O Abandono à Providência Divina

O Abandono à Providência Divina Pe. Jean Pierre de Caussade
Pe. Jean Pierre de Caussade

Resenhas - O Abandono à Providência Divina

JAPA 24/09/2021

Leitura providencial para alcançar mais espiritualidade?
46º? de 50 > 2021
???????????????

Pax e bem irmãos.

Uma obra sensacional para se abandonar à Providência Divina e à vontade de Deus como um caminho para o aperfeiçoamento espiritual.

O autor Jean-Pierre, assim como muitos autores piedosos, tem uma tendência de não se interessar pelo conhecimento, como se fosse algo supérfluo e dispensável.

Se houvesse um debate para esse "tema", seria como São Francisco de Assis partilhando com Santo Tomás de Aquino.?

Eu creio no equilíbrio dessa busca para alcançar a Jerusalém Celeste.

Vida longa a Jesus e Salve Maria Santíssima.

#Emunah
#Vamoooo
#MBC
@minhabibliotecacatolica

Chico Jr 05/02/2021

Leitura com pausas...
A obra é boa e interessante, mas não recomendo a leitura de uma maneira "corrida". O livro contém meditações sobre como uma pessoa fiel a Deus pode chegar ao abandono completo à Divina Providência. A leitura deste livro exige meditação e pausas para que a absorção do conteúdo seja eficaz.

Caroline Gurgel 10/02/2022

Ato de abandono

"Ó meu Deus, eu não sei o que hoje
me há de suceder, ignoro-o por completo;
mas sei certamente que nada poderá
acontecer-me que Tu não tenhas
previsto, regulado e ordenado de toda a eternidade,
e isto me basta. Adoro os teus desígnios impenetráveis
e eternos e a eles me submeto de todo o coração.
Quero tudo, aceito tudo e uno o meu
sacrifício ao de Jesus Cristo, meu divino
Salvador. Peço-Te, em seu nome e pelos seus
merecimentos infinitos, paciência nas minhas penas
e submissão perfeita e inteira a tudo o que
me suceder segundo Teu divino beneplácito.

Assim seja."
Pe. Caussade

site: @historiasdepapel_

Lívia 21/02/2022

Intenso
Não é um livro para passar o tempo. Um livro forte, que requer uma leitura sem pressa e bastante atenta. Por vezes necessário ler a mesma frase três vezes. De uma profundidade absurda, reflexão intensa e grande aprendizado.

gab 02/04/2020

Ótimo livro de meditação
Livro para servir de cabeceira. No box da Minha Biblioteca Católica acompanhou Filoteia, de fato os dois se completam bastante e são riquíssimos para o desenvolvimento espiritual do cristão.

Geane.Gouvea 16/01/2021

Interessante e edificante
Este livro iniciei ano passado, evangelizando com seus trechos, na Quaresma de São Miguel Arcanjo.
Não se trata de uma leitura para se terminar logo, mas para apreciar, ou seja, ler, refletir, se alimentar da confiança na providência Divina, e crer que de fato, Deus nada deixa faltar, aquele que tem fé.

Escrito pelo francês Padre Caussade, o livro é um conjunto de cartas e exortações feitas para uma comunidade de religiosas, em torno de 1730. A mensagem principal é sobre a revelação do Verbo Divino. Segundo o Padre, o Espírito Santo continua a Sua revelação na nossa vida pessoal constantemente. Ainda hoje precisamos da consciência de que todo homem é uma história Sacra e tudo o que acontece é designado pelo Senhor. Submeter-se à Sua Santa vontade é uma das atitudes essenciais na caminhada espiritual. Esse livro permite que floresça em nós a consciência da constante presença de Deus em todas as situações de nossas vidas.

Uma ótima indicação de leitura!
Sua vida espiritual, agradece!

Polliana 31/01/2021

A ideia geral do livro é muito boa, se abandonar à vontade de Deus como um caminho para o aperfeiçoamento espiritual.
Porém, Jean-Pierre, assim como muitos autores piedosos, tem uma tendência a menosprezar o conhecimento, como se fosse algo supérfluo, dispensável.
Eu não consigo concordar com essa ideia. Principalmente no tempo em que vivemos, não consigo enxergar um meio de manter a fé sem conhecer no que se crê. Com tantas informações deturpadas e/ou erradas que chegam até nós, é muito fácil se desviar do caminho correto se não tiver um conhecimento mínimo.
Entendo que ele estivesse se dirigindo a pessoas mais avançadas em sua espiritualidade, então, talvez, estas pessoas já teriam o conhecimento de que precisam para se manterem na fé verdadeira. Assim, ele as orienta para que não se percam em estudos demasiadamente avançados achando que assim ficarão mais santas. Se esse foi o objetivo, aí sim posso concordar.

Devido a isso o livro não é para mim no momento atual, pois eu mesma só tenho fé hoje porque adquiri conhecimento primeiramente, sem ele provavelmente eu jamais teria crido. Se alguém me dissesse (ou eu tivesse lido este livro) há um ano, que bastaria me abandonar à vontade divina, isso certamente não teria funcionado, pois eu acreditava em um Deus falso, completamente diferente do que conheço hoje, e não confiaria n'Ele a ponto de me abandonar.
JAPA 15/09/2021minha estante
Excelente resenha!

Polliana 16/09/2021minha estante
Nossa!
Já faz tanto tempo, nem me lembrava. Foi bom reler.

Lais.Souza 10/04/2021

Mais uma releitura incrível de 2021, que faz mais sentido com o passar do tempo.

Angerson 16/07/2022

O Abandono à Providência Divina
É um ótimo livro espiritual. Que nos mostra o valor de nos abandonarmos inteiramente à vontade de Deus, nos conformando e amando tudo que ele nos concede, seja dando ou tirando.

Nos ensina que podemos servir e viver inteiramente para Deus independente do nosso estado de vida.

E que, se confiarmos a nossa vida à sua Providência, sendo-Lhe fiel até o fim, a Vitória nos é garantida.

Gabriel.Barcelos 22/04/2020

A arte do abandono não é senão a arte de amar.
Não é algo que se entenda a priori, mas que devemos focar no "entregar-nos" por completo para que presenciemos verdadeiramente da Graça.

duda 08/06/2021

Um livro para compreender que só se está livre quando se abandona a providência divina. Deus cuida de tudo, até às dificuldades são para nos aproximar Dele.
A Providência divina rege tudo!

Naisa Melo 08/02/2020

A leitura precisa ser c bastante atenção e em espírito de oração, as recomendações dadas pelo autor são de uma grande riqueza para quem quer trilhar um caminho de santidade e viver segundo a vontade de Deus.

Gab 27/01/2021

Providência Divina
Mais um da série evolução espiritual, um livro pequeno com muitos ensinamentos e muita introspecção. A busca contínua...

cristianobtavares 02/12/2021

"Faz o que deves e está no que fazes"
Infelizmente não consegui lê-lo todo, pois minha edição veio com suas últimas páginas faltando repetidas e duplicadas. Entretanto, foi um bom livro! Apesar de achar uma leitura um pouco difícil.
Resumidamente, o autor nos mostra que para alcançar a santidade, não é necessário fazer outra coisa senão a Vontade de Deus e nos abandonar em Suas mãos, confiando em sua Providência. Como, porém, o fazer? É nesta pergunta que nós travamos! O autor nós explica: fazendo o que deve ser feito no momento presente. Isto basta! É aquilo que nos explica São Josemaría Escrivá: "faz o que deves e está no que fazes".
Que nossa vida seja um perfeito ato de abandono nas mãos do nosso Bom Deus. Amém!
Carolina 02/12/2021minha estante
No site Alexandria Católica tem o PDF, você poderia baixar para ler o finalzinho

cristianobtavares 02/12/2021minha estante
Obrigado!!!!