A Viúva Fiona Barton

Resenhas - A Viúva

Marlonbsan 27/10/2020

A Viúva
Alerta: possui temas pesados e possíveis gatilhos.

Jean Taylor sempre permaneceu ao lado de Glen Taylor, o homem com quem se casou, mesmo depois dele ter sido acusado de um terrível crime. Após a morte de Glen, a repórter Kate Waters procura Jean para tentar descobrir algo relacionado ao crime e o que ela teria para contar.

O livro é dividido em capítulos curtos que seguem determinados personagens, a viúva (narrado em primeira pessoa), a repórter, a mãe, o detetive e o marido (narrados em terceira pessoa). A linguagem é simples, mas tem uma densidade considerável, apesar dos diálogos, a diagramação e a fonte, não colaboram muito e deixam as páginas carregadas.

A narrativa, de forma geral, é bem lenta, os capítulos fazem transições entre passado e presente e vai montando a história ao acompanhar os personagens e os fatos ocorridos. Apesar de instigar a curiosidade sobre o que aconteceu e como tudo levou até o desfecho, a quantidade de pensamentos dá uma dinâmica mais parada.

Por conta da escritora ser jornalista, isso faz com que haja uma atenção maior para fatos relacionados a esse tema, assim como a criação de Kate e a forma dela conduzir as entrevistas, havendo uma maior descrição sobre esse meio, o que é muito bem feito.

O livro possui várias subcamadas, personagens odiosos e situações bem delicadas. Uma trama até bem elaborada, que, ao meu ver, não tinha intenção nenhuma de esconder os fatos, já que muitas vezes no final dos capítulos eram contadas informações cruciais, creio que a intenção maior era de contar simplesmente a história, e quem for ler com expectativa de ser um livro de investigação, suspense, ou até mesmo um thriller vai se decepcionar, já que só conta a história.

De forma geral, há uma trama interessante e monta uma teia de assuntos bem pesados, mas a condução da história não ajuda muito na dinâmica, assim como os acontecimentos se tornam previsíveis e podem não convencer.
Déia 12/07/2023minha estante
Aprecio muito suas resenhas. Queria ser capaz de fazer essas descrições tão coerentes sobre os livros que eu leio.

O que me chamou a atenção nessa história foi uma aparente personalidade narcisista do investigado e a postura da mulher diante dele. Até agora não sei até que ponto ela foi manipulada ou é uma personagem também com desvio de caráter e / ou personalidade, ou ambas as coisas.

Andressa1296 28/11/2022

Não aceite doce de estranhos...
Não aceite doces de estranhos é o que sempre falamos pra nossas crianças e fomos criados assim... Isso porque o mundo tem muita gente que podemos chamar de podre... pessoas q fazem o mal... e esse livro retrata bem isso.. gostei bastante do desenvolvimento da história e o fim é de doer o coração....
Fernanda.Deniz 30/11/2022minha estante
? quero ler!!!

Porém estou empacada num livro, e me recuso desistir dele. Hahaha

Andressa1296 30/11/2022minha estante
Qual livro???

Fernanda.Deniz 06/12/2022minha estante
Mais esperto que o Diabo. Não tem nenhuma relação com o tipo de leitura que eu faço normalmente, mas ouvi tanto que resolvi ler, porém empacada. Só que seu eu começar a ler outro, nunca mais vou terminar esse. Sigo no objetivo.

Andressa1296 06/12/2022minha estante
Bah eu tmb não curto esse tipo de leitura....

Fernanda.Deniz 06/12/2022minha estante
É meio chato. Até tem sentido algumas coisas. Especialmente se você está prestando a atenção nas coisas que acontecem no dia a dia, porém é uma leitura muito difícil pra quem não gosta de autoajuda. Eu estou na categoria de pessoas que detesta autoajuda, no entanto resolvi tentar.

Andressa1296 07/12/2022minha estante
Kkk sou da mesma categoria kkkk não suporto kkkkk mais as vezes é bom tentar kkkkk

resenhasdajulia 11/12/2022

Agora que Glen morreu, Jean Taylor finalmente pode deixar de lado o papel de esposa perfeita e contar os segredos que sabia sobre ele, e a repórter Kate Waters está disposta a descobrir tudo.

Além de ser narrado pelas duas, há também a narrativa de Bob, o detetive encarregado de um caso em que Glen estava envolvido.

Não achei a história ruim, mas a leitura foi lenta e cansativa.

giom0 06/08/2021

A Viúva
Este é um dos livros que ficou encalhado por um bom tempo aqui, que peguei sem saber o que esperar e sem ler a sinopse, mas que me surpreendeu positivamente!

A história, que gira em torno do sequestro de uma garotinha, não é o tipo de thriller que estou acostumada ? não tem reviravoltas e nem mesmo mistério em volta do autor do crime. Mas, felizmente, isso não é um ponto negativo.

Apesar de começar o livro já com as cartas na mesa, a autora consegue prender a atenção, trazendo o leitor para dentro da investigação e mostrando como tudo realmente aconteceu.

A escrita também me agradou muito! Capítulos curtos, com personagens complexos e uma boa investigação, mas deixo o alerta de gatilho para os temas abordados, já que a narrativa se constrói em cima de um relacionamento abusivo, sequestro de criança e pedofilia.

Entretanto, mesmo se tratando de assuntos mais pesados, a autora conseguiu fazer desta uma leitura fluida, intercalando o passado e o presente, como também a perspectiva da história, com o ponto de vista dos personagens principais.

É um bom livro e recomendo a leitura, exceto para aqueles sensíveis aos temas nele relatados. Ótimo para os fãs do gênero!!

Duda | MiguriGeek 30/03/2020

Final Previsível
Apesar de ser uma história boa, você desde o começo imagina um final e fica o livro todo esperando uma reviravolta acontecer.
Mas isso não acontece e aquele final que imaginamos logo no começo do livro é o que aconteceu.

Ellen628 02/09/2021

01|09 ?? 02|09

É um livro ok, você sabe as respostas no começo de tudo. Só irá ver como será o desenrolar da história na questão do desaparecimento da bella e o seu fim. Eu achei superficial.

Na capa diz, a viúva contará tudo. Mas na verdade ela não contou quase nada, foi meias verdades e se segurou ao máximo para se manter em silêncio. Não me apeguei a história, Glen realmente um monstro!?

Tem vários gatilhos entre eles, pedofilia, e relacionamento abusivo.

A questão da pornografia presente, é horrível.

Não tem nada demais esse livro, a não ser coisas absurdas. Achei a escrita cansativa.

booktrouxa 25/06/2023

A viúva - a historia onde a vitima sou eu
Esse livro é um horror
a premissa é boa e ele te prende até certo ponto, porém ele tem 1 milhão de povs e nenhum se aprofunda o suficiente pra você se importar com nenhum dos personagens, no final o livro acaba se tornando maçante, porque se importar com os personagens é o cerne desse tipo de historia, a única coisa pra que eu estava torcendo era pra coitada da criança ser encontrada.

Fabi 16/02/2021

Não entendi de verdade pq algumas resenhas foram tão ruins com esse livro. A escrita da autora é muito boa, primeiro livro dela e curti bastante. O enredo não tem plot twist, nem mudanças bruscas, porém o tema é intrigante e envolvente. Não achei nada arrastado, apesar de tb não ter nada que fosse extraordinário e diferente. Mas o bom é que a cada capítulo, a autora narrava o que cada personagem pensava: ora a viúva, ora o detetive, ora a repórter. E o capítulo com os pensamentos do marido foi pontual. Recomendo pra quem gosta do gênero e não há gatilhos.
Gabriela.Ferracini 17/02/2021minha estante
Ahhhhhh que alívio que vc gostou.

Brenda1391 29/10/2020

Glen é acusado de um crime horrível e a polícia tenta provar que ele é culpado, mas sem sucesso. Anos depois Glen morre e finalmente a verdade será revelada pela Jean, viúva de Glen.
No começo fiquei bem interessada na história, mas fui perdendo o interesse no meio, e acabei não gostando do final.

nickys lima 16/04/2021

Resenha- A Viúva
Oii gente! Como a primeira resenha aqui, trouxe o livro ?a viúva? que acabei de ler recentemente, espero que gostem.

*LIVRO* de estreia da jornalista Fiona Barton, A Viúva é um thriller que ousa ao lidar com um tema pesado e pouco explorado: a pedofilia. Foi lançado no Brasil pela Editora Intrínseca.
Best-seller do The Sunday Times e do The New York Times, um caso de polícia e uma análise impiedosa de um relacionamento complexo.

*A HISTÓRIA* é sobre o desaparecimento de uma menina de dois anos do quintal da própria casa, que some sem deixar rastros num drama que comove a Inglaterra. A polícia fará investigações e logo se concentrará em um suspeito, um homem aparentemente convencional, casado com uma mulher aparentemente submissa.

*MINHA OPINIÃO*, o livro retrata assuntos reais que estão muito presentes na nossa sociedade. Me tocou super a forma como as investigações foram interpretadas e como mostra a realidade diante nós...!
*Recomendo* para pessoas que gostam de thriller, caso policial e suspense.
??Importante lembrar que por ter temas bem complexos e sensíveis, podem ser gatilho para algumas pessoas??

Marta.Gomes 27/07/2023

Segunda vez lendo o livro, contém gatilhos. A tensão é muito bem construída no livro, a viuva expõe os medos e as emoções mais íntimas sobre seu casamento e o que sentiu ao lado do homem que todos consideravam culpado de um crime.

Nicole 10/03/2021

Sinceramente não entendo a quantidade de notas baixas. Leitura de fácil compreensão, temas extremamente relevantes na nossa sociedade atual (segurança na internet, vício em pornografia, pornografia infantil, pedofilia, etc...) e personagens bem construídos. Devorei o livro de tão bom. Menção honrosa ao detetive Sparkes, personagem muito interessante e cativante. Edição da Intrínseca impecável de linda, além de poucos erros gramaticais, quase nada.

Ingridh.Weingartner 16/08/2023

Eu acho que esse foi um dos piores livros que eu já li na minha vida, geralmente eu abandono os livros que não gosto, mas esse eu terminei só pra falar mal com propriedade. A história simplesmente não anda, o começo é bom, mas parece uma infinita enrolação em que nada acontece. PÉSSIMO.

Escrita 3
Enredo 1
Personagens 1

Olivera1 14/01/2021

Temática bastante pesada
Sinceramente, gostei do livro. Em alguns momentos eu tive que parar de ler porque ficava muito nervosa com as situações. Demorei um pouco para terminar justamente por isso. É um livro com uma temática bem pesada, me deixou bastante apreensiva. O mundo é um lugar doido e pensar que existem pessoas iguais as desse livro vivendo por aí me deixou perturbada!