O Algoritmo Mestre

O Algoritmo Mestre Pedro Domingos

Resenhas - O Algoritmo Mestre

Gabriel.Silva 18/09/2017

Vale a pena conferir
Por muitas vezes me senti perdido quando buscava aprender mais de inteligência artificial, pois não conseguia assimilar tanta informação, só conseguia aumentar cada vez mais o vazio existencial que eu já possuía em relação essa área. Por exemplo, mesmo em campos que deveriam ser mais simples, como programação voltada para área comercial, existem vários métodos e técnicas que devem ser aprendidos para se tornar um bom programador. O mesmo processo de aprendizagem, está nas demais áreas que tem como sua super área a computação.

"O que que eu to fazendo ?"

Era o que eu me perguntava. Porém, a partir da leitura desta obra(que deveria ser considerada uma das mais importantes no campo), descobri que o mundo que eu pouco conheço, é um verdadeiro abismo de informações e conteúdo para se estudar. Por exemplo, Dentro da própria sub-área da IA, o Machine Learning, existem várias divisões que buscam aprimorar o processo de aprendizagem da máquina, como os Conexionistas, Evolucionistas, entre outros.

Para esta obra, o autor se preocupou em fortalecer um laço entre ele e o leitor, em que ele focou principalmente em explicar de forma empírica, como funcionam os algoritmos que controlam serviços como Facebook, Netflix, Amazon, IBM, Google, entre outros. De certa forma, esclarece, mesmo que uma pequena parcela, como a inteligência artificial dessas empresas funcionam.

Portanto, visando o esclarecimento e criar um meio que facilite a vida de futuros cientistas da área, este livro é em absoluto um guia. Vale totalmente a pena comprar, é claro, se você quiser seguir na área de Inteligência Computacional.

site: http://cienciaia.blogspot.com.br/2017/09/review-o-algoritmo-mestre.html

tmgoncalves 31/12/2022

Bom conhecimento em Machine Learning
Bom livro ! Contém muitas informações, o que deixa o livro denso em certos momentos da narrativa. Contudo, apresenta muita riqueza em conhecimentos dentro do universo de Machine Learning.

O autor apresenta conceitos dos principais algoritmos de Machine Learning, tais como o SVM, Random Forest, Decision Tree, Back Propagation. Um dos pontos positivos fica por conta das analogias criadas, pelo autor, para exemplificar cada um dos algoritmos abordados no livro.

Diante de vários algoritmos desenvolvidos ao longo do tempo, o autor classifica cada um deles em cinco ?tipos de escolas?: simbolistas, conexionistas, evolucionários, bayesianos e os analogistas. Sendo a junção deles a composição do algoritmo mestre. No entanto, esse algoritmo mestre é baseado no estudo teórico de doutorado do autor, na qual não houve uma aplicação na prática desse algoritmo. A ausência da aplicação na prática fica por conta da ausência de recursos computacionais e uma elevada massa de dados.

Em suma, um livro necessário para quem estuda o assunto, bem como se interessa por esse fenômeno cada vez mais onipresente na humanidade.

sams 24/02/2021

"Talvez você não saiba, mas o machine learning está em todos os locais ao seu redor."
O autor propõe uma ideia consideravelmente utópica, porem interessante de ler. Discute desde origem do aprendizado de máquinas, as suas etapas de desenvolvimento e chega atualmente aonde temos o BOOM de análise de dados e citando a problemática dos empregos que estão sendo ameaçados a serem substituídos por máquinas. Isso tudo com uma linguagem didática e por muitas vezes simples, sendo possível agradar dos leigos até os mais experientes no tema de Machine Learning.

"O mais importante é que alguns profissionais são realmente insubstituíveis porque seu trabalho requer a única coisa que os computadores e robôs por definição não podem ter: a experiência humana."

Esse trecho foi uma das passagens de me chamou atenção a respeito da substituição da mão de obra humana para máquinas.

Como citei em um histórico de leitura, esse livro pode ser considerado obrigatório para entusiastas de Machine Learning.

Soler 29/01/2023

Ideia de Síntese
Este livro ainda inspirará alguém que vai criar um algoritmo ou sistema, que será uma Síntese para se criar todo o resto. Estamos rumo a isso como Humanidade, porém na ideia que levará milhares ou milhões de anos. Acho que alguém conseguirá captar uma profundidade nesse sentido antes do que imaginamos. Livro pra se enxergar o poder do machine learning e tudo nesse sentido. Coincidentemente estamos na época que estão sendo apresentados sistemas populares nesse sentido. Recomento a leitura para animar quem gosta da área de tecnologia, e do muito que está por vir, e quem sabe, talvez por algo mais simples do que possamos imaginar.