50 clássicos que não podem faltar na sua biblioteca

50 clássicos que não podem faltar na sua biblioteca Jane Gleeson-White

Resenhas - 50 clássicos que não podem faltar na sua biblioteca

Peter.Molina 21/01/2024

Sobre grandes livros
Este volume faz uma lista de 50 livros imperdíveis para uma boa biblioteca e faz pequenas resenhas sobre cada um deles. Passa por clássicos consagrados e até alguns contemporâneos. Alguns livros eu desconhecia, apesar de já ter lido um bocado, outros não concordei com a escolha do livro mas do autor; mas na maioria são excelentes obras que merecem ser conhecidas. Os textos sobre as obras são breves e contém informações relevantes sobre o autor, o enredo básico e a repercussão da obra. Os textos dos livros em língua portuguesa foram inseridos por outros autores, e recomendo que não sejam lidos se vc não conhece as obras, pois algumas contém spoilers importantes que podem estragar o prazer da leitura para alguns.
CPF1964 25/01/2024minha estante
Se tiver algum da Colleen Hoover ou da Ali Hazelwood eu compro.......

Peter.Molina 26/01/2024minha estante
????

Thais645 18/09/2021minha estante
Gosto muito de livros com essa proposta. Sempre muita coisa fica de fora, e é praticamente impossível um aprofundamento detalhado, como você bem descreveu. De toda forma, vou adicionar à minha lista. Obrigada. :)

Hélio 18/09/2021minha estante
É um livro que vale a pena a leitura. Despertou um desejo de ler alguns dos clássicos que o livro aborda.

leandro.marcond 09/04/2021

O livro de Gleeson-White busca listar as principais obras que, segundo o próprio autor, não podem faltar na biblioteca de alguém que se diz amante da literatura –principalmente da literatura clássica. Trata-se de uma lista pessoal, e não poderia ser diferente, dado que cada obra clássica desperta sentimentos diversos em cada leitor, tornando as preferências algo muito pessoal. Todavia, a opção do autor em trazer obras de menor destaque de grandes autores imortalizados me parece um tanto arriscada, dado que o livro tende a fugir do seu propósito – ou de como eu compreendi ser o seu propósito.

Por outro lado, a adição de obras relativamente menos conhecidas me despertou alguma curiosidade, como, por exemplo, “On the Road – Pé na estrada” de Jack Kerouac, “Coelho corre” de Jhon Updike, “À espera dos bárbaros” de J. M. Coetzee e “Amada” de Toni Morrison.

Destaca-se que na edição em português desta obra foram incluídas cinco obras de autores brasileiros e portugueses recomendados por Suzi Frank Sperber e Lúcia Granja, sendo eles: “O primo Basílio” de Eça de Queiroz, “Memórias póstumas de Brás Cubas” de Machado de Assis, “Grande sertão: veredas” de Guimarães Rosa, “A hora da Estrela” de Clarice Lispector e, por fim, “O evangelho segundo Jesus Cristo” de José Saramago. Acredito que as escolhas foram acertadas, no entanto, peca por excessos de spoilers, principalmente no texto sobre a obra de Guimarães Rosa escrita por Suzi Frankl Sperber (dar spoiler nessa obra é uma falha imperdoável). O texto da mesma autora sobre a obra de Clarice Lispector peca menos nesse quesito. Foi um dos melhores textos que li no livro, principalmente sobre as interpretações dos diálogos entre a personagem Macabéa e seu namorado Olímpio.

No geral, o livro é interessante e traz muitas informações relevantes sobre as obras e vida dos autores, mas nada muito elaborado, coisa que o Wikipédia pode substituir. O mérito do livro, no entanto, está em amalgamar essas 50 obras e trazê-las a nosso conhecimento, coisa que não faríamos apenas com acesso ao Wikipédia por não saber por onde começar. Por fim, destaco a ausência de algumas obras importantes, como “Anna Kariênina” de Tolstói, “Crime e Castigo” de Dostoievski, “Os Lusíadas” de Camões e “David Copperfield” de Charles Dickens. Nota 3!

Deco 02/12/2009

Para nos tornarmos leitores apaixonados!
Trata-se de uma oportunidade única, uma seleção das maiores obras da literatura mundial (incluindo as brasileiras) sendo comentadas uma a uma sobre o enredo, os personagens e a análise do momento histórico em que foi publicada. Um maravilhoso guia da literatura!

ThelioFarias 18/09/2016

Uma antologia dos classicos
Uma análise de 50 clássicos da literatura mundial, com pequenas histórias sobre cada livro é cada autor. Excelente livro, que tá vontade de deixar tudo para ler todos os clássicos do mundo.

Eduarda Graciano do Nascimento 13/09/2015

Indispensáveis
Se trata, como o título diz, de uma lista dos 50 clássicos indispensáveis a qualquer pessoa, e seus resumos escritos pelas mais diversas personalidades.
Lendo os resumos dos livros que eu já havia lido senti que algumas partes importantes são perdidas nesse tipo de descrição, é inevitável. O que só me fez mais curiosa ainda para ler os que eu ainda não conheço e cujo resumo me interessaram. Todos ocupando um espaço no meu "quero ler".
(J. K. Rowling cita os 6 romances de Jane Austen como seus livros favoritos. Como não amá-la?)

Anthoni.Brunetto 27/04/2024

Lista sobre 50 clássicos
A escritora apresenta uma lista de 50 clássicos que não podem faltar em sua biblioteca, no estilo das listas de livros que todos devem ler.

Os 50 títulos da lista, considerados clássicos, foram importantes e marcaram a época em que foram publicados, seja pelo estilo inovador do texto ou a forma com que o escritor conseguiu abordar a consciência ou condição humana.

São épicos, romances atemporais que sempre terão algo a dizer, não importa quanto tempo passe.