Romance em San Marino: Livro I

Resenhas - Romance em San Marino: Livro I

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Debbie Santos 01/07/2020

Resenha do livro: "Romance em San Marino". Autora parceira, Lídia Rayanne
"Ela era grata àquele homem que tinha lhe dado instrução e sempre acreditou em seus sonhos, mesmo quando todos diziam que era inútil para uma garota pobre aprender a ler ou escrever."

O livro "Romance em San Marino" é uma narrativa de romance de época incrível e completamente cativante. Em outras palavras, possui um enredo apaixonante e envolvente. Sem mencionar, a história da qual fala sobre liberdade em sua mais bela essência. E também, totalmente surpreendente. Em vista dos segredos e mistérios sutilmente incorporados durante a leitura pela autora, de modo inteligente. Ou seja, jogando indiretas, diretas, aos leitores e instigando ainda mais o interessante pela leitura deste livro.

Acredito que o fato da obra trazer uma história com personagens talentosamente construídos e bem desenvolvidos tanto em se tratando dos personagens principais quanto dos antagonistas ou secundários e suas ligações familiares ou do acaso. Pois, esses são capazes de proporcionar um certo encanto e tornam tudo ainda mais atrativo.

Além disso, a trama conta com um contexto histórico excelente e eficientemente pesquisado. O livro se passa na república de San Marino, uma das mais antigas do mundo e conhecida como a terra da liberdade. Pelo simples fato de ser uma das únicas república livres e independentes e sobrevivente ao Império francês do conquistador Napoleão Bonaparte. Por sua vez, essa nação se distingue entre tantos outros parlamentos, sustentando o Conselho Grande e Geral, que visa a divisão de poder e a não centralização do mesmo.

E o melhor de tudo ao meu ver, a obra não é focada apenas em romance, mas vai além disso ao abordar temas tais quais política e críticas sociais também. Portando, é repleto de riqueza cultural, história e ação também. Na minha opinião, o grande diferencial do livro se deve a história não ser um romance de época tradicional, ao contrário de outros do gênero. E ainda, dá abertura para debater problemáticas da sociedade da época e cujas quais são super atuais.

Curiosos? Veja mais lá no blog. Acesse o link no meu perfil.

site: https://amantedaartedaliteratura.blogspot.com/2020/06/resenha-do-livro-romance-em-san-marino.html

Jaque 03/06/2020

Muito lindo e interessante....
E nesse incrível romance temos Marco Cassali e a jovem Ângela Olivério.
Marco vem de uma família importante em San Marino, filho único, direcionado para um casamento arranjado e destinado a herdar a cadeira do pai no conselho Grande e Geral.
Ângela Olivério é filha de um dos guardas da Rocca, vem de uma família simples e humilde, é inteligente e determinada, é professora em uma escola montada com meses de seus esforços.
Ele_ rico, protegido, mas sem conhecimento suficiente para alcançar seu objetivo.
Ela_ pobre, determinada e inteligente, expressa suas opiniões sem medo.
não poderiam ser mais direrentes.........maas, os diferentes se completam.
Bastou um encontro na praça da liberdade para dar inicio a história..
La naquela praça, Marco viu em Ângela um potencial e assim uma ótima mentora. Com a proposta de levar os projetos da garota ao conselho, Ângela aceita dar aulas sobre politica á Marco.
Mas Ângela não imaginava que seu coração a trairia desse jeito, se arrebatar logo por um rapaz destinado a outra.
Envolvidos nessa bolha de repreensões, sentimentos e confusão, não percebem quando a liberdade de San Marino se encontra ameaçada.
Adorei, me apaixonei pelo jovem casal, e o toque de mistério tornou tudo muito mais interessante.

Pri | @pslovebooks 25/05/2020

Um romance de época nacional com uma escrita cativante e uma trama repleta de assuntos importantes abordados.
Primeiro livro da duologia San Marino, o livro traz uma abertura do que será apresentado na história com uma ótima desenvoltura, a escrita da Lídia é viciante e dinâmica, portanto além de ser um romance de época (gênero que eu amo) a história me envolveu e me conquistou.

Gostei muito da abordagem que a autora fez, sobre o papel das mulheres na época citada da história, como certos preceitos eram estabelecidos e elas simplesmente tinham que aceitar já que eram educadas dessa maneira.
Mas o ponto que mais amei nessa história foi ver uma protagonista independente e empoderada, que mesmo vivenciando essa situação, já que era cercada de pessoas que tinham esse pensamento, não se abateu em levar sua opinião adiante e em mostrar que as mulheres podem fazer história.

Marco apesar do esteriótipo preestabelecido, se mostrou diferentes dos homens da sociedade onde vivia, gostei muito do desenvolvimento notável desse personagem que foi me conquistando aos poucos, estou ansiosa para descobrir que mudanças serão reservadas para ele no segundo livro dessa duologia.

site: https://www.instagram.com/pslovebooks/

Cy | @apenasleitores 05/05/2020

Amei
Ângela Olivério é uma mulher inteligente. Ela é professora das crianças perto de sua casa e lutou até conseguir um espaço para poder das suas aulas, e entende mto sobre política. Mas como toda moça no séc XIX ela precisa se casar. Mas um casamento não está nos seus planos e quem iria se casar com uma mulher que não se comporta como uma dama deveria se comportar?
Marco Casalli é filho de um Capitão-Regente, e será tbm seu sucessor na cadeira que seu pai senta hoje. Desejado por mtas mulheres além de ser mto bonito é tbm um ótimo partido. .
? Marco sonha em ser como o pai e sentar-se na cadeira do Conselho Grande e Geral. Mas durante uma reunião, ao dar sua opinião, e ser humilhado, Marco percebe que não conhece direito a política e a história de San Marino.
Um dia, o caminho de Ângela e Marco se cruzam. E Marco percebe que Ângela pode ser sua professora. Pode ensinar a ele tudo o que ela sabe sobre política, sobre San Marino. E em troca, Ângela conseguiria uma reunião com o Conselho Grande Geral, pra falar de suas ideias e opiniões.
Ângela fica animadíssima pq era tudo o que ela mais queria.
? Aos poucos, um sentimento vem surgindo entre os dois. Mas no meio disso tem a quase noiva de Marco, Alessa Vicinni.
Ainda tem a chegada de uma estrangeira mto suspeita que parece tá escondendo alguma coisa.
O livro é mto bom. Um Romance de Época simplesmente sensacional. Como sempre a escrita da Lídia é maravilhosa e me prendeu bastante. Virei noites lendo kkkk
Eu gostei de como a história foi evoluindo e o crescimento dos personagens. E já quero ler o próximo

Michele @leituraempauta 05/04/2020

Lindo romance de época
Ângela Olivério é uma jovem professora que tem sonhos e ideais muito a frente de seu tempo. É muito inteligente e conhece como poucos a história de San Marino, e gostaria de participar mais da política em seu pequeno país.

Marco Casali é jovem e muito rico. Seu pai, o amargo Astor Casali, faz parte do Conselho de San Marino, e deseja que um dia seu filho assuma seu lugar em seus negócios e na política. Marco sonha com o dia em que poderá ficar noivo de Alessa Vicini, a jovem mais bela de San Marino, porém é muito imaturo e conhece pouco sobre seu país e seus problemas.

Após conhecer Ângela na praça repreendendo seu melhor amigo em público, o estourado Pietro Martelli, Marco se surpreende com seu jeito de agir e falar, e logo decide que Ângela é perfeita para ser sua tutora e lhe ensinar mais sobre seu país e como ser um líder.

Marco e Ângela começam suas aulas, e ambos vão apreendendo um com o outro, logo se tornam grandes amigos. Não demora muito para que essa amizade se transforme em um lindo romance, porém ambos terão que superar a diferença social e outras dificuldades juntos.

Romance em San Marino é um lindo romance de época que prende a atenção do leitor do início ao fim. Não só pelos mistérios envolvendo outros personagens da trama, como o misterioso Louis Beaumont, administrador dos negócios de Astor Casali, e quais são suas verdadeiras intenções, e também Madame Justine, uma francesa rica que se muda para o país, trazendo consigo muitos segredos.

Achei linda a relação da família de Ângela e a forma como se preocupam e procuram proteger uns aos outros. É lindo o amor de seus pais, Laura e Renato, mesmo com as dificuldades financeiras que enfrentam, e a relação de Ângela com seu irmão mais novo, Augusto, seu inseparável companheiro. Sua prima Nelita também é muito divertida.

Ângela é uma mulher forte e com grandes ideais, e quase sempre não é bem vista por isso, numa época em que as mulheres eram submissas e não tinham voz ativa na sociedade.

site: @leituraempauta

Amanda.Cabrera 17/03/2020

Romance em San Marino
Esse livro tomou um rumo bem diferente do que eu imaginava, primeiro pensei que fosse ser um romance de época, aí sentia que seria como uma distopia e depois voltava a ser Romance. Nele temos dois personagens mais fortes, marcados, como a Ângela uma mulher bem independente para a época e inteligente. E Marco, o filho de um governante importante, bem inseguro e que aos poucos vai amadurecendo ao conhecer outros pontos de vista.

A única coisa que me incomoda são os capítulos grandes e por ser contado por mais de dois personagens. Mas isso é um sentimento de leitura pessoal meu.

Alessandra Beatriz 01/03/2020

Adorei!
Gostei muito! Adorei a Ângela!! Uma personalidade forte e com ideias. Justa e inteligente. Preciso ler o segundo!!!

Talita 19/02/2020

Um romance de época extremamente fofo! Ângela é daquelas protagonistas fortes e cheias de opinião, do jeitinho que a gente adora.
Super recomendo a leitura!

Leila 22/02/2019

Dá pra dar mais estrelas????????????
?Às vezes a prosperidade pode ser um tormento para os que a possuem. (...) Poder e riquezas nem sempre significam coisas boas, ainda mais quando eram dadas em troca de algo tão puro e inalienável quanto a própria liberdade.?
(Capítulo XI)

Essa é daquelas histórias que trazem à mente uma das frases mais clichês do mundo literário: ?Por que diabos eu não li esse livro antes?!?. Ouso dizer que ?Romance em San Marino? é uma das melhores tramas que tive o prazer de ler nos últimos tempos. Amo romances de época, ainda mais quando contextualizam algum fato histórico do período em que a narrativa acontece.

Lidia Rayanne nos leva a viajar pela belíssima República de San Marino e sua condição aparente de independência diante das guerras napoleônicas, com personagens marcantes e suas histórias de política, luta, patriotismo, conflitos familiares, mistérios, convivência em comunidade, a busca por ideais ? entre outras coisas ? e, claro, romance!

Em teoria, temos dois personagens centrais que compõem o principal romance da trama ? Ângela Olivério e Marco Casali ?, porém é difícil falar em ?figuras secundárias?, pois cada personalidade criada pela autora tem grande relevância e suas histórias vão se entrelaçando, tornando tudo maior e bem mais dinâmico. A narrativa é feita em terceira pessoa e a Lidia nos presenteia com diversos pontos de vista.

Ângela é uma jovem muito à frente do seu tempo. Com grande senso de justiça e coletividade, bem instruída politicamente e de personalidade forte, entrou fácil para minha pequena lista de heroínas favoritas. Já o Marco é a prova de que primeiras impressões podem ser totalmente transformadas. No início o achei arrogante, cheio de si e meio que me fez revirar os olhos. Mas, à medida que o conhecemos mais a fundo, é praticamente impossível manter aquela opinião inicial a seu respeito. Um homem honrado e justo, como poucos. Ver sua evolução ao longo da trama foi um dos pontos altos da leitura.

Gostei demais da escrita da autora, é bem fluida e mantém o leitor envolvido da primeira à última linha. O único ponto que não me agradou muito foi o tamanho dos capítulos (achei grandes). Para mim, que costumo dividir a leitura em capítulos, foi meio complicado, mas isso em nada diminui a lindeza que essa história é.

Alguns mistérios iniciados nesse livro serão revelados apenas no segundo volume (que já existe!) e pretendo iniciar em breve.

?A humildade é uma virtude essencial a um líder, signore Casali.?

(Capítulo X)

site: instagram.com/vampliteraria

Tainá Araujo 21/01/2019

Amorzinho!
Esse livro me passou a sensação de estar lendo um dos livros da Barbara Cartland. A autora escreve muito bem e consegue nos prender na história. Me vi querendo saber mais sobre San Marino e mal posso esperar pela continuação. Super recomendo! Fiquei realmente surpresa com a escrita e a criatividade excelentes.

Vanessa Comenta 17/09/2018

Resenha original no blog Diario de Vanessa (@DiarioDeVanesa)
Os autores BR estão me surpreendendo com relação aos romances de época, Lídia esta de parabéns por ter criado uma história tão cativante e gostosa de ler, senti uma enorme vontade de viver em San Marino e ter Angêla Olivério como minha melhor amiga.

A história foi muito bem construída, alguns personagens despertaram minha curiosidade outros minha admiração e um deles até chegou a despertar minha raiva. O romance entre o casal demorou a acontecer e isso só fez com que eu ficasse mais curiosa para saber como tudo se desenrolaria. No início da história confesso que não simpatizei muito com Marco, achei ele muuuito arrogante. Foi muito interessante a maneira como Angêla conseguiu transformar o rapaz e fazer dele um personagem realmente admirável.

Mas foi Angêla quem realmente me conquistou nessa história, uma garota extremamente bondosa e humilde que defende seus ideais com unhas e dentes e que está disposta a fazer a diferença em uma sociedade onde somente os homens se acham capazes de comandar.

O gancho no final da história me deixou com uma vontade imensa de ler o segundo livro o mais rápido possível, muitas duvidas ficaram no ar e acontecimentos inesperados podem mudar o futuro do nosso querido casal.

Romance em San Marino foi uma leitura muito proveitosa, com uma escrita simples que fluiu muito bem Lídia conseguiu despertar diferentes sentimentos no leitor.

site: https://diariodevanesa.wordpress.com

Geisiany 15/09/2018

Apaixonante
É um romance incrível, cheio de mensagens lindas, é envolvente, divertido e profundo. A escrita é muito fluida, e cresce no decorrer do livro. A história não gira em torno apenas do romance, temos a apresentação de personagens fortes e muito bem criados, grandes amizades, o amor em família, questões políticas e sociais de um país incrível, e a luta da mulher por um papel na sociedade do séc. XIX.
O desenvolvimento do casal é escrito de uma forma encantadora, e tem também um mistério no ar que não te deixa parar de ler.
Super ansiosa para conhecer o final dessa história no livro dois. Recomendo muito a leitura. ?

Rosângela 24/08/2018

Romance em San Marino.
O Livro foi muito bem escrito, com uma trama que lhe prende dês do primeiro capítulo e lhe faz viajar pela história com a história dos personagens.

1 | 2 | 3 | 4 | 5