As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August Claire North

Resenhas - As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

Maira 13/07/2020

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August (North, C.)
Criatividade, originalidade e construção exemplar. Tanto os aspectos históricos quanto os científicos foram bem pesquisados e expostos!

"Parece que, no fim das contas, o tempo não é tão sábio."

Emilly Fernandes 12/07/2020

Confesso que no começo não esperava muito, logo de cara achei um livro muito bem escrito mas achei que ele ñ ia me prender... no final li as últimas 200 páginas de uma vez... um livro incrível!

Sol 08/07/2020

Diferente
Foi uma leitura que comecei pela curiosidade que seguiu o fim do primeiro capítulo, ao longo do livro fui surpreendida, porque essa história pode ser tudo, menos previsível.

Nick 06/07/2020

Um livro muito bom, a leitura flui muito, um capítulo vai puxa do o outro.

Anderson.Santana 01/07/2020

Ótimo Enredo
Li esta obra logo após Revivente. Para quem gosta desse tipo de enredo (reviver várias vezes a própria vida) esta é uma das melhores obras.

Igor 27/06/2020

Criativo
O livro como um todo é ótimo. Tem um enredo que me prendeu a história, muito embora não diria que chegue a ser um "page-turner" (motivo pelo o qual não dei 5 estrelas).

Antes de eu lê-lo ouvi dizerem que era necessário ter um bom conhecimento de fatos históricos do século XX. Mas a real é que basta ter feito o ensino médio minimamente bem para acompanhar.

O esclarecer da realidade do enredo é muito cativante. Histórias ao redor de uma certa visão do tempo sempre me proporciona grandes reflexões, principalmente na tentativa de encontrar contradições e paradoxos. A autora trabalhou a sua ideia muito bem, sem deixar grandes furos.

O final não traz surpresas. Já dá pra ter uma ideia do que vai acontecer aos 70% do livro. No entanto é muito bom, principal pela relação de amizade contraditória que fica em foco.

Paulinha 13/06/2020

Uma história interessante
Até a metade do livro eu tive dificuldade para me engajar na leitura. Era meio confuso - acredito que teve o tempo para me  acostumar com a leitura, cheia de referências (momentos históricos, datas e pessoas) e os vai e vem no tempo também.

Mas é uma narrativa interessante, que conta a história do que Harry August, um kalachakra (pessoas que ao morrer, retornam ao dia em que nasceram para voltar a viver a mesma vida, mas com o conhecimento das vidas anteriores), faz após receber, em seu leito de morte, a mensagem de que o fim do mundo se  aproxima.

leh 07/06/2020

impressionante
No começo achei meio confuso, mas depois que você entende a escrita e se acostuma com ela, tudo sai mais fluído e claro. Ela pode cansar um pouco por ser bem minuciosa, mas esse foi justamente o ponto que eu mais gostei do livro.
A história se trata de viagem no tempo, uma vez que o personagem morre e renasce no mesmo lugar com todas as suas lembranças da vida anterior. Até que certo momento, quando estava prestes a morrer mais um vez, ele recebe uma mensagem do futuro dizendo que o mundo estava acabando.

Eu peguei ele pela sinopse, nunca havia lido algo relacionado a viagem no tempo, apenas em filmes ou series, e fiquei curiosa em saber como seria em um livro. Pode apostar que não me decepcionei com este.

Os detalhes dos pensamentos são precisos, o desfecho é satisfatório e o personagem é encantador.
Para mim, em nenhum momento a história ficou com a linha solta, pois tudo o que o personagem passa na vida não é em vão, cada lembrança, cada conversa que teve e cada pessoa que conheceu tem alguma importância para suas escolhas futuramente.
Confesso que no meio tive que voltar algumas páginas para lembrar de algum fato que deixei passar, mas isso me fez entender mais a história e prestar mais atenção nos acontecimentos.

Ficou grande minha resenha, mas eu precisava dizer tudo isso. Eu amei o livro por inteiro, ele é reflexivo e nos deixam ansiosos por saber como tudo irá acabar. Recomendo para aqueles que gostam de entrar realmente na historia e se encantar com os detalhes, e para aqueles que gostam de uma leitura um pouco mais lenta para absorver tudo.

Caroline.Rota 25/05/2020

Tive a impressão que até a metade do livro a autora teve dificuldade em certos momentos em passar com clareza suas ideias, mas depois disso acabei me surpreendendo com a leitura

Juliana.Soares 19/05/2020

decepcionante
vi muitas pessoas falando bem e fui bem animada para essa leitura, mas me decepcionei bastante. a leitura é densa e tem muitos detalhes irrelevantes, na minha opinião.

a ideia é muito interessante e tem várias partes fascinantes. o tema é muito criativo, mas não me desceu. terminei mais por obrigação

Esther 29/04/2020

Bem..
Comprei esse livro pela recomendação de booktubers. Estava bem empolgada para ler. Li umas 150 paginas e encostei. Ele ficou lá por uns 2 anos, coitado.
Eu fiquei meio confusa ao ler, não sabia onde estava, em que ano estava, qual vida era...
Terminei mais por obrigação.
Acho que ele deve ser muito bom se vc ler ele sem parar.
Daria um bom filme.
O final podia ser um pouco mais longo.

Ingrid.Braucks 26/04/2020

As quinze primeiras vidas de Harry August
Livro de ficção científica em que existem os lineares e ouroboros que retornam para o início de suas vidas após a morte, as recomeçando. O que não significa que a cada vez que a vida se inicia ela será igual a anterior, ou que todos os ourobonos serão capazes de se lembrar tudo.
Acompanhamos a trajetória de Harry August que por meio de capítulos curtos e não lineares vamos tendo acesso a suas primeiras quinze vidas. Muitas vezes a narrativa é interrompida por outros acontecimentos que a princípio nada tem a ver com aquele momento e que depois vamos percebendo como cada pedaço se encaixa. Essas interrupções fazem necessário uma atenção um pouco maior, porque muitas vezes você pode estar correndo os olhos e simplesmente se pegar pensando o que isso tem a ver? Ou como ele veio parar aqui?
Os dois elementos que mais fizeram gostar dessa obra foram a originalidade da história, achei incrível imaginar um universo em que existissem pessoas que já soubesse tudo que vai acontecer e que não se relacionam com a morte ou com as escolhas feitas com o impacto que os lineares o fazem. Acredito que isso já gere bastante material mental para ficar refletindo e se imaginando como um ourobono. O segundo elemento foi que não achei a narrativa nem um pouco óbvia, fiquei até o final tentando descobrir para onde a autora estava querendo nos levar e qual seria o ápice de tudo.
Por outro lado, tive muito a sensação de altos e baixos durante a leitura como se entre os períodos em que o motivo maior de tudo se modifica o interesse também cai, dando uma leve sensação de estar maçante.
No todo, vale a pena pela originalidade e principalmente se você for um amante de temas como viagem no tempo, efeito dos seus atos e ficção científica.

Ana Paula Avila 18/04/2020

Uma viagem no tempo
Gostei demais desse livro. No começo achei cansativo, parei por quase 1 mês mas quando voltei a ler tudo fluiu maravilhosamente bem. Uma ficção cientifica muito bem escrita que nos faz prender a respiração nos últimos capítulos e que, de forma nenhuma teve um final clichê. Me surpreendi com todo o desfecho e o final foi quem me fez dar a quinta estrela para este livro. Como gosto de falar em quase todas as minhas resenhas, apenas leiam!

Nanda 16/04/2020

"A complexidade deve ser seu pretexto pra não agir"
Esse libro tem de tudo, além de fatos imersos em acontecimentos históricos, o personagem reune emoções que estão gritando o tempo inteiro.
Me vi em Harry diversas vezes. Em todas as vidas há, sobretudo, uma preocupação com o que vai acontecer com o próximo. A relação conflituosa com os pais, o cuidado com a mãe, as amizades, os amores, Harry tem chances em todas as vidas e em todas as vidas comete erros inevitáveis.
A narrativa é incrivel e a autora faz uns flashbacks de falas maravilhosos. Foi brilhante viajar por todas as vidas de Harry.

TCN 08/04/2020

Impressionante!
Esse livro é cheio de voltas e surpresas. Passei horas pensando sobre esse universo que foi criado nesse livro. É envolvente e te surpreende do começo ao fim. Impossível começar a ler e não ficar interessado em descobrir logo o final.
Andrea 08/04/2020minha estante
Acredita que eu abandonei o livro? XD

TCN 08/04/2020minha estante
Sério ? Como é possível ? Se eu fosse você, eu tentava mais uma vez. Vale a pena

Andrea 08/04/2020minha estante
Hahaha, sério!! Fui conferir e eu tentei lê-lo em 2017. Meu último histórico foi: "Parece que já li umas 500 páginas e AGORA cheguei na metade. Infelizmente, não sei se terminarei o livro, pois CHATO. Sim, chega uma hora que até quem está lendo cansa dessa "viagem" no tempo. Sem contar que a época de vida do Harry é muito angustiante e triste, me desanima a vida mesmo que eu saiba que muita coisa, como as Guerras, já passaram".

Mas vou considerar, quem sabe futuramente? Eu comprei foi e-book mesmo.

TCN 08/04/2020minha estante
Caramba kkkkkkkk bom... Deixo em suas mãos