As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August Claire North

Resenhas - As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

Gustavo Rodrigues 18/06/2021

A sensação que tenho é que o livro é bom, mas poderia ser muito melhor. Por mais que parta de uma premissa interessante, acho que as coisas demoraram demais pra acontecer.

A ideia principal é genial, por isso comecei o livro muito empolgado. Mas com o passar das páginas, nada de muito interessante acontece até que chegue na página 150, por aí. Claro que é importante ter ambientação, construção dos personagens e tudo mais, porém acho que aqui a autora alongou um pouco além do necessário.

Depois da página 200 o livro ganha outro ritmo e aí sim as coisas começam a acontecer, só que já tá quase na metade do livro, então acaba sendo tudo meio apressado.

Além disso há várias descrições sobre períodos da segunda guerra mundial, mas os eventos não interferem muito na história em si. Então confesso que não entendi bem a necessidade de citar algumas coisas.

Por mais que tenha defeitos (na minha opinião, obviamente), é um bom livro, então a leitura é válida.
Maria 18/06/2021minha estante
Gostei da sua resenha. Comprei esse livro faz uns 3 anos e até hoje não comecei. Li as primeiras páginas mas não consegui continuar, acho que não to na vibe da história, vou esperar mais.

francisbins 01/12/2022minha estante
É exatamente isso, da metade pra frente fica mais interessante, justamente quando aparece um perigo real para o protagonista. Apesar do começo ser arrastado achei o final incrivelmente rápido, precisava de mais tempo para desenvolver o fim do livro e menos para o começo.

Luiza.Machado 02/08/2023minha estante
Bem o que achei.

Vinicius 08/08/2022

Interessante e Longo.
Bom, mas poderia ser melhor!

Esse livro poderia ter umas 100 páginas a menos que não faria falta, na verdade acho que ajudaria muita coisa que foi dita não era necessária e existe uma diferença entre construir bem um personagem e colocar excesso de palavras, o personagem ficou bem construído? Sim, mas as vezes menos é mais, acredito que teria o mesmo resultado sem precisar deixar a obra arrastada.

Sinto que faltou uma direção nesse livro, pois, apresentou várias coisas e assuntos que poderiam ter sido melhor trabalhados, por exemplo: a família dele foi e não foi importante ao mesmo tempo, poderia ter falado menos e melhor sobre isso. Talvez uma separação mais adequada sobre as vidas dele tivesse ajudado também porque você lê pensando que tem de prestar atenção eu cheguei até fazer notas sobre o que ele era em cada vida, pois parecia importante saber disso e no fim acabou que não era. (esse ponto tem certa explicação no final, mas mesmo assim)

Esse livro tem muitos textos corridos e lá pela metade fica um pouco maçante a leitura, deu certa vontade de abandonar, entretanto, mesmo assim esse livro me fez pensar bastante. O final poderia ser mais fechado deixa tipo a expectativa que vai acontecer o que foi dito, mas sem certeza, um epílogo resolveria isso pena que não teve.

Somos seres que vemos o tempo de forma linear então é complexo entendê-lo de forma cíclica tenha isso em mente.

Possíveis spoilers abaixo

Possíveis spoilers abaixo

Pela primeira vez senti necessidade de fazer uma resenha com spoilers

Lendo a obra fiquei com essa dúvida que seria um furo na história: se quando você morre tudo é reiniciado como é possível se deixar pedras ou mensagens físicas?

A explicação para isso é tão complexa que depois de ler, fiquei pensando um pouco para poder entender e finalmente consegui, só que depois de um tempo parece que a explicação vai embora e começo a me esquecer, porque é muito doida.

Outra coisa que entendi é que existem fatos que são determinados nesse mundo, como a Segunda Guerra Mundial que sempre vai acontecer e mesmo que alguém consiga evitar em alguma vida quando a pessoa morrer e voltar, se ela não voltar a interferir a Segunda Guerra vai acontecer de todo jeito.

Para mim todas as pessoas nesse mundo revivem a vida de novo só que apenas alguns se lembram disso, todos estão eternamente condenados a repetir as suas vidas e fazer o que sempre fizeram com pouquíssimas ou nenhuma alteração em um ciclo infinito.
Cleber 08/08/2022minha estante
Gostei muito desse livro, mas realmente poderia ser um pouco menor. Já sobre a questão de viagem no tempo eu já nem me preocupo mais em ficar tentando entender :)

Vinicius 08/08/2022minha estante
Kkkk é bom mesmo não ficar pensando muito nessa questão complexo demais, eu achei um bom livro

Beatriz 11/05/2017

O livro mais intrigante que você pode achar sobre o ciclo da vida
Este livro que lhe trago hoje, recebi em parceria com o Grupo Record Editorial, não poderia ter começado essa parceria de jeito melhor. Demorei um tempo maior para refletir sobre o livro e escrever esta resenha para você, do que para ler o livro realmente, e olha que é um #*&@ livro hein! Entretanto ainda não sei como escrever de forma clara então resolvi dissecar a sinopse, um jeito pouco ortodoxo de resenhar. Vamos lá então!

Certas histórias não podem ser contadas em uma única vida. Eu realmente passei a concordar com isso quando descobri a trama criada por Claire North. Bem, tudo começa com Harry está no leito de morte. Outra vez. Não importa o que faça ou que decisões tome: toda vez que ele morre, volta para onde começou; uma criança com a memória de todo o conhecimento de uma vida vivida diversas vezes.

Um dos motivos de eu resolver usar esse formato de resenha é para explicar esse fato tão simples que eu tenho tanta dificuldade. O livro vai tratar sobre uma reencarnação, porém de um jeito mais ficção cientifica. Onde religião e crenças são deixadas de lado e as buscas e reflexões que ocorrem são cientificas e filosóficas. E tudo é tão real que eu me peguei olhando a orelha do livro e pesquisando a mente por trás dessa história. Ela tinha apenas 28 anos quando publicou esse livro e sério. É surpreendente e original de um jeito que me deixou nas nuvens, com aquele sentimento de ler um livro “obra de arte” que é ótimo e bem escrito.

As vidas de Harry são extremamente bem ambientadas, ele nasce sempre em Londres em 1919 e vive até os anos 2000. Como o próprio titulo já diz ele vive 15 vidas, e são 15 vidas totalmente diferentes em vários lugares com vários propósitos. Um mundo onde os fatos são previsíveis, como os resultados das corridas de cavalo, quando a guerra vai eclodir, quem vai matar quem, quando vai chover, quem vai nascer etc. Nada nunca muda… até agora. Ele está perto da décima primeira morte quando uma garotinha de 7 anos se aproxima da cama: “Quase perdi você, doutor August. Eu preciso enviar uma mensagem de volta no tempo. O mundo está acabando, como sempre. Mas o fim está chegando cada vez mais rápido. Então, agora é com você.”

É engraçado pois o livro todo tem quase 1mil anos de duração, intercalando presente e passado. Mergulhando nas memorias perfeitas de Harry e avançando na história. Com cada parte bem escrita, de um jeito cômico que não pesa, muito pelo contrário, acrescenta a narrativa para te instigar a devorar o livro o mais rápido que puder.

Este livro conta a história do que Harry faz em seguida, do que fez antes, e do que faz para tentar salvar um passado inalterável e mudar um futuro inaceitável. É um livro sobre ficção cientifica, salvar o mundo, reflexão sobre a vida, sobre o ser humano, a memória e relações humanas.

Tem ótimos personagens, poucos levando em conta o período que a história acontece, temos um vilão quase que clichê. Entretanto em contra ponto temos um herói muito profundo, humano, inteligente ao extremo e como eu disse antes: um ótimo senso de humor. Onde o cotidiano peculiar da vida de um Oroboro, como relação com os pais, ações e decisões de vida e o enredo “fim do mundo”.

Recomendo esse livro para quem quer se aventurar em algo mais complexo, mergulhar em algo bem escrito, porém sem aqueles clichês que arrastam a massa a paixão e a idolatria de uma obra. É uma ficção cientifica para adultos, com temas mais sérios e tantos dados científicos que eu acabei boiando em uma ou duas partes, mas não interferiu na minha absorção do livro.

site: https://aquimerablog.wordpress.com
Anatalia 23/01/2021minha estante
Meu Deus! Que resenha magnífica!!!

Lenas 05/09/2021

Harry August é um kalachakra, um homem que renasce no mesmo ponto no tempo repetidamente com suas memórias intactas. Quando uma garotinha avisa Harry em seu décimo primeiro leito de morte que o fim do mundo está chegando mais cedo a cada ciclo, Harry parte para a ofensiva.

Primeiramente, o ponto negativo:
O livro se move em um ritmo glacial, principalmente devido ao fato de que a narrativa vai e volta nas vidas diversas vezes. A sinopse faz parecer que o mundo está em perigo imediato, mas não é bem assim. Eu já tinha lido 30% do livro quando a garotinha de fato apareceu.

Tirando isso, é um livro interessante. Ele lida com temas clássicos de viagem no tempo, como não mexer com o passado e como nossas experiências nos tornam quem somos. Harry não é um personagem interessante, mas ele vive vidas interessantes.

Dei 2,5 pelo simples fato de não ter sido uma leitura agradável pra mim nesse momento. Amei os conceitos e a escrita da autora é muito boa, mas Harry não me convenceu e as divagações dele nos capítulos me irritaram bastante ?

Wagner47 02/09/2023

Centelhas transitórias de uma mesma chama
Harry August vive sua vida normalmente até morrer. Quando percebe, está numa nova vida com memórias da vida passada. Após uma nova morte, percebe que começou tudo de novo.
O livro se inicia com Harry na sua décima primeira vida. Em seu leito de morte, uma criança aparece e diz que ele precisa salvar o mundo de seu fim, o qual está cada vez mais próximo.
Mas o que seria o causador disso?

Narrado pelo próprio Harry, acompanhamos sua história em primeira mão. Médico em uma vida, detetive em outra e andarilho em mais alguma, vamos conhecendo o protagonista intimamente. A autora sabe mostrar versatilidade e deixar tudo muito dinâmico, evitando repetições a respeito da vida de Harry e reproduzindo cenários já conhecidos somente quando necessário. E em uma de suas vivências Harry é apresentado ao Clube Cronus, basicamente uma sociedade para tentar deixar tudo na mais perfeita ordem e assim evitar algum cataclismo.

Essas pessoas de "almas imortais" são chamadas de kalachakras ou ouroboranos, representando o conceito de eternidade. Porém, antes de mais nada, permitam-me um espaço para esclarecimentos e leves spoilers sobre a comunicação entre os kalachakras que monitoram a linha do tempo.

Os velhos passam determinada mensagem às crianças, que quando forem velhas passarão mensagens para outras crianças que, quando velhas, repassarão adiante e por aí vai... É um esquema para mandar uma mensagem ao futuro, porém o reverso também funciona; crianças passam as mensagens para velhos que, em sua próxima infância, passarão a mensagem para outros velhos.

Parece complexo, mas não é. Imagine uma criança em 1930 que recebe a mensagem de um velho que nasceu em 1850. Essa criança (agora velha) nos anos 2000 passará essa mensagem à frente para outra criança.
Agora imagine o contrário. Essa criança em 1930 passa uma mensagem sobre o fim do mundo para aquele senhor que nasceu em 1850. Este senhor na próxima vida e com as memórias da última passará a mensagem durante sua infância para alguém que nasceu 1790, por exemplo.

E assim sucessivamente. São espaços do tempo em que crianças e velhos kalachakras coexistem. E se as mensagens param de vir, é porque o mundo acabará em algum momento. E para impedir isso o Clube não abrirá mão de aniquilar seus iguais, seja pelo Esquecimento ou cortando o mal pela raiz.

Por que eles nascem assim? A cada vida uma nova realidade é criada? E a realidade passada de fato ficou para trás? Por que não morrem naturalmente?
Por mais que o Clube Cronus tente preservar sua existência (como também de lineares), não está ligando muito para essas perguntas e isso é mais do que suficiente para deixar outros kalachakras insatisfeitos e agirem de forma independente.
O fim do mundo fica mais próximo a cada vida e Harry tem uma suspeita de quem pode ser o causador e uma caça ao rato contra ele e contra o tempo se inicia.

Harry August tem uma construção muito boa, mas sinto que poderia ser melhor ainda. Percebemos que Harry está cada vez mais frio e menos empático, mas tenho a sensação que isso é algo que vem desde a primeira vida dele.

O livro perde boa parte de seu fôlego pouco antes da metade; por mais que a escrita da autora seja muito boa, é muita preparação de cenário. Felizmente a obra se restabelece ao focar numa linha de acontecimentos mais linear e "recomeçar", trazendo novidades e uma nova busca. Porém é literalmente outro fôlego: vai acabar antes do final.

Falando sobre linearidade, Harry não narra sobre suas vidas de forma cronológica e isso para mim é um charme a mais. O grande problema é como a autora se utiliza disso, criando facilidades para ela mesma. Basicamente antes de algum momento importante Harry conta sobre uma situação específica em uma outra vida específica e que será usada já no capítulo seguinte (como uma fuga outrora vivenciada, por exemplo). Nesses casos seria melhor deixar a história disposta linearmente e não desafiar a memória do leitor, porém entendo que isso só deixaria o ponto principal do livro ainda mais distante.

O vilão é clichê com um plano sem muita clareza e de fácil convencimento. As suas motivações são tranquilamente plausíveis, porém faltou muito desenvolvimento ao personagem. Acredito que autora poderia destinar capítulos tendo ele como narrador e contando a história sob seu ponto de vista a partir do "recomeço" citado nessa resenha logo acima. Ao meu ver arriscaria mais e o final não seria tão anticlimático.
A autora mostra que tem uma capacidade de ir além e criar algo grandioso, mas senti que ela mesma se segurou.

Foi uma leitura muito proveitosa, trabalhando de uma forma quase sempre coesa sobre oportunidades. Falar o que não foi dito, ter a escolha de Esquecer, de aproveitar ao máximo uma segunda chance.
Ou talvez uma terceira, quarta, quinta...
Moringan 02/09/2023minha estante
Que resenha incrível!

Confesso que fiquei curiosa com a proposta desse livro.

Wagner47 02/09/2023minha estante
A premissa é muito boa, mas destinada a uma história comum. É uma ideia tão boa que em vários momentos me peguei pensando em outras possibilidades.

Acho que foi receio da autora em deixar a história ainda maior e explorar o próprio universo que criou

Mike27 03/09/2023minha estante
O mundo está acabando...

Nathan Souza 04/09/2023minha estante
Muito legal a resenha.
Eu tinha lido esse livro e achei a ideia fantástica. Eu até achei ele mais lento em algumas partes, só que a maneira como o personagem sempre aprende e sempre volta um pouco mudado em cada vida me fascinava de uma forma que eu passava por cima dos inconvenientes do roteiro. Kkk
No fim eu fiquei querendo umas explicações sobre o próprio personagem e sobre o universo em si (do tipo: a primeira vida do Harry foi a primeira de todos os ouroboranos?) Mas mesmo assim dei 5 estrelas.
Bom, acho q vou repensar minha nota nesse livro. Mas é sim muito bom. Kk
Eu coloquei na minha estante o REVIVENTE para ler, fiquei com a sensação de que poderia ser parecido, quero fazer uma comparação depois para ver os rumos que cada premissa quis seguir..

Wagner47 04/09/2023minha estante
Eu leria facilmente outro livro desse universo. A escrita da autora é muito boa e instigante, mas não acho que seja o tipo de história para se ficar no simples.

Renan.Menchik 25/01/2023

VIVER UMA VEZ É INCRÍVEL, DUAS É ASSUSTADOR, QUINZE É INSANO
As primeiras quinze vidas de Harry August é um livro de ficção científica que contará a estória de Harry August, um homem que viveu toda sua vida, adoeceu e morreu... Acontece que, após sua morte, retoma consciência e se vê com três anos de idade, em sua casa da infância, com seus familiares, contudo, sua consciência e memória da vida passada estão preservados, e sua vida poderá ser vivida novamente!

DO ENREDO E A PREMISSA

A premissa do livro é alucinante, o fato de você viver uma vida após a outra, sempre nascendo no mesmo lugar, com a mesmo contexto familiar, contudo com a memória das vidas passadas preservadas, UAU, a ideia do livro é ARREBATADORA.

Como o enredo vai se desenvolvendo é um combustível para premissa instigante, pois o livro todo é um depoimento de Harry August para você, leitor... As primeiras vidas dele vão sendo contadas, as descobertas, tentar entender o que estava acontecendo, que condição era essa a dele e que havia muito mais em torna da condição dele que ele próprio.

O enredo mantém o leitor àvido por respostas até os 85%, depois o leitor começa a ficar preocupado, pois são muitas coisas para responder e poucas páginas para te dar o que vc espera.

E é aí que começo a crítica.

DA CRÍTICA

O livro promete MUITO pela sua premissa e pelas primeiras páginas, o leitor é instigado e gera expectativas em relação ao mistério dos "kalachakras", do "Clube Cronos", contudo é muito INSATISFATÓRIO o desfecho, não chega a comprometer a obra, não não não... A obra em geral é BOA para MUITO BOA, contudo pela premissa do livro e o início do enredo, este poderia ser uma das obras mais CARISMÁTICAS da ficção científica, poderia galgar vôos altíssimos, ser um 5 estrelas Favoritado, mas não alcançou todo seu potencial.

O final concentra 90% da minha crítica, tudo se encaminhava para ser ANTOLÓGICO, para ser memorável, um livro que eu estava pronto para dar 5 estrelas e Favoritar, mas quando acabou fiquei procurando mais páginas, não encontrei.

Esse livro é o exemplo perfeito de um livro que tinha potencial para brigar pelos melhores prêmios da literatura em sua categoria, mas se contentou em ser um livro BOM.

DA CONCLUSÃO

As Primeiras Vidas de Harry August é um livro BOM, que poderia ser INCRÍVEL ou até mesmo virar um Clássico da Literatura em sua categoria, mas faltou ousadia para tal, em especial no final.

Nota: 4 ???? (Bom)

Jenni 01/08/2022

Fazia tempo que eu não lia um livro que me agradasse em TUDO. A escrita me manteve tanto em contato com a história, que tive a sensação nítida de estar vendo um filme, principalmente quando o narrador repassava alguma das frases que havia ouvido de pessoas diferentes e em situações diferentes. Eu me conectei com o Harry e desejei ter metade da inteligência e da paciência dele.

Senti por vezes agonia e acho que era exatamente essa a intenção do autor, ressaltar que: 1. o Harry é um ouroborano. 2. Eu só tenho uma vida para fazer tudo que eu quero e não posso contar com o passar dos séculos como ele pode, mas a impressão é a de que vivi todas essas vidas com ele e entendi todas as escolhas que ele fez.

BOM DEMAIS!!!!!!!!!!!!

Brunna.Urbanski 20/12/2020

Melhor livro do ano
Simplesmente surpreendente!
Pela história, narrativa, tudo ... nada a reclamar dele.
Carolina 20/12/2020minha estante
Está na minha lista!!! Louca para ler!

Brunna.Urbanski 31/12/2020minha estante
Não vai se arrepender

gosvn 17/05/2023

Uau.
Não sabia que ia gostar tanto desse livro quanto eu gostei. Leitura bastante fluída e o plot da história é bem interessante.

Nanda 16/04/2020

"A complexidade deve ser seu pretexto pra não agir"
Esse libro tem de tudo, além de fatos imersos em acontecimentos históricos, o personagem reune emoções que estão gritando o tempo inteiro.
Me vi em Harry diversas vezes. Em todas as vidas há, sobretudo, uma preocupação com o que vai acontecer com o próximo. A relação conflituosa com os pais, o cuidado com a mãe, as amizades, os amores, Harry tem chances em todas as vidas e em todas as vidas comete erros inevitáveis.
A narrativa é incrivel e a autora faz uns flashbacks de falas maravilhosos. Foi brilhante viajar por todas as vidas de Harry.

Thayna Cursino 19/06/2023

Harry está no leito de morte. Outra vez.
O livro é interessante, e tem uma premissa muito instigante, mas não gostei de como a história foi desenvolvida, a forma intercalada que a autora escolheu para retratar as 15 vidas de Harry August, acabou me afastando da história, pois não consegui criar um vínculo com os personagens. A escrita não estava muito fluida para mim, mas continuei lendo porque estava curiosa para saber o final de tudo. Na metade da leitura percebi que a autora é britânica, e tenho uma dificuldade com produções britânicas, então consegui entender o porquê a leitura não estava fluindo. Queria que o relacionamento do Harry e Vicent fosse mais desenvolvido. Apesar da minha experiência, acho que é uma leitura com potencial para agradar a maioria.

robespierr3 05/04/2021

Enemies to lovers.... um romance gay!
O que eu adoro sobre histórias entre arquirrivais é como eles são gays, Jesus Cristo. Mas esse livro superou as expectativas quando o Harry disse com todas as letras que dormiria com o Vicent. Fora esses detalhes, o livro é incrível, incrível. Melhor leitura de 2021 até então. Eu praticamente devorei.
marixlzz 05/04/2021minha estante
também shippei harry e vincent KKKKKKKKKKKKK

Jarcourt 25/04/2021minha estante
Kkkkk

Isabellla 05/09/2021

Intrigante
Esse livro começa quando o Harry August, um kalachakra que sempre renasce lembrando todos os detalhes de suas vidas passadas. Ele está com 78 anos morrendo num hospital em sua décima primeira vida, quando uma criança de 7 anos chega até ele e fala que o futuro está acabando cada vez mais depressa e que eles tem que fazer algo para impedir.
O livro tem muito essa questão do tempo e de como tendo as informações do que vai acontecer podemos controla-lo. Nós somos apresentados ao longo da história todas as 15 vidas do Harry, algumas mais detalhadamento do que outras e é muito legal esse acompanhamento porque nos apegamos muito a ele, e vemos uma tremenda evolução do personagem
Eu amei esse livro, nunca li nada com viagem no tempo nem de ficção cientifica antes e já quero ler cada vez mais. A forma da narrativa é muito inteligente, cada detalhe da história sendo usado depois e trazendo varias recapitulações de coisas que antes não tinham tanta importancia na história. Além de trazer muita carga histórica principalmente dos períodos da primeira e segunda guerras mundiais
Recomendo pra qualquer pessoa esse livro, principalmente se gosta de coisas conspiratórias e de amigos que se odeiam e querem acabar um com o outro. Simplesmente impecável ?????

Thais645 17/07/2023

Harry está morrendo ? pela décima vez. Cada vez que morre, retorna com a memória das vidas que já viveu. Então, recebe uma missão: salvar o futuro da humanidade.

Thiago Pontes 24/11/2020

Um pouco decepcionado
Gostei da premissa e do protagonista, mas gostaria de ter visto mais sobre as outras vidas que ele viveu. Algumas são citadas brevemente. O vilão também não me conquistou. No meio do livro a história fica um pouco maçante. Porém, no geral me agradou.