Romance em San Marino: Livro I

Romance em San Marino: Livro I Lídia Rayanne

Resenhas - Romance em San Marino: Livro I

1 | 2 | 3 | 4 | 5

tati marenda 22/02/2017

“Sim, sou seu. Seu ragazzo. Sei que você me faz sentir importante, mas sou eu que me sinto honrado por poder te chamar dessa forma, mia ragazza.”
.📖
Desde que nasceu Marco vem sendo treinado para ocupar a cadeira de seu pai no grande conselho do governo da república de San Marino. E agora com 21 anos o rapaz está esperando pelo dia que vai poder chamar Alessa de sua esposa.
Mas ao cometer algumas gafes perante aos importantes homens do governo Marco decide buscar por aconselhamento com uma jovem professora que conheceu a poucos dias.
Angela, tem 19 anos e tem sofrido com a pressão do pai para que ela encontre um marido, mas a garota de origem simples luta para manter sua liberdade até que se apaixone de verdade por alguém.
Com a educação que teve Angela passou a se interessar muito por política e a proposta de Marco se tornou uma oportunidade de levar suas ideias para o grande conselho.
A escritora levou a narrativa de maneira tão gostosa que fez eu me apaixonar pelos personagens principais mas também por Augusto, Amabel, Pietro e Nelita.
Além de criar personagens cativantes, foi criado um mistério que envolve o passado destes, cenário no qual você tem apenas as informações que a escritora quer que você saiba para criar suas próprias teorias.
Já estou super curiosa para descobrir o que vai acontecer com os personagens queridos na sequencia.
📖♪ you’re mine - lea michele ( emprestando a música do meu ship favorito da vida real haha 😶❤

site: https://www.instagram.com/marendatati/

GrasieFink 02/03/2017

Romance em San Marino [Crônicas de Eloise]
Uma trama que envolve amor, poder, conhecimento, política e muito mistério. Romance em San Marino é o primeiro volume de uma duologia ambientada no início do século XIX na pequena República de San Marino, que em meio às guerras napoleônicas, ainda permanece livre graças ao Imperador Bonaparte. O país se encontra na cordilheira dos Apeninos envolto pela Itália, ou seja, é um território que apresenta distinções políticas, sociais e culturais e cujas fronteiras permanecem dentro dos limites de um outro território.

O romance gira em torno de dois jovens que, mesmo vivendo num mesmo território, apresentam vidas um tanto distintas. De um lado encontramos uma jovem pequena de tamanho, mas grande no coração e na determinação. Ângela Olivério é uma jovem estudiosa, sonhadora, que entende de política e ama a sua pátria. Portanto, ocupa seu tempo em dar aulas para crianças e jovens, ensinando-os a ler e compreender sobre a história e a política de seu país, com intuito de torná-los melhores cidadãos. No entanto, a vida de Ângela pode mudar a qualquer momento, pois assim como toda a mulher de sua época, ela precisa encontrar um marido para garantir seu futuro e legado, no entanto a jovem moça sabe que no momento que aceitar um pedido todos os seus sonhos e objetivos terão que ser deixados para trás, afinal a mulher do século XIX não tinha os mesmos direitos que o homem. Em contraste, temos Marco Casali, um jovem rico, filho de um dos governantes mais importantes de San Marino e comprometido com a jovem mais linda da região, Alessa Vicini. Marco tinha tudo, inclusive segurança para assumir o posto que um dia foi do seu pai no Conselho de San Marino, entretanto ao ser envergonhado diante de importantes líderes pelo seu primo Vittore Bonelli, uma pessoa que ele tinha profunda antipatia, Marco percebe que precisa se esforçar e aprender mais sobre o seu país e seu povo para um dia ser respeitado e se tornar um capitão-regente.

"Cada um nasce em determinada condição, bambina. Alguns com mais, outro com menos, e às vezes o destino dá reviravoltas e quem possui bens, perde, e quem não possui nada, ganha. A vida é assim. A questão é o que você vai fazer com o que lhe acontece."

O encontro entre os dois acontece de forma inesperada, porém oportuno. Tanto Ângela como Marco estão inseguros diante do futuro que os espera, portanto, mesmo que sejam duas pessoas distintas, eles encontram um no outro vantagens e benefícios para alcançar seus objetivos. Marco percebe que Ângela é uma mulher inteligente, tem um grande conhecimento sobre San Marino e sabe dialogar sobre política como também defender seu ponto de vista. Sendo assim, ele encontra nela a mentora que tanto precisava, a oportunidade de aprender sobre política e estar mais preparado para exercer a função que alguns anos atrás já foi de seu pai. Ângela aceita a estranha proposta de instruir Marco sob a promessa de ele lhe conceder uma audiência com os próprios capitães-regentes, para enfim, mesmo sendo uma mulher, ser ouvida e apresentar as suas ideias. A partir daí, seus caminhos acabam se cruzando com mais frequência, e apesar de ambos acreditarem que esse envolvimento seria apenas profissional, uma amizade pura e verdadeira acaba crescendo entre eles, todavia esse sentimento pode se tornar algo ainda maior. Em meio a essa nova situação, Ângela busca ouvir a voz da razão, afinal o rapaz já estava destinado a outra garota, e não era qualquer uma, e sim a jovem mais bela de toda San Marino.

"Ângela não é como as outras. Ela não se importa apenas com a aparência física. Ela enxerga o caráter, o coração. Ângela é uma pessoa humanitária e idealista, que ama e se importa com este país como a própria vida."

A autora desenvolveu muito bem o romance entre os dois, tudo foi distribuído na dose certa. Romance em San Marino é uma história que te faz sorrir e suspirar, e eu não posso negar que amo romances assim. As personagens foram muito bem construídas, todos apresentam personalidades marcantes e uma história para contar, e esse é um ponto que considero muito importante numa obra, pois quanto mais verdadeiro e plausível a personagem é, mais o leitor se envolve com sua história. É interessante como as personagens vão crescendo durante a trama, aprendendo com seus erros e mostrando seus lados bons e ruins, isso os tornou ainda mais humanos. Marco e Ângela vão aprendendo muito um com outro - principalmente Marco.

“Diga de novo.” Ela sussurrou, fechando os olhos.
“O quê? Que você é linda? Encantadora? Ou…?”
“Não.” Ela respirou fundo, apertando os olhos. “Mia ragazza.”
“Mia ragazza.” Ele sussurrou ao ouvido dela.

Como não se apaixonar com uma personagem como Ângela, uma mulher que quer fazer a diferença em tempos difíceis onde sua voz e ideias nem são consideradas importantes pela sociedade. Como não amar Marco Casali, mesmo sendo arrogante, mimado e egocêntrico (risos), é um jovem extraordinário, e não afirmo isso por ser um homem como uma beleza exorbitante, mas sim por ter um coração de ouro.

Outro ponto muito bem desenvolvido na história é a construção das personagens secundárias, onde suas histórias e romances também caem ao interesse aos olhos do leitor. Não vemos na trama apenas o romance central, mas também outros tipos de relacionamentos, relações antigas, relações que acabaram de iniciar, relações não correspondidas ou aquelas recheadas de mistérios. Em suma, é um livro que apresenta vários tipos de amor.

O romance central não gira apenas em volta do casal principal, há um terceiro elemento chamado Vittore Bonelli. Não chega a ser um triângulo amoroso, mas Vittore consegui trazer um clima conflituoso e sedutor a trama. Não posso negar que mesmo ele sendo um pouco possessivo e até mesmo bruto, é um personagem que encanta e que tem presença. – eu tenho muita curiosidade em saber mais sobre Vittore e torço para que ele encontre uma pessoa que o ame de verdade, definitivamente se tornou meu personagem favorito da história.

"[...] se você é tão inteligente quanto suponho, Ângela, deve saber alguma coisa sobre a minha reputação. Quando me dedico a uma causa não costumo desistir na primeira, na segunda, muito menos na terceira dificuldade. E agora, minha nova causa é você.”

“Mas quando eu te conheci… Senti algo novo acontecer e despertar dentro de mim. Você me desafiou, a mim que não costumo ser questionado. E por um momento pensei: talvez esta seja a garota. A que vai acrescentar novas cores à triste paleta da minha existência.”

“Bem, não posso dizer que torço por ele, mas tenho que confessar” Nelita admitiu com um suspiro pesaroso “que o signore Bonelli tem mais iniciativa que o signore Casali.”

A obra não se limita aos romances, mas também aborda sobre conflitos e intrigas que ameaçam a liberdade de San Marino, principalmente com a chegada de dois estrangeiros, o que deixa a história ainda mais interessante. É uma trama realmente cativante, não vejo a hora de ler a continuação. A única observação que preciso pontuar é a presença de alguns erros de digitação, nada que atrapalhe a leitura, mas que precisa de revisão. O conteúdo da história, sua narrativa, personagens, ambientação, tudo foi construído e desenvolvido de uma forma impecável.

Esse é o primeiro livro da autora, porém ela já publicou alguns contos numa antologia do site Tracinhas. O segundo volume está previsto para o final desse ano. Essa obra está disponível apenas em e-book e você pode adquirir no site da Amazon. Quero parabenizar a autora, Lidia Rayanne, por esse excelente trabalho e desejar muito sucesso em sua carreira.

Acredito que a autora apresenta um grande potencial para esse gênero, e já afirmo de antemão que, quando houver a publicação do livro físico, eu definitivamente irei comprar. Ângela Olivério, Marco Casali, Vittore Bonelli, Pietro Martelli e Nelita já são personagens que ganharam um cantinho especial no meu coração. Super recomendo!!

site: http://cronicasdeeloise.blogspot.com.br/

Raquel 05/03/2017

Maravilhoso, cativante, viciantes!
Ângela Olivério é uma jovem de 19 anos, mora com os pais e com o seu pequeno irmão, Augusto. Ângela sempre foi muito INTELIGENTE desde pequena, por isso aos 19 anos é professora e possui uma pequena classe de crianças em San Marino, onde ela atua a sua maior paixão, ensinar. O pai de Ângela, como qualquer outro pai da época, está tentando arrumar um bom casamento para ela, mas Ângela não tem muitos pretendentes por sua fama de ser muito erudita e determinada.
(Naquela época, homem nenhum gostaria de se casar com uma mulher mais sabia do que eles.)

Ângela por outro lado não está nada ansiosa pelo seu casamento, pois foi combinado com o pai que assim que ele encontrasse um bom marido para ela, ela teria que abrir mão das aulas e isso era o que Ângela mais temia, e o que a fazia questionar se realmente gostaria de se casar. Além de todos esses atributos e inteligência, Ângela tem um amplo conhecimento sobre política e sobre a história de seu pais.
Ela tem grandes ideias para melhoria do local, mas naquela época mulheres não tinham muita oportunidade de entrar para política, então Ângela precisava se conformar e guardar suas ideias para si.

Marco Casali é um rapaz muito bonito e desejado por todas em San Marino, embora seu coração já esteja prometido a Linda Alessa Vicini, sua futura noiva.
Ele é filho de um ex capitão regente e membro do Conselho Grande e Geral, e sonha em um dia ser como o pai e proporcionar muito orgulho para o mesmo.
Porém, marco vê seus meros conhecimentos sobre o pais em que reside ameaçados quando é humilhado pelo seu primo, Victtore Bonelli, na frente do Conselho Grande e Geral.
“Certamente que o jovem signore Casali não entende muito de nossa história, o que dirá das estratégias da regência.”
Envergonhado e reconhecendo que seus conhecimentos políticos eram limitados, Marco resolve procurar um tutor para lhe ensinar tudo o que ele precisava saber sobre a política e história de San Marino para ser um grande capitão regente.

Marco encontra Ângela, e faz uma proposta a ela, que depois de hesitar por um tempo, acaba aceitando ser sua tutora.

...“Um dia como todos sabem, eu farei parte do Conselho Grande e Geral de San Marino, assim como meu pai, e o pai do pai dele… Eu quero ser um bom governante, assim como eles foram, mas… eu ainda não me sinto preparado para isso, apesar de toda a instrução que recebi..." “E o que eu tenho a ver com isso?” Ângela arqueou uma sobrancelha. “É, bem… pode parecer loucura, mas… se não for pedir muito…” Marco engoliu em seco “Eu gostaria que a senhorita me ensinasse sobre política e como ser um bom líder.” Completou timidamente...

Ângela e Marco desenvolvem uma Linda amizade além do relacionamento de aluno e professora. Mas os dois não sabiam que dessa amizade poderia nascer algo mais, paixão, amor...

Uma linda história de amor, que nos faz ter certeza de que o destino brinca conosco, e que os opostos realmente se atraem.

Resenha Opinativa:

Romance de época é dos meus gêneros literários preferidos, quem segue o ig sabe do que eu estou falando. Quando me deparei com esse livro, jurava que seria só mais um romance de época, e só, mas confesso que me enganei totalmente.

Gente, que livro maravilhoso é esse?

Vamos começar pelos personagens: Personagens adoráveis, cativantes, viciantes, tanto os principais quanto os secundários. São personagens que te fazem querer saber mais sobre ele, ansiar pelas histórias deles, torcer por eles, não consigo explicar a sensação de quando um livro tem personagens tão bons.

Eu também adorei o tempo da história, as coisas não acontecem muito rápido, mas também não acontecem tão devagar, os momentos são perfeitos!
Outro ponto que eu amei, foi que mesmo narrado em 3º pessoa, a autora consegue retratar exatamente o que cada personagem está sentindo, e isso é um dos pontos que mais prezo em livros com essa forma de narrativa.
A autora e tão maravilhosa, que ainda traz um pouco do vocabulário Italiano no livro, como por exemplo: Mama, Papa,Signore, Ragazzo, Bambina. Ou até mesmo o francês: Mademoiselle, Monsieur. Esses vocabulários deixam a experiência de leitura muito mais bonita e cativante, sem contar que são vocabulários lindos.
Outra coisa que não pude deixar passar despercebido é o quanto esse livro se aprofunda na política de antigamente, tudo detalhado. Fiquei impressionada, pois isso é um dos pontos fortes do livro e o que o torna tão especial e diferente dos outros livros de época. Fico pensando, a Lidia deve ter estudado bastante história, porque ficou incrível. Achei lindo o trabalho que ela teve de explicar tudo, se preocupar com os mínimos detalhes para que nos ficássemos por dentro do Conselho Grande e Geral de San Marino.
Quanto ao romance da Ângela e do Marco, se passa de uma maneira calma e muito gostosa de se ler, você fica na expectativa e torcendo a cada momento para que eles fiquem juntos! Eles formam um lindo casal, juntos são o verdadeiro significado de “Os opostos se atraem”

site: http://bibliotecamosoficial.blogspot.com.br/2017/02/resenha-romance-em-san-marino-lidia.html

Thaís @thanoslivros 10/04/2017

Interessante
Ângela Olivério tem 19 anos e uma determinação invejável. Sempre foi muito inteligente e sonhava em ajudar as crianças mais humildes da comunidade. Conseguiu com muito custo, um lugar para reunir as crianças e poder lecionar. Mesmo tendo apoio dos pais, sente-se pressionada por eles a arrumar um casamento e deixar de lado seu sonho. Além de não ter muitos pretendentes, devido seu jeito um pouco arredio, ela não tem interesse algum - pelo menos não no momento - de se "arranjar" em nenhum casório. Tem grande conhecimento sobre a história do seu país e uma boa visão da política que rege o mesmo. Ciente do que sua República passa, Ângela tem sugestões que podem fazer sua localidade se desenvolver melhor porém, como as mulheres não têm voz, fica sem poder expor suas ideias.

Marco Casali é um rapaz muito desejado pelas moçoilas de San Marino. Além de bonito e educado, é um ótimo partido. Filho de um Capitão Regente, sonha um dia ser como o pai e dar-lhe muito orgulho. Porém, não é um grande conhecedor da política do país e vê nisso um grande empecilho para que o caminho do pai seja seguido. Com o objetivo de que seu conhecimento político seja ampliado e melhorado, decide que já é hora de encontrar alguém que possa lhe ajudar nesse estudo.
Não é spoiler nenhum eu dizer que Marco e Ângela não vão demorar a se conhecerem melhor e a viverem boas trocas de experiências. O que pode atrapalhar esses dois são dois fatos: a diferença da classe social a que pertencem e dele já ter se "comprometido" com outra moça.

Essa história me conquistou. Não só por ser um romance de época e não somente pelos personagens que são bem interessantes, mas também por todo ambiente histórico e político que a história é permeada. Apesar de não ser o ponto central da trama, Lídia desenvolve muito bem os problemas vividos pela República. A autora consegue explorar bem os dilemas políticos vividos na época e ainda relacionar com os problemas de cada personagem. Narrada em terceira pessoa com bastante fluidez, a história é passada de forma bem instigante e encantadora. Podemos perceber bem as características dos personagens e fica bem esclarecido o que cada um está vivendo no momento. Utilizando, por vezes, vocabulário italiano Lídia consegue trazer mais o leitor pra dentro da história fazendo com que a trama fique ainda mais interessante e gostosa de ser lida.
Como disse, a política e o momento histórico vivido àquela época não são o centro da história mas sim, são ótimos ganchos para que os personagens (muito amor) Marco e Ângela desenvolvam primeiramente, uma relação de amizade. Eles são oriundos de classes sociais diferentes, por isso, pouco provável de se conhecerem "naturalmente". Acredito que o motivo que fez a ligação dos dois foi bem pertinente e deixou a história bem interessante, fazendo também com que fugisse de um clichê. Além disso, a amizade que surge é bem linda e não demorei nada pra já sentir bastante empatia pelo casal. Mas, essa linda relação vai gerar um sentimento maior do que amizade e os protagonistas vão viver momentos de dúvidas e questionamentos. Não preciso nem dizer que shipei muito esses dois, né?
Além de um gostoso romance, fatos históricos e um pouco de política, temos ainda uma pequena dose de mistério que alguns personagens trazem à trama, o que me deixou bem ansiosa pelo desfecho da história. Esse mistério deu um bom toque à história. O único ponto que tenho a levantar que, ao meu ver, não fez dele um livro perfeito é que alguns capítulos foram muito extensos, longos demais. Alguns até mesmo sem tanta importância, que não trouxeram nada de novo pra história. Acredito que deixaram a desejar e que, então, não eram necessários. Até mesmo deixavam a história um pouco cansativa e repetitiva. Contudo, não tiraram o brilho da história linda, cativante e envolvente.

Bem, Romance em San Marino é um lindo romance de época que vai deixar os fãs desse gênero ainda mais apaixonados. Lídia Rayanne conduziu o enredo muito bem e, consequentemente, nos leva a embarcar nessa história apaixonante, com personagens marcantes e uma trama incrível. Não vejo a hora de saber o que vem por aí, no livro 2.

É isso, people! Adorei conhecer Ângela e Marco e quero muito continuar acompanhando os fatos que ainda estão por vir. Recomendo a você que ainda não teve a oportunidade de conhecer esse romance a ler o quanto antes e se render a essa linda história.

site: www.citacaonumclick.com.br

Reh 14/04/2017

Neste livro vamos conhecer um pouco sobre Marco Casali e Ângela Olivério.
Marco é um homem rico e esnobe, filho de um dos governantes do Conselho Grande e Geral de San Marino, nascido e criado para um dia substituir a cadeira de seu pai no conselho, além disso é um homem apaixonado desde criança por Alessa Vicini e sonha com o dia que irá desposá- la.
Àngela é um garota de 19 anos, filha de Renato Olivério o guarda da Rocca, é uma mulher inteligente e autodidata. Preocupada em ensinar um pouco do que sabe para as crianças, torna -se professora.
O caminho dos dois se cruzam quando Marco em um dia comum, passeando com seu pai e com o francês que viera trabalhar com eles, e abordado por um homens que começa a proferir palavas ofensivas ao estrangeiro. Vendo que quem o fazia era seu amigo Pietro Martelli, que estava quase entrando em uma briga feia, Ângela acaba, entrando no meio da discussão e com palavras sábias separando os homens.

“Mademoiselle política, não é monsieur?” O francês lhe lançou um sorriso de cumplicidade.
“De fato…” Marco concordou, voltando sua atenção para a garota, completamente fascinado.
Algum tempo depois do inconveniente, Marco vai a uma festa na casa do seu futuro sogro, para ser apresentado a todo o conselho geral, afim de mostra sua sabedoria e entendimento quanto a San Marino, para que assim os governantes o aponte como melhor opção para assumir futuramente o cargo de conselheiro, tudo ia bem até que Marco demonstra falta de conhecimento quanto as políticas de San Marino e acaba sendo envergonhado por seu primo e inimigo.

Furioso com isso Marco vai embora para casa, lembrando do olhar de deboche de todo o conselho e de decepção do seu pai. Pensando em como reverter a situação, Marco lembra - se de Àngela, aquela menina que com palavras sábias sobre política fez com que todos os homens a sua volta se calarem.
Mas do que depressa resolveu como reverteria sua situação, aprenderia tudo o que fosse possível sobre San Marino e já até encontrara a pessoa certa para ensiná-lo.

“E o que eu tenho a ver com isso?” Ângela arqueou uma sobrancelha.

Resenhei apenas o início do livro, propositalmente para que quando vocês lerem a resenha fiquem mais curiosos com o que acontece no decorrer das páginas.
O que posso dizer aqui é que o enredo não é apenas isso, tem muito mais assuntos que se cruzam fazendo a trama ficar perfeita.
O livro é tão, mais tão bom que suas 511 páginas fora poucas tamanha minha imersão na obra. Eu quero mais, e graças a Deus terá mais.
Conheci a autora quando ela pediu para que ajudasse na divulgação de seu livro. Quando vi que era um romance de época, não hesitei em pedir parceria. E que bem para mim mesma eu fiz. Esse livro é maravilhoso, tem um estudo bem feito sobre o lugar onda acontece a trama, os personagens são maravilhosos e se apaixonar por eles e algo natural.
Amei ver Ângela, como uma mulher forte, inteligente e decidida, que sabe o valor que tem.
Adorei ver o relacionamento dela com seu irmão mais novo, que de longe foi meu personagem favorito.
Adorei também conhecer a sua família que mesmo com pouco é completamente feliz e amorosa.
E Claro, adorei ver como Marco após conhecer Ângela consegue se transformar e um pessoa melhor, sem esforço, só acontece.
Romance em San Marino foi meu primeiro contato com romance de época escrito por uma autora nacional e só tenho elogios para com a autora e sua obra. O livro me conquistou de uma forma, que chega a ser anormal. rsrsrsrs
Brincadeiras a parte, Romance em San Marino é um livro que eu indico á todos, ele é inteligente, bem escrito, rico em cultura e capaz de conquistar qualquer pessoa.
Já estou louca pelo próximo volume.
A Capa é linda, a diagramação também, recebi o livro em ebook e o mesmo está muito bem revisado.

site: http://www.curaleitura.com.br/

CuraLeitura 14/04/2017

Neste livro vamos conhecer um pouco sobre Marco Casali e Ângela Olivério.

“E o que eu tenho a ver com isso?” Ângela arqueou uma sobrancelha.

Já estou louca pelo próximo volume.

site: http://www.curaleitura.com.br/

Rose 20/04/2017

Ângela Olivério tem 19 anos, é uma moça inteligente e dona de uma personalidade forte. Filha de Laura e Renato Olivério, um guarda da Rocca, que prestava segurança no Domus Magma Comunis, o palácio do governo de San Marino.
Ângela na ânsia de passar seus conhecimentos adiante, acaba tornando-se professora, e dá aulas para as crianças locais sem ganhar nada em troca. Mas esta menina tem sonhos muito maiores para seu povo. Sonhos estes que junto com seu gênio e sua língua afiada, deixam nossa protagonista com uma fã nada boa para os padrões da época. O que dificulta os pedidos de casamento, para desespero de seu pai, que já queria a filha casada.
Na outra ponta temos Marco Casali, filho de um dos governantes do Conselho Grande e Geral de San Marino. Marco foi criado para substituir seu pai no poder. Rico, bonito e devo dizer um tanto esnobe, ele é apaixonado pela fútil Alessa Vicini. A família de ambos são amigas de longa data, e o noivado deles é dado como certo por todos e por eles mesmo.
Após passar uma vergonha pela sua falta de conhecimento sobre a política de San Marino, Marco decide que era hora de colocar a mão na massa e se mostrar digno de seu futuro cargo. Foi então que ele lembrou da garota sem papas na língua e sem medo de defender suas opiniões que ele vira frente ao Domus Magma. Coincidentemente a mesma garota que o destino lhe apresentou a pouco dias.
Em uma troca de interesses, Marco e Ângela ficham um acordo de ajuda mútua, cada um em busca de suas próprias realizações. As aulas trocadas por ambos, faz nascer uma amizade e confiança mútua. Obviamente que estes sentimentos acabam evoluindo para algo mais, o que acarreta inúmeros problemas, entre eles a diferença de classe social e o fato de Marco está comprometido com outra moça. Some-se a isso o interesse de Vittore Bonelli, primo e um quê de inimigo de Marco, em Ângela.
Não torçam o nariz, pois não existe um triângulo amoroso no enredo, mas é claro que Vittore vai fazer sua parte para tumultuar a relação de Marco e Ângela e ter para si nossa protagonista.
Em meio a isso, temos também uma disputa velada pelo poder em San Marino. O país está prestes a sofrer um golpe, e poucos são os que sabem disso.
Um romance muito bem estruturado, onde os fatos vão acontecendo aos poucos e sem correria, o que não quer dizer que seja uma leitura enfadonha ou cansativa, longe disso.
Marco foi o personagem que mais cresceu no enredo, até por conta de seu desejo de se tornar um homem melhor, não só para Ângela, como também para o povo. Um grande diferencial neste romance é que não temos um mocinho libertino ou mesmo um bad boy. Tanto Ângela quanto Marco não se apaixonam instantaneamente, ou vivem brigando e depois se jogam nos braços um do outro. Nem mesmo há um "trelelê" mais profundo entre eles. Marco respeita e muito, não só Ângela e Alessa, como as mulheres em geral. Tanto é, pasmem meus amigos, nosso mocinho ainda é virgem!!! São personagens que tem em si uma áurea de ingenuidade, coerentes com a época.
Todos os personagens são bem construídos, até mesmo os secundários tem importantes contribuições ao enredo.
Vittore pode ter sido o lado negro do enredo, mas confesso que mesmo ele tem seus encantos. Acredito que ele venha a crescer muito no próximo volume e que será muito importante para a trama. Eu sinceramente, torço por ele, e que ele encontre a sim mesmo.
Não tenho ideia do que acontecerá com a política de San Marino e nem mesmo com nosso trio principal, mas sei de uma coisa, estarei lendo avidamente a continuação.
Uma beleza de livro, que os fãs do gênero vão se apaixonar e se orgulhar, pois e brasileiro!!! Leiam e comprovem!

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com

Amanda 10/06/2017

Muito bom, recomendo!
Gostei muito do livro! Pelo que entendi a autora é estreante o que me surpreendeu, pois a escrita e o raciocínio? foram bem desenvolvidos, fazendo a história fluir naturalmente.
De um lado temos Marco, o rapaz perfeito: bonito, gentil, honesto e rico. Seu maior defeito era ser arrogante, mas como não ser quando todos praticamente beijavam o chão por onde ele passava?
Por outro lado temos Ângela, uma menina destemida, a frente do seu tempo, simples, bonita, mas normal e com uma paixão: ensinar.
Eles se cruzam em situações estranhas, mas a inteligência dela é um chamariz pra Marco que quer entrar no conselho político da cidade, assim como seu pai. Apesar de tudo, ele pouco sabe sobre a política de seu país e procura em Ângela uma mentora.
Achei que as coisas demoraram um pouco a acontecer, mas entendi a ideia da autora. O romance deles não foi do tipo avassalador que vemos normalmente em livros, mas foi construído com base em uma amizade sincera, é o tipo de amor real que conhecemos.
Fiquei com pena do Bonelli, ele perdeu tudo na vida e por causa de uma rejeição na infância pelo pai do Marco, passando a inveja-lo. Nos faz pensar em como nossas atitudes podem influenciar no caráter e desenvolver de uma criança. Espero que ele encontre uma redenção no próximo volume.
Amei os personagens secundários como o Augusto, Martelli e Nelita. Eles deixaram a história divertida e deram o que falar rs.
Agora espero pelo 2° volume para saber o que vai acontecer a San Marino.

Palavras Imaginárias 18/06/2017

Romance em San Marino
A autora Lídia Rayanne nos trouxe nesse livro um romance em meados do século XIX, envolvendo um casal: Marco Casali e Ângela Olivério.
Ângela é uma jovem de 19 anos, inteligente e sonhadora. Desde quando tinha 16 anos, ensina as crianças e passa os seus conhecimentos sobre o país onde vive. Enquanto está imensamente focada em educar a criançada, seu pai Renato, quer casá-la, pois já estava beirando os vinte, assim ficando velha para se unir a um homem. Mas a garota tem o sonho em se casar sim, mas quando achar seu amor verdadeiro, entretanto seu pai não entende isso e tem a ideia que ela não está a procura de um parceiro, assim ele pretende arranjar um casamento para sua filha.
Já Marco Casali, tem dinheiro, mulheres ao seu dispor, uma comida farda e tudo mais. A diferença entre ele e Ângela, se resume em que o caro rapaz tinha encontrado uma moça, onde dizia que estava apaixonado por ela. Essa moça que se chamava Alessa Vicini estava deixando esse homem louco de amor, esperava até se casar com ela. Assim Marco decidiu dar uma festa para seu futuro sogro, esperando mostrar sua sabedoria sobre San Marino, onde pretendia governar.
No dia do jantar, Marco estava indo bem, até que por um deslize ele mostrou pura falta de informação sobre a politica de San Marino. Irritado com o que tinha acabado de acontecer Marcos se retirou do local, e em meio aos seus pensamentos lembrou-se do dia que encontrou uma moça, a Ângela, as suas sabias palavras ditas para impedir uma briga maior. Assim para não perder o governo que iria comandar, ele decidiu ir à busca dessa jovem com a esperança que ela possa ensinar a ele tudo que envolva politica. Podemos conferir sua verdadeira ideia com um trecho do livro:

?Um dia como todos sabem, eu farei parte do Conselho Grande e Geral de San Marino, assim como meu pai, e o pai do pai dele? Eu quero ser um bom governante, assim como eles foram, mas? eu ainda não me sinto preparado para isso, apesar de toda a instrução que recebi..." ?E o que eu tenho a ver com isso?? Ângela arqueou uma sobrancelha. ?É, bem? pode parecer loucura, mas? se não for pedir muito?? Marco engoliu em seco ?Eu gostaria que a senhorita me ensinasse sobre política e como ser um bom líder.? Completou timidamente...
Desde o primeiro capitulo até o ultimo essa historia me fascinou de um jeito inexplicável, sempre gostei de romances de época e esse merece meus parabéns. Mesmo sendo um livro com 511 páginas eu consegui finalizar em um mês, pelo sua forma de escrita que é viciante e não é muito comum nos livros que leio. A autora usa aspas ao invés do travessão, isso me chamou muita atenção por eu não encontrar muitos livros ou e-books assim.
Estou ansiosa para ler outras obras dessa autora, para me acostumar mais ainda com essa forma de escrita e me aventurar nesses romances de época.

Mika 30/06/2017

A história se passa em 1806, mas como vamos conhecer a República de San Marino, um lugar completamente diferente da Inglaterra, as diferenças entre os tipos de enredo são gritantes. Primeiro que não há tanta formalidade entre as pessoas como os títulos ingleses acabam demandando. Há sim pessoas mais ricas, pessoas importantes assim como há plebeus, mas como estamos falando de uma república, é notável que todo o construto de monarquia que vemos nos romances de época seriam desconstruídos aqui. Estou somente comentando isso pra vocês não acharem muito estranho como eu quando comecei a leitura.

Eu devo dizer que a história é realmente impactante. Ela tem uma gama de assuntos abordados assim como tramas como pano de fundo do romance principal. Eu amei ver o quanto a autora desenvolveu bem essa história. Não vi falhas nos argumentos que ela criou para cada situação, assim como achei a história muito bem desenvolvida. Não diria que esse primeiro livro (porque sim, há outro sendo preparado já) seria um livro introdutório, até porque temos 511 páginas e acredite, todas são repletos de acontecimentos importantes para o decorrer do livro, mas fica óbvio ao leitor que o segundo volume com certeza trará respostas e um ritmo mais ágil para a leitura.
Todos os personagens foram muito bem construídos. Marco e Ângela são dois fofos e com certeza eu shippo eles. Me identifiquei muito com a Ângela por ser uma mulher a frente do seu tempo, que tem ideologias e se preocupa em apresentá-las a pessoas importantes em prol do bem maior. E justamente por isso a autora aborda a questão do machismo e a inferioridade da mulher, já que várias passagens do texto mostram que as mulheres da época deveriam apenas se preocuparem com o lar e a prole, nada mais. Marco também é um personagem muito agradável, romântico e bastante carismático, mas com certeza meu destaque aqui vai para a mocinha que consegue ser tão "gente como a gente"', que acaba roubando todas as cenas mesmo com palavras e ações das mais simples.

Como disse, há 511 páginas no livro, muitas tramas desenrolando ao mesmo tempo que a história principal e por isso vemos muitos personagens. Como a narrativa foi feita em terceira pessoa mas no ponto de vista de cada personagem apresentado, não dá pra simplesmente comentar sobre todos, mas amei principalmente a Nelita, prima da protagonista, e é ela que traz um aspecto de normalidade ao enredo ao trazer diálogos divertidos sobre moda e garotos. E com certeza, gostaria que a autora desenvolvesse melhor o romance entre os pais de Marco (porque sou daquelas pessoas românticas que acredita em finais felizes).

É impossível falar do livro sem fazer uma resenha enorme como esta, mas eu ainda estou sentindo que tem muita coisa que estou deixando passar, já que quero que vocês sintam na pele tudo o que senti ao ler a obra. Estou super ansiosa para que a autora traga no livro dois tudo aquilo em aberto que ela deixou, e pelo que eu vi, estará de arrasar. A Lídia fez uma pesquisa super elaborada sobre o país, a cultura e principalmente a questão política do mesmo, isso enriqueceu a história de uma maneira surpreendente, além de trazer vários termos em italiano no enredo para que o leitor se habitue a língua nativa do país.
Uma das coisas vou ressaltar novamente é a questão da época que o livro irá ser retratado. Não se apegue a datas mas ao enredo, até porque o leitor pode achar tudo muito diferente dos outros livros de romances históricos. Uma das minha dificuldades na leitura inclusive foi porque boa parte dela eu achava que San Marino era um país da América Central, então me confundia muito nos diálogos e ações dos personagens, já que os sentimentos das pessoas são bem mais expressados aqui - ou seja, elas se abraçam, beijam publicamente sem vergonha alguma -.

Romance em San Marino no começo foi difícil de engolir mas com o passar das apresentações dos personagens e da trama como um todo, mostrou-se uma obra quente, maravilhosa e com certeza digna de muito sucesso.

site: https://leitoraencantada.blogspot.com.br/2017/06/romance-em-san-marino-lidia-rayanne.html

@leiturasdadudis 14/07/2017

Romance em San Marino traz consigo um romance de época, entre Marco e Ângela. Quando Marco precisa de ajuda para melhorar seu desempenho político, decide que a melhor opção seria procurar por Ângela. O que ele não sabia era que deixaria de admirar sua amada Alessa para se apaixonar pela simples Ângela. Um romance baseado na convivência, em que o amor cresce a cada momento. Uma narração muito bem feita em 3° pessoa, que nos deixa saber um pouco de todo o personagem, não apenas os protagonistas. Traz também um valor histórico, politico e cultural, como a a vontade de uma mulher em opinar sobre a política do país, o que não era bem recebido na época. Personagens bem escritos com personalidades que não se perdem ao longo de toda a obra. Além de ser um enredo cheio de romance, tem também o mistérios que estarão para ser desvendados no próximo livro e um desfecho que merece uma continuação urgente. Me senti muito bem lendo este romance, a forma como a autora o escreveu fez com que eu sentisse que estava verdadeiramente vivendo. Recomendo a todos e estou ansiosa pelo próximo.

site: https://www.instagram.com/p/BWNhJokAZtR/?taken-by=caminhadaliteraria

Polly 11/05/2021

Por fora
O livro conta a história de uma menina que cresceu apaixonada pela história e política do seu país, que é pequeno, porém gracioso, resistente e democrático. Ela funda uma escola bem simples para dar aula às crianças, para crescerem valorizando suas raízes.
Por outro lado, um rapaz que era promessa de crescer na política, viveu entre as pessoas mais influentes do país, não valorizava nada disso e não se preocupava em conhecer nada do país.
O destino os uniu e ela acabou virando a professora dele, mas não imaginavam que pode haver uma conspiração que pode mudar o destino de todos.
A historia é boa, mas sinto que demorei um pouco para me sentir parte dela. Acho que a escrita em terceira pessoa me deixou como expectadora e em alguns momentos acabei me perdendo na história. Principalmente em relação aos lapsos temporais... ainda no início estava tratando a protagonista como criança, quando, na verdade, já era adulta. algumas coisas não ficaram tão claras.

Juliaribeiro.01 18/10/2021

O que será de nós, samarineses???
Em pleno século XIX, sabemos quais são os ?deveres? estabelecidos pela sociedade para uma mulher. Casar, e gerar filhos. Mas Ângela Olivério não queria saber disso. Sua preocupação era educar as crianças para que elas pudessem crescer conhecendo a história de San Marino e que se tornassem adultos dispostos continuar lutando pela república.

Marco Casali, um jovem filho de um dos governantes mais importantes naquela época, e comprometido com a linda Alessa, estava preparado para assumir o lugar do pai quando chegasse a hora, até que foi envergonhado diante de pessoas importantes. Então ele vai atrás de Ângela, que ele havia conhecido em um incidente, na busca de aulas sobre política e história de San Marino, oferecendo uma coisa que ela muito almejava em troca.

Aquele típico romance que eu amo, o cara está ?apaixonado? por uma menina, mas quando conhece a outra, percebe que aquilo que ele sentia não era amor de verdade hahaha

Apesar de ficar um pouco confusa com essa ?troca de ponto de vista? durante o livro, é uma leitura super tranquila e apaixonante.

E sobre o final? O que será dos samarineses???? Acabei o livro me mordendo de curiosidade pra saber como vai ser com a nova liderança. Ansiosa pra ler o segundo!!

Isabela | @sentencaliteraria 03/07/2018

Resenha originalmente postada no IG @sentencaliteraria
Romance em San Marino: Livro I / @skulleditora / 4,5 ⭐️’s

Tudo começa na república de San Marino, e a história se passa durante as guerras napoleônicas. É graças ao Imperador Bonaparte que San Marino é independente e vive em paz. De seis em seis meses são escolhidos dois capitães-regentes para governar a cidade, de forma a evitar a corrupção.

A jovem Ângela Olivério não vive em paz. Pressionada por seus pais para aceitar um casamento arranjado, ela se pergunta quem em pleno século XIX iria querer casar com uma professora cheia de sonhos idealistas. Já Marco Casali vive um dilema, pois apesar de ter aparentemente tudo que um jovem pode desejar, ele também é filho de um dos governantes mais importantes de sua geração, e o peso das responsabilidades da família vão começar a cobrar seu preço.

Marco se sentia preparado para substituir o lugar do pai no Conselho, mas depois de ser envergonhado diante de seus líderes, ele decide que precisa aprender mais sobre a história do país que pretende governar. E é aí que o caminho dos dois jovens irão se cruzar, pois ele recorre à Ângela, que é professora e sabe muito sobre a história de San Marino. Com o tempo ela vai se tornando uma amiga, mas eles logo irão descobrir que o destino tinha planos diferentes para seus futuros.

🌿 ❝Eu não me importo mais se ela é meu nebuloso ponto de interrogação. Eu só não consigo mais conviver com a ideia de que ela seja meu grande ‘e se’.❞

Conhecia pouco do livro antes de começar ele, e nunca imaginei que esse romance nacional tivesse uma história tão rica. Acredite, tem de tudo um pouco: um romance bem construído (nada de amor instantâneo), uma república criada pela autora de forma tão bem escrita que parece que estamos lá vivendo tudo com os personagens, intrigas e suspenses que efetivamente influem na história. Nada lá foi por acaso, e cada um dos personagens tem seu propósito.

E isso foi outra coisa que eu amei na leitura. Como a narração é em terceira pessoa, e pelo ponto de vista de diversos personagens, sabemos de tudo que acontece em San Marino. Sabemos mais sobre a família de Ângela e Marco, e até sobre os planos de dois franceses que chegam na república e vão começar a bagunçar a vida de todos. No livro todo, só achei devagar o começo, por ser um pouco detalhista. Mas depois que a leitura engatou, só parei até chegar no final. E estou bem animada para ler o segundo livro 😍

site: https://www.instagram.com/sentencaliteraria/

1 | 2 | 3 | 4 | 5