As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

As Primeiras Quinze Vidas de Harry August Claire North

Resenhas - As Primeiras Quinze Vidas de Harry August

Rene Brito 07/01/2021

Uma boa história
O enredo desse livro se faz sozinho, a forma como a viagem no tempo é apresentada se faz única e muito bem pensada. Esses são os pontos positivos do livro, se você busca uma boa história te indico.

Agora se você espera desenvolvimento dos personagens, não vai achar. Com exceção do protagonista (conseguimos acompanhar como ele se torna frio no decorrer do caminho) nenhum personagem tem desenvolvimento durante o decorrer do livro, alguns aparecem e somem do nada, mas o pior é que não agregam na história. Temos também no mínimo uns 15 capítulos que não levam a lugar nenhum e não acrescentam, só tornarm o livro longo e com ritmo lento.

O enredo sustenta o livro do inicio ao fim.
heitor 09/01/2021minha estante
Realmente a leitura é algo único pra cada um kkkkkk eu discordo de tudo que vc disse hahahahahahahaha e essa é graça de ler!

Rene Brito 09/01/2021minha estante
A leitura é única mesmo. Por isso não levo muito em consideração as críticas dos livros que pretendo ler. A mágica que a leitura proporciona é fantástica!

Anatalia 21/05/2021

livros marcantes, longas ressacas.
Há diferentes tipos de ressaca literária, algumas são consequências de leituras arrastadas, muitas vezes forçadas, algumas são frutos de decepções, quando criamos altas expectativas sobre um livro ou autor e nos deparamos com algo inferior ao que estávamos esperando. E por fim, há ressacas, literárias que são causadas por leituras insuperáveis, livros tão magníficos, com uma narrativa brilhante, um vocabulário fácil e prático que torna a leitura dinâmica sem perder seu lado poético, personagens incríveis ou até mesmo detestáveis, mas intrigantes. Esta é o tipo de ressaca que eu prevejo ao terminar esse livro do qual a única palavra que poderia descreve-lo tão bem seria "genial", no sentido mais genuíno e brilhante que se possa ser.

Tchyroz 18/06/2023

Meu livro de ficção científica favorito, não conseguia parar de ler e, depois que eu terminei, me senti parte dessa história.

Maikel.Rosa 29/03/2021

leitura longuinha, mas valeu demais o meu tempo!
se "As primeiras quinze vidas de Harry August" não é livro pra todo mundo, definitivamente é pra mim!

neste scifi, Claire North - pseudônimo de Catherine Webb - consegue abordar o velho tema da "viagem no tempo" de um jeito diferente: ao invés de uma máquina construída pelo homem, os kalachacras revisitam épocas simplesmente... nascendo de novo.

condenados a viver repetidamente, iniciando sempre do mesmo ponto de partida no tempo, eles têm a oportunidade de experimentar uma versão um pouco diferente de suas vidas, podendo fazer novas escolhas a partir das lembranças de vidas anteriores.

assim, enquanto as pessoas comuns são chamadas de "lineares", tanto a existência quanto a história de Harry são exatamente o oposto.

a evolução do personagem (se é que pode se chamar assim) me fez lembrar a maldição do bom vivant de Oscar Wilde, Dorian Gray - o único espectador da própria degradação moral, herança daqueles que veem e fazem mais do que deveriam.
Jarcourt 25/04/2021minha estante
Ah! Ótima analogia. Não tinha pensado nisso. Mas é uma ótima analogia.

Victor.sz_ 20/08/2020

Muitas vidas e muitas histórias
Como toda história de viagem no tempo, sua temática é complexa, pelo menos pra mim, porém muito instigante, como toda história sobre o tema. A viagem não está pela criação de máquinas ou apetrechos tecnológicos, está pela repetição da vida, toda vez que morre a pessoa renasce no mesmo lugar em que nasceu, e assim vive diversas vidas em realidades diferentes. Um conceito de viagem no tempo bem diferente e nova, e também muito interessante e divertida. O personagem viaja por diversos lugares do mundo, conhece diversas culturas do século XX, percorre décadas e sente suas mudanças, até participa delas. O conceito de renascimento faz com que você se interesse por cada vida vivida pelo protagonista e ao longo de séculos perceba sua evolução como ser humano; suas qualidades, falhas e frustrações. É verdade, uma vida não é suficiente para sentir a vastidão do mundo e a diversidade das culturas, talvez duas vidas sejam, ou até mesmo quinze.

Jenner Azevedo 02/08/2020

Muito bom!
História envolvente, muito bem contada, nunca tinha lido nada parecido. Uma excelente indicação do Azaghal do Nerdcast. Da até vontade de falar aquele velho clichê de que você não consegue parar de ler, mas não vou falar. Pode ser lido em 8 horas

Alessandra 21/04/2021

Parece que quem ri por ultimo ri melhor mesmo
O livro começa bem lento, o personagem principal tem 15 vidas, né. Então são muitas histórias, que vão e vem durante os capítulos e isso confunde um pouco e tem momentos que as histórias parecem irrelevante. O livro tem capítulos bem difíceis também que não tem um misero diálogo e termos de física que eu não entendi nada de nada. Mas a história me prendia demais e eu queria muito chegar ao final.
Quando chegou NÃO ME DECEPCIONOU, faltava 3 páginas para acabar o livro e nada estava resolvido, porém o final foi EXCELENTE e eu fiquei de queixo caído com o desenvolvimento do final.
Realmente, tirei 0.5 estrela porquê sou fresca e teve páginas que foram muito enroladas mesmo, mas de resto o livro foi incrível.

Lais Souza 02/11/2020

Incrível
Que livro incrível, inteligente, bem escrito, emocionante, a história é tão envolvente que não dá vontade de largar, o desfecho foi um dos melhores que eu já li. A jornada do Harry, suas escolhas, suas decisões, é tudo muito interessante, faz a gente refletir sobre os aspectos da nossa própria vida. Muito bom mesmo, com certeza entrou para os favoritos!!

Patricia 06/06/2021

Esse livro apresenta a "imortalidade" de forma diferente, por assim dizer. Harry nasce, cresce e morre, como todos nós. Mas com uma diferença, esse ciclo se repete infinitamente, por tudo que sabemos. Não são várias vidas, são a mesma vida vividas de formas diferentes. Isso porque Harry mantém as lembranças de suas outras vidas após morrer. E assim como ele, muitas outras pessoas são assim. Eles fazem parte do Clube Chronos, um clube de "imortais" que se estendem ao longo dos séculos, dos milênios. Eles conseguem até mesmo trocar informações. O passado passa informações escrevendo-as em pedras. E o futuro envia mensagens, transmitindo-as de crianças para idosos em seus leitos de morte. E Harry estava em seu leito de morte, quando recebe a noticia que o mundo está acabando. Um mensagem transmitida de crianças para velhos ao longos dos séculos. E esse fim estava chegando cada vez mais rápido. Harry decide então descobrir o que está causando o fim do mundo, pois a única coisa que muda ao longo do tempo, são as pessoas iguais a ele.

dudinha 15/03/2021

muito bom
gostei muito, o final deixa aquela angústia no peito. mas acho q não leria de novo por conta do tamanho kkkkkkkk

YaraChan 05/08/2021

Na medida certa
Eu comecei a ler As Primeiras Quinze Vidas de Harry August de forma não planejada. Recebi a indicação (e eu sou péssima pra ler indicações...), gostei da premissa da história e comprei ele numa promoção online. Talvez justamente por não ter tido tempo ou espaço para criar expectativas eu tenha ficado tão impactada pelo livro. Pro meu tipo de leitura, ele é perfeito.
A história se inicia de maneira mais lenta, bem introdutória mesmo. Faz pensar que esse é o ritmo do livro, e se não houve um grande interesse em saber mais sobre a premissa da história desde o início, é muito fácil desistir da leitura. Porém, quando você segue nesse processo de forma quase casual - como se fosse um velho amigo que te conta uma história sem grandes acontecimentos todas as noites - logo você se vê arrebatado e ansioso a descobrir mais sobre a narrativa e passa a torcer de forma dúbia pelo protagonista com entusiasmo. Digo dúbia pois constantemente você se vê em uma reflexão que elucida o fato de não haver o certo ou errado nas coisas, e apenas perspectivas. Não existe vilão e mocinho, não existe o merecedor ou aquele que não merece. Existem a moral e os princípios, que podem ser diferentes dependendo de cada perspectiva. Mas ainda que trazendo várias reflexões, o livro não é de forma alguma pesado. Apesar da clareza na narrativa de situações torturantes, o livro não fica com um aspecto de violência em excesso. A escrita é perfeita, contando a história da forma que ela deve ser contada, te entrelaçando na narrativa aos poucos até te entregar o clímax da história.
O final me surpreendeu e esse livro facilmente se tornou um dos favoritos - se não da vida, pelo menos da leitura do ano.
Algumas vezes - por se tratar de uma história com aspectos não-lineares - a leitura pode se tornar um pouco confusa ("vai pra 1930, mas de qual das vidas dele?" "Pera, mas essa vida agora é antes ou depois do acontecimento X?" etc.) e por esse motivo imagino que esse é um dos poucos livros que pretendo reler no futuro (ou numa próxima vida rs)

Lidiane 15/11/2020

Gostei bastante da história. Diferente de ruso que eu já estava acostumada a ler. Meu primeiro romance de ficção científica e eu recomendaria a outras pessoas a experiência dessa leitura.
O final deixou um pouco a desejar, acho que pq eu queria ver a resolução da história e um pouco mais do que iria acontecer.

Fiona 08/03/2022

Premissa muito top e no início tem bastante potencial mas se desenvolve por ramos bem desinteressantes pra mim, além de n explorar muito a emoção do protagonista.

Nick 06/07/2020

Um livro muito bom, a leitura flui muito, um capítulo vai puxa do o outro.