele ter contado sobre os últimos anos dele na empresa de publicidade, assinalando as ''félas-das-putagens'' que ele era acometido, do que ficar falando sobre sabores de café e etc.

Flavinha 20/03/2013

Para ler tomando um delicioso café :)
Uma história leve, gostosa de ser lida - em todos os sentidos! Não apenas pela linguagem fácil e a mensagem de otimismo, mas também porque através da narrativa do autor somos transportados pra dentro da loja Starbucks onde ele viveu sua grande virada: dá pra imaginar sua chefe, seus colegas de trabalho, os clientes, cada situação vivida dentro da loja e... sentir aquele aroma delicioso de café!
Por todos estes ingredientes, e por ter sido presente de um querido casal de amigos, foi uma leitura especial :D

Gabriel 14/08/2023

Livro de fácil leitura. Não se aprofunda na temática, mas é útil para que busca desenvolver a liderança e gestão de equipes, trazendo no livro alguns exemplos práticos de atitudes simples que são essenciais num ambiente de trabalho saudável.

Rafaella 22/08/2023

Este livro me fez relembrar como é ficar ansiosa para ler o próximo capítulo... um livro que não chama necessariamente atenção pelo seu nome me surpreendeu demais! Gostei muito e confesso que me deu uma vontade gigantesca de frequentar mais a Starbucks para poder observar como tudo funciona realmente por lá! Rs

Luan Simões 27/09/2010

Legal, mas...
Legal é ver a história de superação do Michael, mas achei algumas coisas um pouco forçadas.

Tudo na Starbucks ocorre às mil maravilhas, só se percebe que se trata de uma empresa capitalista mais para o final do livro. Porque antes parece uma versão feliz e perfeita do mundo da Moranguinho, só que na versão café expresso.

Tudo é tão funcional, as pessoas - clientes e empregados - são tão amistosas, cheias de benevolência. Não é mostrado no livro a verdadeira transição dele de um chefão da publicidade para um cara "comum".

Talvez para ele as coisas realmente tenham sido cor-de-rosa, porque ele estava ladeira abaixo e encontrou uma salvação não só finaceira, mas também emocional, após uma vida atribulada e muitas vezes superficial. Porém ficou exagerado o tanto de complacência na história.

Segundo o que li, existe mesmo esta postura de cordialidade dos funcionários da empresa, é uma ótima logística.

Ainda existe um filme com Tom Hanks como protagonista, dirigido por Gus Van Sant. Com livro e o filme ele deve estar bem melhor de vida. Não digo rico, mas com certeza se estabilizou.

Será que ainda trabalha na Starbucks? Se alguém souber me diga.

Jeu 07/04/2012

"Gostoso como uma xícara de café"
Comecei a ler esse livro por acaso. Aquela velha história de "tinha crédito pra troca, tava vasculhando... PAM, título interessante". Foi realmente o título que chamou minha atenção. Primeiro, porque eu sou barista (só formada, não executo a função ainda), segundo, porque eu adoro Starbucks. Consegui o livro, vamos a leitura então.

A história não tem nada de mais, nada que faça você dizer "nossa, que livro f*da", mas ao mesmo tempo você não consegue parar de ler. Você se apegar ao "Mike", fica torcendo pra ele acertar dizer os nomes dos cafés corretamente e a atingir a meta de caixa no final do turno. E quanto mais ele fala como está feliz com aquele emprego que muita gente torce o nariz, mais você quer que dê certo.

Mas uma coisa chamou mais minha atenção; a filosofia da empresa Starbucks. Se for tudo aquilo que Michael descreveu, quero um emprego lá!

Essa é a grande mensagem do livro; vc pode ser feliz com tão pouco. A Starbucks realmente salvou a vida do Michael e no final vc fica com aquele sorrisão no rosto por constatar isso.

Gostei, indico para quem quiser uma leitura leve e rapidinha.

Sil Siqueira 18/06/2011

Todos deveriam ler!
O melhor livro para se presentear pessoas queridas.

Bianca 27/06/2013

Michael Gates Gill, era bem sucedido, tudo girava ao seu redor...girava. Michael perdeu tudo. Aos 63 anos, Gates não fazia ideia de como seria seu futuro depois de perder tudo o que tinha. Mas encontrou Crystal Thompson, que ofereceu uma grande oportunidade para o pobre Senhor da terceira idade, e depois de hesitar um pouco, Gates, muda sua vida, graças á proposta de Crystal, uma gerente de uma das lojas da Starbucks

Lunardi 31/10/2013

Quero um emprego na Starbucks!
Livro fácil de ler, leve, traz uma narrativa otimista. Ótimo para quem está naquela ''ressaca literária'', cansado de livros com muitas páginas, história extensa, muitos personagens e tal.

Mas, eis a pergunta que não quer calar:
Será que este livro não é uma jogada de marketing da Starbucks?

Porque sinceridade, se trabalhar lá é isso tudo juro que quero um emprego!