Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Edgar Allan Poe: Medo Clássico Edgar Allan Poe

Resenhas - Edgar Allan Poe: Medo Clássico

Marlonbsan 27/07/2021

Medo Clássico Volume 1
Trata-se de uma coletânea de contos escritos por Edgar Allan Poe, autor clássico de horror dos anos 1800.

Esse é o segundo contato que tenho com a escrita do autor, ano passado havia lido o volume 2 das coletâneas lançadas pela Darkside. Como já conhecia, imaginava o que estava por vir, com uma escrita mais densa e um grande simbolismo. O primeiro conto, O Poço e o Pêndulo, até gostei, já que traz um sentimento de agonia e aflição que foi característico da história. A queda da casa de Usher ainda traz um ar sombrio e até interessante. E Ligeia tem uma construção boa.

Algo que me incomodou foi que, no início, tudo parece ser a continuação da mesma história, por isso havia lido 8 contos e jurava que tinha sido apenas 5, certo que o sono ao ler o livro ajudou a dispersar a atenção.

A parte mais negativa de todo o livro está por conta do Detetive Dupin, os contos com ele são enfadonhos, descrições sem fim sobre assuntos que pouco tinha a ver com os casos investigados e as explicações em si, traziam uma carga de densidade muito grande.

O destaque desse livro está para Gato Preto, de longe o melhor conto, possui uma fluidez e progressão muito boas. Não há tanto simbolismo e nem subjetividade, por conta disso, agrada muito mais. O outro conto que gostei foi O Escaravelho de Ouro, as explicações são boas, apesar de alguns pontos terem bastante descrições, é mais objetiva.

Ainda é trazido o poema O Corvo, tanto sua versão original quanto duas traduções, já que é bem complicado fazer a adaptação métrica e manter o sentido das frases e rimas. Mas o poema em si não me cativou.
Sem dúvidas muitos autores se inspiraram em Poe para escrever, mas para mim, a leitura não funciona tão bem, e novamente o medo foi zero.

Conteúdo literário no meu IG @Marlonbsan
Ricardo Galeriani 25/07/2022minha estante
A parte do detetive Dupin deu vontade de jogar o livro na parede, isso sim.

David 21/10/2022minha estante
Nos contos do Dupin, simplesmente pulei (cai na armadilha do primeiro por nunca ter lido algo do autor anteriormente), já o volume 2 não me surpreendeu em praticamente nada, mas no fim das contas foi uma leitura proveitosas

David 21/10/2022minha estante
*proveitosa

Marlonbsan 23/10/2022minha estante
Sim, são contos bem complicados esses kkkkk mas é bom pra conhecer o autor e sua obra haha

David 25/10/2022minha estante
Mistério, no estilo detetive nunca foi muito meu gênero

VinAcius 01/11/2022minha estante
Eu amei os contos do dupin, são simplesmente geniais, poe foda demais

Caio.Victor 14/01/2023minha estante
Os contos de Dupin foram os melhores na minha opinião! F**a demais!

Marlonbsan 15/01/2023minha estante
Ah que bom que gostou ?

Jorge.Antosko 24/03/2023minha estante
Edgar Allan Poe (1809 - 1849) é um grande escritor do horror. Conhecido por utilizar muito bem as palavras nos contos, conseguia passar uma excelente ideia do terror em seus escritos.
A Darkside sem dúvida caprichou bastante nas artes desse volume, mas acho que eles deixaram a desejar nas traduções, tornando chata a leitura que era contínua e fluida, clássica do Poe.

Gabriel.Lopes 05/02/2024minha estante
a parte do detetive Dupin tbm não gostei kkkkkkk

Aline MSS 06/01/2024

Poe: polêmico, depressivo e mto descritivo
O livro possui 15 contos e 1 poema. Nunca tive contato com a escrita dele, mas sempre fui curiosa por conta das inúmeras citações à sua obra.

Achei a escrita bem depressiva, cansativa e mto descritiva, msm nos contos menores. Gostei de 7 contos (a metade do livro ?) e tbm do poema. Os q mais valem à pena são os q tratam do detetive Auguste Dupin, q serviu de inspiração para o Sherlock.

Comprei o livro qdo maratonei o seriado The Following e tb por conta do Sherlock.
Sempre tive a impressão q sentiria medo ao ler esses contos, mas senti mais angústia, sufocamento, depressão e em alguns>>tédio.

É um livro clássico e tem racismo, misoginia, maus tratos aos animais e mta morte. ?

Apesar da morbidez, escrita cansativa e mto descritiva acho q vale o investimento pela importância do autor.
A introdução dessa edição da DarkSide é bem longa e traz uma boa biografia do Poe.

A edição da Darkside é lindíssima e as ilustrações são as mais bonitas dos livros da editora (tenho vários e falo c/ conhecimento de causa, hahaha).

Obs.Jamais pagaria o valor q estão cobrando hj em dia (R$70,00?). Recomendo o e-book p/quem tem curiosidade. Essa é uma edição p/quem é mtoooo fã do gênero ou quem não tem pena de gastar p/alimentar os fantasmas da própria depressão. ??
Samukk 06/01/2024minha estante
Concordo com vc. O único conto que realmente me agradou foi o Gato preto

Aline MSS 06/01/2024minha estante
Pois é, Samuel. Esse conto q vcs citou é mto bom msm, mas a maioria é bem monótono. Esperava algo mais impactante e recebi depressão.

Léo 10/01/2024minha estante
Nesse livro tem O Coração Delator? Foi o primeiro conto que li dele e é meu preferido.

Aline MSS 10/01/2024minha estante
Sim, Léo. Tem esse! Lembro de dar uma agonia danada. ?

B.norte 15/01/2024minha estante
Se te deu angústia, sufocamento, depressão e até mesmo tédio em alguns momentos, o livro atingiu seu objetivo ? acredito que Poe escrevia com a intenção de despertar tais sentimentos, do que propriamente o medo ou o terror... ?

Aline MSS 15/01/2024minha estante
?É isso msm, Baú do Norte. Essa é a pegada do autor e ele consegue transmitir tudo isso q descrevi mto bem. É mais horror do q terror em si. ?

Pam 15/03/2021

Não é atoa que o Edgar é conhecido como o mestre do horror!
Poe é um autor completíssimo! O conjunto ambientação, personagem e enredo, não deixam a desejar.
Os contos são ótimos, super interessantes e distintos entre si, apesar de seguirem, de certa forma, a identidade do Poe.
Confesso que alguns contos são um pouquinho arrastados, mas num geral, acabam sendo tão incríveis quanto todos os outros.
Jose.Alisson 18/03/2021minha estante
O mestre do horror não seria Lovercraft?

Pam 18/03/2021minha estante
Acredito que ele é considerado também...

Fabio Pedreira 30/07/2020

Nevermore?
Clássicos da literatura nem sempre chamam minha atenção, mas sempre tem uns que acabam se destacando na multidão, principalmente se for do tema de fantasia ou terror. No caso do primeiro, temos O Senhor dos Anéis e Nárnia para ilustrar, já no caso do segundo Lovecraft.⁣

Quem me acompanha sabe que eu já trouxe três resenhas de livros do Lovecraft, já li quase todos os contos e novelas do autor, mas até recentemente tinha falhado em ler outro autor clássico do gênero e talvez o mais famoso… Edgar Allan Poe. Mesmo tendo uma edição em mãos, uma oportunidade nunca se apresentava, até que finalmente ela apareceu quando passei a fazer parte do grupo @odeoncinezap no instagram.⁣

O grupo tem como objetivo assistir filmes antigos de terror/suspense (aliás, sintam-se convidados a participar) e o primeiro deles foi Os Assassinatos na Rua Morgue, filme baseado no conto do Poe. E como gosto sempre de ler a obra na qual um filme é baseado antes de assistir, finalmente peguei o livro para ler. E já adianto o veredito… Eu adorei.⁣

Os contos presentes no livro da Darkside são divididos por temas. São 6 para ser mais exato: Espectro da Morte, Narradores Homicidas, Detetive Dupin, Mulheres Etéreas, Ímpeto Aventureiro e O Corvo⁣

No fim, essa edição da Darkside é simplesmente uma obra prima. Tanto de acabamento como pelos contos presentes. Logo no início temos também introduções explicando cada uma dessas fases e um pouco mais sobre o autor. ⁣

Porém, das 6 partes presentes, gostei apenas de 5. Os contos do Detetive Dupin eu tenho que falar que nem O Corvo… “Nunca Mais”. Vou explicar o motivo. Dizem que a linguagem do autor é difícil, mas não sei se foi a tradução ou o costume que me fizeram achar bem tranquila, mais simples até do que o próprio Lovecraft. Só que os contos do Dupin, parecia que eu estava lendo Sherlock Holmes na escrita do Tolkien.

São contos (ou novelas talvez) bem maçantes, com uma linguagem técnica muito chata. E como se não bastasse, eles são as maiores histórias do livro. Felizmente são apenas três narrativas e também ainda bem que o Doyle ao se inspirar, conseguiu fazer um detetive muito mais dinâmico.⁣

Mas tirando isso eu recomendo bastante a leitura do livro. Algumas me fizeram refletir, outras me fizeram dar risada e o conjunto da obra certamente me fez querer ler mais coisas do autor.
Ari Phanie 30/07/2020minha estante
Ótima resenha. Os contos do Dupin são horríveis mesmo. E coloca o segundo volume na tua lista, tem uns poemas do Poe mto bons q provavelmente estão nessa segunda edição.

Fabio Pedreira 31/07/2020minha estante
Obrigado ?. Já tá na lista kkkkk espero achar e ler logo kkkk

Sophia Lincy 04/08/2020minha estante
Dupin me fez sentir como se estivesse lendo grego, no escuro! Nusss!! #sherlockarrasa kkkk

Fabio Pedreira 06/08/2020minha estante
É bem isso aí mesmo kkkkk

Alerandro 09/11/2020minha estante
ótima resenha embora eu tenha lido o livro acredito que esse seja um livro realmente que Mereceu sua nota Tanto sendo um dos meus favoritos Que também me inspirou a fazer meu propio livro posso ser novo no site não sou um Escritor dos melhores mais damos um jeito

Fabio Pedreira 10/11/2020minha estante
Muito obrigado. E parabéns. Sempre bom quando acabamos inspirados assim e colocando nossas próprias ideias no papel.

Alerandro 10/11/2020minha estante

Giovanna.Clemente 11/11/2020minha estante
Comecei a ler hoje! \o/

Fabio Pedreira 11/11/2020minha estante
Opa. Tomara que goste

carolofir 12/04/2020

Edgar Allan Poe - Que escritor!
Mais uma edição caveirosa e maravilhosa pra coleção!

Já tinha tido contato com um conto ou outro do Poe, mas nada comparado a experiência que tive lendo esse volume. De início podemos ver que a leitura não é tão simples, no entanto, vale cada instante. Esse contato com Poe foi uma imersão a cada página, adorei a forma com o autor leva seus contos e os desfechos espantosos e imprevisíveis haha. Com certeza entrou para os meus favoritos!

Ogaiht 28/07/2023

O Mestre do Gótico
O legado de Edgar Allan Poe é inegável. Sua influência não extende apenas à literatura onde inspirou grandes escritores como H.P Lovecraft, mas também no cinema, hqs e muito mais. Esta belíssima edição da Darkside, que fez um incrível trabalho editorial, é o primeiro volume de dois que junta alguns dos mais famosos contos do autor como A Queda da Casa de Usher e também seu poema mais famoso, O Corvo, que aqui é apresentando não apenas na tradução atual mas também na tradução de dois dos mais ilustres escritores brasileiros: Fernando Pessoa e Machado de Assis. Por ser um livro de contos, nem todos possuem a mesma qualidade. Pessoalmente achei os contos envolvendo o detetive Dupin, uma espécie de Sherlock Holmes francês, um tanto repetitivas e prolixas. Porém O Poço e o Pêndulo e A Queda da Casa de Usher nos mostram todo o domínio narrativo e a clara p influência na obra de Lovecraft. É uma pena que um escritor como Poe tenha tido um fim tão trágico e misterioso e não ter recebido seu devido reconhecimento em vida. Mas nada como o tempo para fazer justiça.

Beto | @beto_anderson 21/05/2023

Nem todos os contos me agradaram
Tive dificuldades com alguns contos. Mas alguns foram bem interessantes, com histórias que predem a atenção e têm finais um tanto que mirabolantes, talvez.

site: https://www.instagram.com/beto_anderson/
Sayhonara0 21/05/2023minha estante
Tem uns meio sem graça mesmo. E outros até bons.

Beto | @beto_anderson 21/05/2023minha estante
Deu até sono. Haha

Juninho 04/05/2021

Assustador, Melancólico e Bizarro
Esses são bons adjetivos para descrever á tão curta vida do gênio Edgar Allan Poe.
Poe teve uma vida muito dura e foi adotado pela família Allan muito cedo, logo ficou claro que essa família apesar de bem sucedida não o amava, sendo assim sua presença não era bem-vinda por perto.
Durante vários anos Poe se dedicou à literatura sendo escritor e crítico, más não alcançou sucesso nem financeiro, nem literário, não tendo a devida importância de sua obra reconhecida em sua época portanto vivendo de maneira precária, sem dinheiro e infeliz.
Poe perdeu todas suas companheiras, devido a falta de recursos para tratamento médico, muitas vezes morando em casas frias é inabitáveis.
No começo de seu fim se entregou aos seus demônios á bebida e à loucura, se tornou um homem solitário, angustiado, atormentado até que, como escrito por ele em seus contos mais macabros á morte o levou de maneira muito misteriosa, seu corpo foi encontrado em uma taverna de quinta usando roupas que nem eram às suas, não se sabe até hoje o que realmente aconteceu se foi envenenado ou assassinado.
Quanto a edição da Dark Side Books não á o que reclamar, um trabalho primoroso feito com o devido carinho que á obra merece, os contos e poemas são divididos por temas passando pelas diversas fases do autor, também contém diversos extras e uma excelente introdução à obra.
Poe sem sombra de dúvidas foi o autor que mais influenciou a literatura e o cinema, praticamente inventado o gênero policial, escrevendo contos de horror e ficção bem á frente de seu tempo, que hoje em dia é reconhecido como grande mestre, um gênio literário.

Carolina.Melo 11/08/2021

Edgar Allan Poe é um dos maiores escritores de todos os tempos e isso ninguém contesta, então vou dizer apenas que os contos nesse livro são simplesmente maravilhosos, além de trazer outras facetas do autor, além do terror que todos já conhecem. Vou falar agora dessa edição específica, da Darkside: AMEI! Amei os detalhes colocados alí para conhecermos melhor a obra e o autor e amei conhecer detalhes da vida do Poe que eu não conhecia. O capítulo "A Filosofia da Composição", UAU, só esse capítulo já valeria o livro todo porque aqui é o próprio autor explicando o processo de criação do seu poema mais famoso, "O Corvo", que texto valiosíssimo! Além de apresentar também o poema "O Corvo" original e com 2 versões de tradução, sendo a minha favorita a tradução de Machado de Assis, uma baita experiência ver a obra de um gênio traduzida e adaptada pela visão de outro autor genial (e queridinho demais, né).
Em resumo: de 0 a 10 minha nota é 100.

Leonam.Loureiro 31/08/2022

Nevermore
São as primeiras obras do Poe que tive contato e posso dizer com tranquilidade que a primeira boa impressão ficou! Essa coletânea da Darkside trás algumas das principais obras do autor, dividindo a narrativa em temáticas bem claras. Não se engane que por ser do século XIX esta vai ser uma leitura entediante e complexa, muito pelo contrário, Poe é um exímio romancista que cativa com sua narrativa essencialmente misteriosa, assustadora e simples. Temas como luto, desespero e, principalmente, morte permeiam todas as obras do escritor: seja a morte de uma amada (regressando em forma etérea), seja a morte criminosa (originando uma grande investigação policial). E como se não bastasse, Poe nos apresenta todos esses contos enquanto nos faz refletir sobre a psicologia humana, o comportamento e a superstição. O Corvo, seu magnum opus, é um bom exemplo do belo alicerçado ao medo e da perda subjulgada ao amor, assuntos frequentes em sua literatura. Recomendo a todos que querem entender mais sobre a origem do terror clássico e se aventurarem no mundo dos mortos.

@shaneingrado 30/10/2020

Livro excelente
Foi meu primeiro contato com a obra de Poe, e foi uma descoberta maravilhosa. A tradução da Dark Side é muito boa e a edição é extremamente caprichada. Vale muito a pena a leitura. O livro não é perfeito, como toda antologia tem seus altos e baixos, mas é uma leitura fascinante e deliciosa. Recomendo fortemente!

Giovannaa1 28/12/2021

Não sou a maior fã de livros de contos, mas esse me surpreendeu.

Medo Clássico foi o meu primeiro contato com obras do Edgar A. Poe, comecei sem saber muita coisa a respeito do livro e acabei sendo fisgada pela escrita do autor.
Fui surpreendida nas histórias sobre o detetive Dupin (o assassino da rua morgue não sai da minha cabeça), fiquei angustiada nos contos mais melancólicos, e fiquei admirada com a maneira como ele misturava poesia e terror.

Gostei muito da experiência, espero ler mais obras do Poe, principalmente se forem histórias sobre o Dupin. ?

Amiga Leitora 28/03/2017

A edição lançada recentemente é dividida em: Espectro da Morte / Narradores Homicidas / Detetive Dupin / Mulheres Etereas / Ímpeto Aventureiro e O Corvo; cada uma dessas passagens tem suas peculiares características que com o avançar, frase por frase, vai de forma quase hipnótica prendendo o leitor.

Um amigo, certo dia, ao me recomendar um dos contos de Poe me alertou de que a leitura exigia entregar-se por completo, para alguns, o vocabulário enriquecido do autor poderia soar difícil de entender, para isso a entrega e concentração seria fundamental, logo que o conto era longo.

Ao começar a leitura do livro me lembrei daquele dia e assim o fiz. Na noite em que comecei a ler o livro, eu estava super cansado do trabalho e tudo o que eu mais queria era um banho quente e ir dormir. Comecei a leitura com a reflexão no conselho que me fora dado, não tinha certeza se deveria começar a ler ainda naquele dia ou deixar para o seguinte, driblei o sono e li o primeiro capítulo “Espectro da Morte”, foi bizarro o fato de que com a leitura boa parte do sono evaporou, eu poderia ter continuado a ler naquele dia porém tinha que trabalhar no dia seguinte, precisava descansar.

Por completo, o livro tem 370 páginas que pareceram 200 com a fluidez que o concluí, esperava um narrativa densa mas não, me envolvi de tal forma que até cheguei a estranhar pois, um livro de 370 páginas leva um tempinho para ser lido, em meu ritmo normal e com a rotina de trabalho seria em média de 4 noites, Poe, foi em 2 noites e um fim de tarde.

Então, não se impeça de ler o livro pela o pensamento de que por ser clássico é difícil e arrastado, essa é uma ideia errada que tem de se desmistificar.

Sobre as histórias, não o usarei em entrar em detalhes, sei que você já deve ter lido algum conto do Poe e se não, já deve ter ouvido falar; escritos em profundidade os contos retratam a brilhante então imprevisível mente do autor, assim, dá ao leitor um passe vip à um universo fictício, sim, mas que não deixa de retratar o mais íntimo e profundo lado negro que existe em todos nós.

Vai por mim, vale a pena! Em complementação ao esplendor da obra de Poe, a editora desenvolveu um edição de cair o queixo de qualquer fã de um bom e original horror, logo que, a capa, a diagramação, folha de guarda, etc complementam a sensação de estar com uma horrenda preciosidade em mãos.

* Escrito por Lucas Rodrigues colunista do blog AMIGA DA LEITORA.

site: http://www.amigadaleitora.com/2017/03/resenha-edgar-allan-poe-medo-classico.html
Alain.Melo 22/10/2017minha estante
Tenho, vou começar a ler em breve, bjus!

Brnoliver 11/07/2021

Os contos extraordinários de Poe
Quem já procurou livros com coletâneas do Edgar Allan Poe, já deve ter se deparado com os entitulado "Contos extraordinários", acredito que esse primeiro volume do box criado pela Darkside seja mais próximo destas coletâneas que as outras editoras vendem. Aqui encontramos os contos mais famosos do autor, dO corvo a trilogia Dupin, do 'Poço e o Pêndulo' a Berenice e Eleonora.

A escolhas das obras para compôr este volume pode ter tirando um pouco do brilho do segundo volume, mas ambos não deixam de ser geniais. Esse primeiro volume traz não apenas as contos e poemas extraordinários que eu achei geniais, mas támbem me surpreendeu por revelarem que Poe não é autor de um único estilo. Apesar de eu já ter lido a trilogia Dupin, eu acreditava que Poe não havia se dedicado a outros estilos além do terror e atmosferas claustrofóbicas, mas depois de O Escaravelho de Ouro e outros contos do Volume 2, percebi que Poe é incrível mesmo em aventura ou comédia. Quanto ao terror, sem dúvida é um autor que sabe mexer com nossos sentimentos, nos deixando aflitos, ansiosos e desesperados junto com os personagens, como eu fiquei em O Poço e Pêndulo e em O Coração Delator. Mesmo em contos onde o personagem e narrador são mais distantes, não deixamos de entraremos na história e parecer que estamos vivenciando os detalhes da cena, como nO Barril de Amontillado e no capítulo "Mulheres Etéreas".

Não posso dizer, porém, que me tornei fã de Poe depois de ler os livros, ainda sinto que o autor é como uma banda que gosto, mas não curto todas as músicas. Alguns contos não empolgam e não fazem meu estilo, algumas vezes parecem até mesmo sem um objetivo definido, depois de ler algumas cartas do autor no segundo volume, até passei a suspeitar que fossem criações puramente comerciais que até tem seus fãs, mas no geral. Isso, claro, não tira todos os méritos do autor, afinal é uma coletânea de contos e se pensamos na obra como um todo temos um ótimo livro.

Citação: "Àqueles que sonham de dia, é dado a conhecer muito do que escapa aos que sonham apenas a noite"