As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August Claire North

Resenhas - As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

Confessor 07/01/2024

Muito mais que viagens no tempo
É raro encontrar um livro que mantenha o interesse do início ao fim, mas "As Primeiras Quinze Vidas de Harry August" é uma exceção. Escrito pela Claire North, pseudônimo da Catherine Webb, a história cativa pela originalidade. Para aqueles não familiarizados com a trama, a jornada nos leva a acompanhar um personagem ao longo de várias vidas.

Como entusiasta de ficção científica, particularmente envolvendo histórias de viagens no tempo, a premissa por si só já me intrigou. Somos apresentados a um homem nascido no início do século XX, levando uma vida comum. No entanto, ao morrer, renasce repetidamente nas mesmas circunstâncias, mantendo todas as memórias de suas vidas anteriores. Mas, agora podendo tomar novas decisões. E o principal, ele não é o único que possui esse "poder".

Apesar dessa fascinante premissa, o livro não se limita à ficção científica, o que o torna ainda mais interessante. Narrado em primeira pessoa, a autora habilmente apresenta diversos personagens, desenvolvendo a história de Harry, o protagonista, e fornecendo um enredo rico em detalhes.

Este é um livro excepcional, recomendo. Além da trama envolvente, oferece momentos reflexivos sobre ética, certo e errado, e os significados da vida. A escrita envolvente da autora cria uma conexão profunda com os personagens, tornando a jornada de Harry ainda mais memorável. Recomendo especialmente aos amantes de ficção, pois transcende os limites do gênero, explorando temas universais.

Francis24 07/01/2024

Bom, mas poderia ter sido melhor...
Comecei o livro empolgado ? A proposta da estória me pegou de cara. Porém teve um momento que eu pensei em largar essa livro, pois ele tem uma parte bastante enfadonha que precisa ser superada .
Após essa parte enfadonha o livro " reaquece" e torna a narrativa bem dinâmica, mas fica um sentimento que esse livro poderia ter sido melhor de algum jeito que não saberia precisar.
Apesar de tudo o livro é bom , Harry August é um personagem que fascina e nos torna reflexivos sobre nossa própria mortalidade.
Nos deixando a pergunta: se nossa vida é única, estamos vivendo ela da melhor forma possível?

Rafael_Santiago 01/01/2024

Narrativa interessante
Porém o excesso de recorrências que a dinâmica do mote da história impõe sobre a existência do personagem, torna essa narrativa um pouco cansativa. A narrativa é também repleta de miudezas que nada adicionam à história, isso infla o livro e a leitura fica arrastada. O final achei bem morno e previsível, contrariando a opinião do The Guardian: ?Um livro emocionante, da primeira linha ao lindo desfecho?. Sei lá, hein?

Renata.Orlando 31/12/2023

Uma boa história
As vidas de Harry August certamente vão te manter entretido e ansioso por um desfecho, gostei muito da criatividade dessa narrativa.

Thayna385 30/12/2023

Primeira vez que me senti tão vazia ao terminar uma livro.
A experiência de leitura foi perfeita! Me senti muito próxima ao protagonista e gostaria que o livro fosse infinito e que poderia contar todas as vidas do Harry, que eu leria com prazer. Vi algumas pessoas reclamando neste site pois não fica explícito o motivo da existências dos "Kalachakras", mas particularmente não senti falta disso.
"Até onde devemos adquirir conhecimento? Não queira saber."

JonasDomm 27/11/2023

A trama gira em torno de Harry August, um homem que, ao morrer, renasce exatamente no mesmo ponto de sua vida anterior, com a memória de todas as suas vidas passadas intacta. Conhecidos como "kronos", esses indivíduos vivem ciclos repetidos, testemunhando eventos históricos e acumulando conhecimento ao longo dos séculos.

A história se desenrola quando Harry descobre que algo está ameaçando o próprio tempo e o mundo, levando-o a uma jornada para entender e impedir essa ameaça.

O romance aborda temas como imortalidade, ética, livre-arbítrio e as consequências de nossas escolhas ao longo do tempo. A narrativa cativante e o conceito original da imortalidade recorrente tornam o livro uma leitura intrigante para os fãs de ficção científica.
RobertaToussaint 27/11/2023minha estante
Eu amei ler este livro, depois de um temo achei vários com a mesma proposta.

JonasDomm 27/11/2023minha estante
Eu também adorei a leitura dele. Você pode deixar a lista aqui desses livros? Irei amar conhecer.

Raya 22/11/2023

Wow!
Muito envolvente, não queria que terminasse!
Morrer e renascer nas mesmas condições da vida anterior, recordando-se de tudo da vida passada.
O que você faria de diferente? Quem você seria?

Carol 20/11/2023

Ideias geram ideias
As narrativas que envolvem viagem no tempo não são minhas favoritas, geralmente jogam o leitor de um lado pro outro de forma enfadonha e no final colocam um grande plot twist e perguntam: como você não percebeu isso? Não é o que acontece na narrativa deste livro.

A autora trabalha bem a história em ciclos, fazendo com que os pontos principais das tramas fiquem bem amarrados e tragam um caminho confiável ao leitor ao longo das páginas sem, contudo, estragar as surpresas que o fim traz.

Há também uma pesquisa histórica global sobre tecnologia bem interessante, que faz um fundo muito bom para os cenários onde se passam as aventuras e vidas de Harry.

Iury Cauan 16/11/2023

Poderia ser melhor
Embora a premissa tenha despertado meu interesse, a narrativa acabou perdendo sua fluidez.
A organização cronológica dos acontecimentos deixou a desejar, com saltos entre diferentes fases da vida do protagonista, sem uma boa transição. Este emaranhado temporal contribuiu para uma narrativa confusa, deixando-me um tanto perdido entre as múltiplas vidas apresentadas.
Os personagens, em sua maioria, carecem de profundidade, falhando em oferecer backgrounds significativos ou características únicas. A autora, infelizmente, não conseguiu manter um ritmo envolvente no desenvolvimento da trama. A alternância entre capítulos, focando ora na trama principal, ora nas lembranças do protagonista, interrompeu a continuidade dos acontecimentos, parecendo mais uma estratégia para preencher páginas do que para enriquecer a narrativa.
No entanto, é justo destacar que o último terço do livro trouxe uma reviravolta positiva. A dinâmica entre Harry e Vincent se tornou interessante de acompanhar, com ambos buscando e enganando um ao outro. Esse aspecto, juntamente com a complexa relação entre os personagens, especialmente a dualidade entre serem opostos e, ao mesmo tempo, compartilharem afinidades, elevou a qualidade narrativa.

Clara.Panzera 13/11/2023

Vamos lá....
Uma premissa INCRÍVEL!
Personagens super interessantes e instigantes, mas a história se perdeu e se embolou na medida que foi chegando ao meio.
Esse livro tem uma premissa genial, que faz vc ficar doidinho pra ler e saber oque tá acontecendo. E como assim ele morre e renasce em contextos históricos diferentes????
Viu, se pensar assim o livro fica muitooo interessante.
Mas a leitura foi ficando cansativa e parada, esse vai e volta nas vidas me deixou de saco cheio! Por isso para mim foi um livro bom/ok

P.Victor 07/11/2023

Harry August
Não importa quantas vezes se volte no tempo , é praticamente impossível mudar algo que está destinado a ser daquele jeito.
"Hoje nem todas as vidas seriam suficientes para explicar o meu amor por você"

Carol 31/10/2023

Um grande potencial desperdiçado
O livro tem uma premissa simplesmente GENIAL, a ambientação é incrível, a história é construída de uma forma bem sólida e a resolução da trama é meio que no ponto certo, MAAS, o desenrolar da história é por muitas vezes bastante desinteressante. Não me dava vontade de avançar ou de saber o que, de fato, aconteceu nas longas quinze vidas de Harry August (que, diga-se de passagem, não é um personagem tão carismático assim).
A partir da metade do livro, me vi lendo muito rápido, simplesmente porque eu queria terminar LOGO, mas não de um jeito bom. Só queria partir logo pra uma próxima história, pra um próximo livro.
No final, senti que o livro poderia ter sido MUITO, MUITO mais do que realmente foi. Uma pena.