Anna e o Planeta

Anna e o Planeta Jostein Gaarder

Resenhas - Anna e o Planeta

agasbriela 05/01/2021

Muito bom!
O livro conta de maneira divertida o que está acontecendo com o nosso planeta, enquanto acompanhamos o dia a dia de Anna vamos aprendendo sobre diversas questões ambientais e como nós seres humanos prejudicamos o planeta em que vivemos. Ao mesmo tempo, vemos o 'futuro', nos sonhos de Anna, que são as partes que mais nos faz refletir.
É um livro com uma linguagem fácil, o que é ótimo pois pode ser lido desde o público mais jovem até os adultos. Aprendi muito lendo ele e recomendo demaissss.

Cinara... 25/05/2023

Não desistam do Jostein...
"É preciso ter fé na vida, assim como é preciso ter esperança de que o mundo tem salvação. Mas não é razoável supor que um novo céu e uma nova Terra nos aguarda. Não é razoável acreditar que forças sobrenaturais algum dia vão promover um juízo final. Em algum momento seremos julgados pelos nossos próprios descendentes. É possível não pensar neles, mas eles nunca deixaram de pensar em nós."

Apesar do tema importante e do jeitinho Jostein de escrever o livro acaba se tornando massante e repetitivo, imagino o quão terrível é pra alguém ler na escola sendo leitura obrigadatória.
Não desistam do Jostein por causa desse livro ele é um escritor incrível!

Vinicius 05/01/2020

O livro que abre seus olhos e sua mente!
Merece Muito Ser Lido.

Anna e o planeta trata de um tema importantíssimo que é a questão climática e o aquecimento global, O livro se passa no presente e futuro. O que ele mostra é aterrador, onde várias espécies foram extintas, tanto animais, como plantas, chegando até ecossistemas inteiros. No decorrer do livro a protagonista vai dando informações e dados sobre o que se passou nas últimas décadas, a medida que eu lia fui ficando muito estarrecido e preocupado.

Eu sempre imaginei que o Apocalipse seria algo rápido, num instante.
No entanto, veio Anna e o Planeta e me mostrou que o Apocalipse já está acontecendo, toda hora, todo dia, todo ano e por nossa culpa que estamos destruindo nossa própria casa.

Hoje temos Greta Thunberg com destaque na mídia lutando pelo futuro dessa e das próximas gerações. No passado tivemos aqui mesmo no Brasil o grande Chico Mendes lutando pela nossa Amazônia. O Cacique Raoni também tem se destacado nessa luta, mas, na verdade, as nações indígenas como todo são os grandes guardiões da floresta e se não fosse por eles, estaríamos perdidos...
Bruna Mayra 05/01/2020minha estante
Concordo 10000% , leitura obrigatória porque sim.

Cat 21/03/2021

Ana e o planeta
Anna e o planeta conta a história de Anna, uma menina que pouco antes de completar 16 anos começa a receber mensagens em seus sonhos. Ela está observado o mundo através de sua bisneta, Nova, que vive no ano de 2082 em um mundo destruído pelas gerações anteriores.
   O livro trás reflexões incríveis, uma perspectiva totalmente diferente da que eu estava, em contra partida a construção da história em si,deixa a desejar.
     Uma leitura mto leve e reflexiva, vale a pena da uma chance para esse livro.

Maíra Marques 09/05/2020

O livro destaca mais a questão ambiental do que os personagens e a história em si. Percebi que tem trechos interessantes para trabalhar em sala de aula numa linguagem diferente dos livros didáticos (reflexões sobre as mudanças climáticas). Esperava um pouco mais, especialmente pelo autor do livro ser o mesmo de O mundo de Sofia.

rafaa radonskyy 23/07/2021

Anna e o planeta
Eu subestimei mtooo esse livro achando q ele ia ser horrível. A história retrata um assunto mto importante, mas n tem um enredo bom, ent a história n tem prende mto? eu te recomendo esse livro caso queria saber um pouco mais sobre o aquecimento global?

bibisss0 03/08/2021

Anna e o planeta
O livro traz um assunto mega importante, mas o modo que ele é encorporado no enredo é chato e massante pra ler, eu realmente não gostei desse livro, porque pra mim o enredo é ruim e confuso, se a história fosse encorporada de outra maneira talvez ela seria melhor.
A personagem principal, a Anna, me irritou tanto, que eu estou chocada, eu nunca tive tanta raiva de um personagem igual eu tive com a Anna, ela era chata, mimada e só ligava pro o que ela acha e quer.
Eu só não dei 0 estrelas, pq o conteúdo retratado no livro é muito importante e todos deveriam estar familiarizados

MaurAcio.Garrido 27/11/2020

Vai planeta!
Otimo livrinho pra quem curte uma viagem no mundo dos sonhos e nossos atuais problemas ambientais!

Danih8 13/10/2023

Aborda um tema importante mas a leitura é muito cansativa, não sei se é porque a personagem tem dezesseis anos e envolve muito a vida dela, mas eu não gostei.

vempramimedicina 22/08/2021

Triste realidade!
Anna e o Planeta é um livro bem rapidinho de ler, com poucas páginas e uma linguagem super simples.

Mas, não se engane, ele também é um livro que dá um aperto gigantesco no coração a cada página lida.

Anna é a protagonista do livro e ela vive não só a sua realidade (em 2012), como também sonha com a realidade de sua bisneta (2082). Nesse salto temporal de 70 anos, Anna vê a transformação mundial causada pelo Efeito Estufa: destruição da natureza, extinção de milhões de espécies, Amazônia virando savana, crise imigratório de refugiados do clima...

O papel de Anna é tentar modificar o seu momento presente para que sua bisneta não viva em um mundo completamente degradado pelo egoísmo de seus antecedentes.

Uma das frases mais marcantes do livro para mim foi:

Nós podemos até fingir que nossos descendentes não existirão, podemos esquecer da existência deles. Mas eles não esquecerão de nós um único dia.

Esse livro possui uma leitura dolorosa porque estamos em 2021, ano em que a Amazônia já possui pontos de virada, ou seja, pontos em que ela mais emite gás carbônico do que o estoca. Ano no qual, apesar de ter tido o ponto de virada, o desmatamento cresce absurdamente em comparação aos anos anteriores... E a pergunta que fica é: será mesmo que não dá para ter desenvolvimento sem a destruição total da nossa natureza?

Jonas, namorado de Anna, fala o seguinte: para conseguirmos salvar a natureza temos que levar em consideração o sentimento egoísta e mesquinho do ser humano, caso contrário, não conseguiremos modificar nosso cenário.

Indico muito a leitura desse livro, é uma leitura necessária demais.

S. G. Conzatti 03/10/2019

Como será o futuro?
Uma história para adolescentes puxando para ficção científica, mas ao mesmo tempo que discute possibilidades reais do futuro após a crise ambiental. O texto vai nos levando pelos acontecimentos de Anna com 16 anos e seu cotidiano, assim como o possível futuro. Um livro interessante para nos fazer pensar sobre nossas ações.

site: https://www.instagram.com/autorasgconzatti/

marinalee 02/08/2017

Um livro leve e super gostoso de ler! Como todos os livros do Jostein Gaarder, esse também nos leva a uma reflexão. Como ficará o planeta se nós não cuidarmos dele? Como ficarão as próximas gerações caso nada seja feito agora? Vale muito a pena a leitura.

Nini 03/08/2017

"Questões éticas não são necessariamente difíceis de responder, nossa capacidade de chegar às respostas é que costuma falhar."

Este livro estava na minha lista de desejados há bastante tempo e finalmente tive a oportunidade de comprá-lo... Não porque o tema aquecimento global seja um dos meus preferidos, mas porque seria mais um livro pra minha coleção do Jostein Gaarder e ele é sempre magistral no que diz respeito a nos fazer pensar... Mas a leitura não fluiu... Teve momentos em que me obriguei a continuar, achando que poderia melhorar... Mas era como se faltasse algo. A história é ótima, mas os personagens não têm profundidade e não consegui me identificar com nenhum deles. Recomendo pra quem gosta do tema, pois não deixa de ser relevante, mas confesso que esperava mais, principalmente por se tratar de um dos meus autores preferidos.
Colivas 23/04/2018minha estante
Tive a mesmíssima sensação!

Winni Fernanda 07/05/2019minha estante
To quase terminando e tenho a mesma sensação.

Gabi Voss 07/07/2020

Anna e o planeta
"Às vezes eu me pergunto se vivemos numa cultura que se recusa a ver algumas verdades fundamentais {...} Achamos tão incômodo refletir sobre certas coisas que preferimos esquecer que elas existem."