O Último Olimpiano

Rick Riordan
Rick Riordan

Resenhas - O Último Olimpiano

Jow 23/11/2010

Um desfecho hercúleo, para uma série de Heróis.
Um velho sábio disse uma vez: "É de nossa responsabilidade o que fazemos com o nosso tempo, aquilo que escolhemos para nossa vida. É importantíssimo definir prioridades, nomear o que é nosso e trazê-los para perto. Pois quando esquecemos algo vital, estamos dando ao tempo e ao destino, a oportunidade que eles precisam para se rebelar contra nós."

E assim chegou o momento de decidir entre o que era certo e o que era fácil! Chegou o momento em que a Grande Profecia foi totalmente revelada, o momento on qual acreditar foi preciso, ter confiança foi vital, e se prender a alguma lembrança feliz foi fundamental.

Em minha primeira resenha sobre a saga, escrevi: "Só resta esperar que o Cronus torne Percy aquilo que ele nasceu para ser: Guerreiro, Herói... Lenda!" E assim aconteceu! Mas, não pelo simples fato de que deveria acontecer. E sim, graças a grande evolução do personagem Percy Jackson que entendeu as suas fraquesas, que nos momentos difíceis soube lembrar dos amigos, soube se prender ao amor, um garoto com a sabedoria de um ancião que possui uma hermenêutica fantástica na hora de ponderar palavras, além de todas as outras qualidades necessárias para ser chamado de herói.

Percy se tornou um heroi no exato momento em que não pensou com tal, quando fez diferente dos outros heróis, quando transformou o desejo pessoal em um sentimento coletivo, quando realizou tarefas hercúleas sem pensar em glórias, no momento em que ligou o seu dentino ao de Annabeth, quando cumpriu a sua promessa e não recebeu uma glória individual, mas a transformou em uma bandeira dos excluídos, e principalmente quando utilizou a sua sabedoria para incendiar o coração de deuses e meio-sangues com o único sentimento embalado num jarro de medo: A Esperança.

Logicamente, não se pode esquecer de Annabeth, que mais uma vez foi de suma importancia na vida de Percy. Impossível não comentar o crescimento intelectual Grover, a fantástica Rachel com suas visões, Nico di Angelo e sua preseverança, Thália e sua liderança, Clarisse e sua fúria, e Luke... Que encontrou numa antiga promessa algo que traz o sustento emocional de cada criatura: A Familia!

O Ultimo Olimpiano encerra de forma épica uma das melhores séries já escritas, que ensinou mitologia grega de uma forma divertida, que tem luz própria e não precisa ser comparada a nenhuma outra do gênero da fantasia, e que com certeza deixará muita saudade em todos que leram, principalmente nesse futuro historiador que por aqui encerra.
Alan Ventura 23/11/2010minha estante
Genial,encerrou a resenha sobre a saga com a mesma maestria que começou!

Saulo 23/11/2010minha estante
E vc encerrou de forma fantástica suas resenhas a respeito da série... só senti falta de uma resenha sobre a maldição do titã...

PS: vc é meu idolo =D

Luh Costa 23/11/2010minha estante
Vc tem o dom cara!Resenha muito bem escrita.
Não vejo a hora de ler toda a série. Realmente é um modo divertido de aprender Mitologia!
Falta a resenha do livro Maldição de Titã hein?
Isso é o que da escrever resenhas super bem, as pessoas ficam cobrando!hauhaua

Natalia 08/12/2010minha estante
Nossa, que resenha fantástica! E olha que eu nem li o livro ainda... Tô perto, tô lendo 'A Batalha do Labirinto'. E me deu mais vontade ainda de ler esse desfecho... Parabéns, resenha incrível mesmo!

Caroline 15/04/2011minha estante
Espetacular! Arrepiei-me no final. Resenha muito bem escrita, adorei.

Victor 19/08/2011minha estante
Adorei a resenha tbm... E olha que não li o livro ainda²
To na "Maldição do Titã" super ansioso para saber o final *---*

afterthefields 19/02/2012minha estante
Caramba, Resenha INCRÍVEL! Acho que é um dos melhores livros por causo do quanto Percy cresceu e do quanto os outros personagens são de vital importância! Foi um desfecho maravilhoso!

Sara 21/02/2012minha estante
Não podia ter descrito o livro de forma melhor! Ótima resenha, assino embaixo. :)

thaís 16/08/2012minha estante
Adorei sua resenha, acabei de ler o terceiro e fiquei muito curiosa para saber o final.

Mila 21/02/2013minha estante
Nossa, cheguei a ficar arrepiada com essa resenha.. Parabéns, muito boa mesmo!

Bia 11/05/2013minha estante
Resenha totalmente verdadeira! Percy se tornou um héroi "completo" na hora que recusou um presente individualista, mesmo sendo o mais desejado presente de todos os tempos, e escolheu o bem para todos, o que acabou melhorando a vida de muitos meio-sangues.

Fabiano Maximo 03/06/2013minha estante
não li ainda mas gostei muito da resenha parabéns
concordo com tudo!

Emi 04/09/2013minha estante
Cheguei até me arrepiar com sua resenha e minha vontade de ler só aumentou, belas palavras!

Augusto 08/09/2013minha estante
Gostei muito da resenha e comecei a ler o livro hoje! Incrível como no primeiro capítulo já encontramos ação! Ansioso por terminar a história.

Tam 23/11/2013minha estante
Explicastes de forma espetacular o melhor livro da saga. Parabéns.

Mirella 21/11/2014minha estante
Arrepiei-me! Melhor resenha sobre livros que já li! Parabéns!

Breno.Henryke 25/08/2016minha estante
Perfeito,Muito boa sua resenha,não li o livro,mas me deixou muito curioso !

Vick 19/09/2020minha estante
esse livro é incrível e sua resenha também!

Jeferson Junior 14/12/2020minha estante
Concordo com cada palavra!

Duda 06/06/2021minha estante
Mds que resenha incrível! Nossa vc tem muito talento. Terminei de ler esse livro a uma semana e não vejo como defini-lo ou simplesmente entendê-lo de uma forma diferente da que vc fez. O jeito que podemos ver o crescimento do Percy e dos outros personagens diante de várias situações é incrível e acho que vc expresou isso super bem. Sério, parabéns!

mariana113 11/02/2023minha estante
Meu Deus que resenha INCRÍVEL eu acabei agora o último olimpiano e sério eu tinha visto essa resenha e não tinha lido porque não tinha acabado o livro agora que eu acabei vim ler porque a resenha tinha chamado a minha atenção e que resenha maravilhosa

Carolina1982 30/06/2023minha estante
Pra quem quer ler, um feedback de uma pessoa que ama e é fã da saga há um tempinho:
MARAVILHOSO. Todas as cenas desse livro me impactaram, não sei descrever o tanto que eu amo percy jackson, aproveitem e desfrutem de cada momento desse livro e do nosso trio de ouro, pq em hdo não iremos ter mais eles.

ps: aproveitem demais esse livro. :)

AnaLSN 28/08/2023minha estante
Não posso concordar mais! Que resenha incrível, poucas pessoas tem o dom de compor poemas com palavras, mas cada frase sua é como ouvir uma frase de shakespeare! Que talento! Já li o livro e concordo com cada palavra!

Hyzzi 01/09/2023minha estante

malu 12/02/2024minha estante
moço chorei com sua resenha muito boa ?

Rebeca1372 13/04/2024minha estante
Melhor livro que já li na vida!??

leiturandressa 30/04/2023

Obrigada por me fazer feliz, Percy Jackson
Terminei esse livro enquanto tinha uma crise de ansiedade. Com esse livro eu esqueci de tudo e mergulhei nele e na icônica Batalha de Manhattan.

Então só tenho a agradecer ao Rick Riordan, espero que ele tenha noção do quanto que esses livros foram capazes de mudar a vida de tantos, de que esses livros foram responsáveis por salvar pessoas de si mesmas, pois foi isso que aconteceu comigo.

Li toda a saga em menos de um mês, coisa que eu achava ser impossível, já que normalmente eu gosto de dar um tempo entre os livros para não ficar presa no mesmo mundo. Mas nesse caso, eu quis estar presa nesse mundo.

Me apeguei ao Percy de uma forma que nem sei dizer. Me desculpa, sra. Jackson, eu que sou a nova mãe dele agora. Ele é um protagonista foda, daqueles que não é forte porque é protagonista, mas que é protagonista porque é forte. Deu pra entender? Nem eu sei se entendi kkkkkk.

Finalmente, depois de muita luta, finaLMENTE me apeguei à Annabeth. WEEEEEE ARE THE CHAMPIONNNSSSS!!!!!! Como eu já disse nas outras resenhas, não é que eu não gostasse dela, era mais o fato de eu simplesmente não sentir nada. No penúltimo livro, então, me irritei demais com ela. Mas nesse, me ajoelho e beijo seus pés, Annabeth.

Foi muito lindo o fato de que todos os personagens tiveram o seu momento de protagonismo. QUE EMOÇÃO!!! O plot final me pegou totalmente desprevenida, na hora até arregalei os olhos e disse ?O QUE?? porque eu realmente não estava esperando.

Sou cavala velha da fantasia, já que comecei a ler com esse gênero, então se tem uma coisa que eu amo é cena de luta final tal qual Agatha Nunes (Afonsinha) gosta do seu arroizinho com feijão.

Gente, vocês gostam da Rachel? Porque achei ela tão fofa, mas li com a sensação de que ninguém gostava dela por conta da proximidade dela com o Percy.

Até o terceiro livro eu jurava que só iria ler Percy Jackson e os Olimpianos e, no máximo, Magnus Chase. Agora quero ler TUDO!!! Menos os livros extras, esses aí não tenho vontade não. Foi mal, tio Rick!! Fica pra próxima encarnação.

Amei muito o conforto que essa série me deu, me salvou da ressaca literária muitas vezes. Agora sinto que tô tão presa ao universo que agora eles que vão me dar ressaca. Mas é, faz parte.

Eu já disse que devia ter lido Percy Jackson antes, mas agora acho que não. Acredito que li no momento certo e foi especial para mim, mesmo que seja adulta (eita como ela é anciã sábia) nada me impediu de amar uma série infanto-juvenil.

Ah, meu novo personagem favorito é o Nico!! Desculpa, Tyson e Percy, ainda amo vocês, não chorem, mas o Nico me conquistou de vez. É um cara de personalidade forte e com passado difícil, é um emo revoltado.

Essa resenha ficou grande, parabéns se você teve paciência para chegar até aqui. Só quis expressar a minha gratidão por ser leitora e poder ter lido uma obra incrível dessa.

TOTALMENTE ANSIOSA PELA ADAPTAÇÃO DISNEY AGILIZA LOGOOOOOOII!!!!!!!
Iavinia 30/04/2023minha estante
delícia de resenha

Laura 30/04/2023minha estante
Depois dessa resenha fiquei com vontade de ler também haha ?

Sophia.paixAo 30/04/2023minha estante
Olha eu me apeguei a Annabeth bem rápido e shippei ela com o Percy desde o primeiro livro então sobre a Rachel n gostava muito dela no 4 e 5 livro não por causa disso mas ela em si é uma personagem legal, agora em heróis do Olimpo gostei mais dela já que ela é o oráculo e n pode ficar com o Percy mas eu n gostava dela principalmente no 4 livro.

Emilly 30/04/2023minha estante
Não tem como o Nico é o maioral,isso pq você ainda não leu HdO

Sophia.paixAo 30/04/2023minha estante
Corrigindo meu comentário: não gostava muito dela no 4 e no 5 livro por causa disso

@lavinia ????????????

leiturandressa 30/04/2023minha estante
@Laura leia, é muito bom!! recomendo pra todo mundo

leiturandressa 30/04/2023minha estante
@Sophia.paixao acredito que eu gostei dela justamente por não ter shipado o percy e a annabeth de início

leiturandressa 30/04/2023minha estante
@Emilly o maior de todos. sinto que vou amar mais ainda o kingo

Sophia.paixAo 30/04/2023minha estante
@leituraandressa sim deve ter sido isso, eu shippei bastante então a partir do momento q o percy disse q estava pensando nela já fiquei com raiva dela KKKKKKK acho q não tinha necessidade de colocado esse ? romance? entre eles pq n serviu pra tipo, nada no livro mas a Rachel em si é uma personagem bem legal.

lely!! 30/04/2023minha estante
finalmente deitou pra annie ??????

Andriq.Goncalves 30/04/2023minha estante
Ai esse final é lindoo a Batalha de Manhattan é muito arrepiante seja no inicio onde todo mundo dorme, a Clarisse chegando pra matar o Drakon dps do sacrificio da Silena, Nico e Hades chegando a Sally lutando pelo filho, o confronto contra o minotauro pt 2 foi tudo tãoooo e o final a profecia a grande quebra que expectativa q foi aquilo ninguém esperava, a Rachel é injustiçada e foi odiada só por caisa de shipp mas é icônica q nem a escova q ela jogou no olho de Cronos kkkkk

leiturandressa 30/04/2023minha estante
@lely já tava na hora veyyyr

leiturandressa 30/04/2023minha estante
@Andriq.Goncalves tu listando os acontecimentos dá até um negócio, é um sentimento que vou guardar p sempre pq foi incrível ler tudo isso. (a cena da escova mano kkkkk icônica demais)

Camila 29/01/2023

Após a leitura desse livro percebi que entrei num esquema de pirâmide, porque agora quero ler tudo do autor kkkkkk.
Que livro, meus amigos! Emocionante do começo ao fim! Mas como em todo final de série, me senti órfã dos personagens. Hoje me pergunto o porquê de não ter gostado do 1° livro... Talvez eu não estivesse numa fase muito boa para o gênero.
O final quase me fez pegar a série Heróis do Olimpo, mas tenho que ler e finalizar alguns livros antes.
mari.1 01/02/2023minha estante
sim, o rick tem esse potencial de fazer a gente querer ler tudo que ele escreve, assim como a taylor jenkins

Camila 08/02/2023minha estante
Quero mto ler algum livro da Taylor esse ano

Bela 03/03/2021

Eu amei tanto esse livro, que tô sem palavras!!! A cena de Clarisse, de Luke, o destino de Rachel incríveis!!! Percy e Annabeth perfeitos!! Não sei porque demorei tanto para ler esses livros... Obrigada Rick Riordan!!
foi muito bom medmooo!!

João Luiz CF 03/03/2021minha estante
Só achei que demorou demais pro Percy e a Annabeth ficarem juntos. Só lá nas últimas páginas kkkkkk

meumundinhodoslivr 03/03/2021minha estante
demorou mas em hdo os fans de percabeth vao a loucura KKKKKKK

João Luiz CF 03/03/2021minha estante
Ah pois é, não li essa saga ainda kkkk

Bela 03/03/2021minha estante
Demorouuu mesmo kkkkk

meumundinhodoslivr 03/03/2021minha estante
@joao luiz depois da uma olhadaaa

João Luiz CF 05/03/2021minha estante
Sempre imaginei que a junção dos nomes dos dois seria o mesmo nome daquela parte exterior de uma janela: Perciana kkkk

meumundinhodoslivr 05/03/2021minha estante
@joao luiz KKKKKKKKKK

João Luiz CF 05/03/2021minha estante
Kkkk é um nome bem mais fácil que percabeth, combina muito mais kkk

Bela 05/03/2021minha estante
KKKKKKKKKKK

Inae 19/08/2023

"O último olimpiano" ?
Fechando a série com chave de ouro! ??
Aí só tenho a dizer que foi maravilhosa a experiência de ler essa série como se fosse a primeira vez.

Esse tem muitas emoções e reviravoltas. Meu casal finalmente sendo feliz e finalmente o Luke e Cronos sendo derrotado.

Não acho que o Luke tinha uma ideia errada só usou os meios errados para conseguir isso mas realmente morreu como um herói.

Enfim eu amei demais e vamos para heróis do olimpo.

Letí :) 18/02/2024

"? Nunca esqueçam este verão!"
De toda a saga, esse foi o que eu tava mais ansiosa pra ler por conta da batalha final e o Rick não me decepcionou de jeito nenhum!
O livro já começa com muita ação, muitas descobertas e muita apreensão tbm pq eu não sabia oq esperar do final (e confesso que estava com medo da profecia pelos personagens kkkkk) e com isso, o desenrolar da história se tornou INCRÍVEL!
Senti que os personagens estavam mais amadurecidos, mais cientes de quem eles são e do que eles terão que enfrentar pela vida toda. E os vilões/monstros são uma obra a parte, eu simplesmente amo como o Rick conta a história deles e até me faz acreditar que é real.
As cenas de toda a guerra são muito empolgantes, as vezes eu me perdia e parecia que estava lá assistindo sabe? Torcendo feito louca por eles. E a esperada batalha final foi impecável, no momento que a grande profecia foi cumprida, eu chorei. Chorei pq mesmo odiando o personagem, senti tudo oq ele passou até ali, isso não quer dizer que eu o perdoei ou algo assim, só que a cena teve uma carga emocional gigante e no fim tudo se encaixou como tinha que ser.
Não posso deixar de falar do meu Percabeth que é a coisa mais linda do mundooo, amo meus nenéns e tive pequenos surtos a cada cena do romance deles se concretizando, lindo lindos lindoss.
Por fim, o fim foi lindíssimo, já deixou um gancho pra a próxima aventura deles mas estou torcendo pra que tenham pelo menos um ano de paz e sossego kkkkkk E queria dizer que comecei essa saga só pra assistir adaptação (e amei inclusive) mas que me conquistou de verdade e mal posso esperar pra ler os próximos desse universo.??
debspucci 18/02/2024minha estante
se prepara que a próxima saga é melhor ainda!!

Naty.Chase 18/02/2024minha estante
Tio Rick nunca decepciona

Letí :) 18/02/2024minha estante
Deb, amg sério??? Eu já considero pjo meu xodó, nem imagino outra saga do universo ultrapassando ela no meu coração kkkkkk

Letí :) 18/02/2024minha estante
Natalie, amg nunca mesmooo, fico chocada que os 5 livros foram maravilhosos. Não erra nunca?

debspucci 18/02/2024minha estante
leti, em HDO você tem a visão de outras pessoas sobre o percy e é assim que você sabe o quanto ele é GRANDE!!!! de vdd essa saga é perfeita vale a pena ler

Letí :) 18/02/2024minha estante
Aaaaa vou lerrr. Bom que nem dá tempo de sentir sdds deles kkkkk

Debora.Mello 23/10/2022

Nem acredito que é o ultimo...
>| Neste ultimo livro teremos enfim o desfecho de muitos acontecimentos dos livros anteriores, já nos primeiros capítulos do livro Percy está com a família e amigos fazendo uma viagem quando de repente um cavalo alado desce sobre o capô do carro. Está na hora.
>| Pegando já do inicio ao final, Percy e seus amigos tentam a todo modo juntar o que puderem de monstros, pedir favores, tudo em prol da grande batalha que está iminente. Nesse ínterim todos estão vulneráveis pois as tropas inimigas ao que aparenta estão cada vez mais fortes, decisões perigosas terão que ser tomadas, e o caráter de um deles provado.

Bruno 23/10/2022minha estante
O Percy Jackson tem dislexia. Talvez por isso você o vê como avoado. Acho que isso o leva a ter TDAH também.

Clara 31/12/2021

LIDO ANTES DE 2022
EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
belle 31/12/2021minha estante

Aeeeeee

luizaxfm 31/12/2021minha estante
melhor resenha

nina460 31/12/2021minha estante
parabéns amg!! eu ainda to tentando terminar ele ainda esse ano mas acho que nao vai dar nao:((

vanes.rc 10/02/2024

Por enquanto, uma despedida.
Aqui estou eu postando a última resenha da saga dos Olimpianos. É um sentimento agridoce se despedir deste universo incrível criado por Rick Riordan, que ganhou um lugarzinho muito especial na minha vida. Percy Jackson é aquele tipo de personagem que nos ganha facilmente, ele tem o carisma e aquele humor sarcástico que amamos, cheio de piadinhas e uns pensamentos aleatórios que nos tiram boas risadas. Ao decorrer dos livros, acompanhamos seu amadurecimento gradativamente, a cada volume percebemos uma mudança bem sutil em sua personalidade e como carrega mais e mais responsabilidades a cada nova missão e volta ao acampamento.

A Colina Meio-Sangue já não é a mesma desde o último verão, quando a ameaça de Cronos se tornou mais real e presente. Ele, enfim, se reergueu e está mais poderoso que nunca, com forças absurdas reunidas prontas para lutar pelo Senhor do Tempo. Os meio-sangues passaram o ano todo se preparando para a guerra que agora é inevitável e está cada vez mais próxima de chegar até eles e assim levar a destruição do Olimpo e dar um fim na Era dos Deuses.

Percy está de volta ao acampamento, abalado depois do quase fracasso de sua missão com Charles Beckendorf. Ele conseguiu seu objetivo, mas as coisas não saíram nenhum pouco como o planejado, resultando em mais uma infeliz fatalidade para eles e seus amigos. Sob o mar ele presencia também a guerra que o próprio pai está enfrentando contra o titã Oceano e por mais que quisesse ficar para ajudar, Percy sabe que é lá em cima que mais precisam dele.

Assim, ele começa sua própria jornada com ajuda de Nico e entende mais sobre Luke Castellan e seu passado.

Com a crescente tensão no mundo de deuses, semideuses e titãs, intrigas internas começam a ocorrer entre os chalés no acampamento em um momento que eles mais precisavam estar unidos. Percy, agora com quase 16 anos, precisa lidar com a missão de parar Cronos e ainda tentar evitar concretizar a Grande Profecia, que neste último volume, finalmente, é revelada. Ele será a ruína ou a salvação? Será mesmo ele o herói mencionado? O plano de Nico para ajudar Percy vai funcionar? Como tratar a questão de que mais uma vez tem um traidor e espião entre eles?

As dúvidas vão crescendo ao decorrer dos capítulos, alimentando nossa curiosidade e assim, prendendo nossa atenção até o último momento. O Rick sabe fazer bem isso e sua escrita é sensacional, não fica cansativa. Sempre tem uma descoberta nova e importante para dar vida a história e impressionar, principalmente sobre quem era o espião entre eles. Eu não desconfiei mesmo, só naquele último instante que liguei uma coisa na outra e foi tipo ?P UTA M ERDA!? com exclamação e tudo.

Todos estão aflitos e com medo, mas dispostos a lutarem para defenderem a casa dos deuses (que estão lutando contra Tifão) e Manhattan, que está um verdadeiro caos. A cidade toda adormeceu e os monstros e até meio-sangues que passaram para o lado de Cronos avançam, começando assim a invasão. Há um exército numeroso os cercando, ataques vindos de todos os lados causando perdas significativas e dolorosas para os jovens heróis.

Em O Último Olimpiano temos uma visão mais estrategista de Percy, onde ele está ali organizando seus amigos nas linhas de ataque, com decisões difíceis pesando sobre os seus ombros.

Há também os personagens secundários e suas próprias trajetórias. Que cena F ODA aquela da Clarisse, ela recebendo a bênção de Ares e lutando contra o Drakon; O Nico chegando na batalha e simplesmente o exército inimigo abrindo passagem para ele. INSUPERÁVEL! Todos tiveram um papel importante para com a guerra. Foi uma junção de forças que selou o destino de cada um e do Olimpo.

O Rick conseguiu encerrar de uma maneira fantástica, nos dando uma resposta sobre algo que aconteceu lá no primeiro volume de Percy Jackson (sobre às Três Parcas). Foi um final emocionante para o último livro da saga. Os capítulos finais é como um longo e gostoso abraço apertado. Ver eles todos juntos me fez chorar um bocadinho (muito), como um sentimento de dever cumprido, sabe? Tipo ELES CONSEGUIRAM. A sensação foi de soltar uma respiração que a gente nem tinha notado estar presa na garganta, um suspiro de alívio. Acompanhar essa aventura foi incrível, me rendeu algumas noites acordadas, mas valeu muito a pena.

Esses livros, com certeza, marcaram meu eu de 19 anos e, com certeza, irei reler futuramente.

@vanesleituras no instagram.

Leo Oliveira 16/11/2021

Eu adorei cada segundo desse livro, mas o final me surpreendeu bastante. Curti demais a forma como Rick Riordan encerrou a história de Percy e não vejo a hora de ler mais livros do autor!
Nanda 16/11/2021minha estante
Oi, lê os heróis do Olimpo

Nanda 16/11/2021minha estante
Ainda tem muita coisa pela frente

Mateus108 16/11/2021minha estante
Vale a pena continuar na próxima série

zoni 16/11/2021minha estante
O último olimpiano é sem dúvida o meu livro favorito da série, tudo nesse volume é perfeito demais. As piadas do Percy e as sacadas cômicas do Riordan estão na medida perfeita aqui.

_bymalu 02/03/2023

"A esperança sobrevive melhor no seio de nosso lar."
Essa saga inteira é perfeita, de vdd. Os personagens, os acontecimentos...tudo q aconteceu me deixou extremamente entretida. Nn me arrependo nem um pouco de ter lido, por falar nisso, pretendo ler as outras séries mais pra frente.

Durante todo esse livro tem aquele clima de esperança misturada com medo, e no final tudo dá certo e vc fica com aquela sensação de paz. Sem contar o romance Percy-Annabeth q é super fofo!?
Acompanhar toda essa história foi muito incrível, recomendo dms

? Livro(s) q mais gostei: A batalha do labirinto e O último olimpiano
? Livro q menos gostei: O mar de monstros
Malu 04/03/2023minha estante
Essa saga eh PERFEITA. Tu precisa ler a continuação!!!

_bymalu 04/03/2023minha estante
Quero mtt ler amg!

Maria16556 05/03/2023minha estante
Eu tbm achei batalha do labirinto o melhor é o mar de monstros é piorzinho

Sidneia.Ruthes 06/04/2023minha estante
Como eu amo essa série ???

nanasald 03/01/2024

Um final de ouro para uma saga de ouro.
O último olimpiano nos entrega uma versão um pouco mais "dark" da realidade dos semideuses, sendo um livro inteiro de guerra, era de se esperar uma caracterização mais madura dos personagens e do contexto. É desespererador entender que aquelas situações estão ocorrendo com crianças e o livro consegue deixar bem claro esse sentimento, de que o destino do mundo está na mão de pessoas de 15 anos de idade. Completamente avassalador e destruidor, acredito que um dos mais lindos livros do universo de Rick Riordan justamente por exaltar tanto a lealdade e amizade, mas por mostrar redenção, vingança e guerra de um jeito maduro, mas ainda revestido pela ideia de que "ainda somos crianças e estamos numa luta que não nos pertence".
Formiga 03/01/2024minha estante
Aí tô enrolando pra ler ele fica gostoso do meio pro final?

Luanna Carvalho 03/01/2024minha estante
eu amo tanto esse que chega dói

Arya4 19/06/2020

O FiM?

É chegada a hora da despedida. Depois de tanta emoção nossos semideuses terminam sua jornada. Eu peço encarecidamente que leiam a série Percy Jackson. Você não vai se arrepender. Não tenho condições de fazer uma análise mais técnica deste livro,pois tudo que a oferecer são as emoções e sensações que eu tive lendo.

"Estou aqui porque,quando tudo mais dá errado, quando todos os Deuses poderosos partem para a guerra,sou o que resta. O lar. Sou o último olimpiano."

Eu ri,chorei e fiquei aflita. Nem tentei advinhar o significado da visão do Oráculo dessa vez. Nunca consigo.
Leia! Leia! Leia!
Este não é realmente um final. E depois de tanta morte eu não diria realmente feliz.

Ps:(eu odeio Zeus com todas as forças,mas adoro o Dionísio)
Pedro.Talassi 19/06/2020minha estante
A continuação também é ótima! Acho até melhor que Percy Jackson por eles já serem bem adolescentes

Nicoly 19/06/2020minha estante
Essa série é mesmo maravilhosa. Já reli e leria novamente. Muito boa!

Sophia.Morinell 01/01/2024

Muito bom, do todos os livros até agora este é o melhor, história muito boa, e eu não queria largar o Livro

@rccardopereira 30/10/2020

Maduro, profundo e complexo à seu modo.
Rick consegue fechar sua série com chave de ouro. Conseguimos aqui notar o quanto a história ganhou forma e foi crescendo, no último livro então ela se agiganta e é delicioso se acompanhar. Todas as lacunas são preechidas, os personagens estão mais maduros, os capítulos vão nos levando pra onde menos imaginamos e isso funciona. Ao decorrer disso também temos várias referências a aventuras dos outros livros. Mas o ponto que mais gostei foi a história de Luke e Nico. O passado deles, a história deles.
Não foi fácil a releitura, demorei mais que o normal mas não foi culpa do livro, ele é maravilhoso. É uma excelente conclusão.

* Reli este livro em 30 de Outubro de 2020 (Uma leitura conjunta com minha sobrinha Jamille Oliveira. É o primeiro contato dela com a saga).