Darkmouth - Os Caçadores de Lendas

Darkmouth - Os Caçadores de Lendas Shane Hegarty

Resenhas - Darkmouth - Os Caçadores de Lendas

Rafa_gomes 16/12/2023

Caçadores de Lendas
Eu estava duvidando quando vi pessoas recomendando por ser parecido com a vibe de Percy Jackson, mas agora, depois de lido, eu concordo kkkk
Muito fácil de ler, foi uma leitura bem rápida, engraçada e bem divertida ?
Recomendo muito e quero saber o que acontece depooooiiiis

Zaza10 24/05/2023

Já quero ler o 2
O livro e muito legal, e a historia se desenrola bem, gosto dos personagens, da trama, dos desenhos que contextualizam, gosto de vdd. bem no inicio da historia me lembrou bastante a saga de Percy Jackson, que por si só já e perfeita! em geral gostei bastante e com certeza vou procurar o resto da saga

Katy 20/06/2022

Muito bom!
Achei a leitura usa espécie de mistura de Percy Jackson com Soluço de Como treinar seu dragão. A história é bastante envolvente e o fim realmente nós pega de surpresa!

Pra quem gosta de histórias como Percy Jackson, Harry Potter, Nárnia? este livro é uma ótima pedida.

Weudaiane 18/02/2021

É uma fantasia que realmente prende a pessoa, assim dando a ela uma vontade de continuar, esse é o primeiro volume e agora preciso achar o segundo. Kkkk

Infinitas 19/06/2019

Extremamente recomendado se você é fã de narrativas fantásticas, com protagonistas carismáticos, páginas repletas de monstros e doses perfeitamente calculadas de humor e aventura.

Finn é o tipico personagem que não consegue se encaixar naquilo que esperam dele e tem que viver na sombra do pai, mesmo assim ele não se dá por vencido e acaba tentando mostrar do que ele é capaz.

"Eles podem parecer monstruosos. Os moradores locais podem se referir a eles como monstros. Mas, nas palavras certas, eles são Lendas."

Comecei a leitura de Darkmouth com poucas expectativas, não esperava mais do que uma história de fantasia divertida, e eu recebi o que esperava, e muito mais. Darkmouth me surpreendeu, é focado em aventuras com muitas batalhas épicas, que foram muito bem escritas com detalhes e com diversas partes engraçadas. Todas as Lendas são muito legais e criativas, com adaptações de criaturas que já existem em outras histórias de ficção, mas com seu próprio estilo. A leitura é rodeada de mistérios, a começar pelo motivo de Darkmouth ser a unica cidade flagelada com Lendas.

"A cidadezinha de Darkmouth aparece em poucos mapas porque pouquíssimas pessoas querem encontra-la. E, quando aparece em um, sua localização esta sempre errada. Está um pouco ao norte de onde deveria, ou um pouco ao sul. Um pouquinho para a esquerda ou um pouquinho para a direita. Um pouco fora do lugar."

As primeiras páginas nos colocam diante do mapa da cidade de Darkmouth, uma cidade pequena, afastada de tudo, criaturas monstruosa como Minotauros, Basiliscos, Manticoras e varias outras invadem a cidade. Elas surgem através de portais que se abrem de maneiras inesperadas, ligando o mundo normal ao 'lado infestado' e para proteger as pessoas dessas ameaças, existem os Caçadores de Lendas, guerreiros encarregados de lutar para garantir a segurança, essa herança é passada para seus descendentes.

Em todas as outras cidades as Lenda já estão extintas, e os Caçadores de Lendas estão aposentados, mas infelizmente na cidade de Darkmouth as Lendas continuam sendo um problema constante.

"Darkmouth era uma cidade de becos sem saídas, com muros altos revestido de cacos de vidro, pedras afiadas e lanças, forçando-as a se dirigir para os becos sem saída."

Finn possui uma vida diferente dos outros adolescentes, ele faz parte da linhagem dos Caçadores de Lendas, ele é um adolescente desajeitado que sonha em ser veterinário, mas isso não será possível. Ao contrario de seu pai, Fin não esta nem um pouco contente com o destino que foi traçado para ele e mesmo se esforçando bastante, não esta conseguindo se sair bem no seu treinamento.

"Ele crescera ouvindo histórias dos Caçadores de Lendas do mundo, os defensores de cada Vila Flagelada. As famílias passavam o conhecimento, as técnicas e as armas adiante, geração após geração, cada um jurando proteger a população."

Todos na cidade sabem da linhagem de Finn e por isso ele não tem nenhum amigo, pois sabendo seu destino ele mantem todos afastados, a primeira pessoa que ele deixa se aproximar é Emmie, uma garota nova na cidade que esconde um segredo.

Tudo acaba se complicando ainda mais quando Finn descobre que terá que ser um caçador em menos de um ano, para que assim o seu pai possa ir fazer parte do conselhos dos sábios conhecidos como o Conselho dos Doze, que são os que controlam os Caçadores de Lendas. Para concluir o seu treinamento Finn deve capturar três Lendas, o que não é nada fácil para um adolescente completamente desajeitado.

Finn tenta seguir o caminho que esta destinado, ele se empenha, mas sempre fracassa. Ele se vê cada vez mais pressionado por seu pai. Acontece que ele é péssimo como caçador e conforme os dias passam fica mais claro que essa não é sua vocação, mal sabe ele que as forças das Lendas estão se organizando para uma invasão em massa.

"Eu só escuto falar sobre as coisas incríveis que você fez quando tinha a minha idade. Você derrotou tal Lenda. Você inventou tal arma. A menos que tenha uma história que termine com você caindo em uma privada ou algo assim, elas não vão fazer com que eu me sinta melhor agora."

Finn é o tipo de personagem que nós leitores torcemos para que de tudo certo e que ele consiga se superar, é impossível não gostar desse personagem, alem de dar boas risadas em algumas das situações que ele se mete.

O relacionamento dele com o pai, Hugo, é o principal foco de conflito, tem algo a respeito do destino de Finn que seu pai prefere não mencionar (ou acreditar), uma profecia. Finn começa a perceber que há muito mais sobre o legado de sua família do que ele possa imaginar, e que seu pai insiste em esconder dele.

O protagonista vive um grande dilema. Toda a pressão para se tornar um caçador o deixa sempre dividido entre atender ao desejo do pai ou fazer o que realmente quer. As diferenças entre pai e filho cria uma tensão entre eles, onde você torce para que o pai abra os olhos e veja o potencial do filho, e também para que Finn se supere no que faz.

"Entretanto, Finn não correu. Ele havia treinado para isso. Nascera para isso. Sabia o que se esperava dele, o que precisava fazer. Alem disso, se corresse agora, seu pai ficaria muito decepcionado com ele. De novo."

A narrativa do autor é envolvente, te prende na história de modo que você sente as emoções dos personagens. Narrada em terceira pessoa, a diagramação é simplesmente fantástica cheia de ilustrações e mapas, o que auxilia bastante para captar as ideias que o autor quer mostrar, e ver melhor a aparência das Lendas, o que encantou ainda mais. As páginas são amareladas, a fonte é de um tamanho razoável e os capitulo são curtos e rápidos.

Darkmouth é uma ótima leitura para quem esta procurando um livro leve de aventura juvenil, com uma linguagem fácil de ser lida, cheia de ação, drama e divertimento que nos faz querer desvendar o seu fim.

site: https://infinitasleituras.blogspot.com/2019/06/resenha-darkmouth-os-cacadores-de-lendas.html

aleitora 12/03/2018

Esta pobre criançona de 25 anos está doida para viver em uma vila flagelada igual a Darkmouth!
Darkmouth é a única das vilas flageladas que ainda é atacada por Lendas, os portais que as trazem até o nosso mundo se fecharam em todas as outras vilas e Darkmouth é, inexplicavelmente, a última onde os portais ainda se encontram ativos e cabe a família de Finn proteger essa vila.

Restando menos de um ano para concluir o treinamento como caçador de Lendas. Ogaroto ainda não conseguiu completar nenhuma missão, são necessárias três para torná-lo oficialmente um caçador e Finn é o caçador de Lendas mais atrapalhado que a vila flagelada de Darkmouth já viu, e olha que ela tem sido protegida pela família dele há séculos, eles são famosos entre os caçadores e o pai dele, Hugo o Grande, é quase um prodígio por ter sobrevivido ileso a diversas missões perigosas.

Quando os moradores de Darkmouth começam a perceber que Finn não possui a mínima habilidade para se tornar um caçador, começam a questionar o porquê de Darkmouth ser a única vila a ainda ter portais se abrindo para o Lado Infestado e o fato de que Finn tem causado destruição por onde passa, sempre que enfrenta alguma invasão, não ajuda a aplacar a descrença dos moradores.

A narrativa toda é bastante hilária, mesmo que Finn não faça o tipo bem-humorado, muito pelo contrário, ele usa de tiradas sarcásticas para esconder o mau-humor e a frustração que a “carreira” de caçador causa nele. Todos dizem o que ele deve ser, mas ninguém nunca pergunta o que ele quer ser e Finn quer mais que um título ou uma cidade para proteger, lutar não está nas suas coisas favoritas para se fazer. Finn prefere ajudar e ele se pergunta algo que nunca foi do interesse dos caçadores, o porquê de as Lendas atacarem. Ao passar das páginas nós, leitores, vamos tendo uma percepção de que esse é realmente um questionamento muito importante.

O pai de Finn não parece se importar com o que ele quer e isso me deixou bastante decepcionada com a relação de pai e filho que eles têm, tudo que importa para Hugo é o legado da família e mesmo que Finn dê todos os sinais de que esta não é a vida e a carreira que ele deseja, o pai parece não se importar. Felizmente essa fixação foi explicada no decorrer do livro e está relacionada aos perigos que eles irão enfrentar e provavelmente teremos um pai mais compreensivo nos próximos livros, esperemos!

E parece que as Lendas também não se importam nem um pouco com os desejos de Finn, pois elas tem planos de deixar o Lado Infestado para trás e invadir Darkmouth e o garoto é uma peça muito importante no plano de invasão.

Darkmouth – Os caçadores de Lendas foi um livro que comecei a ler sem nenhuma expectativa, não conhecia a série e resolvi iniciar a leitura porque achei a sinopse interessante. Acabou que foi uma obra que me fez dar altas risadas e eu amo isso em um livro. Finn nos lembra qualquer adolescente pressionado a fazer algo que não quer, adorei várias das tiradas sarcásticas dele, principalmente as em relação ao pai cujo passatempo favorito era lembrá-lo das suas inúmeras missões bem-sucedidas enquanto que o filho não tinha nenhuma.

A cidadezinha de Darkmouth foi igualmente interessante, com suas casinhas próximas, ruas tranquilas e vizinhos intrometidos foi fácil imaginar esse cenário em minha mente. E quanto as Lendas, essas foram mais fáceis ainda de imaginar já que o livro é todo ilustrado nos dando uma boa ideia de como são cada Lenda mencionada na narrativa.

Quanto ao livro eu não tenho nem o que falar, só mostrar. Olhem nas fotos como o trabalho de capa e diagramação ficou sensacional. Muito perfeito.

Darkmouth – Os caçadores de Lendas foi uma leitura muito agradável e que faço questão de indicar para vocês, principalmente para os amantes da fantasia e, para quem gostou de ler as aventuras de certo semideus, essa é uma leitura que garanto, irão adorar.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2017/05/resenha-darkmouth.html

Coisas de Mineira 15/02/2018

Assim que peguei “Darkmouth” em minhas mãos, percebi que o livro foi caprichosamente editado para encantar. A começar pela capa, com cores fortes contrastando com o fundo preto e uma imagem que imediatamente me fez pensar nas aventuras que provavelmente eu iria encontrar.

As primeiras páginas nos colocam diante do mapa de Darkmouth, uma cidade pequena, afastada de tudo, que em pleno século XXI ainda se encontra bastante isolada do restante do mundo. Estranho, não é?! Mas nós leitores não estamos diante de um lugarejo qualquer e sim de uma Vila Flagelada atacada por lendas.

Criaturas monstruosas como Minotauros, Basiliscos e Manticoras invadem a cidade. Elas surgem através de portais que se abrem de maneira inesperada, ligando o mundo ao “lado infestado” e caberá a Finn proteger os moradores dos ataques desses monstros. Ser um caçador de lendas é um legado passado de geração em geração, o que não deixa nenhuma escolha ao menino.

Finn tem 12 anos e vem sendo seriamente treinado por seu pai. A Conclusão (rito de passagem que o transformará em caçador) ocorre aos 13 anos. O garoto até tenta cumprir com seu dever se dedicando como pode ao treinamento, mas não costuma se sair bem e seus fracassos o deixam ainda mais desmotivado.

A verdade é que ele não tem o menor interesse em dar continuidade ao legado da família e adoraria poder escolher seu próprio caminho. A narração é feita em terceira pessoa, os capítulos são curtos e cheios de diálogos e há muitas ilustrações deixando a história ainda mais interessante.

Cada desenho, detalhe de letra, página imitando “O Guia dos Caçadores” dão um ar lúdico e chamativo a obra. Finn está no centro de tudo, mas os personagens secundários também são bem legais. Achei que história, personagens e ambientação se encaixaram muito bem. Aventura, perigo, fantasia... Ingredientes que acredito irão despertar o interesse do público infantojuvenil.

Lendo cheguei a sentir pena do personagem Finn. O protagonista vive um grande dilema. Toda a pressão para se tornar um caçador de lendas o deixa sempre dividido entre atender ao desejo do pai ou fazer o que realmente quer. Percebi o quanto ele não podia e não conseguia ser ele mesmo. Desejei muito que o menino conseguisse se sair bem nessa situação.

Considero uma boa leitura para quem gosta de infantojuvenis ilustrados, com uma pitada de ação. Ler é embarcar na fantasia e ver os confrontos caçadores x lendas. Há um pequeno mistério na trama que gira em torno de uma profecia, mas o desfecho não é conclusivo, visto que a história termina em aberto e nós ansiosos temos que lidar com a aflição de uma última página dizendo: Continua.

Gostou da resenha? Beijo da Nat.

Por: Nathalia Reis
Site: http://www.coisasdemineira.com/2017/05/resenha-darkmouth-shane-hegarty.html

Fabi | @ps.leitura 29/08/2017

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Finn é um garoto de apenas 12 anos e vive em Darkmouth. É uma cidadezinha e tinha tudo para ser pacata, porém há monstros aterrorizantes na cidade. Esses monstros são conhecidos como lendas e se alimentam dos humanos. Finn é o último Caçador de Lendas e somente ele poderá salvar Darkmouth desse ataque.

Desde que nasceu, Finn já sabia qual seria seu destino. Seu pai sempre lutou para proteger aquele lugar e Finn seria o último para selar o seu destino. Sem ter com quem desabafar, ele acaba aceitando que é apenas isso que fará até o último dia de sua vida, mesmo tendo um grande sonho.

Com os monstros atacando a cidade, Finn tentará impedir que ela seja dominada por eles. Mas há um problema: seu pai não quer que ele enfrente tudo sozinho; não quer que ele descubra segredos do passado, porque se não, o que aconteceria se o último caçador morresse?

Darkmouth é um livro infanto-juvenil e o autor atende perfeitamente esse público apresentando uma narrativa leve, simples e bem descontraída. As cenas no decorrer de cada capítulo é bem descrita, mesmo os capítulos sendo pequenos, isso faz com que a leitura flua com mais facilidade.

Quando você está lendo, você começa imaginar um cenário viking, entende? Mesmo não sendo esse cenário, a forma como o autor descreveu os personagens e os locais, faz com que o leitor imagine isso. Shane soube descrever perfeitamente a cidade e explorando a imaginação do leitor.

Eu gostei da forma como o autor descreveu os acontecimentos, porém o livro não me cativou completamente. Por mais que o livro tenha sido legal e bem divertida, não houve acontecimentos surpreendentes. Foi algo previsível e talvez tenha sido essa intenção dele por conta do seu público-alvo.

Enfim, para quem gosta do gênero, de aventura e de fantasia, então leia Darkmouth. Esse é o primeiro livro da série e se você ler e amar, com toda certeza vai ansiar pelo segundo o mais rápido possível!

site: http://psamoleitura.blogspot.com.br/2017/08/resenha-darkmouth-os-cacadores-de-lendas.html

Gabriele Sachinski 17/06/2017

Resenha do Blog Entre páginas e Sonhos
Sempre gostei de literatura infanto-juvenil, justamente por ter um estilo de escrita fluído, ótimo para quando o cérebro está sobrecarregado e o que você mais deseja é mergulhar de cabeça em uma história divertida, leve e rápida. Eu estava em um desses momentos, e Darkmouth apareceu para me salvar.
Finn é um menino de 12 anos que vive em uma cidadezinha chamada Darkmouth – daí o nome do livro. A cidade teriam tudo para ser pacata se não fosse por um pequeno problema: ela encontra-se sobre uma fenda entre nosso mundo e o Mundo Infestando, recebendo sempre a visita indesejável das Lendas (teoricamente, monstros), as quais cabem a Finn derrotar.
Desde que aprendeu a andar, ele sabe que está destinado a herdar o posto de Caçador de Lendas de Darkmouth, mas não esperava que isso fosse ocorrer tão logo. Acontece que seu pai, Hugo, O Grande, recebeu um convite para integrar o Conselho dos Caçadores de Lendas e está mais do que ansioso por assumir o cargo, pressionando ainda mais o pobre Finn.
Sem amigos para desabafar, o menino tenta aceitar seu destino e aprender a ser um bom caçador, mas ele é um completo fracasso. Além de destrambelhado, ele morre de dó de machucar as Lendas, mesmo que essas estejam mais do que desejosas em matá-lo (tadinho, gente, mas eu ri muito das frias em que ele se meteu por sentir pena rsrsrs).
Com o aniversário de treze anos se aproximando, Finn se vê cada vez mais pressionado por seu pai. Para piorar – como se precisasse -, parece que as Lendas estão se organizando a fim de invadirem e tomarem nosso mundo, começando justamente por Darkmouth. Cada nova Lenda que surge na cidade é um novo fuzuê: carros são destruídos, barcos afundados, muros derrubados... E cada criatura parece sempre conhecer Finn. Ao que tudo indica, há uma espécie de maldição envolvendo o garoto, sua morte e a queda de nosso mundo.

“ – Animais! – disse Broonie, muitíssimo insultado. – não sou um animal. Vocês são os animais. Se vocês acham que eu pareço estranho, deveriam saber que vocês não são muito bonitos, com suas orelhas pequenininhas, dentes alinhados, pele de cor estranha e essas narininhas patéticas. Vocês nunca encontrariam namorados ou namoradas com nariz assim tão pequeno.”

Com a invasão iminente, mais caçadores surgem na cidade, mas seu pai se recusa a aceitar ajuda, pois a cidade é responsabilidade da família dele desde sempre. Porém, com três, cinco, dez portais sendo abertos ao mesmo tempo, eles não terão alternativa. E como se não bastassem as Lendas, um amigo muito próximo da família está mais do que disposto a ajudar a maldição a se cumprir...
Na verdade, não só o amigo em questão, mas a cidade toda adoraria acabar com essa história de caçadores e expulsar a família de Finn da cidade. E eles não poderiam ter escolhido um momento pior para se revoltarem: a mãe do menino foi sequestrada e arrastada para o Mundo Infestado, seu pai foi atrás para resgatá-la e Finn não tem nem ideia do que fazer ou do que salvar, se seus pais, a cidade ou ele mesmo. Como nosso herói desastrado vai sair dessa? Qual será sua escolha? E qual o preço a pagar por ela? Afinal, não há vitórias sem sacrifícios...
A história é narrada em terceira pessoa e tem um ritmo bem parecido com Percy Jackson, mas o enredo é bem diferente, apesar de todos apostarem se tratar de uma releitura deste último. A capa pode não ser das mais bonitas, mas a diagramação é simplesmente fantástica, cheia de ilustrações e mapas, o que auxilia bastante em captar as ideias que o autor quer exprimir. As páginas são amarelas, a fonte é de um tamanho razoável e os capítulos são curtos e rápidos.
Se você é adolescente ou criança e gosta desses universos mágicos, você vai amar esse livro. Se você é uma criança crescida, assim como eu, mas que adora uma história leve e divertida, vai gostar também. Agora, se você acha que já está velho demais para esse tipo de literatura... Ah, deixe de bobeira e dê uma chance ao livro, garanto que você dará boas risadas e se lembrará da sua fase de adolescente desengonçado (afinal, todos nós a tivemos hehehe).

site: http://www.entrepaginasesonhos.com.br/2017/05/resenha-do-livro-darkmouth-de-shane.html

Kamylla Cristina 14/06/2017

Darkmouth, de Shane Hegarty
Finn é o último de uma antiga linhagem de caçadores, seu treinamento começou com ele ainda criança e ao longo de seus doze anos ele foi preparado para rastrear, reconhecer e eliminar as ameaças dos monstros que assolam Darkmouth. Finn é desajeitado, imprudente, curioso e possui uma imensa dificuldade em seguir regras.
Darkmouth é a última Vila Flagelada que ainda sofre com as ameaças dos monstros, as Lendas (minotauros, basiliscos, mantícoras, coisas assim). Vilas Flageladas são os lugares mais suscetíveis à abertura de portais que ligam este e o Lado Infestado, o mundo das lendas. Através desses portais as lendas entram neste mundo. Inexplicavelmente Darkmouth é a última Vila Flagelada que ainda sofre ataques de lendas.
Apesar do ataque insistente das lendas, a cidade é protegida por Hugo,- O Grande, o caçador de lendas. Além de proteger a cidade Hugo tem mais uma função, treinar seu único filho, Finn, para assumir o cargo de caçador de lendas em seu lugar. Para concluir seu treinamento de caçador Finn deve capturar três lendas, e mesmo com tanto treinamento isso não será nada fácil para nosso jovem e desajeitado herói.
Darkmouth é uma cidade pequena e nada convencional, cada chuva anuncia a chegada de uma nova lenda, e ao fim de cada captura sempre ficam destroços de coisas que foram destruídas durante a luta. Não existe sequer uma justificativa para que novas pessoas se instalem na cidade, contrariando tudo isso uma nova família se muda para a cidade o que irá deixar nossos caçadores bem alertas.
Durante uma captura Finn se depara com um Hogboon chamado Broonie, que lhe trouxe uma mensagem do Lado Infestado. Existe uma profecia para Finn e por algum motivo seu pai não quer que ele a conheça. Além dessa profecia muitas outras perguntas estão sem resposta e Finn tentará desvendar esses mistérios com a ajuda de aliados improváveis.

A leitura em si foi bem rápida, mas sem muita emoção e sem grandes momentos de aventura apesar do tema, porém, analisando a faixa etária alvo dá pra entender. O livro é lindo e cheio de ilustrações super bem feitas ao longo das páginas. A edição foi bem caprichada e não encontrei erros de revisão, todas as lendas retratadas ao longo da narrativa estão ilustradas assim como algumas cenas. Acho Darkmouth uma boa pedida para leitores inciantes.

site: http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/2017/04/darkmouth-de-shane-hegarty.html

Michelle Trevisani 15/05/2017

Amei demais!
Olá terráqueos, tudo bem com vocês? Espero que sim! Super empolgada para fazer essa resenha pra vocês, porque eu super curti essa leitura! Inclusive, seria um livro indicado para a idade de 12 a 15 anos hahah, mas eu amo livros de aventura. E essa aventura pode muito bem cativar adultos também, assim como me cativou. Recebi o livro Darkmounth, os caçadores de lendas em parceria com a editora Novo Conceito e este é um daqueles livros que passaria despercebido por mim se estivesse na prateleira de uma livraria. Mas Shane Hegarty conquistou o meu coração com essa história e por enquanto é o livro favorito de aventura que leio este ano. Agradeço a editora por ter me dado a oportunidade de ler esse livro tão divertido e bem escrito. E agradeço a mim mesma ora, por não ter sido pré-conceituosa e o deixado de lado por talvez pensar que encontraria uma história muito juvenil.

Darkmouth é uma cidadezinha esquisita. É a única cidade da redondeza que ainda registra casos de aparecimento de Lendas. E o pai de Finn, o Hugo, é responsável por manter essas Lendas afastadas. Por Lendas podemos entender os seres estranhos que atravessam um portal e que tentam dominar e eliminar os humanos. Essas Lendas são provenientes do mundo inefasto, e Hugo, é o responsável por dissecá-las, através de um dissecador, fazendo com que fiquem do tamanho de potes de maioneses e duras como pedra, guardadas em uma imensa biblioteca de Lendas na casa de Finn. O trabalho de dissecar Lendas é passado de geração para geração e está na família de Finn esse trabalho há vários anos. Mas Finn não tem certeza se é bom nesse negócio de dissecar Lendas. Muitas vezes ele se atrapalha com sua roupa customisada, e quando um monstro relativamente grande está frente a frente com você fica difícil pensar direito no que deve ser feito. Mas essa é a sina de Finn, ele não tem outra escolha a não ser aprender a tarefa de dissecar para proteger os moradores de Darkmouth. Mesmo que em seu coração deseje ser um veterinário. Bem, tanto faz. Isso não vai realmente mudar nada.

Porém, como em toda família, a de Finn não é diferente no quesito guardar segredos. Parece que tem algo a respeito do destino de Finn que seu pai prefere não mencionar (ou acreditar), uma profecia. Sem contar que o avô de Finn foi suficientemente burro por tentar uma outra abordagem com as Lendas - na verdade ele tentou conversar com elas, e acabou se dando mal, sendo que também ninguém menciona nos jantares em família o que na verdade se tornou o destino do avô, que ganhou o título de Naill Linguanegra.

Leia o restante da resenha lá no blog >> Livro Doce Livro

site: http://meulivrodocelivro.blogspot.com.br/2017/05/resenha-darkmouth-os-cacadores-de.html

Helena Dias 08/05/2017

Uma história muito divertida.
Nesse livro existem dois mundos. O mundo dos humanos e o mundo dos monstros (ou Lendas, como eles são chamados). Para proteger os humanos, cada cidade possui seu Caçador de Lendas. É dever dele cuidar das cidades e seus habitantes, assim como acabar com as Lendas. Tal "emprego" é passado de geração em geração, de pai para filho. A família de Finn protege Darkmouth há muitos anos das terríveis (às vezes nem tanto) Lendas. E agora chegou a vez dele se tornar um Caçador. O único problema é que nosso jovem não tem muito jeito para a coisa.

Tinha bastante tempo que eu não lia um livro infanto-juvenil tão divertido. Eu acredito que fantasias desse gênero precisam encontrar um equilíbrio entre humor, aventura e os dramas da vida de maneira sutil para não parecer algo forçado. E Darkmouth consegue isso com bastante destreza.

A narrativa do autor é muito leve e simples, o que é ótimo para o público-alvo desse livro. Ele consegue nos inserir dentro da história e nos fazer sentir as emoções dos personagens. Eu diria que a escrita dele é algo carismático, com cenas bem descritas e balanceadas. A carga de tensão e diversão é na medida certa, fazendo a história ficar cada vez mais divertida e interessante. Além disso, os capítulos são bem curtos, o que torna a leitura bem mais rápida.

Os personagens têm vozes únicas, caracterizando cada personalidade da melhor maneira possível. Até mesmo os personagens secundários são muito bem construídos. Finn, o protagonista, é muito diferente de seu pai. Ele não se vê na pele de Caçador, muito menos leva jeito para a profissão. Por conta disso, ele vive à sombra do pai, que é um Caçador incrível. Os dois são pessoas extremamente diferentes, dando um contraste na relação entre eles, que é basicamente o principal foco de conflito na história.

Outra coisa muito legal é a ambientação. Darkmouth lembra uma daquelas vilas vikings (apesar de não ser viking) bem pequenas, no estilo "Como treinar seu dragão", onde acontecem coisas impressionantes e cheias de aventuras. O autor consegue dar vida a uma nova cidade, detalhando cada parte dela com muito cuidado, proporcionando ao leitor a capacidade de imaginar a cidade por inteiro. Eu, particularmente, gosto muito mais das fantasias infanto-juvenis concentradas em pequenas cidades, do que das repletas de batalhas de espadas. Então, achei o clima criado para a trama muito bom mesmo.

O único ponto negativo, na minha opinião, foi o plot twist. Não teve nada de surpreendente. Talvez, por ser voltado para o público infanto-juvenil, o autor tenha preferido manter essa linha previsível mesmo. O que eu não acho tão legal, tendo em vista que boa parte desse público também acharia algo fraco e sem surpresas. Em contrapartida, passado as reviravoltas, a história fica mais instigante e surpreende em boa parte, deixando um cliffhanger bem interessante.

Enfim... Darkmouth foi uma leitura que me surpreendeu de diversas maneiras. É uma história agradável, leve, bem escrita e super divertida e emocionante. Espero que a continuação saia logo porque com certeza quero saber como as aventuras de Finn vão se desenrolar.

site: http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/2017/05/resenha-darkmouth-os-cacadores-de-lendas.html

Na Nossa Estante 29/04/2017

Darkmouth
Do mesmo modo que eu esperava algo a mais de Darkmouth, acabei sendo surpreendida pela leitura.

Já de cara, tudo, desde a capa até o estilo da narrativa me arremeteu a Percy Jackson do autor Rick Riordan. A vibe da história é tão próxima ao best-seller de Riordan que me senti um pouco incomodada.

Em terceira pessoa, o autor irlandês nos apresenta Finn, um garoto de doze anos que vive numa cidadezinha chamada Darkmouth e sua família é aparentemente encarregada do mesmo serviço por gerações: caçar Lendas. As Lendas seriam todos os seres mitológicos que conhecemos, como o Minotauro e seres fantásticos assim.

Acontece que Darkmouth é uma das últimas cidades do mundo na qual as Lendas ainda insistem em atacar e é por isso que a família do Finn ainda persiste no serviço que a família exerce.

Por sinal, mesmo que ele e o pai, um Caçador também, protejam a cidade, boatos e fofocas sobre a família dele correm por todo o lado e os cidadãos encaram a profissão mais como um desserviço numa linha de pensamento do tipo “se eles não existissem, os monstros não existiriam” (o que não faz sentido nenhum, mas acho que o autor usou como desculpa para Finn ser o menino esquisito e isolado da cidade).

É uma clássica jornada do herói, com todos os elementos que esse tipo de narrativa pode nos apresentar, mas ainda assim acho que a leitura foi extremamente mediana e sem nenhum diferencial e pelo visto será uma série de livros.

Apesar disso, o trabalho gráfico da editora foi muito bom, principalmente por manter todas as ilustrações da versão irlandesa e os capítulos curtos deixam a narrativa mais fluída.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/04/darkmouth-resenha-literaria.html