Não era você que eu esperava

Não era você que eu esperava Fabien Toulmé

Resenhas -

Cassio Kendi 21/12/2021

As principais conversas sobre filhos que tenho com minha esposa costumam ser variações das perguntas: Quando teremos? Quais serão os nomes? O que cada um vai fazer durante a gravidez? Como será o parto? O que o bebê vai comer? Onde é melhor morar? Com que idade vamos dar um celular?

É quase como criar uma linha do tempo destes seres humanos ainda não nascidos, separar em vários fragmentos e vislumbrar o que está em nosso alcance para que a vida deles seja melhor.

O que costuma ficar de fora destas conversas é o que a gente não pode fazer, os "E se?" improváveis e crueis. E se acontecer um aborto natural? E se nascer prematuro? E se tiver algum problema de saúde? E se não nascer "normal"?

"Não era você que eu esperava" é sobre este último "E se?". O autor, pai de uma menina com Síndrome de Down, conta sua experiência desde o início da gravidez até os primeiros anos da filha. É um relato honesto e vulnerável, que demonstra a coragem de Fabien em expor seus preconceitos, expectativas, decepções e, por fim, a aceitação e felicidade. As ilustrações representam bem todas as diferentes emoções pelas quais uma família pode passar durante este processo.

Recomendo fortemente a qualquer um que planeje ter filhos, e com certeza lerei novamente quando for ter os meus.
Joyce Chies 21/12/2021minha estante
Obrigada por compartilhar tua impressão sobre a leitura... lendo a tua resenha me deu vontade de ler essa história! ??

Laura Gariani 21/12/2021minha estante
nossos filhos serão sortudos só por ter você de pai hehe ?

Rebeca.lousz 21/12/2021minha estante
Esse livro é incrível!

CPF1964 22/12/2021minha estante
Gostaria de desejar a você e a sua linda família um Natal cheio de paz e harmonia. Que o ano de 2022 seja repleto de ótimas leituras e realizações.

E você de mãe! ?

Cassio Kendi 22/12/2021minha estante
Obrigado Cassius, desejo o mesmo!

Cassio Kendi 22/12/2021minha estante
Rebecca, é incrível mesmo! Joyce, se quiser o livro emprestado um dia, só me mandar msg

Thammy 22/12/2021minha estante
Suas resenhas são muito maravilhosas! E que sorte essas crianças terão ao serem criadas por um pai tão consciente, hein?

Guilherme 23/12/2021minha estante
Já foi pra minha lista de próximas leituras agora ^^

Milla 23/12/2021minha estante
Voltasse kkkkk. Bem-vindo de volta!!!

Claudinei 23/12/2021minha estante
Um quadrinho realmente emocionante principalmente quando se lê sendo Pai.

Archie 23/12/2021minha estante
me lembrei de "O Filho Eterno"! a premissa é bem semelhante

Mari 29/12/2021minha estante
Li esse livro recentemente! Também fiquei muito tocada pela coragem dele em se expor dessa maneira. Maravilhosa leitura!

Aline 30/12/2021minha estante
Esse livro é muito bom! Uma coisa que me chamou atenção foi a naturalidade que ele aborda o aborto. Ele fala que o início do pré natal foi no Brasil e que aqui não se faz o exame x (não lembro o nome) que diagnosticaria a deficiência e permitiria logo o aborto (na França, onde é legal).

Aline 30/12/2021minha estante
A honestidade dele me chocou em muitas passagens do livro.

Paty Cambuy 07/01/2022minha estante
Ótimo livro!!

Any 30/05/2022minha estante
Eu amei esse HQ

Lara.Bia 09/04/2022

Tocante
No começo eu desgostei muito de como o autor estava contando a história, como se por causa da filha dele ter síndrome de Down ele não quisesse mais ser pai. Depois compreendi que esses foram os sentimentos que ele sentiu, e que outras pessoas poderiam sentir o mesmo. Gostei de como a história falou que a vida da garotinha seria um pouco mais desafiadora, mas normal como qualquer outra pessoa.
E óbvio, não devemos jamais usar a vida dessas pessoas como se elas fossem um parâmetro para nós pensarmos o quanto somos ingratos com as nossas vidas, como eu já vi em muitos lugares por aí

DAN LIMA 03/12/2020

Temática visceral
Uma história que aborda a "Síndrome de Down" na sua mais profunda sensibilidade. Com mensagens reflexivas, ações tocantes, exemplos que faz a gente perceber o quanto temos
que evoluir: emocionalmente, psicologicamente e espiritualmente.
Impossível deixar de ler pro dia seguinte. Terminei a hq numa tacada só.
Sair da zona de conforto é a proposta desse quadrinho. Faz o tempo parar. Mergulhei na história. ;-)
Uma leitura que deveria ser obrigatória nas escolas sem dúvida nenhuma.
Recomendo. :-)

*Obs.:

1-Baseado numa história real;
2-Uma autobiografia

Wamarisen 13/10/2023

"Acho que você analisa demais"
Um acidente que no início não foi aceito nem visto com bons olhos por todos, mas com o tempo foi amado.

A sinceridade do pai foi algo chocante por ter sido tão crua e exposta desde as primeiras páginas. A posição dele na estória vai contra aquela ideia do senso comum de que os pais amam os filhos por serem seus filhos, a meu ver a obra reforçou a ideia de que o que cria o laço de pai e filho é a convivência.

O comportamento do pai é compreensível mas não acho que se deve aceitar numa boa aquela concepção inicial que ele tinha, a falta de conhecimento o fazia ter um medo extremo de ter uma filha portadora da trissomia. E mais tarde, ele acabou se adaptando muito bem e sendo um ótimo pai para ambas, um desenvolvimento espetacular e real.
No fundo eu gostei bastante dele, ele se mostrou alguém capaz de admitir seus erros e adaptar-se, algo fundamental não apenas para uma pessoa em geral, mas principalmente para qualquer pai ou mãe que lidará com crianças que estão à mercê de sua influência. .

"É melhor não se fazer perguntas demais sobre o futuro. Ele virá de qualquer jeito."

Tatiane554 30/06/2021

Lindo e emocionante!!
Essa HQ é autobiográfica !
Que história linda,me emocionei horrores,é uma bela lição de vida.A sinceridade do autor em cada página é bem marcante,é construída numa honestidade incrível,ele vai nos apresentando o quão difícil está sendo para ele aceitar o nascimento de sua segunda filha a Julia que é portadora de síndrome de Down,vamos vendo todo o processo de aceitação da família, o preconceito,e também esclarece muitas coisas a respeito de Down ! É maravilhoso ,estou desidratada aqui! s2
A parte do primeiro banho,me emocionou demais s2
Recomendo muito a leitura!
Yago 01/07/2021minha estante
Parece ser bem interessante! ?

Tatiane554 01/07/2021minha estante
É sim Yago,muito linda ??

Mascarini 02/07/2021minha estante
Me interessei, vai pra lista

Tatiane554 02/07/2021minha estante
Mascarini você não vai se arrepender, é linda ??

Wagner47 22/10/2022

A gente merece a nossa filha
Uma história tocante sobre a aceitação de um pai e sua filha com trissomia.

Achei bem pesado em algumas declarações, mesmo com a arte bonitinha, e isso mostra como esse relato é muito sincero.

O pico pra mim é quando Toulmé de fato reconhece Júlia como sua filha. Já tinha aceitado sua presença, mas a relação entre os dois não se estreitava até se dar conta de como seria sua vida sem ela.

Acho o final muito corrido. O livro é todo cuidadoso nas passagens de tempo, mas pro fim acaba tendo muitos saltos, podendo abordar mais sobre o que os outros acham de "não merecer passar por isso".

Inclusive a reação do Toulmé quanto a isso é uma das melhores partes, pois sabe o quanto merecedor de sua filha ele é.

Carolina165 20/12/2020

Coisa mais linda do mundo esse livro
A arte é muito LINDA, um capricho!

Eu amei esse livro de um jeito que nem sei dizer.

Uma história muito família, ACONCHEGANTE e deliciosa de ler.

As ilustrações são LINDAS, o ritmo é perfeito; cada trecho tem o tempo certo, sem ser corrido demais e nem se delongando demais.

Eu sou completamente apaixonada pelos quadrinhos da Nemo.

"É melhor não se fazer perguntas demais sobre o futuro. Ele virá de qualquer jeito". Pág. 92

FAVORITADO!

Bastos 18/07/2022

Uma HQ linda e tocante, a experiência e lição de vida que ela passa é maravilhosa.

Fiquei impressionado que ele não poupou detalhes do preconceito e ignorância que ele teve em relação a doença da filha, imagino que deva ser difícil no começo, só que a maneira como ele estava lidando com a situação era ridícula.

Foi muito bom acompanhar essa jornada e ver como essa rejeição acabou se transformando em amor.

Priscila Franco 28/08/2023

HQ Super Necessária
Dois dias de leitura, por ser uma história em quadrinhos a leitura flui super rápida.
A história é bem emocionante. ?
Fabien conta sobre a chegada de sua segunda filha ( Júlia )
Júlia nasceu com trissomia 21
( Sindrome de Down )
A história mostra que crianças com trissomia 21 são super queridas e por mais que as vezes precisam de um cuidado maior do que outras, elas também merecem a chance de serem amadas e respeitadas.

samuca 09/08/2022

Das surpresas da vida
Como lidar com uma criança com deficiência? Como é ser pai de alguém com síndrome de Down? O que será? O que virá?

É a segunda vez que Fabien me leva ao choro, primeiro em "Duas vidas" e agora nessa história.

Uma história tocante, os sentimentos reias, rejeição, medo, angústia, desespero e acima de tudo o amor.

Acompanhar a relação do pai em relação a sua filha com síndrome de Down, machuca, dói, mas vale muito a pena.

Adriano 18/02/2023

Embora eu tenha adquirido esse quadrinho já há alguns anos, acabei esquecendo-o na estante por todo esse tempo. No final do ano passado, ao participar da escolha de obras do PNLD, notei sua presença entre as obras literárias disponíveis, e fiquei na expectativa de que a biblioteca da escola onde trabalho recebesse o quadrinho. Esse ano, isso aconteceu, e vislumbrando a possibilidade de trabalhar a obra em sala de aula, na disciplina de Projeto de Vida (sugestão inclusive de um professor da disciplina que encontrei em um grupo de quadrinhos no Facebook, e que a utilizou), resolvi finalmente ler. E não me arrependi, pois encontrei um relato autobiográfico tocante sobre paternidade, preconceitos, aceitação, amor, e tantos outros sentimentos... Acho que posso resumir dizendo que essa graphic novel é tudo o que eu esperava, e mais um pouco.
aline_books 13/03/2023minha estante
Eu amei!

Livia Barini 29/06/2023

Lindo
O livro é autobiográfico e o autor nos conta, com muita sinceridade, como foi descobrir, aceitar e começar a amar a filha, portadora de síndrome de down.

Nenhum casal sonha ou deseja um filho deficiente. E como é difícil ter que renunciar a sonhos tão felizes e encarar um futuro cheio de desafios.

Acho muito importante que as pessoas leiam histórias assim.
As que não tem filhos para que aceitem com menos preconceito e mais carinho a deficiência.
E as que tem, ou gostariam de ter, para que entendam que o amor é incondicional. Você não ama um filho porque ele vai ser o que você queria, a gente ama porque ama, sem condicional.

Um livro lindo, sensível e verdadeiro. Recomendo.
Vanessa.Castilhos 29/06/2023minha estante
??

Carolina165 29/06/2023minha estante
Esse livro é um chuchuzinho ?

Livia Barini 29/06/2023minha estante
Eu amei Carol

Núbia Cortinhas 01/07/2023minha estante

Gusta . 26/05/2022

Que lindinho
Que livro bonitinho, adorei os desenhos!
A história é muito gostosinha de ler (mesmo com os pensamentos... ruins por assim dizer vindo de um pai à própria filha).

Eu lembro de ter começado a ler esse livro em 2018 (eu estava no sexto ano), lia na biblioteca, mas por motivos de falha na memória eu não lembro o por quê eu parei de ler. E enfim, em 2022, retornei a ler. Não sei como meu cérebro lembrou desse livro, mas pelo visto essa memória ficou cavando desde 2018 e saiu só agora... Bom que lembrei...

Esse livro é uma gracinha, história comovente, engraçada, terna e sincera. Com certeza ele escreveu essa história com muito carinho e dedicação, e foi colocadas explicações sobre a Trissomia, uma doença que poucos devem conhecer a fundo.

No começo eu tava achando um pouco chato pelas coisas que o pai pensava, mas quando ele foi aceitando, foi tudo uma gracinha! ?

Muito bom, recomendo!

Leila 26/10/2023

Não era você que eu esperava
Que história forte... Ler como um pai recebe a filha com Down e os sentimentos que ele tem em relação a síndrome dela faz a gente pensar muito como a sociedade é preconceituosa...

Bom HQ...