Os Despossuídos

Os Despossuídos Karl Marx

Resenhas - Os despossuídos

Luiza Carvalho 27/09/2023

Gostei bastante que adicionaram o 1o texto antes da parte do Marx, ajudou a dar uma introdução sobre o tema
Marx tá bem irônico nesse livro e é muito legal o jeito que tu pode pegar a questão da madeira e transportar pra tantos outros temas, principalmente nessa parte dos direitos
como sempre, são textos complicadinhos e que tu precisa ter uma certa bagagem, mas com paciência e parando pra pesquisar ele vai fluindo bem

Milena912 23/03/2023

Adorei a apresentação de Daniel Bensaïd, apesar de eu não estar esperando por isso.
Agora, muito interessante ler textos de um jovem Karl Marx que ainda não tinha desenvolvido completamente suas ideias. Aqui, ele está muito mais próximo do direito, e fazendo comentários irônicos que nos fazem aguentar esse debate maçante sobre a lei de furto de madeira. Apesar de ainda cru, conseguimos ver críticas muito interessantes. Para resumir o livro, vou deixar essa passagem:

"Um deputado da nobreza menciona que, nos arredores de Cleve, seriam cometidos muitos delitos contra a lei da madeira tendo como único objetivo ser recolhido na penitenciária e poder usufruir da comida dos presos. Esse deputado da nobreza não prova justamente o que ele quer rebater, isto é, que o que impele as pessoas a cometer delitos contra a lei da madeira é pura legítima defesa contra a fome e o desabrigo? Essa necessidade espantosa seria uma circunstância agravante?"

Ou seja, o que antes era bem comum torna-se um produto. A madeira que qualquer poderia cortar ou colher se torna produto, forçando o povo pobre a pagar aos grandes monopólios por algo que conseguia com trabalho honesto, não alienado. Cria-se a lei contra o furto da madeira, deixando vários passar frio. E ainda reclamam da pena porque teoricamente os pobres iriam querer ser presos para ter o que comer, como se o problema não fosse a fome e o desabrigo. Se aguentar a chatice do debate, recomendo o livro, dá ideias realmente interessantes.

Lucas 24/02/2023

Um ótimo início!
Começando a loucura do processo que me propus de ler tudo de Marx e Engels em ordem cronológica, tive um excelente começo com esse aqui
Se pudesse voltar no tempo, leria primeiro o texto e depois a introdução de Daniel Bensaid (autor de qual tenho lá minhas desconfianças). O prefácio (que é muito bom!) serve mais para expandir e atualizar o conceito de acumulação original, que apareceria enquanto categoria nos textos de Marx muito mais adiante, embora aqui um dos claros exemplos desse fenômeno seja desvelado, descascado e exposto por ele ainda em sua época de jornalista e liberal. O materialismo dialético ainda não estava presente enquanto método para o alemão, mas a forma marxiana de se desmontar um argumento camada por camada, quase à exaustão, e sua disposição a observar os acontecimentos do mundo real por trás do véu da superestrutura jurídica e seus sofismas já estavam presentes nessa época. O mais honesto dos liberais, ao perceber quea descrição da realidade nos livros não condiz com a que se vê das janelas, abandona, desencantado, o liberalismo. Nessa obra, temos o privilégio de acompanhar o estopim desse processo em câmera lenta.
Resumindo: Vale a pena demais, o moleque já era bolado

Nathan Oak 13/09/2022

Vingança da madeira roubada
Textos do início da carreira de jornalista e escritor de Karl Marx, onde ele discute sobre as leis sobre a posse e o uso dos subsídios extraídos das terras comuns. Os artigos são fluidos e se destacam as ironias e tiradas que o autor faz das falas dos proprietários das florestas, na assembleia das leis

Marina 19/03/2022

Ironia do Jovem Marx
Os Despossuídos conta com uma primeira parte de Daniel Bensaïd e a segunda parte são textos do Jovem Marx, falando sobre uma votação legislativa que criminalizava o furto de madeira. É interessante ler o texto, que é fluido, e nele Marx expressa-se com bastante ironia.
Legal para pensar pra que(m) serve o direito.