O Clube do Livro (The Book Club)

O Clube do Livro (The Book Club) Mary Alice Monroe

Resenhas - O Clube do Livro

Renata CCS 13/11/2014

O poder da amizade
“Onde quer que nos encontremos, são os nossos amigos que constituem o nosso mundo.” (William James).

Os amigos são essenciais, não podemos viver sem eles. Amigos são responsáveis pela maioria dos bons momentos que vivemos e sua presença tem o poder de tornar agradáveis os momentos mais maçantes. A amizade melhora nosso bem-estar físico e mental e proporciona maior satisfação até com o trabalho.

O segredo da verdadeira amizade está em compreender que ter amigos envolve dar e receber, e o que você dá é, provavelmente, mais intenso do que aquilo que recebe.

É disso que O CLUBE DO LIVRO nos fala: a importância da verdadeira amizade. Conhecemos cinco mulheres de personalidades totalmente diferentes – e complementares – e com elas visualizamos o impacto das amizades em nossas próprias vidas.

São cinco histórias que se entrelaçam no Clube do Livro, que tá título à obra. São nessas reuniões sobre o livro do mês que Eve, Annie, Dóris, Midge e Gabriella podem ser elas mesmas, não as mães, profissionais, filhas ou donas de casa: apenas cinco amigas com uma paixão em comum: os livros. O que para muitos seria apenas um clube de reuniões mensais, para essas cinco amigas é muito mais.

Para Eve Porter, mãe, mulher doce, esposa dedicada e dona de casa, o clube é uma espécie de refúgio, já que a recente viuvez a abalou profundamente e roubou toda a vida que até então conhecia. Ao mesmo tempo em que precisa se adequar a uma nova realidade com os dois filhos adolescentes, Eve precisa mudar a si mesma, acreditando que sua vida está começando novamente.

Para Annie Blake, uma mulher forte e brilhante advogada, sempre tensa e envolvida com o trabalho, e acha que nunca pode se dar ao luxo de “baixar a guarda”, o clube é a chance de relaxar e sonhar com outras possibilidades, já que a morte de Tom – marido de Eve – a fez perceber o quanto a vida é curta, e por isso, aos 43 anos de idade, decida dar ao seu marido, John, o tão sonhado filho.

Para Dóris Bridges, dona de uma casa luxuosa, mãe de dois filhos, casada com um empresário de sucesso, o clube é o apoio e companheirismo que não encontra na própria casa. É o tipo de mulher que faz tudo pelo marido e pelos filhos, mas nada para si mesma. Infeliz com sua aparência e cansada de ser apenas a sombra do marido, ela decide encarar a realidade quanto ao seu casamento e dar a volta por cima.

Para Midge Kirsch, uma pintora muito autoritária e egocêntrica, o clube é o aconchego que não encontra em seus dias. Solteira convicta, ela começa a sentir-se só, e passa a querer alguém que a espere em casa todos os dias, uma pessoa para compartilhar sua vida. É nesse momento que conhece Susan, uma pintora que está expondo seus trabalhos junto com Midge, e entre as duas surge algo mais que uma simples amizade.

Para Gabriella Rivera, mãe de quatro filhos, de temperamento sempre alegre a disposta a ajudar a todos, o clube é um complemento de sua família. Embora seja uma espécie de mãe para as amigas, ela reluta em pedir ajuda em um momento muito difícil de sua vida. Sempre cansada, parece prestes a explodir e só consegue a serenidade necessária no encontro com as amigas.

São cinco vidas abraçando o desafio da mudança e, ao mesmo tempo que partilham seus medos, suas dores - e também seus sonhos e esperanças - descobrem que ter amigos é o melhor remédio e um excelente investimento na própria felicidade.

O grande mérito deste livro é nos levar a refletir sobre a contribuição única que cada pessoa nos traz, em vez de nos concentrarmos no que o outro não pode nos dar.

Valeu a leitura!
Cris Paiva 13/11/2014minha estante
Peguei esse livro na mão umas duas vezes e não consegui sair das primeiras páginas. Acho que não estava no clima para a história...

Renata CCS 13/11/2014minha estante
Cris, não diria que é uma leitura indispensável, mas os temas livro e amizades são sempre, de alguma maneira, cativantes. Confesso que o que mais me chamou a atenção foi o título, mas é uma boa história, mulheres fortes, apesar das dificuldades.
um abraço,
Renata

Maria 27/07/2011

De onde menos se espera vem a surpresa boa.
Eu ia trocar este livro sem lê-lo, o que seria um grande, grande erro da minha parte. Comecei a lê-lo sem a mínima pretensão, e mais por curiosidade, já que faço parte de um grupo de leitura e sei o que é ter amigas com o mesmo gosto em comum: livros. Este singelo livrinho de banca nos traz a estória de cinco amigas, cada uma vivendo seus dramas e alegrias. E acima de tudo: cada uma amparando a outra tanto nos momentos felizes quanto nos momentos de crise. São mulheres com as idades de 45 a 50 anos, e que, por algum motivo, precisam redescobrir sua individualidade e refazer suas escolhas de vida. Para cada uma chegou o momento da virada, o ponto de "não-retorno". Por ser uma estória sobre mulheres maduras, porém tratada com um frescor ímpar, as palavras "recomeço" e "superação" dão o tom a narrativa, e a gente se sente bem lendo, porque traz a mensagem que sempre é hora de um começo, de uma volta por cima, de fazer diferente, de querer mais desta vida, mesmo que se tenha uma doença, um marido infiel e abusivo, uma viuvez inesperada, etc. O valor da (verdadeira) amizade é o que se baseia o livro, do início ao fim. É ela o remédio para a solidão que nos aflige quando alguém nos abandona, quando uma doença grave nos é diagnosticada, quando tudo parece estar dando errado, quando a vida não parece estar sendo benevolente só conosco. Saber que temos pessoas dispostas a caminhar junto com a gente, a nos amparar quando tropeçamos; e descobrir que também estas pessoas esperam que as amparamos quando tropeçarem, que confiam em nós para se mostrarem vulneráveis nos faz dar um sentido a nossa vida, a nossa caminhada. Nos faz sentir amadas, admiradas e queridas. Ainda bem que tenho meu Clube do Livro.
Lizzy 27/07/2011minha estante
Comovente Maria, o que você escreveu muitos precisam ouvir e ter essa consciência, valorizar as pequenas coisas, as relações humanas, aquilo que nos faz diferente dos seres irracionais. Amei. Bjs

Adri Ramalho 27/07/2011minha estante
Esse livro me lembrou esse filme: O Clube de Leitura de Jane Austen.
Bjs

*Rô Bernas 02/08/2011minha estante
Ah...se eu já estava com vontade de ler, ao ver esta resenha a vontade só aumentou. E pensar que quando pedi pra trocar este livro vc nem tava pensando em ler, heim? Que bom que vc voltou atrás e resolveu ler e ainda ganhei o livro de presente de vc!!! Obrigada!!!

Semiramis 11/08/2011minha estante
Poxa Maria amei sua resenha!!!
Vc escreve super bem, e me deixou louca de vontade de ler esse livro.
Comovente suas palavras, vou procurar lê-lo tb.

OceaneMontanea 19/06/2012minha estante
Ao ver aqui no skoob mesmo que esse livro era "de banca", quase pensei em nem olhar a sinopse. Mas sua resenha me fez querer le-lo logo!

Renata CCS 02/05/2013minha estante
Instigante a sua resenha! Gostei da proposta deste livro.

Vânia 05/01/2014

Podia ser com você...
Uma das histórias mais reais e tocantes que li nos últimos tempos. Tudo aqui é verossímel e poderia acontecer comigo, com você, com qualquer conhecido.

Amizade, traição, remorso, amor, recomeço, perdas...
Nada expressa melhor o espírito das personagens que a fala de uma delas, Annie:

"A gente envelhece, e a vida é curta. Bobagem negar. A gente cresce, o corpo começa a ficar frágil, vem a morte. Mas quero fazer tantas coisas ainda! Há um mundo inteiro aí fora que não conheço, e pessoas também. E milhões de livros para ler. Não quero dormir, Eve. Quero ficar acordada. Esta é a minha vida... e quero vivê-la."

Não consegui largar o livro até terminá-lo.
Nadja 05/01/2014minha estante
Está na minha galeria de favoritos!!

Douglas P Da Silva 09/06/2013

Recomendo!!
Esse livro é lindo,não pode faltar na sua estante,Com tantos problemas que passam, elas só relaxam quando tem os encontros do clube onde elas passam a discutir o livro escolhido, e seus problemas, mesmo que não consigam uma solução, mas pelo menos conseguem apoio e incentivo para continuar sempre tentando.

PS:"Toda história tem um final. Esse momento, quando suspiramos e fechamos o livro, recostamo-nos na cadeira e alisamos a capa, é de emoções.
Carla Buffolo Altoé 09/06/2013minha estante
Linda resenha!

Léia Viana 14/07/2013minha estante
Poucas palavras que formaram uma bela resenha. Estou procurando este livro, mas não encontrei em nenhuma livraria ou banca de jornais. Onde você conseguiu?

CLEUSA 09/04/2011

Um livro que disseca o mundo feminino...
Ser dona de casa, mãe, esposa, trabalhadora, batalhadora?
Bem escrito e atual, sempre!!!

Conta a história de 5 amigas que buscam apoio uma nas outras.
Fala de luto, solidão, doença, crises matrimoniais, problemas do coração. Não há segredo entre verdadeiras amigas. O Clube do livro é viagem a um mundo que, nós mulheres, vivenciamos todos os dias
E não é piegas ou sentimental. Medos, erros e fraquezas são mostrados sem maquiagem ou frescuras.

Um livro muito interessante!!! Deveras... Vale a pena.

Trecho do ‘Clube de Livro’ de Mary Alice Monroe

"Toda história tem um final. Esse momento, quando suspiramos e fechamos o livro, recostamo-nos na cadeira e alisamos a capa, é de emoções quixotescas. Por um lado, sentimo-nos satisfeitos, caso o autor tenha concluído bem a trama, transmitido algum ensinamento, ou conferido ao herói a opção moral desejada. Por outro, é triste o fim da aventura. Ao ver que restam poucas páginas, passamos a ler mais devagar, saboreando cada palavra, adiando o inevitável. Os personagens que viemos a conhecer e amar já não fazem parte de nossa vida. E sentimos saudade. A ponto de reabrirmos o livro e correr os olhos pelo texto, à procura das passagens favoritas, querendo reviver aquelas emoções tão fortes. Mas, da segunda vez, a paixão nunca é tão violenta."

Maciel 25/10/2020

On the surface, it is a monthly book club. But for five women, it is so much more.

For Eve Porter, whose husband's sudden death cheats her of every security she had planned on, the club is a place of sanctuary. For Annie Blake, a brilliant attorney intent on starting a family late in life, it is the chance to finally let down her guard and dream of other possibilities. For Doris Bridges, it is her support group as she acknowledges her dying marriage and finds the ultimate freedom in her husband's betrayal. For Gabriella Rivera, the "perfect" wife, mother and friend who offers support to everyone but is afraid to ask for it herself, it is a sense of community. And for Midge Kirsch, an artist who has always lived her life against the grain, it is a haven of acceptance.

They are five women from different walks of life, embracing the challenge of change. And as they share their hopes and fears and triumphs, they will hold fast to the true magic of the book club--friendship.

Pudim 23/07/2023

Só de pensar que demorei 5 anos para finalizar a leitura, acho que existem momentos da vida que combinam com cada livro. Eu de 18 anos não estava preparada para conhecer o clube do livro, mas eu de 23 anos vivenciei uma história incrível, com grandes superações e novos começos. Recomendo essas história para aqueles que precisam de um recomeço e para aqueles que amam livros, pois está história está cheia de recomendações...

Shirlei 27/04/2011

No livro nós temos mulheres casadas, solteira, viúva, com filhos, sem filhos, próximas às mães, com problemas de família, que trabalham fora, que são "apenas" donas de casa, lógicas, sensíveis, artistas, profissionais bem sucedidas ou começando a carreira... Diz aí se não é algo atual e que poderia ser uma de suas amigas ou mesmo você?
Isso que é bem legal no livro, além de ser otimamente escrito, fluindo com uma facilidade impressionante... ele é atual e moderno...
Infelizmente para mim apesar de eu ter amigas que me apoiam quando preciso, assim como eu a elas, nenhuma gosta tanto de ler como eu... assim, eu não consigo montar meu próprio clube do livro.... então tenho que vivenciar esta experiência pelo livro, me colocando no lugar de cada uma delas... por isso demorei tanto a postar sobre este livro... porque ele pede que algumas passagens sejam relidas, acariciadas.... amadas... lindo!
E o mais legal é que a história prova, sem sombra de dúvida, que não importa a sua idade, não importa pelo que você passou ou quem faz parte da sua família, se você tem amigos, alguém em quem confiar, alguém que te ama incondicionalmente, você vai sempre conseguir recomeçar, reconstruir...
A Leitura vale muito a pena, recomendo com certeza...

Carol 04/05/2013

Emocionante
Sem dúvidas, Mary Alice Monroe sabe como emocionar e prender a atenção do leitor.. Foi assim com o primeiro livro dela que li : Uma Casa Na Praia.
Por isso quando vi O Clube Do Livro num sebo não hesitei em comprar.
O livro conta a história de cinco amigas : Eve, Annie, Dóris, Gabriella e Midge.
Elas são parte de um clube do livro, onde leem um livro e todo mês se reunem falar sobre ele e sobre suas vidas. A forma como a autora alterna entre as vidas das personagens é incrível ! Juntas elas descobrem um novo sentido pra vida, atráves do verdadeiro sentido do clube do livro : a amizade.