Nujeen

Resenhas - Nujeen

Luana.Nantes 16/04/2021

Necessário!!!
Que história!!!
Me emocionei em todas as palavras... Meu cérebro e meu coração não tinham um minuto de paz, foi um sofrimento sem fim, agonia sem fim...
São histórias que devem ser contadas e lidas e debatidas... Essas experiências de vida não devem ser esquecidas...
#sobre #vivencia

Três sentimentos que a leitura me trouxe:
#fé
#agonia
#empatia

Super indico!!!

Menina Ciria 21/02/2023

Nujeen percorreu 5.782 km fugindo da guerra. Tudo isso em uma cadeira de rodas, dependendo da sua irmã para empurra-la. Em 2012 sua família saiu de Alepo - Síria para Manbij. Em 2014 foram obrigados a deixarem seu país e imigraram para a Turquia. A Turquia não oferece oportunidades para os refugiados, assim Nujeen deixou seus pais e iniciou uma longa jornada com sua irmã e outros parentes rumo a Alemanha. De Behram a Lesbos (Grécia) - 14 km, eles foram de bote de borracha e tiveram de pagar 1380 euros, cada um, para os atravessadores. A viagem começou no dia 22 de agosto de 2015 e só chegaram na Alemanha dia 15 de outubro. Atravessaram vários países, alguns deles já haviam construído muros. Trocaram de roupas pouquíssimas vezes. Enfrentaram a fome a sede e a precariedade dos campos de refugiados e prisões. Nujeen ficou famosa por ter aprendido falar inglês assistindo uma novela norte-americana. Depois de conseguir asilo na Alemanha Nujeen foi a escola pela primeira vez aos 17 anos.

Beto 07/09/2021

Espetacular
História incrível de resiliência e esperança. Tudo é possível quando se tem sonhos e perseverança. Super indico, extraordinário.

Ana Santos 30/04/2021

Nujeen, uma garota curda, muçulmana, corajosa e inteligente.
O livro: Nujeen foi escrito pela personagem principal, e também pela jornalista Cristina Lamb. O livro conta a história de uma garota curda, muçulmana, inteligente e corajosa.
Seu país estava passando por um grande colapso de poder e política, devido a isso, o povo descontente com a situação, iniciou os protestos e manifestações, e o governo permaneceu firme e inabalável diante dos conflito. Diante deste cenário, a família Mustafa se acham obrigados a deixar o seu país de origem e seguir rumo a Europa.
Até o país destinado, Nujeen e sua irmã Nasrine passaram por várias situações e realidades, como a fome, sede, desconforto, descaso, indiferença, também por acolhimento, gratuidade, amizade e consolo.
Lembrando que Nujeen, além de ser uma garota curda, muçulmana e corajosa, era deficiente física, mas muito inteligente e sonhadora, não deixando que tal deficiência a limitasse de lutar e sonhar por dias melhores.

Ludmill4.books 23/11/2023

Dor e revolta
Ler a história de vida da Nujeen foi algo único e que me deixou tantos ensinamentos e tapas na cara que até hoje não digeri tudo que li. É um livro doloroso e que mostra o quão cruel o ser humano consegue ser.

Essa leitura me fez refletir muito sobre as tantas guerras que acontecem e a gravidade da crise dos refugiados, desde a luta por direitos básicos, até o preconceito que essas pessoas sofrem nos países que deveriam acolhê-los.

Sempre que Nujeen citava a esperança de a Síria estar livre no futuro meu coração apertava. A guerra na Síria segue acontecendo há mais de dez anos e literalmente milhões de pessoas tiveram suas vidas, famílias, sonhos e lares destruídos :(

Terminei o livro com uma sensação agridoce, na qual fiquei triste por tudo que ela e tantos outros tiveram que enfrentar (e ainda tem), mas de coração aliviado pelos sobreviventes.

Acredito que esse é um daqueles livros obrigatórios para todos.

Vanessa Boedermann 17/04/2017

Nujeen | Blog Corredora Literária
A incrível jornada de uma garota que fugiu da guerra na Síria em uma cadeira de rodas
Nujeen Mustafa ...

Eu particularmente adoro livros com autor como personagem, te leva a uma realidade incrível.
Durante a leitura é impossível não sentir a tristeza, a raiva, o medo e a felicidade que Nujeen sente em cada situação que ela viveu no decorrer dos seus 5.782 quilômetros percorridos.
Um livro para sentir-se, indignado e sair da zona de conforto.
Cenas de preconceito, intolerância religiosa e vários tipos de abusos.
Mesmo diante de tantas dificuldades, Nujeen encontra pessoas de bem e dispostas a ajudar.
Um livro para se perguntar: Qual o meu papel em vida e qual minha real utilidade?
Duas frases foram de grande impacto para mim durante a leitura: Ninguém nasce ruim e não há religião no mundo que permita a morte de gente inocente.
Escrita simples, de fácil leitura e com ótima diagramação.
As fotos são um diferencial, te envolve ainda mais com as situações.
Recomendo a leitura a todos!

JurúMontalvao 30/10/2021minha estante
???

Brisa.Duarte 30/10/2021minha estante
Recomendo! ?

Alex626 04/11/2021minha estante
Leve p JP que eu quero emprestado viu aaa

Brisa.Duarte 04/11/2021minha estante
Alex, eu não tenho o livro o físico, lembra? Li ebook no app do kindle kkkkkk

Alex626 04/11/2021minha estante
Ah kkkkkkkk

Christiane 01/02/2022

Nujeen é uma jovem síria que percorreu kilômetros para escapar da guerra. Detalhe: de cadeira de rodas. Ela conta no livro todo este percurso que fez com sua irmã, em alguns momentos com outros parentes também. Enquanto nos relata tudo isto também tece comentários sobre a guerra na Síria, fala dos momentos em que ainda havia paz e ela vivia com sua família, fala sobre quando o Estado Islâmico entrou na Síria e as atrocidades cometidas. Ela tem um olhar de adolescente, adora ver televisão e ler, uma de suas poucas opções devido sua deficiência, ela não consegue andar e foi assim, através dos filmes e principalmente de uma série americana que ela aprendeu inglês.
Após chegar a Alemanha ela precisa finalmente enfrentar sua deficiência, incentivada pelos professores, sua guardiã e também sua irmã que foi um exemplo de amor durante todo o percurso empurrando a cadeira. Precisa sair do comodismo no qual estava instalada, e começar a frequentar a escola, fazer exercícios, e ser tratada por um médico. Ela era uma pessoa isolada na Síria do convívio social fora de seus parentes e família, e isto acabou na sua nova vida, onde precisou aceitar que não podia ficar confinada em casa vendo TV ou na internet. Então penso que para Nujeen foram duas vitórias, a de conseguir chegar até a Alemanha e depois a de ter que se confrontar com sua situação, e ter que aceitar suas condições, mas não como uma vítima, mas sim como alguém que aprende a viver com elas. Eu penso que ela era muito acomodada antes, pois não se movia nem para pegar algo ou até mesmo pentear os cabelos, coisas que teve que fazer a partir de então, o que foi um alívio para sua irmã.
Por outro lado, como acabei de ler a história de Doaa no livro Uma Esperança mais forte que o mar, confesso que gostei mais do relato de Doaa, mas devo levar em conta que aqui temos uma adolescente com 16 anos, já Doaa era jovem, mas também passou por uma situação extremamente dramática, a tragédia do naufrágio e ter que sobreviver durante 4 dias e 4 noites no mar.
Os dois livros devem ser lidos, em ambos percebemos porque os sírios são obrigados a deixar suas casas, seu lar, seus pais, para ir em busca de uma nova chance de poder viver com liberdade, com normalidade como diz Nujeen.
Maikele.Jardim 01/02/2022minha estante
Esse livro tá na minha lista. Imagino que faça chorar durante a leitura né

Christiane 01/02/2022minha estante
São relatos difíceis, mas Nujeen consegue manter um senso de humor inacreditável diante do horror que estava vivendo. Mas mesmo assim, há momentos que doem. .

Letícia 11/06/2020

5.000 km para fugir da guerra
Essa é a biografia de uma menina de 16, de etnia curda, nascida na Síria e com paralisia cerebral. A história recente do país é de conhecimento geral, mas em 2020 já aconteceu tanta coisa que é difícil lembrar do tempo em que termiamos ataques terroristas. Porém, os refugiados sírios ainda são um problema, apesar de não aparecerem mais nos noticiários. O livro conta sobre a vida de Nujeen e da comunidade curda na Síria, sobre a guerra quando tentaram derrubar o regime de Assad e, mais importante talvez, a jornada que os refugiados a partir da Turquia até a Alemanha. É uma história emocionante, Nujeen é uma jovem resplandecente e uma ótima contadora de histórias. Torço por todos os refugiados que conseguiram ir para um lugar melhor e agora lutam para recomeçar. Vale a pena conhecer a história deles.

Mimi 02/11/2020

''Você precisa lutar para conseguir o que deseja neste mundo'', disse Nujeen a um repórter da BBC.

Em meio a todas as adversidades que se pode encontrar numa jornada tão árdua quanto a de um grupo de refugiados, a coragem e determinação da pequena garota que não desiste de encontrar uma vida melhor, longe da guerra, é ao mesmo tempo triste quanto encantadora.

Maria.Thereza 19/05/2023

Que livro! Todos deveriam ler pra entender a luta que os refugiados passam pra conseguir ter um direito basico: a vida. Achei o livro incrivel, sensivel e traz a abordagem de forma inédita sobre a guerra na siria! Recomendo a todos a leitura.. a gnt precisa se colocar no lugar do outro , precisa ouvir!

Mila Celestrino 19/05/2023

Inspiração
Nujeen é tão madura e sensata para a sua idade? A forma que ela conta as durezas da guerra e de toda a sua jornada com um toque de humor e inocência me fizeram refletir ainda mais sobre a questão da Síria e dos refugiados pelo mundo, além do meu privilégio de estar viva e em segurança em meu país Brasil, que tem muitos problemas, mas não se comparam com quem nasce, vive e encerra a sua vida na guerra.
Um livro necessário, que dói na alma. Mas talvez apenas assim a gente acorde pra vida pra tentar construir um mundo melhor.
Obrigada, Nujeen ??

VdeVeruska 26/01/2022

Acompanhei através dos noticiários a “crise dos refugiados” e nunca imaginei que após algum tempo poderia ler um livro de alguém que esteve nessa fuga e conseguiu fazer toda essa trajetória em uma cadeira de rodas.
Gostaria de ler essa historia pelos olhos da sua irmã Nasrine, pois sem ela nada disso teria sido possível.

Marina 20/04/2021

Necessário e MUITO envolvente
Entender a crise de refugiados demanda humanizar aqueles que costumam ser vistos como números.

Esse livro é contado por Nujeen, uma adolescente Síria da etnia curda com paralisia e que vai como refugiada para a Alemanha com sua irmã.
Chorei muito lendo.

O livro é muito rico, prende completamente o leitor e consegue ser crítico e nos transportar para realidade de tantas e tantas pessoas que se vêem obrigadas a deixar tudo pra trás em busca de reconstruir suas vidas em um novo país.

Sheryda 29/12/2021

Nujeen: a crise da imigração síria pelo olhar de uma PCD
"Agora que você leu minha história espero que consiga ver que não sou apenas um número ? nenhum de nós é."

O livro traz o relato da jovem Nujeen Mustafa, uma Pessoa Com Deficiência (PCD) que junto a sua irmã percorreu mais de 5 mil quilômetros de Alepo, na Síria, até a Alemanha, fugindo da guerra. Além dos relatos que dão visibilidade a cadeirantes e imigrantes, o livro tambem contextualiza o contexto político que levaram aos conflitos naquela região. Em dado momento, tracei a rota de Nujeen e sua irmã no Maps, o que me ajudou a compreender melhor a narrativa e conhecer as fotos dos locais por onde elas passaram.
Um bom livro para quem gosta de autobiografias e que tem interesse em questões ligadas à política na região da Síria e a realidade dos imigrantes. Serviu para despertar minha empatia sobre os povos que vejo nos telejornais ha tantos anos mas que pouco sei sobre eles .